Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Vitor 18/01/2009

O humor sutil e crítico presente no livro e a descrição da sociedade e do tenentismo foram as características mais marcantes do livro, na minha opinião. É uma pena listarem esse livro para vestibular, já que ler um livro apenas para uma prova é uma sacanagem com o escritor!
Abraços

Jane Lara 16/01/2009

Fantástico!

Veríssimo é deemais!

Lara 16/12/2009

A primeira parte é exaustiva: cheia de coisas desnecessárias para a construção da história, excesso de detalhamento histórico, é entediante e me fez querer pular pela janela. A segunda parte, ao contrário, se desenrola mais rapidamente e faz o livro valer a pena; porém ainda tem partes muito enroladas e repetitivas. E nem tente se lembrar do nome de todas as personagens.

Egídio Pizarro 23/05/2011

Sensacional
A sutileza da crítica que Erico Verissimo faz à sociedade mesquinha e "de fachada" é incrível.

De minha parte, destaco as passagens dos personagens mais simples do enredo, Erotildes e Pudim. Impossível não ficar emocionado.

Mu 20/02/2010

Sem dúvida um ótimo livro!
Adoro autores(principalmente os clássicos e consagrados) que nos transmitem sua cultura sem nos fazer quebrar a cabeça com palavras absurdas, situações chatas e excesso de eruditismo, mas Erico Verissimo realmente me surpreendeu. Eu achei que seria uma leitura chata e dificil, mas eu me prendi a história do início ao fim!
Mesmo na primeira parte do livro, que é uma ótima aula de história política do Brasil, eu me empenhei na leitura e nunca ia imaginar o que me aguardava na segunfda parte do livro.
Uma mistura de romance político e fantástico! Recomendo a todos!^^

Celia 01/07/2012

Incidente em Antares
Sabe quando perguntam pra você se você gosta de literatura brasileira antes de recomendarem um livro? Bem, esse aqui é Literatura e ponto. Um dos grandes livros da literatura, e o meu favorito de meu escritor brasileiro preferido.
Conta a história do nascimento da fictícia Antares, na fronteira do Brasil, no Rio Grande do Sul. Já foi minissérie da globo, mas não é isso que o recomenda. É um livro surrealista, seguindo a linha de "Cem Anos de Solidão", e uma crítica feroz à sociedade.
Érico Veríssimo é um escritor envolvente e um crítico bem informado e a história é uma delícia. A primeira parte conta a história da formação da cidade e dos desdobramentos políticos enquanto que a segunda narra a história de sete mortos, que no dia 13 de dezembro (uma sexta sim) não são sepultados devido a uma greve de trabalhadores e decidem se levantar de seus caixões e exigir o próprio sepultamento. Pode ler, é diversão garantida e muito em que pensar depois.

Guilherme.Werlang 30/05/2024

Simplesmente incrível. Como gosto de História, fiquei encatado com a "história" de Antares, mesmo que seja de ficção. Muito boa a construção dos personagens.

Adorei também a crítica da sociedade conservadora. Me impressiona que o Érico Veríssimo escreveu esse livro em plena ditadura militar (fico curioso em como passou pela censura).

Tais 24/01/2012

Um livro definitivamente original
Érico Veríssimo foi muito feliz ao escrever aqui a revolta que acontece na segunda parte do livro.
A primeira parte é dedicada à Históra e aos eventos que levam à segunda parte do livro e necessita de um pouco mais de paciência.
No entanto, ultrapassada esta, os acontecimentos da segunda parte superam as expectativas e são cheios de originalidades e surpresas.

Victória 28/01/2012

Primeira parte monótona e política. Segunda parte boa mas ainda cansativa.

Francieli.Tonello 22/01/2013

Só reforçou meu aprecio pelas obras do Érico Veríssimo. Mesmo gostando muito do autor, fazia alguns anos que eu não lia nada dele, mas hoje, com um olhar um pouco mais maduro com relação à literatura, não posso deixar de afirmar que o Veríssimo é um autor completo, à frente do seu tempo. Não teve um livro, inclusive “Incidentes em Antares”, que por algum momento eu pensasse em desistir de ler, muito pelo contrário, a história te prende, e você não vê a hora de chegar ao final para descobrir o que vai acontecer.
Bem, em “Incidente em Antares” tem zumbis, tem história política nacional e rio-grandense, tem poema do Quintana, tem uma passagem em que um personagem apresenta opinião, “não muito simpática”, sobre o próprio Érico Veríssimo. É um livro muito bom.

jmrainho 22/02/2012

Editora Globo 12a. Edição
Biblioteca PG

Último livro escrito por Veríssimo em 1971. Seguindo um estílo que repete em outras obras, ele começa com uma linha de enredo de pois vira completamente o livro, beirando para o sobrenatural.

Inicia contando a saga de duas famílias rivais, os Campolargo e os Vacarianos. Depois de muitas mortes de ambos os lados, dividem o coronelismo na região.

Retrata uma fictícia cidade na fronteira do RS, Antares, na região das missões do rio Uruguai. O texto coloca os personagens em paralelo com fatos da história do Brasil. Se inicia no final do século 19, a Guerra contra o Paraguai a abolição da escravatura, o presidente Pinheiro Machado, a primeira Guerra Mundial,Getúlio Vargas, Juscelino, Jânio, João Goulart.. o livro termina pouco antes do golpe militar.

Mas é no meio do livro que a história vira. Sete mortos rondam a cidade com os corpor putrefatos, protestando pelo não sepultamento - devido a uma greve geral na cidade. O mortos caguetam os devios morais, éticos, econômicos e políticos das lideranças da cidade.

Depois de sepultados, os pilantras de sempre contam com o esquecimento do brasileiro....

Rita Nunes 19/04/2012

A primeira parte é bastante cansativa. A segunda é excelente!

Gisele 11/07/2012

Irônico e divertido. Nem parece que é tão longo.
A primeira parte do livro narra a rivalidade entre dois coroneis de Antares, e é bastante longa. Veríssimo escreve de um jeito muito irônico e divertido de ler, então foi o que me motivou a continuar até que o incidente realmente começasse. O absurdo da situação me parece uma alegoria dos absurdos políticos com os quais ninguém se importa. O mais irônico é que, enquanto há sete defuntos apodrecendo no coreto da praça, as altas damas da sociedade ainda se preocupam com o decoro e com as futilidades da vida. Me lembrou muito uns contos do Alberto Moravia: em um deles uma burguesa insiste em criar um crocodilo dentro de casa só porque é a última moda. Como o romance do Veríssimo é bastante longo, essa espécie de crítica social e política é muito melhor trabalhada, com muitos personagens, cada um evidenciando um lado da mesquinhez da alta sociedade. Ao final do livro, ficamos mais abismados com a hipocrisia dos vivos do que com o mau cheiro dos mortos. Enfim, é um livro ao mesmo tempo reflexivo e divertido do começo ao fim.

Gabii 23/12/2012

Um livro e tanto de um autor e tanto, “Incidente em Antares” tem componentes que agradam a todos os gostos: desde humor, até fatos macabros sem esquecer é claro da critica a sociedades, economia e política.
A primeira metade do livro trata praticamente só da formação da cidade fictícia de Antares, das famílias que ali habitam e das pendengas que rolam entre elas, já depois a história passa por uma mudança um tanto macabra, uma vez que em uma fatídica sexta-feira 13, alguns mortos resolvem dar uma passeada e rever os amados – ou não – amigos e familiares.
O livro é bem interessante e muito engraçado, eu recomendo.

Visitem:
Curtam também: