Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Salim 01/12/2023

Crítica velada
Crítica velada à ditadura, a obra apresenta também toques de realismo mágico, camuflando o elemento político contido ao longo de toda a narrativa.

A primeira parte é mais séria, porém necessária, ficando mais leve e divertida na segunda parte, sem nunca perder a profundidade.

Gostei demais e recomendo, fazendo a ressalva de que, se o leitor conhecer melhor a história política do Brasil, vai extrair mais do romance.

ciliane.ogg 28/03/2023

Uma leitura bem humorada de um Brasil deixando de ser agrário, onde a maioria da população era campesina, para se transformar em um país urbano, com novas ideias, valores.
Vemos em Antares tudo isso sendo descrito, como os donos do poder agem e o sofrimento ( bem como uma humanidade maior) entre os pobres.
Divertido, com uma leitura fluída e fácil.

roberta | @robertabooks 10/05/2022

QUE LIVRO BÃO
Já começo dizendo que esse se tornou, de longe, o melhor livro brasileiro que eu já li na minha vida, e duvido que algum outro irá ocupar esse cargo tão cedo. Sério, QUE LIVRO!

Uma pacata cidade no interior gaúcho sofre uma greve geral e 07 pessoas, de camadas sociais e econômicas diferentes, ficam insepultas. Indignados com a situação, os 07 mortos voltam do além para exigir que o enterro ocorra ou irão espalhar para toda a cidade todos os podres que sabem de todas as pessoas possíveis.

Só essa breve sinopse já foi o suficiente para me atiçar a curiosidade, mas eu não esperava que o livro fosse ser simplesmente MARAVILHOSO!

Ele é dividido em duas partes. Na primeira temos todo o contexto histórico, político, social e econômico da cidade desde a situação criação, bem como sua relação com o Brasil do final do século XIX até os anos 1960. Pode parecer que será tedioso, mas não é. É uma parte densa, cheia de detalhes, mas é surpreendente, de modo que vemos como não avançamos tanto assim na história.

Na segunda parte, temos o incidente em si, seu desenrolar e suas consequências - no pule a primeira parte, ela é super importante para entender todo o incidente, as histórias de segundo plano, os personagens principais e outros que são citados.

O livro todo tem um tom irônico e sarcástico que é maravilhoso de acompanhar. Tem uma escrita tranquila, mesmo que em alguns momentos seja necessário pensar um pouco além para entender o que foi dito.

Na parte do incidente mesmo, fica difícil de largar. Sabe quando tem aquele barraco na vizinhança e todos saem para a rua para ver o que tá acontecendo e ficam tomando partido? Torcendo para sair mais tretas de onde veio essa? Querendo saber mais fofocas da vida dos outros? É esse o sentimento durante toda essa segunda parte.

Enfim, leiam. Não tenham medo do estilo de escrita, nem da densidade do livro, pois ele vale a pena.

ana 01/08/2022

Simplesmente fantástico, épico, grandioso, um primor!
Ah como me deleitei dessa leitura, ela me acompanhou durante mais de um mês, demorei para termina-lo não sei para absorver tudo que a leitura me oferecia, ou para evitar me despedir logo! eu já fui com altas expectativas, e mesmo assim me surpreendi, quando parei de pensar e esperar o incidente e foquei em aproveitar as explicações da primeira parte, eu comecei a me apaixonar pela escrita do Erico.
Leiam, entendam que pode ser meio lento, não vão com sede ao pote, aproveitem o caminho, toda a jornada, dedica-se em conhecer todas aquelas pessoas de Antares.
Sem duvida um favorito da vida.

Emerson 12/09/2021

Incidente em Antares é um livro divertido, bem humorado, que traz um acontecimento inesperado em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O livro todo é muito bem escrito e muito bem embasado historicamente também, ja que acompanhamos não só a historia da cidade, mas também alguns momentos importantes da historia geral do Brasil! A única coisa que me fez demorar um pouco pra lê-lo e tirar essa meia estrela foi a maneira como algumas partes da narrativa são um pouco cansativas, especialmente da primeira parte que conta a historia de Antares! Ademais, gostei bastamte e como foi meu primeiro contato com Erico Veríssimo, me deixou curioso pra ler outras obras do autor.

gio 11/01/2023

Esse livro é uma crítica a sociedade brasileira, muito bem feita, aprofundada e que não deixa de ser real na atualidade. Mas ele também é divertido, engraçado, uma sátira.

Quando eu li a sinopse desse livro pela primeira vez já fiquei morrendo de vontade de ler, por se tratar de uma história tão inusitada. Me surpreendi por só chegar nela quase na metade do livro kkkkkkkkkkk mas tudo bem, valeu muito a pena.

Como eu amo a literatura nacional!

Marcela.Alessandra 22/10/2022

Nossa que livrão. Erico Veríssimo era um gênio, só um gênio como poucos, sabe misturar, história, política, crítica social e realismo mágico sem se tornar uma leitura chata e parada. Já tinha visto a adaptação quando era criança, mas o livro consegue nos aprofundar ainda mais na história pq explica o contexto histórico do que estava ocorrendo no Brasil não focando só no incidente que diga de passagem só enriqueceu ainda mais com os mortos jogando toda a merda no ventilador em busca dos seus direitos de serem enterrados dignamente como qualquer um.

Mu 20/02/2010

Sem dúvida um ótimo livro!
Adoro autores(principalmente os clássicos e consagrados) que nos transmitem sua cultura sem nos fazer quebrar a cabeça com palavras absurdas, situações chatas e excesso de eruditismo, mas Erico Verissimo realmente me surpreendeu. Eu achei que seria uma leitura chata e dificil, mas eu me prendi a história do início ao fim!
Mesmo na primeira parte do livro, que é uma ótima aula de história política do Brasil, eu me empenhei na leitura e nunca ia imaginar o que me aguardava na segunfda parte do livro.
Uma mistura de romance político e fantástico! Recomendo a todos!^^

Francieli.Tonello 22/01/2013

Só reforçou meu aprecio pelas obras do Érico Veríssimo. Mesmo gostando muito do autor, fazia alguns anos que eu não lia nada dele, mas hoje, com um olhar um pouco mais maduro com relação à literatura, não posso deixar de afirmar que o Veríssimo é um autor completo, à frente do seu tempo. Não teve um livro, inclusive “Incidentes em Antares”, que por algum momento eu pensasse em desistir de ler, muito pelo contrário, a história te prende, e você não vê a hora de chegar ao final para descobrir o que vai acontecer.
Bem, em “Incidente em Antares” tem zumbis, tem história política nacional e rio-grandense, tem poema do Quintana, tem uma passagem em que um personagem apresenta opinião, “não muito simpática”, sobre o próprio Érico Veríssimo. É um livro muito bom.

tilito 03/11/2022

Incidente em Antares é uma obra crua sobre a história e realidade brasileira. Apesar de o seu foco ser uma análise impressionante sobre a ditadura, a história se inicia desde os distantes tempos de formação do Rio Grande do Sul.

Foi uma das coisas que mais gostei na história, aliás, porque apesar de ser longo, foi uma descrição tão calma e precisa para construir toda a identidade da cidade de Antares.

A parte 2, que trata realmente do incidente, se torna genial justamente por toda essa base criada desde o começo. Conseguimos sentir a hipocrisia e a comicidade brasileira no seu maior caos. Sem contar que a ideia do Érico de fazer defuntos das diversas classes da cidade resolverem pendências e causarem o caos foi muito divertido e genial.

É interessante essa ideia que o Érico quis passar sobre a história brasileira desaguando na ditadura militar, de que cada vez mais somos governados pelos mortos, refletido no caos que os defuntos causam.

Mas, apesar disso, a história se tornou muito cansativa, principalmente na segunda parte. Érico Veríssimo é ótimo nas descrições, ele sabe muito bem pormenorizar cenas em detalhes incríveis, mas também senti que passou do limite contando cada detalhe da história por todos os ângulos. No final eu já tinha perdido totalmente o interesse pela história.

Icaro 17/01/2023

Me interessei pelo livro graças ao tweet famoso que cita o acontecimento principal do livro: a volta dos mortos para expôr os moradores da pequena cidade de Antares.

Mas a história começa muito antes disso, na verdade. Começa com antes de Antares se chamar assim, começa com o Coronel Vacariano sendo o líder da região, entrando em disputa com os Campolargo (uma família rica que chega na cidade), disputa por poder, política, um estudo sociológico polêmico, política, tramas familiares, política... A parte central da história se passa durante a ditadura militar do Brasil (1964), pontos de vistas diferentes e até a disputa esquerda x direita.

Não tenho muito o que falar desse livro, porque ele é complexo demais pra ser resumido. Mas ao contrário da sinopse, ele não fala só da volta dos mortos, isso não é o assunto principal.
Esse livro fala muito sobre a política em um dos momentos históricos mais difíceis no nosso país, e apesar de ter sido publicado no século passado, podemos ver como ele ainda reflete o momento presente e como isso é preocupante.

Gostei, interessante, mas não é um livro pra lazer.

BJ Gaby 19/02/2022

Antares
Incidente em Antares foi um livro complicado de ler, a escrita é bem diferente das que estou acostumada, mas já esperava isso por ser um livro do Erico Veríssimo. O livro é dividido em duas partes, a segunda sendo a do Incidente em si, que achei muito boa. Já a primeira, que é contando a história de Antares, achei um pouco confusa umas partes, por ter muitos personagens passageiros. Fiquei muito impressionada com a violência em muitas partes do livro, principalmente no início, mas é essencial para a história. Gostei do livro, porém não é meu gênero favorito no momento, espero poder ler ele daqui uns anos com outros olhos.

leticiavianac 25/01/2023

como pode 7 defuntos causarem tanto rebuliço numa cidade. ri e chorei entre uma página e outra, Erico Veríssimo simplesmente genial

Andrea 18/01/2023

Incidente em Antares
Erico Verissimo novamente fantástico. Nessa obra se conhece o poder coronelista da pequena cidade de Antares, e seu famoso incidente em sua história mais recente: uma greve onde até os coveiros pararam de trabalhar. E no primeiro dia da greve, sete mortos ficaram sem sepultamento. O resultado? BARRACO com lavação de muita roupa suja, envolvendo os mortos que apenas queriam a dignidade de serem enterrados. Uma leitura envolvente do início ao fim, onde muitos aspectos sociais e históricos são abordados!

Felipe 23/04/2019

Curioso
Preciso dizer que salvei esse livro de uma caçamba de material de construção; não sei se algum dia teria comprado. Mas, tendo entrado assim na minha vida, decidi ler. E gostei! Erico conta a história de Antares, primeiramente sua formação histórica - como tantas outras cidadelas interioranas - e depois o andamento do "incidente" em si. Uma forte crítica à sociedade coronelista, corrupta, ditatorial, mandatária, xenófoba, dentre tantas outras, dessas cidadelas interioranas. Me ajudou bastante a ver "o outro lado", o lado popular, a pensar no social, a pensar no povo. Toques de humor existem aos montes, mas todos eles bem sutis. É uma crítica também ao "nada muda" da vida, à indiferença frente às injustiças, às mazelas dos líderes políticos e dos maus funcionários diversos. "Que é o povo? Um monstro com muitas cabeças, mas sem miolos. E esse "bicho" tem memória curta". Falas como essas fazem parte das críticas do autor. Uma frase que gostei muito é a que diz "Comunista é o pseudônimo que os conservadores, os conformistas e os saudosistas do fascismo inventaram para designar simplisticamente todo o sujeito que clama e luta por justiça social". Fantástica a fala do Padre que sugere ao Delegado que prenda Jesus, se este reencarnasse, visto que suas "ideias" são subversivas. Termino com outra fala fantástica: "Às vezes neste mundo é preciso mais coragem para continuar vivendo do que para morrer".