Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Fernando Artes 22/05/2024

Não gosto muito de livros que terminam assim. sei lá. mas a história tem um quê interessante... É válido

PhoenixStove 22/05/2024

Um livro incrível!
Eu sou a lenda, é um livro que pra mim foi muito além que um simples pós apocalíptico de ficção, eu fui pego e apunhalado com um terror/suspense psicológico muito forte, forte ao ponto de eu ficar encarcerado junto de Robert que enfrenta, acredito eu, o pior dos terrores (além das criaturas noturnas), sua própria prisão mental, que é acometida não por escolha mas pela circunstância, um homem que teve tudo tirado dele, e que agora não tem nem a si mesmo ao seu lado. É assustador, é solitário, é muito bom! Simples assim.

Lais Souza 20/05/2024

Confesso que achei o livro mais drama do que terror, claro que é uma situação horrorosa a que ele passou, mas a parte que mais me pegou mais foi a solidão, achei genial a forma como foi apresentado, acho que em uma situação parecida seria exatamente assim que um ser humano reagiria, não vou nem comentar sobre as cenas com o cachorro, dói até agora só de lembrar, o final me pegou muito de surpresa, na minha cabeça depois de ter feito tanto, ter feito várias descobertas sobre o patógeno causador da epidemia e de passado por tudo aquilo sozinho, pensei que ele iria conquistar o direito de fazer parte da nova sociedade, fiquei triste não vou mentir, ele virou a lenda, mas no fundo eu queria que ele tivesse encontrado só um pouquinho de felicidade depois de tanto tempo sozinho, no entanto parando pra pensar agora nem caberia nem o próprio Neville iria querer isso, para o contexto da história o final não poderia ter sido mais perfeito.

Gabriel 19/05/2024

Eu sou a lenda não é um livro de ação.
Muitas pessoas leem o livro com a expectativa de ver a jornada o carinha bonzinho salvando o mundo como no filme, a história original não tem esse objetivo e não deveria mesmo.
O livro é bem mais introspectivo focado em seu protagonista e seus problemas diários que em outras obra seriam tratadas como incríveis aqui virou a rotina monótona de um cara que está vivendo no automático, reprimindo todos seus problemas em vícios e surtos incontroláveis de raiva, é uma história forte que se o leitor estiver investido vai se sentir muitas vezes na pele no personagem seja em seus momentos melancólicos ou até nos mais desesperadoras, acompanhar a jornada dele ao longo dos anos do livro, de alguém completamente perdido até um quase estoico é impressionante.
Basicamente se a pessoa vim ver o livro sem a expectativa daquele filme que não honra em nada a história base, irá encontrar um de seus livros favoritos aqui.

Gui Scheffer 14/05/2024

Breve comentário sobre Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson.
Uma "distopia científica vampiresca" que me prendeu desde a primeira página, cheia de tensão e muitos mortos-vivos;
Vitor922 14/05/2024minha estante
Ele é muito bom mesmo

Dann 12/05/2024

Realmente de explodir cabeças.
Aqui acompanhamos a história de Robert Neville,o último sobrevivente. O livro te coloca em exercício de imaginação constantemente,onde você se coloca no lugar de Neville e sente toda a angústia e solidão de ser o último. E por último,não confie em ninguém,isso é tudo.

Excelente leitura a todos!

Leticia @leticiageek 10/05/2024

Meio bléh?
Aqui está um exemplo de que o filme ficou bem melhor que o livro!

?Eu sou a lenda? é um clássico originalmente lançado em 1954 que deu origem a três adaptações para o cinema (só assisti a do Will Smith).

Mas não espere encontrar no livro toda aquela ação que o filme possui. No contexto geral é bem diferente, os vampiros aqui são vampiros mesmo, alho, estacas e etc. O livro é focado mais nos sentimentos e no psicológico do protagonista do que na ação. No filme, Robert Neville é um cientista com diversos atos heroicos, contudo, no livro o protagonista é só um homem comum no meio de uma situação totalmente incomum.

Eu achei o livro muitíssimo arrastado, basicamente a história gira em torno de um homem solitário que só bebe, fuma e seu conjunto de habilidades é muito limitado (mas o protagonista não transmite simpatia, não senti nenhum apego a ele). Os melhores momentos da história para mim foram os flashbacks onde é mostrado o início do vírus contaminando o mundo. Apesar de conter o gênero horror, o livro não dá medo algum, muito pelo contrário, muitos momentos achei sem sentido e BEM bobos.

Não se trata de ação. É uma questão de sobrevivência, uma mente degradante diante da completa aniquilação da sociedade. Para mim, este é um daqueles livros que se popularizaram porque tem um conceito fantástico por trás, mas para os elementos de sci-fi e horror, faltou algo. Um enredo poderoso e comovente, mas que merecia uma melhor execução, pois os próprios vampiros decepcionam na história.

??2/5
?+14
?296 págs.
?sci-fi / horror
?Cenário pós-apocalíptico, vampiros
?terror psicológico, crise de identidade, solidão, álcool, violência

Ellen609 07/05/2024

Nada a ver com o filme
Primeiro ponto: o livro não tem relação com o filme. A não ser a vaga ideia de apocalipse e de um homem sozinho. Isso posto, o segundo ponto é que embora muito enaltecido nos comentários finais por sua abordagem ao que é pertinente ao ser humano em meio ao terror, não consegui essa conexão com o perturbado protagonista que se desespera por estar só. É razoável, mas não recomendo.

Binho 07/05/2024

Eu sou a lenda
Já tinha lido esse uns anos atrás mas não tinha prestado muita atenção, aproveitei que tava de ressaca literária para ler um que eu tava bem afim

Achei perfeito, a história do Robert é bem interessante e o plot twist é bom >demais

Crestani 04/05/2024

Ruim
Duas estrelas somente pelo conto principal que também terminou de forma muito ridícula. Mas os outros contos, horríveis.

Gian 04/05/2024

Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos lutando para manter-se vivo.