As Melhores Histórias da Mitologia Celta

As Melhores Histórias da Mitologia Celta A. S. Franchini

Resenhas - As Melhores Histórias da Mitologia Celta

Ricardo369 03/07/2023

Havia me esquecido, mas antes tarde do que mais tarde! O livro é bom, possuí algumas histórias e contos interessantes e outros totalmente descartáveis. Ou talvez simplesmente a minha espectativa estivesse alta de mais. Esperava ao menos mais menções ou destaque a Cernnunus...

Graziely8 28/05/2023

O livro é dividido em duas partes: primeiro as lendas irlandesas, em seguida as lendas galesas. Tais lendas fazem parte da cultura de ambos os países e apresentam atos heroicos e anti-heroicos.
As seis invasões da Irlanda constam no livro chamado Livros das Invasões, sendo os deuses da Tribo Os Tuathas de Dana, os invasores mais conhecidos.
Tal como os deuses nórdicos, os deuses celtas são complexos. Os senhores perpétuos da Irlanda podem ser amáveis, bons, assim como cruéis e moralmente perversos.
As lendas galesas, extraídas dos Quatro Ramos do Mabinogion apresentam as sagas, os heróis e os anti-heróis galeses. Algumas sagas apresentam violências consideradas hediondas na conjuntura atual.
É apresentada a história de Artur, o rei mítico que inspirou vários enredos, bem como, a apropriação da cultura galesa para criação mitológica do diabo cristão. As últimas lendas apresentam viagem no tempo, antecipando questões consideradas ?modernas?.

Paulie 29/03/2023

Um livro muito divertido, escrito de uma maneira inteligente e debochada sobre algumas lendas celtas. Realmente me surpreendeu!

Ross 06/08/2022

Dividido em dois blocos (Lendas Irlandesas e Lendas Galesas), o livro começa abordando as seis divisões da Irlanda para introduzir temas como o rapto da harpa mágica, o mão de prata, o mingau de Dada, a rixa do touro (I e II), e Finn e o salmão do conhecimento. Com glossário, para facilitar a leitura, a obra de A.S. Franchini acompanha as histórias ? em especial os ciclos heróicos ? criadas e legadas pelos celtas em suas andanças por terras que hoje se denominam Bélgica, Itália, Espanha, França, Grã- Bretanha e Irlanda, onde se fixaram. É referência para a parte 2 do livro a obra Mabinogion, em que Lady Charlotte Guest reuniu, no século 19, as principais lendas galesas.

Drakomanth 17/03/2021

Aquela Falta...
Apenas uma menção sobre Cernunnos... Foi de retalhar o tronco e expor as entranhas :(

Thiago Gadelha 01/09/2020

Livro de contos
Esse livre trás alguns contos importantes da mitologia celta e galesa. Achei muito interessante a qualidade das histórias.

Sanoli 01/02/2016

Em uma frase...
Prazeroso, porém não essencial.
(Para Resenha completa, por favor, acesse nosso blog! Obrigado :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/02/as-melhores-historias-da-mitologia-celta.html

Simonovitch 21/09/2015

De como Cernunnos tornou-se o Diabo
Sem o conhecimento da maioria, as crenças celtas exercem influência sobre aspectos da cultura ocidental até hoje. Quando os filmes vinculam a imagem do corvo à da bruxa, é a deusa Morrigan relembrada. Quando uma criança norte-americana comemora o Halloween, é o Samhain que revive. E quando um líder religioso pinta em seu discurso a figura temível do Diabo, é Cernunnos sendo deturpado.

Festas e deuses que os invasores, incapazes de eliminar do inconsciente popular, incorporaram à nova religião quando dominaram os povos celtas e, à moda romana, subjugaram a respectiva cultura. Antes da Antropologia apresentar seus argumentos, eram demasiadamente comuns quadros como este de dominação cultural, chaga apoiada na ideia de um homem superior aos outros, conhecido europeu cristão, que, com a permissão de Deus, modificou para sempre os indígenas brasileiros.

As crenças célticas, assim como as gregas e egípcias, são muito ricas, mas, ao revés delas, sofreram drástica demonização. Muitos seres por vezes amáveis que elas descrevem continuaram a ser alvo das crendices populares, é verdade, mas por outro prisma. Talvez, para algumas pessoas, as imagens suas fossem fortes demais para serem apagadas, podendo apenas, tal qual qualquer matéria deste planeta, serem transformadas. E, assim, a magia dos mitos celtas passou a ser a feitiçaria execrável do inferno. Quão irônico é, portanto, quando nos deparamos com essa mitologia singularíssima e por ela nos deixamos fascinar...

De maneira simples e dinâmica, o livro que resenho narra estes mitos fantásticos, histórias deliciosas de se contar, menos épicas que as gregas e tão afeiçoadas à ideia de um pós-vida quanto as egípcias, povoadas de fadas e que remetem aos contos de fadas, histórias de onde podemos extrair muito mais do que mero entretenimento... pois se está passível de reflexões sobre os povos e as mutações sofridas por suas culturas para que chegassem à posterioridade quando se reconhece numa mitologia tão antiga este admirável mundo novo.

Mari 30/11/2013

As lendas são bem interessantes e curiosas, e seria um ótimo livro para se conhecer melhor a mitologia celta, porém, não gostei do excesso de informalidade da narrativa. O tom informal e muitas vezes debochado, tirou grande parte do prazer da leitura e do encanto que histórias tão antigas possuem.
Nina_ 19/06/2014minha estante
Concordo. Ainda não terminei de ler, mas achei um pouco irritante a maneira informal da escrita. Acredito que a intenção do autor tenha sido das melhores, tentando aproximar as histórias da mitologia com a cultura popular de hoje, mas ficou estranho. Também não sei se a tradução interferiu nesse aspecto.

Evelin0 23/10/2014minha estante
Olá, Nina. O autor é brasileiro. :)

Paula 18/12/2014minha estante
Olá Mari!
Estou com uma dúvida sobre este livro: ele contém somente histórias ou apresenta os deuses celtas também?
Abraços!

Fernanda Soares 28/05/2015minha estante
Oi!
Você pode me dizer qual é o nome da história de uma mulher que tinha como significado de nome "infortúnio" ou "desgraça", e que para proteger o reino da desgraça, um rei decidiu se casar com ela . Mas, ela queria se casar com um homem que era branco, tinha os cabelos negros, e ele também se apaixona com ela. Mas acaba dando tudo errado no final rs
Li esse livro faz muito tempo e gostei muito dessa história (mas não lembro muita coisa) e gostaria de lê-la outra vez!

Obrigada desde já!

Beijos

Fabius 22/09/2015minha estante
Fernanda Soares - Trata-se de uma coletânea de três histórias, chamada "Os Infortúnios de Deirdre", cujos subtítulos são "O Nascimento de Deirdre", "Naisi das Três Cores" e "A Perfídia do Grande Rei", respectivamente.

Cibeli 28/05/2013

Mitologia Celta
Perfeito!

O escritor conduz o leitor de forma agradavel com detalhes informando, sempre que se faz necessario, aquilo que fica duvidoso ou que falhou na hora de ser traduzido para nossa linguagem.

Um mundo encantador repleto de nomes e simbologias que conhecemos como parte de diversas culturas.
Mário Jorge 08/06/2013minha estante
Já li alguns outros livros dessa série e em todos eles o autor acaba abusando de uma linguagem mais informal, o que fica meio estranho se tratando de histórias tão antigas. O mesmo acontece nesse livro?

Cibeli 11/06/2013minha estante
Olá Mário Jorge acontece sim, mas não acho estranho se tratando de histórias que eram transmitidas no "boca a boca". Você entende o que quero dizer? Antigamente para repassar uma história bastava ouvir o que seus pais contavam, ou um estranho que viajava. Isso me faz ter a impressão de estar em volta de um fogueira ouvindo o conto da boca de alguém direto do passado.

Prof Kaique 05/07/2014minha estante
o autor não é estrangeiro, ele quis mesmo deixar num tom meio prático e engraçado de se ler, na minha humilde opinião isso acaba destruindo um pouco as verdadeiras histórias mitológicas