A garota do outro lado da rua

A garota do outro lado da rua Lycia Barros

Resenhas - A garota do outro lado da rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MiCandeloro 13/08/2013

Fofíssimo!
Quem nunca se apaixonou por alguém que existe somente na nossa cabeça? Temos o costume tão grande de idealizar as pessoas ao nosso redor que quando as nossas expectativas não correspondem à realidade, ficamos totalmente frustrados e decepcionados.

Pode-se dizer que foi exatamente isto que aconteceu com Enzo.

Enzo e Rafaela estudavam no mesmo colégio além de serem vizinhos de porta, porém, nunca haviam se falado ou sequer trocado um cumprimento cordial. Enzo era apaixonado por Rafaela desde criança e endeusava a adolescente. Rafaela, por sua vez, nem sequer sabia da existência de Enzo, afinal, ambos eram completamente diferentes e viviam praticamente em universos paralelos.

Enquanto Enzo era o CDF da turma, vulgo impopular e mal quisto pelo grupinho de Rafaela, a menina era desejada e invejada por todos. Mimada, egoísta, fútil e mesquinha, Rafaela sentia-se a dona do mundo.

Um dia, Enzo e Rafaela são obrigados a conviver, depois de ficarem perdidos na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, enquanto faziam uma excursão com a turma de colégio. Ali, no meio da mata, lutando pela sobrevivência, em uma situação excepcional, Enzo e Rafaela perceberão que as coisas não são como parecem ser. Será que pessoas tão diferentes como eles serão capazes de se tornar amigos? Ou a convivência forçada só reforçará a distância que já existe entre Enzo e Rafaela? Leiam e descubram.

***

Este é o primeiro livro que leio da autora brasileira Lycia Barros, e posso dizer que gostei bastante. O livro é infanto-juvenil, uma típica história de adolescentes para adolescentes, portanto, se vocês não gostam desse gênero, não se arrisquem, mas se forem como eu, uma eterna adolescente, leiam, pois vocês irão achar muito fofo!

O livro é finíssimo e muito rápido de ler, fiquei ansiando para saber mais e mais, porque criei uma empatia grande com os personagens. A leitura é super fluída e os capítulos têm um ritmo gostoso e rápido, além de serem narrados de forma alternada por ambos protagonistas. Amo quando os autores fazem isso porque nos dá a possibilidade de ver e sentir através da ótica de cada um dos personagens.

Apesar de Rafaela ser uma menina extremamente irritante, me identifiquei demais com ela. Todos temos um pouco de Rafaela dentro de nós. Eu particularmente tenho muito, e diversas vezes tive a impressão de ver a mim mesma quando adolescente. Tá certo que mesmo depois de adulta o Junior pagou seus pecados comigo, assim como o Enzo sofreu nas mãos de Rafaela.

De igual modo, gostei demais do Enzo. Ele é um menino muito querido, muito preocupado com os outros, inteligente e romântico. Todos também temos um pouco do Enzo no nosso ser. Mas o que mais gostei é que a Lycia não transformou o garoto num personagem perfeito, todo certinho, pelo contrário, Enzo tem tantos defeitos quanto Rafaela, o que o torna ainda mais real.

Adorei a criatividade da autora em criar uma história num ambiente não inóspito e pouco explorado como a Floresta da Tijuca. Ela foi tão bem descrita que foi possível me situar em cada local percorrido pelos personagens, bem como sentir a angústia e os temores que eles sentiram. Não sei o que seria de mim se me perdesse por lá, acho que teria reagido de forma muito pior que Rafaela.. hehe.

Ri diversas vezes durante o texto e adorei o linguajar jovem e descolado utilizado por Lycia. Só preciso dizer que torci para que o final fosse diferente, mas de qualquer forma, gostei de como as coisas terminaram. O que posso dizer é que A Garota do Outro Lado da Rua é um livro leve, gostoso e divertido, principalmente para ler numa tarde fria e chuvosa como foi a de hoje em Porto Alegre.

Se precisasse resumir o livro em uma única palavra, diria que ele é "fofíssimo". Fiquei bem curiosa para ler os outros livros da Lycia, porque pelo que conheci da autora, ela é dotada de uma criatividade absurda. É incrível como ela consegue criar uma história interessante a partir de situações aparentemente irrelevantes ou clichês. Super recomendo!

Resenha Originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2013/08/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Jessica Oliveira 01/08/2013

A Garota do Outro Lado da Rua
Enzo é um legitímo nerd. Totalmente impopular e odiado por todos, ele possuí apenas um amigo, Leandro. O fato de os dois serem nerd's e esnobados por todos, faz deles grandes amigos. O maior sonho de Enzo é ser notado pela garota mais linda, perfeita e popular da escola, Rafaela.

Rafaela e Enzo são vizinhos de condôminio e colegas de classe. Apesar de Enzo desde os cinco anos de idade nutrir uma adoração silenciosa por Rafaela, eles nunca trocaram mais que cinco palavras. Mas tudo isso muda quando, em um sábado, eles vão fazer uma trilha para um trabalho na escola e se tornam reféns em um assalto.Quando a situação saí de controle, Enzo junto com Rafaela se embrenha na mata.

O que eles nao esperavam é que na tentativa de se salvarem eles acabessem perdidos na mata. Nem mesmo Enzo, com seus vastos conhecimentos de trilha, conseguia achar o caminho de volta. Com essa convivência forçada, eles vão se conhecendo e percebendo que nada é como parece. Rafaela não é uma deusa e, Enzo, não é somente um nerd.

Um livro curtinho, com uma história fofa e um final que surpreende, no meu caso negativamente. Um livro que à primeira vista parece igual a tantos outros mas que no desenrolar se mostra diferente. A Garota do Outro Lado da Rua é uma leitura para se passar o tempo e por que não, relembrar a juventude e seus amores plâtonicos.

site: http://leiturae7arte.blogspot.com

Jeannie 16/05/2013

Igual mas diferente...
Quando me interessei por esse livro e li algumas resenhas a respeito, a reclamação era que toda a história era um estereótipo, o nerd, a popular, perdidos em uma mata e etc.
Confirmo o veredito mas vou corrigir alguns aspectos...
Sim, se trata de um enredo bastante batido que a autora teve a habilidade e sensibilidade de escrever tudo aquilo que nunca foi contado a respeito do tema. Nuances da personalidade de ambos que muitos ignoram, seja por preconceito ou por pura preguiça de averiguar.
Enzo tem um lado fútil, ligado ás aparências, via a Rafaela que ele queria, o que não o deixa menos mimado que ela. Rafaela, apesar de não ter forças para rejeitar o que a sociedade lhe impõe como comportamento ideal, tem um lado doce, de se preocupar com os sentimentos dele.
Lycia Barros explora esse balanço de uma maneira linda, leve e harmoniosa. O livro tem o ritmo preciso de metrônomo, os eventos acontecem de maneira bem gradual, apesar de eu mesma ter ficado ansiosa para que a história progredisse tão rápido quanto a minha curiosidade.
Fico feliz de ter adquirido mais um livro para minha sobrinha adolescente e dessa vez, a leitura não me deixou a impressão de que subestimavam a inteligência dela, como tantos outros [famosos] dos quais eu já reclamei aqui.
Faço votos de que a autora desenvolva mais literatura juvenil, estamos muito carentes de livros como esse.
Jeannie 17/05/2013minha estante
PS. Eu AMEI o final.

Verônica 18/04/2013

Uma história muito bonita para um adolescente. Achei o Enzo muito maduro para a idade que tem, mas apesar disso é uma história envolvente. Só achei que poderia ter estendido mais, pois o final foi acontecendo muito as pressas e gostaria de ter curtido um pouco mais o novo foco de Enzo. Mas a leitura vale a pena!

Ligia Paulino 18/02/2013

A garota do outro lado da rua - Lycia Barros
Como já comentei em tanto lugares, nem lembro ao certo de todos, a Lycia sempre me conquista com as suas obras. Pode ser um livro juvenil ou um romance apaixonante e mesmo assim ela consegue um jeito de me conquistar com as suas palavras.

Fiquei conhecendo o Enzo e a Rafaela em novembro de 2011, quando a Lycia me pediu para analisar o manuscrito e dizer a ela o que achei. Tentei ler o livro como a mente de uma adolescente de uns 15 anos mas não resisti, tinha hora que eu era a menina e em outros momentos eu era a mulher de hoje relembrando de tudo que tinha passado na adolescência e com um gostinho lá no fundo de reviver tudo novamente.

Mesmo tendo lido ele no ano passado, fiz questão de reler para fazer a resenha para vocês e continuo com a mesma opinião em que comentei em outro post, "A garota do outro lado da rua é reflexivo, nos mostra que temos que prestar mais atenção as pessoas a nossa volta, mesmo ele sendo juvenil as lições passadas são para todas as idades." Não vou retirar e nem acrescentar nenhuma palavra a essa frase, é justamente isso que a Lycia tenta passar ao seu leitor.

É um livro encantador e que vai conquistar muitos leitores, espero que bastantes jovens possam tomar o gosto pela leitura através de obras como essa. Algumas escolas adotaram o livro da Lycia para estudo e acho isso genial, se você quer que uma criança goste de ler, por que não algo que seja do mundo dele? Algo que ele sabe muito bem o que está lendo? Algo com que ele se identifique?.

Nas palavras da Lycia eu voltei a meus tempos de escola, relembrei o primeiro amor, o menino com quem eu namorei e achei que viveria para o resto da vida ao seu lado, as garotas populares no colégio que você não suportava, os meninos que se achavam tanto e você acha ridículo. Quem nunca ficou apaixonada pelo bonitão do colégio mesmo sem ele nunca nem ter olhado para você? Não precisa ficar com vergonha, eu lhe ajudo, vou admitir aqui, EU já passei por isso rsrsrs.

Eu adorei poder reviver esse momentos e acho que alguém que esteja passando por essas experiencias vai gostar muito mais.

Sem contar que a capa ficou a coisa mais linda desse mundo. Cada vez que um livro da Lycia é lançado as capas vão ficando cada vez melhores. Você não concordam que as capas estão ficando ainda melhores? Uma amiga minha perguntou se eu estava lendo um livro de literatura estrangeira porque a capa estava de parabéns e nem parecia de uma livro nacional! Eu fiquei super feliz com isso!

Gente, Enzo é de encantar qualquer uma, quero só ver essas meninas depois que terminarem o livro se não vão ficar procurando no colégio aquele menino que é o Enzo delas.

Link da resenha no blog: http://www.ligiaeseumundo.com/2012/07/lire-et-commentant-garota-do-outro-lado.html

Giovanna 17/02/2013

Resenha para o blog Sonhando com Livros
Resenha no link: http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje trago pra vocês mais uma resenha de um romance leve. Queria começar falar do primeiro quote do livro que foi de Harry Potter awwwn e melhor do meu livro/filme favorito!

"O mundo não se divide em pessoas boas e más.Todos temos luz e trevas dentro de nós.O que importa é o lado o qual decidimos seguir.Isso é realmente o que somos.- Sirius Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix)"

Enzo é o garoto tímido, inteligente, poucos amigos ou oque muitos apelidam ''CDF''. Adora biologia e está sempre pronto a responder as mais diversas perguntas da professora. Ele é apaixonado por Rafaela a tipica menina metida, chata e que se acha. Ela namora Mateus o garoto bonitão da escola e que não tá nem ai pra ela.

“Começo a perceber que sempre quis admirar esse tipo de cara. Talvez já admirasse secretamente, embora reconheça que não são populares. Mas é como se Enzo cutucasse uma parte boa dentro de mim. Tenho plena consciência disso, muito embora acredite que jamais darei o braço a torcer. Minha vida era tão simples antes de conhecê-lo... Eu a quero de volta.Ainda faço um pedido secreto: se houver realmente um Criador neste mundo, por favor, transforme Enzo em alguém atraente!”

Enzo e Rafaela sempre foram vizinhos e estudaram na mesma escola, na mesma classe, mas nunca foram amigos, basicamente por causa de ''status'', ela a patricinha nunca iria falar com alguém CDF feito Enzo. Até que um dia, a escola faz uma excursão para um parque, quando toda a turma é vitima de um assalto e graças ao Mateus querendo se aparecer todos tem que fugir. Enzo foge, mas puxa a mão de Rafaela, e assim os dois ficam perdidos na floresta, sem comida e água.

Não, fique aqui. Olha – abri minha mochila-, fique com isso. – Entreguei-lhe meu desodorante, me esforçando para manter a seriedade. – Bichos têm medo disso, se algum aparecer e te ameaçar, espirre com toda força. Mas se eles não se meterem com você, fique quietinha.Intrigada, Rafaela deu uma rápida borrifada no ar.- Eu gosto do cheiro, por que eles iriam fugir?Segurei uma risada.- Por causa do barulho, não do cheiro.”

Enzo terá a chance de descobrir quem Rafaela realmente é, longe de paqueras, amigas ou qualquer outra pessoa e descobre que ela é uma garota comum, com medos e ansiedade. Já Rafaela terá a chance de conhecer a pessoa que ela vem esnobando a vida inteira. Será que pessoas tão diferentes poderiam se apaixonar?

“Às vezes, eu ficava durante horas sentado na calçada com a minha caixa da coleção de insetos colocada entre os joelhos, pensando em chamá-la para brincar, mas nunca tive coragem.”

A garota do outro lado da Rua, é um livro leve, rápido e de fácil entendimento. Eu adorei o final, acho que foi muito bom e confesso que nunca imaginaria que fosse acabar desse geito. Como já disse a linguagem é de fácil entendimento, quanto a erros eu achei alguns mais como foi em e-book pode ser que seja só no livro digital, não sei. Ah capa é linda demais, e eu recomendo a leitura, apesar da história não ser tão original eu adorei, prende o leitor e você fica curioso para saber como ela resolverá o final. E posso dizer que o final é uma das melhores partes do livro porque achei que iria acabar como todo livro meloso e tal mais para nossa surpresa não acabou e isso deixou a história um pouco menos clichê. Recomendo, Um beijinho ;*

Anderson 28/01/2013

O Livro da Minha Vida
Chorar. Foi o que eu tive vontade de fazer quando eu li esse livro. Eu esbarrei nele e deixei ele pra lá. Ontem eu resolvi lê-lo e não consegui para até terminar. Eu não sou acostumado a ler. Mas esse livro foi tão especial pra mim que eu li em 4 horas. Eu me vi no protagonista. Eu era o protagonista. Se eu continuar assim eu vou chorar.
Em relação a parte técnica esse livro tem alguns errinhos como troca de letras mas fora isso o livro foi perfeito pra mim. Não quero dar spoiler mas o final é bem satisfatório.

Jully Divulga Livros 12/12/2012

Ceile.Dutra 03/12/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Um bom desenvolvimento, mas e aí?
Enzo, o típico menino nerd que adora Biologia, é apaixonado por sua vizinha, Rafaela. O problema é que ele nunca falou com ela, mesmo morando na frente da sua casa e estudando na mesma sala.

Rafaela é a garota popular e um tanto quanto fútil. Excessivamente ligada nas aparências, pouco percebe no que acontece à sua volta.

Ambos vivem no mesmo espaço físico, mas em mundos totalmente distintos. É como se só Enzo soubesse da existência dela – observando-a pela janela de casa, na escola – e ele acabou criando uma imagem para ela sem realmente conhece-la. Porém, estes mundos acabam se chocando quando em um passeio de escola, eles acabam perdidos na mata. Obrigados a conviver e buscar pela sobrevivência, farão muitas descobertas que mudarão para sempre o conceito de pré-julgamento.

Com uma história central totalmente clichê, o livro ganha notoriedade em desenvolvimento. A autora escreveu um livro adolescente que mostra com ações as lições que quer passar.

O grande ponto positivo do livro, em minha opinião, foi a escrita da autora. Ela escreveu um livro para adolescentes de forma simples, mas inserindo sutilmente termos que deixam a escrita mais rica. Toda descrição do cenário, os diálogos e, principalmente, as visões dos personagens foram tratadas com muito cuidado e deu mais clareza na hora de ler e imaginar tudo aquilo. Rafaela é irritante e bem imatura, mas Enzo também se mostrou alguém que julga pelas aparências, o que não me deixou ter uma visão dele de “tão coitadinho”.

Porém, depois de um desenvolvimento muito bacana, veio um final até que surpreendente, mas sem maiores detalhes, o que não me convenceu. A autora focou muito em Enzo e Rafaela, até porque a história é simples e o livro pequeno, mas não deu o devido espaço para os personagens secundários, o que deixou uma grande lacuna para o desfecho. Outra coisa também relacionada ao final: no geral, em qualquer história eu espero notar algum desenvolvimento dos personagens, seja para pior ou para melhor e isso não acontecer, me deixa realmente com a sensação de frustração.

Mesmo sendo uma obra para adolescentes em época escolar, a autora poderia desenvolver um pouco mais seu final para que ele ficasse à altura de todo o desenvolvimento da história.

Danni 03/11/2012

"Borboletas"
"O mundo não se divide em pessoas boas e más.
Todos temos luz e trevas dentro de nós.
O que importa é o lado o qual decidimos seguir.
Isso é realmente o que somos." Siris Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix) pág 5

Lycia sempre ensinando os valores através dos seus livros.
Não me canso de ler os livros da autora e de elogia-la sempre.

A garota do outro lado da rua mostra a estória de Enzo e Rafaela, que em uma excursão de escola na Floresta se perdem, e passam 3 dias lá.
E e lá que Enzo realmente vê quem é a Rafaela, onde ele sempre foi apaixonado por ela.
A estória é clichê, Rafaela é uma garota fútil, que se importa mais com a opinião de outros do que dela mesmo.
E no final Enzo percebeu que fez a mesma coisa.E quer saber o que aconteceu?
Leia o livro.
Mais do que recomendado!!!

Lina DC 03/11/2012

Antes de começar a falar o que eu achei do livro, é importante ressaltar que o público alvo da autora é um público mais jovem (por isso tem o “teen”) na capa. Eu digo isso porque ao ler “A garota do outro lado da rua” eu tive que lembrar como eram os meus sentimentos na época da adolescência, como eu me sentia ao ver aquele garoto que eu achava bonito. Foi com esses sentimentos em meu coração que eu dei início a leitura. Como explica a sinopse, Enzo é apaixonado por Rafaela desde a sua infância, mas ela não tem ideia da existência do garoto. Enzo é um garoto introspectivo, muito inteligente, que entende de biologia. É aquele garoto que todos se referem como “nerd”. O interessante em Enzo é que ele é simplesmente um ser humano maravilhoso, com um grande coração, e uma maturidade um pouco além do normal para um garoto de 16 anos. Rafaela é uma das garotas populares da escola, que desde a oitava série saí com Mateus, um garoto que segundo Enzo, é um dos mais esnobes da escola. É claro que Enzo poderia estar sendo imparcial, pois nutre um amor platônico por Rafaela há tanto tempo, e nunca se interessou por mais nenhuma garota. Na verdade, nunca parou para observar quem estava ao seu redor. Rafaela, por sua vez, aprendeu desde cedo a usar a sua beleza para conseguir o que quer, e nunca pensa nas consequências que as suas “brincadeiras” podem trazer as vidas alheias. Pois bem, em uma excursão da escola, alguns bandidos resolvem abordar os jovens no meio da mata e acaba se tornando uma confusão só. No meio desse caos, Enzo segura a mão de Rafaela e começa a correr sem direção certa, o que no final das contas, faz com que os dois fiquem perdidos no meio do nada. Apesar de não ter se perdido de propósito, Enzo aproveita a situação para conhecer mais Rafaela e mostrar a ela suas habilidades de sobrevivência. E é nesse instante que Enzo percebe que existe uma grande diferença entre a garota idealizada pela qual ele é apaixonado e a verdadeira Rafaela. Rafaela também começa a avaliar suas escolhas, desde amizades e relacionamentos fúteis ao seu comportamento. É interessante observar a influência que um personagem realiza no outro, mesmo inconscientemente. O que eu achei da história? Primeiramente, a Lycia como sempre escreve de modo espetacular, com uma lição importante no final da história e sempre bem desenvolvida. Apesar do livro ser bem curtinho, eu simplesmente não consegui largar até terminar a história, pois queria saber o que iria acontecer com os dois, se eles teriam ou não um final feliz ou se Enzo finalmente iria abrir os olhos. A trama é simples, porém bem elaborada e com referências atuais. O livro é super cut cut, daqueles que você termina a leitura e faz: ahh.... Achei a capa bonitinha, mas não tão marcante quanto dos livros anteriores da autora. Quanto à diagramação, achei ótima. A editora e a toda equipe estão de parabéns. A escolha da fonte foi ótima, principalmente no meu caso que leio muito à noite. Para os leitores que estão sentindo saudades da adolescência, ou estão a procura de um livro leve, “A garota do outro lado da rua” definitivamente é uma ótima pedida!

Douglas 02/11/2012

A garota do outro lado da rua.
Um livro que trata de romance adolescente, tendo um tema desses
misturados com a narrativa impecável de Lycia Barros. Gostei muito, inclusive, indico-o para maior parte dos adolescentes.
A Linguagem é boa, que dar um toque de realismo na história, bem escrita e voltada para o público jovem. Gosto de histórias
que eu me identifico.

Dea 22/10/2012

O livro trata de um romance adolescente. Enzo é um garoto apaixonado pela sua vizinha. Não sei se foi intenção da autora, mas me lembrou bastante do filme de homem aranha, no qual Peter Parker, o cdf da turma, é apaixonado pela Mary Jane, uma garota bastante popular no colégio. É uma história pequena, mas mesmo assim, é bem interessante. O final também me agradou muito. É um ótimo livro que nos leva a refletir sobre diversas escolhas que fazemos em nossas vidas e o que realmente devemos dar importância, tanto para o relacionamento amoroso, quanto para os relacionamentos sociais e familiares.

Miki 10/10/2012

Um dos livros mais fofinhos que li este ano!

A história não é das mais originais, pois fiquei com a impressão de já ter lido algo parecido anteriormente. Também apresenta alguns clichês, como o garoto nerd e tímido que gosta da garota linda e popular da escola. A leitura é leve, apesar de eu ter notado que no começo do livro, a autora fez uso de vocábulos que não são muito utilizados e que para mim, atrapalhou um pouco a leitura.

O final me surpreendeu. Não sei se positivamente ou negativamente, mas um pouco dos dois. Contudo, eu gostei do desfecho da história e recomendo para adolescentes que estejam na fase das primeiras paixões.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6