Em algum lugar do Paraíso

Em algum lugar do Paraíso Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Em algum lugar do Paraíso

RoKombatente 17/04/2021

Veríssimo é sempre ótimo.
Diversas crônicas bem humoradas falando sobre coisas da vida.

Renata CCS 21/01/2013

No paraíso com Veríssimo!
Luis Fernando Veríssimo é um escritor completo: escreve de quadrinhos a romances, mas é como cronista que ele virou o meu amor quando era ainda adolescente (aliás, tive a oportunidade de me declarar... foi um dia inesquecível! rs). EM ALGUM LUGAR DO PARAÍSO é difícil de resenhar porque é um livro de crônicas e, novamente, é o cotidiano que está em análise: são personagens comuns em situações hilárias, inusitadas. Suas construções são simples, certeiras e marcantes. O autor sempre dá conta de tratar temas corriqueiros e ao mesmo tempo, consegue fazer profundas indagações da condição humana como a morte, o amor e a velhice. É preciso chamar a atenção para a sensação deliciosa que a leitura das crônicas causa e fazer uma pausa para contemplar as deliciosas palavras deste escritor! Algumas crônicas nos levam às gargalhadas, outras nos tiram sorrisos leves, mas todas nos levam a reflexão, e é este equilíbrio que eu mais gosto no Veríssimo, essa forma atrevida e até mesmo “escrachada” que ele usa em suas narrativas. Para quem ainda não o conhece e para os já apaixonados, recomendo a leitura. Veríssimo está ótimo como sempre!

Lodir 28/02/2012

Ótimo!
O mais novo livro de Verissimo, “Em Algum Lugar Do Paraíso”, trata-se de uma compilação de crônicas e contos publicados em vários jornais de todo o país nos últimos anos. É uma obra com textos inéditos até então no formato livro, que chega na onda de relançamentos de sua obra pela editora Objetiva, integrando uma versão organizada e editada, assim como um novo design.

De tal modo como os livros anteriores, então, “Em Algum Lugar Do Paraíso” traz uma amostra do que há de melhor em Verissimo: textos leves, curtos e bem-humorados sobre qualquer tema, com uma variação tão grande que leva o leitor a viajar por diversos assuntos em poucas páginas, sempre de uma forma prazerosa. Há crônicas de cunho filosófico, como a que abre o livro e dá título a ele, e reflete sobre o papel de Adão e Eva no paraíso. Segue-se uma excelente crônica sobre o tempo e a maneira como ele é percebido pelo homem ao longo da vida, realmente uma das melhores da obra. Depois, então, temos diversas coisas. Há, claro, alguns contos na mesma linha relação/cotidiano homem/mulher, e o humor sarcástico e inteligente de Veríssimo está presente como sempre em tudo.

“Em Algum Lugar...” é um livro que se assemelha a alguns dos melhores do autor, como “Comédias Para Se Ler Na Escola” e “As Mentiras Que Os Homens Contam”. É um lançamento superior a “Ed Mort”, que chegou às prateleiras ao mesmo tempo. É, sobretudo, uma leitura gostosa, que fará suas 190 páginas passarem voando, fazendo o leitor desejar que o livro não termine tão cedo.
Leandro 19/08/2012minha estante
Ótima resenha. Muito bem escrita. Parabéns!

Fernando 03/05/2020

LF Veríssimo é um presente para a humanidade. Sua escrita é autêntica e sabe muito bem como encantar e cativar o leitor.

Sakaniwa 21/09/2014

ótimo!
O livro é todo em contos curtos de no máximo 3 páginas, fazendo a leitura ser bem sossegada. Além de curtos, são descontraídos e ao terminar um você quer logo ler o próximo. Devorei o livro: li em 3 dias e meio e durante esse período passava meu tempo livre curiosa pelo próximo conto com o livro em mãos. O levava onde quer que fosse e não vejo que tipo de pessoa não gostaria de lê-lo. Não recomendo ler em lugares públicos se não quiser ser vista(o) como estranha(o) pelas pessoas, o livro tira risos altos e involuntários. Emprestei para uma amiga e ela está louca pra ter na estante dela. Recomendo pra qualquer um!

Valeria 25/09/2012minha estante
São historias deliciosas.Adorei.

eglair 22/02/2013

Ironia e bom humor
Com muito humor, situações engraçadas e ao tempo reflexivas, esse livro é uma delícia. Uma ótima opção para ser intercalada com outros títulos mais densos.

Muito longe de ser uma leitura simplista, e sim com o tom mágico da simplicidade, “Em algum lugar do paraíso”, reuni 41 crônicas de Verissimo, a maioria delas publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

Eu acabei o livro e pensei: é uma leitura perfeita para um Domingo; dia onde o olhar irônico sobre as limitações humanas e situações do cotidiano estão em maior evidencia.

A crônica que dá nome ao livro, é simplesmente sensacional. Outra que gostei muito foi “O olhar da truta”, onde um homem hesita ao ter que escolher qual truta será o seu jantar, evitando ao máximo a responsabilidade dessa decisão.

Outras histórias que valem a pena destacar são: Microfone escondido, Suflê de queijo, Em Cafarnaum, A estrategista, O aniversariante, Liberdades e Entra Godot.

Foram realmente momentos felizes e agradáveis com boas risadas. Além disso, o livro tem um projeto gráfico super interessante. O título e introdução de cada crônica começam numa página preta e depois continuam na página seguinte de maneira convencional. Isso deu uma intervalo visual e um “respiro” na leitura e fez com que cada história tenha uma entrada teatral.

Fla 26/04/2022

Leve e divertido
Luís Fernando Veríssimo tem um humor leve em crônicas curtas e surpreendentes. Leitura rápida e descontraída.

julia.cout 11/10/2021

começa bem e termina mais ou menos
Começa com uns assuntos filosóficos reflexivos, mas na metade fica sem sentido, só divagação aleatória de coisas do cotidiano.

esparramalho 22/01/2021

Divertido e necessário
A forma como Verissimo trata as situações é cômica e pertinente, muitas vezes repleta de sarcasmo e metáforas, nos fazendo pensar sobre a vida, suas fases e suas pragas.

Paulinha - @ladaminhaestante 22/02/2020

Crônicas do dia a dia
O livro conta com crônicas que podemos muito bem vivenciar no dia a dia, em nossas vidas ou até mesmo observarmos nas vidas de nossos próximos.

São textos curtos mas com conteúdo, sem muitos floreios, de rápida leitura e fácil entendimento.

Neles encontramos histórias breves sobre amor, ou o fim dele, sobre medos, inseguranças, dúvidas, confusões, vida e morte, certo e errado. Tudo com humor na dose certa, exatamente onde devem estar.

Uma leitura muito prazerosa.

Mari 23/08/2020

Bom livro
Gosto muito das crônicas do Veríssimo. São de um humor leve e sutil.

Um bom livro.

Elis 04/02/2022

Engraçado
Primeiro livro do Luiz Fernando Veríssimo que li e achei muitoooo bom. São contos com plost twits interessantes e alguns te fazem dar altas gargalhadas. Recomendo a todos!

Iury 02/11/2021

A essência de Luís Fernando Veríssimo está muito bem representada nesse livro.
A seleção de contos revela toda a genialidade do autor que combina bom humor com sua simplicidade característica.
A edição do livro também merece elogios pela qualidade das páginas e o modo como foi feita a divisão dos contos.