A Senhora das Velas Walcyr Carrasco

Resenhas - A Senhora das Velas

Calixto2 07/02/2024

O livro me cativou muito do começo até mais um pouco da metade, tive sensações e reflexões a certa de todo enredo e para além dele. o personagem é alguém que eu com toda certeza queria dar um abraço desde o começo, desde antes de saber tudo que viria acontecer. a simplicidade, como ele gostava de sentir o cheiro das coisas, a forma como necessitava de afeito, contato físico com os teus, é algo extremamente lindo. os diálogos existentes também são como ele, simples mais incríveis.
não sei o que aconteceu, mas quanto mais ia chegando pro final eu ia perdendo o interesse, sustentei ler até o final pela curiosidade, e pelo afeto que criei no personagem.
por fim, é uma história muito bonita e rápida de se ler.

Lud 10/01/2024

Estava curiosa pra ler um livro do Walcyr, já que ele escreve novelas tão boas e não conhecia esse outro lado da escrita dele. Eu gostei do livro, mas tem algumas coisas que me incomodaram na história. Primeiro que eu sentia a intervenção do autor explicando várias coisas que não havia necessidade de explicar, fica meio didático. O final, por exemplo, poderia ter encerrado um parágrafo antes. Quando fica didático assim me incomoda porque parece que ele duvida da capacidade dos leitores de lerem nas entrelinhas, de subentenderem as coisas, nem tudo precisa vir mastigado. Também esperava que o elemento fantástico da senhora das velas fosse envolver mais da trama, acabou que toma poucas páginas do livro e isso me frustrou um pouco. No entanto, ainda foi uma leitura boa, é um livro curto, dá pra ler rapidinho e eu fiquei curiosa para saber no que ia dar a busca do nosso protagonista.

Jessica 05/11/2023

A Senhora das Velas
Eu queria ler esse livro há muitos anos e ele estava sempre esgotado, entrei em contato até com a editora, mas nada de novas edições. Comecei a procurar em sebos, mas por ser um livro relativamente novo, é muito difícil de encontrar. Mas eu não desisti. Sempre procurando por ele.
No começo desse ano achei ele num sebo e não tive dúvidas, na hora eu comprei. Eu não sabia nem a sinopse do livro. Porque eu queria tanto? Pelo simples fato de eu gostar e ser fã dos livros do Walcyr Carrasco, sem dúvidas, meu escritor nacional favorito.
O livro chegou e ficou lá, guardadinho na minha estante. Eis que na semana passada o falecimento do ator Matthew Perry me trouxe muitas reflexão e uma delas foi: não deixar pra amanhã o livro que posso ler hoje. Olhei pra minha estante e pensei: "qual é o livro que eu mais tenho vontade de ler?" E ele veio a minha mente, um livro que eu não sabia nem a sinopse. Isso é tão raro pra mim. Peguei o livro e comecei a ler, e ele fala justamente sobre a vida e a morte. Exatamente o que eu precisava. No momento que eu precisava. E é isso que é leitura: conforto nos momentos que precisamos. Obrigada Walcyr pela história do Felipe em busca da Senhora das Velas, a espera valeu a pena!

Falcatruas 06/05/2023

Sobre A Senhora Das Velas
Parece uma novela das 5, história previsível, porém muito romantizada e exagerada, com personagens cheios de nacionalidades, um livro que serve mais como passatempo, uma leitura de final de dia, enquanto toma um cafezin

AlineArj 20/03/2022

Um livro lindo
Este livro marcou a minha infância. Conheci a história a primeira vez através da minha professora do quarto ano do fundamental, todos os dias antes da aula ela lia um capítulo para a sala. Anos se passaram e eu nunca esqueci esse livro, comprei e novamente me veio aquela sensação boa que eu sentia quando era menor, uma vibe de pãozinho com manteiga no fim da tarde. Hoje não tenho mais ele, mas sei que não poderia estar em mãos melhores.

lu 01/10/2021

Memória de infância
Uma professora leu este livro pra minha sala quando estávamos no 5º ano, realmente um livro que marcou toda minha vida! Adoro o Walcir Carrasco e com certeza essa é uma das melhores obras dele! ;)

Yasmin.Streit 26/07/2020

O livro conta uma história linda! Faz alguns anos que li esse livro e hoje estava pensando nele, em como me fez chorar de emoção, vibrar e torcer para que tudo desse certo com o personagem principal.
Podemos tirar grandes lições desse livro, não importa a idade do leitor.

Edilene 05/02/2020

null
Linda história que traz um pouco de tudo o que faz um livro ser bom.

Letes 16/10/2018

Um livro maravilhosoo
Livro: A Senhora das Velas; Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Editora Ar ; Páginas: 159; Início/Fim : 01/10 – 07/10

Finalizada a leitura.
A leitura é leve e de fácil compreensão, neste livro tem muitas referências do que eu já assisti na vida: Pedro Malasartes, o personagem João de Aventuras de Pollyana, o livro da Pollyana que ainda não li. O livro aborda temas como: a família, amizade, amor.

Felipe um garoto, humilde, vive no pequeno sítio com seu pai e sua avó.
Um dia sonhou, com um rapaz com asas nos calcanhares e uma estranha mulher de olhos amendoados que assoprou as duas velas. Ao acordar, ele acreditou que foi apenas um sonho, mas sem entender sentia um aperto no coração que algo de ruim estava para acontecer. Encontrou sua avó e lhe deu muito carinho e por parte dela retribuiu este singelo gesto, só seu pai não estava em casa.
No outro dia seu pai e sua avó, arrumou o caminhão e o menino foi com eles, parou no lugar de costume e o Felipe foi de pé até chegar na escola.
Na escola o Felipe recebeu uma triste notícia sobre o falecimento de seu pai e de sua avó (Não é spoiler) e recordou de seu sonho e da estranha mulher de olhos amendoados, lembrou que ela assoprou as duas velas.
Sem ninguém no mundo ele vai atrás de uma prima amargurada, ele sai do interior e vai para cidade grande para procurar está prima que era a única pessoa que existia da família dele.
A avó contava uma estória para o Felipe de que todas as vidas do mundo era guardada por uma senhora e cada vida era uma vela. E a chama da vela quando estava acesa representava que a vida nasceu que ela seguia e em uma determinada época a senhora chegava e apagava as velas.
Ele encontrou uma senhora na rua e pede comida para ele e ele tinha único pedaço de pão e resolveu dividir seu pão com a senhora. Ela se virou para ele e disse: Continua a sua busca pela sua prima e você vai conseguir muito além do que imagina e começa a aventura de Felipe. Será que essa prima vai aceitar ele?

Frases:

- Lembrou se de que seu pai sempre dizia: “Quando tiver de fazer alguma coisa importante, não tenha pressa. Descanse a cabeça.” Pg 60

✏️ Para mudar de vida, era preciso coragem. Mas ser forte não significava esquecer a ternura. Pg 66

✏️Foi sua primeira lição. Não se pode julgar pelas aparências. Um gesto de bondade sempre germina, como a semente plantada em terra boa vira árvore. Pg.74

✏️Existe algo mágico no universo. Se você estiver preparado para realizar seu sonho, o sonho virá até você – E continuou: - É assim com os livros. Quando precisamos de um livro, ele chega até as nossas mãos. Basta prestar atenção. pg.137

✏️O amor é como uma chama que brilha mais forte à medida que aprendemos a abrir nosso coração.

Lição que aprendi com este livro:

-📝Não devemos confiar em desconhecidos como: Não converse com ninguém, não acredite em sorrisos.

- 📝Devemos confiar no nosso coração ou na intuição, muitas vezes na vida, enfrentamos problemas por não ouvir o coração na hora que ele fala.

- 📝O coração sempre fala, sempre indica o caminho certo. Mas a maior parte do tempo as pessoas se fazem de surdas, pensam que sabem sem saber.

Ps: A prima de Felipe lembra muito a tia da Pollyana.

#recomendoestelivro

Joao 31/10/2017

Mensagem de reflexão para a vida.
Esse livro é realmente muito bom, trás uma mensagem boa para o leitor.

Yasmin1677 17/10/2017

Fácil e Leve
A senhora das velas, de Walcyr Carrasco, é um livro gostoso de ler com uma mensagem bem bonita por trás. Li este livro quando tinha uns 12/13 anos e foi muito tranquilo. Acredito que seja uma boa pedida para crianças que já leiam mais que coisas demasiadamente infantis (como Diário de um Banana e cia). Não acho que possa ser considerado um grande nome da literatura, mas é bom.

Rosele 06/09/2015

Leitura rápida e fácil
Para aqueles que desejam ler um livro leve e rápido, a história é simples e trás algumas lições de vida mas esperava um final um pouco diferente. O drama do personagem principal te envolve emocionalmente em alguns momentos mas falta alguma coisa no final do enredo.

Bianca Martins 02/09/2013

Um livro bom.
A história começa envolvente, com uma leitura fácil e personagens tocantes.
Infelizmente, pouco depois da metade a história começa a esfriar e tomar um ritmo mais lento, muita fábula (gosto de fábulas, mas esta não me agradou muito).
As falas das últimas páginas são extremamente clichês. Deixou o livro com uma cara de "Disney barata".
Fiquei esperando o acerto de contas do Felipe com a sua cidade natal e com aqueles que lhe fizeram mal e bem. Não aconteceu.

Um começo tão gostoso e emocionante, para um final tão chocho.
Esperava mais.
Mas de qualquer maneira foi um livro bom.

Ana Carolina 25/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
A Senhora das Velas é um dos livros mais emocionantes de Walcyr Carrasco. Ao acompanhar Felipe em sua trajetória, percebemos o amadurecimento do menino, aprendemos junto com as lições de vida que ele recebe e refletimos sobre a nossa existência. Apesar da história delicada e semelhante a uma fábula infantil, o livro nos impressiona com sua reflexão acerca da vida. Recomendo à todas as idades!

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2013/07/a-senhora-das-velas-walcyr-carrasco.html

Danny 29/12/2012

A Senhora das Velas
Para mim decepcionante, já que a premissa era interessante e acabou decaindo durante o decorrer do enredo.