Solanin

Solanin Inio Asano

Resenhas - Solanin 1

Maty 07/06/2024

Que mangá incrível. É muito tocante sentir a angústia e a incerteza dos personagens em relação as coisas da vida adulta. É quase impossível não se identificar com certos tópicos trabalhados aqui.

iasmim154 04/06/2024

é uma historia triste e emocionante, me impactou muito, eu vivi o que os personagens estavam vivendo, sentir tristeza, raiva e angústia.
varias pessoas vão se identificar com os personagens porque a historia não é nada diferente da nossa realidade.
é uma historia que traz diversas reflexões sobre nossas atitudes e sobre a vida em geral.
amei demais e ja to querendo ler a continuação.

tortasemo 13/05/2024

Esse mangá é absurdamente angustiante, você sente a incerteza e a ansiedade dos personagens na pele, é simplesmente querer que tudo se resolva logo mas saber que na vida real não é assim que funciona e o inio asano trata exatamente isso no mangá.
A ansiedade que você sente lendo é a ansiedade por perceber que é extremamente realista

Dani 07/05/2024

Emocionante
Taneda e Meiko, um casal de jovens, tentam lidar com os dilemas da fase da vida adulta. Uma história emocionante, com alguns momentos bonitos e momentos poéticos, bonitos também.

rafael1202 01/05/2024

"Adeus, é o que eu vou fazer"
Solanin é um mangá que retrata muito bem as dificuldades e desafios da vida adulta.
Outro ponto que também merece ser destacado é a forma que o relacionamento da Meiko e do Taneda foi escrito.

Muito bom mesmo!! Recomendo demais!!!

França 25/04/2024

Solanin
Solanin é uma obra-prima de Inio Asano. Essa retrata a vida cotidiana de um casal, Meiko e Taneda, onde toda a arte e relações entre personagens torna a leitura do mangá algo extremamente rápido e simplesmente bom. Além disso, todas a composição artística do mangá e ideias dos personagens embarcam em um convés metafórico e ideológico muito bem construído.
Eu li o mangá devido a recomendação do meu professor de "interpretação de texto" na qual disse: "muito embora tocante, não há nada de extraordinário em Solanin" e é exatamente o ordinário da história que a deixa tão especial e sensível.

Jerebinha 18/04/2024

"No quartinho alugado onde a gente viveu, hoje tem outras pessoas ocupando o lugar"
Solanin é um mangá, claro, mas funciona perfeitamente como um "romance de formação". Inio Asano consegue expressar de maneira incrível as dores do crescimento para a vida adulta, e a angústia que acompanha todo o processo. Me peguei muito reflexivo durante toda a leitura. Crescer é estranho, mudar é difícil e viver é uma loucura. Talvez a pior parte seja olhar para trás e perceber que coisas que importavam para nós desapareceram com o tempo. A nostalgia acompanha a vida de todo mundo, a saudade e os arrependimentos em relação ao passado também. Amadurecer é aprender a lidar com isso. Nem todos conseguem. Acho injusto achar que todos precisam conseguir. Solanin é sobre sentir, não há o que criticar na obra em um sentido geral, pois no fim é sobre o que você sentiu durante o processo. Eu senti medo, angústia e tristeza. Estou satisfeito com isso.

hyakuyazito 14/04/2024

? uma história bem tocante e realista! ao mesmo tempo que nos faz questionar algumas questões cotidianas que muitas vezes nos passam batidas, também trata sobre a importância de seguir seus verdadeiros sonhos e não deixar a vida se tornar pacata. muito bom (*^-^)~~

Jessica Moraes 24/03/2024

Aguardando o volume 2 chegar para concluir essa história, muito surpreendida pelo final pois até então aparentava ser uma história tranquila.
Vamos ver onde vai parar tudo o que aconteceu;

Luizeduardu 13/03/2024

Maravilhoso
Conta a história de 5 amigos passando pelas dificuldades e incerteza da vida, uma obra prima sobre liberdade e frustrações da vida adulta, a arte e a escrita dos textos são muito bons.

1usuario 06/03/2024

A realidade da vida adulta é difícil de engolir
Os sentimentos dos personagens refletem muito bem como é viver essa nova etapa. Quando tudo parece ser monótono e a vida se resume a estudar,trabalhar,comer,morrer. Se a pergunta fosse feita, sobre a forma que gostaria de viver, acho que muitos estariam querendo fazer outras coisas. Mas o caminho da realização de um sonho ou de um desejo muitas vezes não anda junto com as oportunidades que a vida traz. Ainda mais quando falamos de dinheiro.

Esse Mangá me fez refletir sobre isso. Muitas das perguntas eu mesma já fiz porém já adquiri as respostas para elas, por isso não acho que ele me prendeu tanto e a edição de bolso deixou a leitura mais cansativa. Entretanto, uma frase marcou:

"A minha sandália nova era meio dura e, com certeza, me faria bolhas. Mas eu gostei tanto que decidi usar até arrebentar. Os primeiros passos foram bem incertos mas transformaram o dia de hoje no primeiro passo de uma nova vida"

A protagonista não estava falando de sandálias. Foi o passo que ela precisou dar para seguir em frente, mudar a perspectiva. E a mudança dói.

Diegoft43 26/02/2024

Solanin me tocou de uma forma tão íntima, que nem eu sei definir ainda, só sei que essa leitura me mudou. Uma obra consegue ser mais apreciada quando você encontra ela no momento certo da sua vida, aconteceu isso com Solanin, consumi esse mangá no momento que mais precisava.

Bastos 26/02/2024

Uma estória comovente e reflexiva sobre as escolhas e inseguranças, como a vida é cheia de voltas e reviravoltas e devemos nos arriscar e fazer escolhas sejam elas certas ou erradas.

gi ovana 20/02/2024

Solanin 1
Adoro esse estilo de obra, esse estilo de traço e essas histórias que sempre te prendem e te pegam de jeito quando se trata de lhe deixar triste.