O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Cristina117 16/05/2024

O amor nos tempos do cólera
Não tenho palavras para descrever essa história. Muito mais do que um início real de amor, o livro trata da singeleza da alma no amor puro e sincero.
Muito embora os clássicos sejam um caso de amor e ódio, fiquei sabendo desse livro por uma professora que comentou sobre seu livro favorito.
Eu, como apreciadora de bons livros e de sugestões embasadas, decidi me aventurar em um clássico para ver se a minha opinião coincidia com a de quem sugeriu.
Pasmem! Sim, é um livro intenso, que te faz refletir e pensar até nos amores que deu errado ou que nem chegaram a ser amores. Você se questiona se existe de fato um amor transtemporal.
Leia, tire suas conclusões, mas como disse, clássico é um caso de amor ou de ódio, ou gosta ou não. Não existe meio termo, mas existe a possibilidade de ampliar sua visão.
Esse livro conta a história de amor que venceu o tempo, a distância social e mais ainda, a reputação. Como não observar o amor e o casamento sob outra óptica. Pode ser feliz sem amor? Ou o amor está escondido na cumplicidade da comunhão?
Leia e reflita.

Lissa Marry 15/05/2024

O cólera ou A cólera
Começo expondo a minha dificuldade em terminar este livro pelos seguintes motivos:

1. Capítulos MUITO grandes, deixando-me fadigada.

2. Minha rotina não colaborou com a leitura. Veja bem, o autor fez um livro com o mais puro suco do realismo da humanidade, entretanto, ele gosta de florear, por meio da escrita, as coisas rotineiras.

Gabriel utiliza do amor como um verniz para esconder as podridões imbuídas na sociedade. O triângulo amoroso é construído com várias camadas ao longo de anos, onde vários amores se desenrolaram em torno dessas três pessoas, se encontrando e desencontrando, com um amando mais que o outro e tudo isso envolto do cólera e da cólera, dado que além da doença, as guerras civis estavam a todo vapor. O autor coloca várias partes cômicas durante o desenrolar da história e brinca com os leitores, pois quando achamos que é X, na verdade e B. Afirmo com toda a certeza que o livro é excelente!! O lerei daqui a alguns anos, sob uma nova visão da maturidade, pois tenho certeza que terei novas percepções. Esse livro é um que sinto a necessidade de reler.

Dri Ornellas 14/05/2024

O livro O amor nos tempos do cólera pode provocar sentimentos diferentes dependendo da idade em que você o lê. Digo isso porque as minhas percepções nessa minha releitura foram totalmente diversas da primeira leitura quando eu deveria ter na faixa dos vinte e poucos. E acredito que é justamente isso que o faz um grande livro: a mesma história poder ter diferentes versões dependendo do leitor.

Florentino Ariza se apaixonou perdidamente por Fermina Daza quando jovem. No início, ela correspondeu empolgada. Os dois jovens viviam em uma época onde mulheres e homens possuíam papéis muito demarcados e inflexíveis e todas as regras de relacionamento eram externas aos envolvidos e definidas baseadas em status social. Para ela, era uma paixão que a animava em seus dias programados pela sociedade e pelo pai. Para ele, ela era a concatenação do que era o amor. Em dado momento, ela percebeu que ele não correspondia à idealização que ela criava em sua cabeça juvenil. Após o rompimento, ela seguiu com sua vida e se casou com o médico da cidade aprovado por seu pai. Ele definhou para o amor e jurou para si mesmo que esperaria seu marido morrer para se casar com ela. E foi isso que aconteceu: ele esperou por 51 anos, 9 meses e 4 dias por esse momento para reaparecer na vida de Fermina Daza e tentar fazê-la se apaixonar por ele.

Durante esse mais de meio século, Florentino se fechou para o amor, tendo inúmeros casos sem se aprofundar em nenhuma relação ou construir conexões sólidas. Enquanto Fermina teve um casamento com altos e baixos, viveu experiências normais de uma mulher casada e teve 2 filhos. [Spoiler] Ao final, Florentino e Fermina ficaram juntos, não tanto por amor ou paixão, mas por ambos já estarem velhos e buscarem o conforto de uma companhia agradável e estável. [Fim do spoiler]

Você pode ler o livro como uma história de amor onde Florentino espera por sua grande paixão por mais de meio século ou como uma história de obsessão onde ele não vive sua vida em torno da fixação em um amor não correspondido da juventude.

BridgesInTheSky 14/05/2024

Meu livro preferido da vida
Um livro sobre o amor como ele é. Escrita incrível como tudo do Gabo, mostra uma realidade que machuca e acalenta.

Sarah.Porfírio 13/05/2024

Uma jornada
"Deixe que o tempo passe e já veremos o que traz. "

O Amor nos tempos do Cólera, foi meu primeiro livro finalizado do Gabo, e foi uma grande jornada.

A escrita do Gabriel sempre foi uma escrita que não achava que se conectava comigo, antes na tentativa de ler Cem anos de solidão, achei complexa demais para o eu do passado, sigo achando é um fato, em O amor nos tempos do cólera não foi diferente, mas li aos poucos e custou eu me conectar com a história e personagens.

Sem duvidas Gabriel foi um grande escritor, um grande romancista, foi uma jornada longa mas proveitosa, não aproveitei ao ponto de dar 5 estrelas, mas sem duvidas é um ótimo livro.

Giacomet1 12/05/2024

Emocionante! Que livro lindo!
Gabo é sensacional! A leitura é complexa e densa. Mas terminei o livro com lágrimas nos olhos e profundamente emocionada com a história de amor de Florentino Ariza por Fermina Daza. Ao longo das mais de 400 páginas, Gabo faz um detalhamento impressionante da vida deles, a partir do momento em que ela fica viúva e ele declara que ainda a ama, mesmo tendo esperado cinquenta anos.

Regis 11/05/2024

Uma bela história de amor em meio à guerra e o Cólera
O Amor nos Tempos do Cólera foi lançado em 1985, se passa entre o final do século XIX e o início do século XX (de 1880 até 1930) e narra a história de amor de Florentino Ariza por Fermina Daza. O livro foi inspirado pela história dos pais de Garcia Márquez, um telegrafista e a filha de uma respeitada família local.

O livro inicia com o suicídio de um homem que não queria envelhecer para nos contar a história de um homem que desejava viver por possuir uma ambição de amor que nenhuma contrariedade desse mundo ou do outro conseguiria desalentar.

Florentino Ariza amou Fermina Daza com todas suas forças e esperou cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias para que pudesse concretizá-lo. Ele era um homem feito de amor e poesia, tinha uma índole enigmática e um caráter sombrio, travou uma guerra de amor, lutou contra a morte e contra a existência de seu rival, Juvenal Urbino.

Fermina Daza é uma mulher de caráter forte e marcante, impulsiva e decidida, insatisfeita com as opções que estavam disponíveis para uma mulher de sua época, fazia tudo a seu modo e ansiava por ser dona de si, mas era obrigada a se dobrar as exigências da sociedade e do pai, Lorenzo Daza, que pretendia casá-la com um homem de uma família com renome na sociedade.

Juvenal Urbino é um médico de uma das famílias mais proeminentes de Cartagena de Las Índias, ele estudou em Paris e retornou para um país devastado pelas guerras civis e pelo cólera. Seu pai também era médico e lutou na linha de frente contra a doença, mas com armas fracas vindas de um conhecimento defasado e baseado, por vezes, em superstições, morreu da doença que combatia o que fez Urbino tomar para si a responsabilidade de implementar uma série de medidas sanitárias para controlar a epidemia em Cartagena.

Esses são os protagonistas desse triângulo amoroso que durou mais de cinquenta anos.

Nesse livro fui surpreendida com a estrutura do texto, com a construção no ir e vir do tempo, com a leveza com que o autor desloca o foco da narrativa entre um personagem e outro sem me fazer sentir que estava sendo arrastada por entre os núcleos. A naturalidade com que os personagens são apresentados e suas histórias vão se desenvolvendo diante de nossos olhos com seus amores, desamores, dilemas, erros e sentimentos íntimos desvelados para nós de forma lenta e acalentadora é admirável.

A escolha do autor de nos apresentar primeiro o Dr. Juvenal Urbino, suas ascensão como bem feitor da cidade, suas relações de amizade e familiares para apenas no final do primeiro capítulo nos surpreender com Florentino Ariza a espreita, aguardando pacientemente para tornar a se declarar para Fermina, após cinquenta anos, no momento mais inoportuno possível impactando o leitor com essa apresentação inesperada é magistral.

E então tem início a narrativa principal com a qual Gabriel Garcia Márquez consegue surpreender o leitor com o desenvolvimento lento, pontual e cotidiano dos fatos que ocorrem assim como a vida, sem aviso e sem se importar com sutilezas desnecessárias, nos tornando íntimos dos personagens enquanto nos apresenta uma série de relatos familiares, contexto político-social da Colômbia, como as guerras civis, as estruturas de poder, as relações sociais e a epidemia do Cólera.

A narrativa acontece entre as guerras civis e a epidemia do Cólera, que tomaram a Colômbia de assalto no final do século XIX e o início do século XX. O autor faz uma comovente descrição das vítimas da doença enquanto a epidemia e a guerra se fazem presente como pano de fundo durante toda história em todos os lugares onde os personagens transitam. Isso unido ao desenvolvimento dos protagonistas e os temas presentes no livro como a solidão, o poder, o amor e a morte ressaltam a grandiosidade dessa obra que delineia traços da trajetória histórica da América Latina.

O Amor nos Tempos do Cólera é um livro belíssimo com uma história de amor que em seus seis longos capítulos nos apresenta várias possibilidades para o amor enquanto acompanhamos Florentino, Fermina e Urbino. Ressaltando que Florentino carrega a bandeira do amor de maneira mais apaixonada através de seus amores adolescente, epistolares, libertinos, clandestinos, dominicais, amores de velho, amores condenáveis (como um que ele mantém já na velhice) e seu amor inabalável que moveu todos os objetivos de sua vida e fez dela uma espera por essa realização almejada arduamente retratando o desejo humano de viver as paixões até às últimas consequências.

O amor e a morte são temas universais que Gabriel Garcia Márquez soube sublimar muito bem em O Amor nos Tempos do Cólera mostrando que a vida é o que se faz dela e isso evidência muito bem a jornada vivenciada por Florentino na belíssima maneira lúcida e poética que Garcia Márquez escolheu para contar essa história.

Fiz essa leitura com o amigo Elton e trocar ideias com ele a cada capítulo só enriqueceu mais essa leitura e ajudou a torná-la mais prazerosa e divertida enquanto ela crescia cada vez mais dentro de mim a cada debate.

Obrigada querido Elton por ter me feito companhia nessa jornada poética por esse belíssimo livro do tão aclamado Gabo.
Max 11/05/2024minha estante
Ótima resenha, Regis!?

Obrigada, Max! ??

Craotchky 12/05/2024minha estante
Você, Gizz, me condena a ser redundante: mais um texto excepcional seu!

Léo 12/05/2024minha estante
Será o primeiro livro do Gabo que eu irei ler. Ouvir você falar sobre isso e, agora, ler essa resenha perfeita, foi o que me levou a isso.
Excelente resenha, Régis! Parabéns! ????

Regis 12/05/2024minha estante
Agradeço muito, Filipe! ????

Regis 12/05/2024minha estante
Espero que goste muitíssimo, Léo! ???

Marcia 12/05/2024minha estante
Eu tambem adorei esse livro

Fabio.Nunes 13/05/2024minha estante
Tive experiências divergentes em dois livros do gabo, uma boa e uma não tão boa. Talvez esse seja o livro a desempatar o jogo.
Parabéns pela resenha Regis!

Regis 13/05/2024minha estante
Obrigada, Fábio! Espero que O Amor nos Tempos do Cólera consiga desempatar o jogo para você. ??

HenryClerval 15/05/2024minha estante
Já falei que sua percepção das nuances dos personagens e da história que os envolve é perfeita, minha linda Régis? Caso ainda não tenha dito, saiba que sua percepção é perfeita e sua resenha está esplêndida!! ????????

Fabio 15/05/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Regis, minha querida!???
Muito bem escrita e sintetizada!
Adorei!

Regis 16/05/2024minha estante
Muito obrigada, Leandro! ???

Regis 16/05/2024minha estante
Fico grata que tenha gostado, Fábio! ???

Elton.Oliveira 16/05/2024minha estante
Minha querida amiga Regis !!! Foi fantástico poder ler esse livro com vc ! Obrigado pelas palavras! Infelizmente no final eu me atrasei devido à minha agenda .... Mas foi maravilhoso! Estou lendo agora sua resenha pq sabia que ela seria desse jeito ..... Impecável!!! Fico sem palavras ao ler esse apanhado do livro .... Vc trouxe bem mais do que eu sabia , esse lance da inspiração de Gabo , alguns momentos históricos , sua percepção com a escrita e os malabares de Márquez no texto .... Vc não está pra brincadeira!!! ? Parabéns, ficou perfeita sua RC !

Elton.Oliveira 16/05/2024minha estante
Eu não vou perder por nada suas percepções e resenha de " Cem anos de solidão" .... Vc vai delirar!!! Gostei muito desse nosso , mas ainda , para mim , Cem Anos é sem comparação!

Regis 16/05/2024minha estante
Que bom que gostou da resenha, Elton! ???
Foi uma leitura maravilhosa e fiquei muito feliz poder debater contigo as nuances dos personagens e da história. As percepções que tive da personalidade da Fernina foram graças as nossas conversas. ??

Regis 16/05/2024minha estante
Já estou ansiosa para a leitura de Cem Anos de Solidão, se você acha ela melhor que O Amor nos Tempos do Cólera só me deixa mais entusiasmada Elton. ???

nalannes 07/05/2024

Muito mais que uma história de amor
O primeiro amor e a perseverança na busca do romance idealizado é o ponto central do roteiro. No entanto, o que preenche e torna as obras de Gabriel Garcia Marquez especiais é tudo aquilo que está ao redor, no cotidiano, nas sutilezas e ironias da vida.

O realismo mágico de Gabo toca nas nossas hipocrisias, nas complexidades das relações humanas e na dualidade de sentimentos com graça, sutileza e arte.

"Ele lhe ensinou a única coisa que ele tinha que aprender por amor: que ninguém ensina a vida"

Marcos 04/05/2024

É um romance agridoce. Existe uma sensação de perda em toda a página, o que te deixa numa melancolia, mas a beleza do texto, a arte do Gabriel elas são também revigorantes. Me apiedei do protagonista, de sua busca. O amor é uma armadilha ou pode se tornar uma se você se perde, se você se deixa iludir.

Camila1586 28/04/2024

Intenso
Um mundo de paixões, esperanças e obsessões que transcendem o tempo e desafiam convenções sociais.

García Márquez nos transporta para um mundo onde as emoções são intensas e as escolhas dos personagens têm consequências duradouras através de uma narrativa rica em detalhes e personagens vívidos.

Achei o enredo muito bem escrito. É importante enfatizar que Florentino Ariza é um produto de seu tempo e contexto cultural. Sua educação e circunstâncias sociais podem ter contribuído para sua perspectiva distorcida sobre o amor e as relações interpessoais. Enquanto alguns podem elogiá-lo por sua dedicação romântica e perseverança ao longo dos anos, outros podem criticá-lo por sua obsesão e falta de autocrítica. Eu achei o livro incrivelmente bem escrito e envolvente.

joaoggur 26/04/2024

Os sonhos? os sonhos não envelhecem.
O triângulo amoroso, saturado dilema conjugal que massivamente é explorado pelo mercado ficcional, só pôde ser incrivelmente desenvolvido em Amor nos Tempos do Cólera pela genialidade de Gabriel Garcia Marquez; muito acima da história, há a forma em que os fatos são narrados.

Pois a basta a morte do doutor Juvenal Urbino para os sentimentos de Florentino Ariza pela viúva, Fermima Daza, se reacenderem, - aliás, perdoem-me, nunca estiveram inativos; por cinquenta anos, Florentino esperara por uma resposta.

Indo do presente ao passado, a narração é minuciosa em retratar os sentimentos humanos. Está no título, e é a palavra que define o livro; amor. Tangenciando o Freudiano, Florentino não consegue ficar com sua amada na adolescência; e basta isso para sua vida ser profundamente impactada.

Muito se fala do pedantismo das palavras, do letárgico desenvolvimento das ações; discordo que causem mal a obra. Muito pelo contrário; não querendo dar spoilers, posso dizer que passamos tanto tempo com os personagens que creio ser impossível não começarmos a desenvolver sentimentos pelos tais. E, bem, se tivemos que esperar 400 páginas para sabermos as resoluções? os personagens precisaram esperar cinquenta e um anos.

A poetica da prosa, diferentemente de muitas outras obras, consegue ser ao mesmo tempo única e fluída, não abundando de recursos que travem e/ou demandem do leitor uma atenção excessiva. Qual o nome deste estilo de escrita? Sei lá. Eu chamo de genialidade de Garcia Marquez.

nerycarol 24/04/2024

Gabriel Garcia M. ??
Com certeza este livro está nos meus top 10 livros favoritos, simplesmente encantador. leitura fluida e emocionante, aprendemos muito sobre o amor que supera as adversidades de uma vida

dudinka 24/04/2024

é feio e triste. mas é todo amor.
Difícil comentar de maneira sucinta sobre esse livro maravilhoso, mas vou tentar descrever a sensação de lê-lo.
o Amor nos Tempos do Cólera é minha primeira leitura de Gabo, e posso me dar por muitíssimo satisfeita e com as expectativas atendidas. confesso que tive dificuldade no começo de me engajar com a história, um dos motivos de ter me levado 2 meses para terminar o livro (além da questão da falta de tempo?).
mas não por a história ser lenta ou entediante, mas sim porque ela é densa e cheia de tiradas e frases profundas que penetram na alma, pedindo maior reflexão e atenção por parte do leitor. além de ser dividida em muitos poucos capítulos enormes, com parágrafos enormes, encaixando uma história atrás da outra sem parar para respirar, e isso me atrasa na leitura no começo.
porém, li a outra metade do livro em 2/3 dias pq me encantava mais e mais com a beleza da escrita de Gabriel Garcia Marquez, que vai te hipnotizando cada vez mais, sendo uma leitura muito gostosa, reflexiva, e bem-humorada.
acredito que a história de Florentino e Fermina é bonita em seu próprio jeito, mesmo achando que Florentino tenha criado essa obsessão por ela por acaso, e seus esforços para recupera-la tenham sido mais por botar na cabeça q seu propósito de vida era esse, do que por puro amor.
mas ainda é arrebatador ler a descrição de um amor tão fervoroso e resistente ao tempo e às adversidades, ainda numa época tão sombria e terrível quanto a do Cólera, que está sempre presente no pano de fundo da história. além disso, há muitas passagens que contextualizam um pouco da história da Colômbia, trazendo conhecimento sobre suas infinitas guerras civis que pareciam nunca acabar e perpetuavam, junto com as doenças, o cenário de podridão, medo e dor em que se passa a história.
esse romance não chega nem perto de ser um amor idealizado e sem defeitos, pelo contrário, aqui é sempre mencionado os problemas do amor e suas contrariedades, mas também como é possível transpor tudo isso em favor desse sentimento tão emblemático. diferentes tipos de amor são apresentados no livro, além de defeitos e características negativas de todos os personagens, o que traz uma visão mais ampla sobre o conceito de amar e torna tudo mais humano.
por isso acho que há uma mensagem no livro de que o amor pode desabrochar em qualquer lugar, por mais desesperançoso e assustador que este seja. e por mais estranho q esse próprio amor também possa parecer. ainda há amor.
marquei várias passagens, me emocionei, ri, fiquei feliz, me frustrei, refleti? enfim, um livro que me proporcionou momentos bons e que ficará na minha cabeça por um bom tempo, recomendo fortemente e estou ansiosa para ler mais coisas do autor.

?Só me dói morrer se não for de amor.?
Gabriel García Márquez