O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Matheus 28/05/2024

A paciência do amor
Duas pessoas que se amam, mas nos desencontros da vida, não vivem esse amor por cinquenta e três anos, sete meses e onze dias, com as respectivas noites. É um livro sobre pessoas que se amam e acabam também por amar outras pessoas, porque nem sempre quem amamos está pronto para nos amar de volta. E, nesse meio tempo, deixa-se o amor à deriva do tempo, aguardando alguém digno de o acolher. Entretanto, não raramente, o amor impossível hoje sobrevive ao passar dos anos e fica guardado em algum lugar dentro de nós, aguardando o amanhã que pode nunca chegar. E tal como uma casa antiga com muitos cômodos, chegamos ao fim da vida com muitos amores vividos ou não, cada um em seu respectivo quarto fechado por duras trancas. A cólera é justamente esperar, tanto tempo, para viver o que há de belo para ser vivido em nossas curtas vidas: um amor recíproco.

João Pedro 27/05/2024

Protagonista, o amor
Sabe quando um livro te faz suspirar? É esse meu estado após a leitura de "O amor nos tempo do cólera". Um suspiro bom, de felicidade, de fé no amor e nas pessoas. Suspiro de esperança, ante a ideia germinada de que os percalços da vida não são capazes de eliminar a essência do amor. A literatura tem essa capacidade intrigante e tão pouco compreendida. Uma história escrita lá em 1984 me servindo de alento ao coração em 2024.

Creio que pouquíssimos livros me fizeram grifar tanto suas páginas como esse. Seja pela beleza da escrita de Gabo e sua capacidade deslumbrante de dar tratamento poético aos acontecimentos mais corriqueiros, seja pela ironia e acidez com que ele quebra as expectativas narrativas e arranca do leitor bons sorrisos e gargalhadas.

Um deleite do início ao fim, regado às tradições e à maresia da costa caribenha. Uma história de amor não convencional, costurada através do tempo, em que as personagens são meros instrumentos ao real protagonista implacável dessa trama: o amor.

paula_ti_na_mente 25/05/2024

Clássicos
Como eu já imaginava, vindo de Gabriel García Márquez só poderia vir uma belíssima história. Essa é sobre espera. A espera de uma vida inteira. Alguns elementos a meu ver são bem datados como o preconceito escancarado aos negros (que não sei dizer se era aqui uma crítica à classe mais abastada), e Florentino, que diz amar tanto uma única mulher, mas sai transando com o resto da ilha. Sua última amante inclusive era uma criança quando colocada sob seus cuidados.
Eu não consigo enxergar amor verdadeiro nele a não ser por sua espera por mais de meio século para estar com aquela que o rechaçou em sua juventude.
Ademais, me enterneci pelo personagem de Juvenal Urbino e diversas passagens divertidíssimas dentro da história. Historinhas dentro do enredo maior, é isso que me encanta mais na escrita dele.

mari 24/05/2024

[5] O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Márquez
"Todo bom romance deve ser uma transposição poética da realidade." Era isso que Gabriel costumava comunicar. Aqui, o autor cria um potente romance que atravessa o tempo e expõe a potência e a força que há no primeiro amor.

O livro se passa em Cartagena, na Colômbia. A cólera foi uma das doenças mais nocivas para a sociedade colombiana, com surtos que dizimaram milhares de vidas. Com esse plano de fundo, Gabo reúne toda sua criatividade e poder de narrativa para contar os caminhos seguidos por Florentino e Fermina através dos 53 anos que se passaram desde o primeiro momento em que se viram. Os sintomas do amor são comparados ao da cólera, e é a Florentino que esse amor pertence. O personagem dedica sua vida a esperar por Fermina, enquanto experimenta os prazeres do mundo, conhece lugares e sofre por amor.

O que cativa nessa história é a similaridade com a realidade. Não há romantismo exagerado; há tantos desencontros e erros que a semelhança com o real faz com que você queria urgentemente saber qual será o próximo capítulo da história do dois. Confesso que é um pouco cansativo, os capítulos são longos e, digamos que, se o Florentino vivesse na era do Twitter, ele facilmente seria eleito o rei da coitadolândia. Mas, acredito eu, que a vida seja exatamente assim para alguns. O último capítulo é muito bom.

vivyannb 24/05/2024

O quanto dura o amor em tempos adversos
"O amor nos tempos do cólera" é mais uma das brilhantes narrativas do autor capaz de conduzir por reflexões e questionamentos acerca da natureza humana e, sobretudo, das intempéries com que se coabita ao esbarrar em um sentimento tão profundo como o amor, em tempos adversos para que possa florescer.

Na referida história, não se tem o começo, meio e fim de algo que parece predestinado e que cumpre as expectativas dos próprios personagens e de quem os lê.

Na verdade, trata-se da trajetória de duas vidas que se cruzam numa juventude distante e que tornam a se cruzar por anos a fio sem, no entanto, se entrelaçar de fato.

É daí que insurge a força de um sentimento que perdura por toda uma vida até ter o ímpeto de finalmente sair do plano da abstração. É inevitável, não se questionar, durante a leitura, quanto tempo pode durar um amor esperando que se materialize no mundo real?

O de Fermina Daza e Florentino Ariza aguardou inerte mas com toda a força inerente ao sentimento, por 53 anos, 7 meses e onze dias com as respectivas noites.

Andressa 20/05/2024

Gabriel Garcia Marquez tem um jeito extremamente único de escrever, e nos leva ao relaxamento e reflexão mesmo nos acontecimentos mais simplórios. Comparado a Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos de Cólera é um livro simples, mas extremamente denso e cativante. Leva o leitor a pensar sobre as diversas formas e manifestações do amor e sobre o seu desenvolvimento com a maturidade. Os personagens são realistas, bem trabalhados e desenvolvidos com toda a meticulosidade e irreverência do autor de acordo com sua forma pitoresca de contar histórias.

Ilná 19/05/2024

Clássico
Um clássico, recomendo demais. Uma história de amor que atravessa décadas e trás maturidade aos personagens principais. Retrata também a civilização e as questões sociais da época, além da doença que se alastrava por todos os países, onde se dá ao nome do título.

Cristina117 16/05/2024

O amor nos tempos do cólera
Não tenho palavras para descrever essa história. Muito mais do que um início real de amor, o livro trata da singeleza da alma no amor puro e sincero.
Muito embora os clássicos sejam um caso de amor e ódio, fiquei sabendo desse livro por uma professora que comentou sobre seu livro favorito.
Eu, como apreciadora de bons livros e de sugestões embasadas, decidi me aventurar em um clássico para ver se a minha opinião coincidia com a de quem sugeriu.
Pasmem! Sim, é um livro intenso, que te faz refletir e pensar até nos amores que deu errado ou que nem chegaram a ser amores. Você se questiona se existe de fato um amor transtemporal.
Leia, tire suas conclusões, mas como disse, clássico é um caso de amor ou de ódio, ou gosta ou não. Não existe meio termo, mas existe a possibilidade de ampliar sua visão.
Esse livro conta a história de amor que venceu o tempo, a distância social e mais ainda, a reputação. Como não observar o amor e o casamento sob outra óptica. Pode ser feliz sem amor? Ou o amor está escondido na cumplicidade da comunhão?
Leia e reflita.

Lissa Marry 15/05/2024

O cólera ou A cólera
Começo expondo a minha dificuldade em terminar este livro pelos seguintes motivos:

1. Capítulos MUITO grandes, deixando-me fadigada.

2. Minha rotina não colaborou com a leitura. Veja bem, o autor fez um livro com o mais puro suco do realismo da humanidade, entretanto, ele gosta de florear, por meio da escrita, as coisas rotineiras.

Gabriel utiliza do amor como um verniz para esconder as podridões imbuídas na sociedade. O triângulo amoroso é construído com várias camadas ao longo de anos, onde vários amores se desenrolaram em torno dessas três pessoas, se encontrando e desencontrando, com um amando mais que o outro e tudo isso envolto do cólera e da cólera, dado que além da doença, as guerras civis estavam a todo vapor. O autor coloca várias partes cômicas durante o desenrolar da história e brinca com os leitores, pois quando achamos que é X, na verdade e B. Afirmo com toda a certeza que o livro é excelente!! O lerei daqui a alguns anos, sob uma nova visão da maturidade, pois tenho certeza que terei novas percepções. Esse livro é um que sinto a necessidade de reler.

Dri Ornellas 14/05/2024

O livro O amor nos tempos do cólera pode provocar sentimentos diferentes dependendo da idade em que você o lê. Digo isso porque as minhas percepções nessa minha releitura foram totalmente diversas da primeira leitura quando eu deveria ter na faixa dos vinte e poucos. E acredito que é justamente isso que o faz um grande livro: a mesma história poder ter diferentes versões dependendo do leitor.

Florentino Ariza se apaixonou perdidamente por Fermina Daza quando jovem. No início, ela correspondeu empolgada. Os dois jovens viviam em uma época onde mulheres e homens possuíam papéis muito demarcados e inflexíveis e todas as regras de relacionamento eram externas aos envolvidos e definidas baseadas em status social. Para ela, era uma paixão que a animava em seus dias programados pela sociedade e pelo pai. Para ele, ela era a concatenação do que era o amor. Em dado momento, ela percebeu que ele não correspondia à idealização que ela criava em sua cabeça juvenil. Após o rompimento, ela seguiu com sua vida e se casou com o médico da cidade aprovado por seu pai. Ele definhou para o amor e jurou para si mesmo que esperaria seu marido morrer para se casar com ela. E foi isso que aconteceu: ele esperou por 51 anos, 9 meses e 4 dias por esse momento para reaparecer na vida de Fermina Daza e tentar fazê-la se apaixonar por ele.

Durante esse mais de meio século, Florentino se fechou para o amor, tendo inúmeros casos sem se aprofundar em nenhuma relação ou construir conexões sólidas. Enquanto Fermina teve um casamento com altos e baixos, viveu experiências normais de uma mulher casada e teve 2 filhos. [Spoiler] Ao final, Florentino e Fermina ficaram juntos, não tanto por amor ou paixão, mas por ambos já estarem velhos e buscarem o conforto de uma companhia agradável e estável. [Fim do spoiler]

Você pode ler o livro como uma história de amor onde Florentino espera por sua grande paixão por mais de meio século ou como uma história de obsessão onde ele não vive sua vida em torno da fixação em um amor não correspondido da juventude.

BridgesInTheSky 14/05/2024

Meu livro preferido da vida
Um livro sobre o amor como ele é. Escrita incrível como tudo do Gabo, mostra uma realidade que machuca e acalenta.

Sarah.Porfírio 13/05/2024

Uma jornada
"Deixe que o tempo passe e já veremos o que traz. "

O Amor nos tempos do Cólera, foi meu primeiro livro finalizado do Gabo, e foi uma grande jornada.

A escrita do Gabriel sempre foi uma escrita que não achava que se conectava comigo, antes na tentativa de ler Cem anos de solidão, achei complexa demais para o eu do passado, sigo achando é um fato, em O amor nos tempos do cólera não foi diferente, mas li aos poucos e custou eu me conectar com a história e personagens.

Sem duvidas Gabriel foi um grande escritor, um grande romancista, foi uma jornada longa mas proveitosa, não aproveitei ao ponto de dar 5 estrelas, mas sem duvidas é um ótimo livro.

Giacomet1 12/05/2024

Emocionante! Que livro lindo!
Gabo é sensacional! A leitura é complexa e densa. Mas terminei o livro com lágrimas nos olhos e profundamente emocionada com a história de amor de Florentino Ariza por Fermina Daza. Ao longo das mais de 400 páginas, Gabo faz um detalhamento impressionante da vida deles, a partir do momento em que ela fica viúva e ele declara que ainda a ama, mesmo tendo esperado cinquenta anos.