Luminoso

Luminoso Alyson Noël

Resenhas - Luminoso

1 | 2 | 3 | 4

Ricardo 03/02/2014

Riley Bloom aprendendo o outro lado...
Aos leitores de plantão, mais uma dica de livro bacana, da nova série "Riley Bloom", de Alyson Nöel. "Luminoso", o segundo livro, e as novas aventuras da irmã teimosa de Ever (Série "Os Imortais"), que só arruma confusão, mas continua se saindo bem em suas "encrencas"...

Samira Chasez 07/08/2012

Outra Aventura
Nesse segundo livro da Série Riley Bloom, a nossa queridinha e engraçada Riley nos presenteia com uma nova aventura onde ela terá que desvendar alguns mistérios para conseguir salvar seus amigos. O que era para serem umas férias tranquilas acabou virando uma tarefa que ela não foi designada, mas que acabou aceitando que era seu destino executa-la.

Conforme nota da autora no final do livro, ela se inspirou na rebelião de escravos de 1773 para criar elementos da história. Como a menina Rebecca após uma morte trágica decide se vingar de quem ela considera responsável pela a sua morte e de seu pai. Mas, a Rebecca era uma vitima inocente ao contrario de seu pai que era escravizava as pessoas só que ela não tem conhecimento até o final do livro.

Riley luta para libertar as pessoas que a Rebecca prendeu em seu mundo de dor e sofrimento com a intenção de se vingar, mas para conseguir essa proeza a Riley terá que esquecer a raiva, pois, o mundo de Rebecca se alimenta disso. Mas, levar Rebecca para Aqui e Agora será uma batalha que a Riley travará usando todos tipos de recursos até mesmo Summerland para convencer a Rebecca a fazer a passagem e esquecer todo o sofrimento que passou.

Gostei muito da história, pois, a Riley é maravilhosa ela nos faz rir, se emocionar. Ás vezes sinto pena dela, pois, o maior sono dela era ter 13anos e ela nunca vai poder realizar esse sonho, mas talvez consigo. Porque em Aqui e Agora não tem limite do é se capaz de acontecer.

O livro acaba com ela novamente querendo ver o que esta acontecendo na vida de sua irmã Ever e descobrindo uma maneira de interagir com a irmã mesmo que seja só nos sonhos. Mas, também ela terá que enfrentar no 3° Livro Terra dos Sonhos o Conselho, pois, pode ser punida por desempenhar uma tarefa que não era sua.

Sarah 05/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
ATENÇÃO: Esse é o segundo livro da série Riley Bloom, o primeiro é Radiante. Esse post contém spoilers do primeiro volume.

Riley consegue cumprir com sucesso sua primeira missão, e sai de férias com Buttercup e Bodhi. No meio de uma caminhada, ela se encontra com um cão infernal, e contrariando as ordens de seu guia, o segue. É ai que conhece Rebecca, uma doce menina um pouco mais velha que ela. Entretanto, Rebecca não é o que parece e as coisas se complicam. Poderá Riley ajudar Rebecca e resgatar Bodhi e Buttercup?

Emendei esse livro na leitura do primeiro. Apesar de Riley ainda reclamar um pouco, consegui ver uma pequena melhora na personagem. Mais ambientada à sua tarefa, Riley parece mais a vontade em seu papel. Parabenizada e recompensada pela missão anterior, ela sai com Buttercup e Bodhi em um merecido descanso. Mas a menina não consegue ficar quieta e acaba caindo em uma situação muito perigosa.

Apesar de Rebecca parecer uma menina normal à primeira vista, ela é um espírito que está vagando há muito tempo, perdida em um sentimento de ódio graças às circunstâncias que levaram à sua morte. E junto com ela, estão vários espíritos que foram aprisionados em um ciclo de culpa e sofrimento. Bodhi e Buttercup acabam sendo presos também, e sobra para Riley a missão de tentar consertar tudo.

Gostei bastante desse enredo. Nele conhecemos um pouco mais da história de Bodhi e temos uma visão maior do mundo de Aqui. Riley é muito imprudente e acaba se metendo e envolvendo os outros em uma situação maior do que pensava, e isso não é deixado em branco na série. Mas por outro lado, vemos uma recompensa muito grande.

O livro serve para refletir também, sobre o papel da culpa e do sofrimento em nossas vidas. Essa série, para mim, é muito mais sobre algumas coisas que realmente podemos mudar agora do que a história de uma menina que morreu e descobriu que ainda poderia viver. Continuo recomendando.

site: http://www.sincerando.com/2014/01/luminoso.html

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/09/livro-luminoso-riley-bloom-livro-02.html

Sarah Olivera 03/03/2015

Horroroso. No primeiro livro quando me deparei com a história, fiquei encanta, todo o desenrolar do enredo me envolvia, não deixava eu largar o livro, e o final foi maravilhoso apesar da situação da nossa protagonista, mas esse segundo, não suportei ler nem a metade, terrível, chato, entediante, uma história nada a ver, e minhas expectativas para com esse livro foram assasinadas. Horroroso.

Anderson 07/04/2015

Riley Bloom - Luminoso
Riley esta de ferias depois de ter conseguido fazer com que os meninos radiantes fosse para Aqui e Agora, mas o que ela não esperava é encontrar um cão infernal na praia onde está. Movida pela sua curiosidade e sem ouvir Bodhi que fala que ela não deve se envolver, ela resolve seguir o cão. Quando Bodhi explica que cães infernais são até comuns e que eles normalmente protegem alguma coisa ou alguém, a curiosidade de Riley fala mais alto e ela decide descobrir o que tem na ilha. Riley continua a pentelha teimosa que eu adoro. Claro que essa característica dela combina bastante com “se meter em encrenca”.
Riley, ao tentar desvendar o mistério por trás do cachorro, conhece uma menina-fantasma que é puro mal. Riley se arrepende de ter sido curiosa, mas acaba envolvida quando a menina-fantasma (Rebecca) confina Buttercup e Bodhi em uma bolha de pura raiva e lembranças ruins. Riley, que deve resgatar seus amigos contando com a ajuda de um príncipe/mendigo africano, descobre que ela se meteu numa história de escravidão, sofrimento e muita raiva. Ela decide, então, usar seus talentos para ajudar várias almas presas na terra.
Achei interessante a autora ter incluído uma nota que conta que a parte dos escravos foi baseada em alguns fatos reais, porque essa relação faz com que as pessoas se interessem mais pelos personagens, pelo simples fato de ser possível pesquisar sobre o assunto. A narrativa continua leve e divertida e você consegue lê-lo em apenas uma trade sem pesar. Outro detalhe que eu gostei bastante foi conhecer um pouco mais da vida do Bodhi e ver que ele é igual a todos os adolescentes e tem suas próprias inseguranças e seus próprios remorsos.

site: comandoliterario1.blogspot.com

Platina23 19/06/2015

"A verdadeira libertação, o verdadeiro caminho da liberdade, estava na capacidade de perdoar."
Riley acabou o primeiro livro descobrindo que a cada alma "coletada" ela poderia subir de nível e quem sabe até amadurecer sua aparência, quem sabe para os tão sonhados 13 anos. Mas ela ainda tem um longo caminho e para relaxar depois da missão do Fantasma do Quarto Azul do primeiro livro ela, Bodhi e seu não-tão-fiel cão Buttercup ganham um período de "férias". A pedido de Riley, e sem nenhuma objeção dos meninos, eles vão para o Caribe.

O Caribe, além de ter lindas praias, foi onde os pais de Riley ficaram na Lua de Mel. Tudo estava lindo e ensolarado até Riley ser atacada por um cão espectral, uma espécie de guardiã de lugares assombrados. Assim que o susto passa e Riley descobre isso, ela decide ir atrás dessa assombração e conseguir levá-la para além da ponte( leve em conta que ela ignora completamente as instruções de Bodhi). E a partir daqui a história começa a ficar interessante e sombria por seu leve toque realista.

Riley descobre a fantasma cheia de frufrus e fitas, Rebecca. Seu rosto angelical e seus laços podem enganar a qualquer um, mas Rebecca é um espírito cruel que adora se apossar das piores lembranças e dos medos das pessoas e fazê-las sofrerem apenas por prazer. Por um golpe esperto por parte de Riley ela consegue fugir do encanto de Rebecca, mas Bodhi e Buttercup ficam presos na bolha de dor e sofrimento de Rebecca e cabe apenas a Riley resgatá-los.

Nessa parte iremos conhecer mais um personagem, e bem interessante eu diria: um ex-escravo que se autodenomina príncipe Kanta e ele ira nos dar o tom bem mais sério e pesado do livro a partir de agora.

Ele irá mostrar a escravidão negra nas grandes fazendas de açúcar nas Antilhas e quão parecida, cruel e sanguinária é a história. Alyson coloca bem os termos e torna a leitura possível para adolescentes e crianças, inclusive com uma lição final de perdão e humildade muito bonita, mas quem já é mais crescido consegue se lembrar de filmes como: 12 anos de escravidão ou de novelas como Lado a Lado ou mesmo a atual Babilônia que mostram o preconceito atualmente, muitas vezes ligado a essa cultura enraizada e que precisa ser mudada com urgência!

Esse segundo tem um plano de fundo mais interessante e eu até diria mais próximo ao nosso pela questão da escravidão negra e nossa cultura do "olho por olho". Eu gostei mais desse, porém quase não teve cenas da Riley brigando com o Bodhi como teve no primeiro( são suuuuper legais e engraçadas essas cenas >

site: http://livrosenipon.blogspot.com/2015/06/resenha-luminoso-alyson-noel.html

Paula 13/10/2015

ATENÇÃO: SE VOCÊ AINDA NÃO LEU OS LIVROS ANTERIORES, PODE CONTER ALGUM SPOILER!

Já comentei na resenha anterior qual é minha opinião sobre esta série, então vou tentar não me repetir muito. Após morrer no acidente de carro, Riley foi para o "outro lado" e deu início ao seu trabalho como apanhadora de almas, ao lado do parceiro Bodhi.

Em Radiante, a protagonista descobriu que cada alma que convence a seguir seu curso faz seu "nível" subir, e aumenta um pouco seu brilho. Como seu maior desejo é crescer e ter uma aparência de adolescente, ela acha o fato de amadurecer em algo incrível, e não vê a hora de realizar as próximas missões.

Porém, após apanhar a alma do Fantasma do Quarto Azul, a dupla ganha um período de férias, e viaja para o Caribe. Vou abrir um parêntese aqui, pois essa ideia de "viajar", para quem ainda não leu, pode parecer muito confusa. O que ocorre no universo criado pela Alyson Noël é que, após a morte, viajamos para os mesmos lugares, mas com certa facilidade. Vou deixar vocês descobrirem por conta própria...

Enfim, eles estão lá, curtindo um dia lindo, quando Riley é atacada pelo que chamam de cão espectral, uma criatura que guarda lugares assombrados. E, como a garota é muito teimosa, resolve ir atrás dele para exercer sua função de apanhadora, sem levar em conta as instruções de Bodhi. É assim que a personagem encontra Rebecca, uma menininha fantasma cruel que sente prazer com o sofrimento dos outros. Sem querer, Riley acaba envolvendo Bodhi e Buttercup em uma enrascada, e precisa enfrentar o espírito para resgatá-los.

A história continua fraca, chata, e os protagonistas, para mim, são intragáveis. Porém, a autora realizou um trabalho interessante, trazendo informações sobre a escravidão nas fazendas de açúcar, que tem tudo a ver com a chatinha da Rebecca. A lição que o livro passa no final é muito bonita e tocante, então pontos para a Alyson, que conseguiu agregar um cenário mais interessante para o mundo Riley Bloom! Mesmo assim, mantenho minha opinião de que há muito a melhorar na série.

A Holdford 26/11/2015

Desobediente
Depois de ler o primeiro livro de Riley Bloom de Alyson Noël, não me importei por não ter lido a saga "Imortais" antes, pois Riley me cativou sozinha em seus dramas pós vida e não poderia parar no primeiro livro. Logo, conseguir "Luminoso" se tornou minha meta. O triste é que só o encontrei para comprar por último (até o 4 eu já tinha e nada desse), e minha curiosidade só crescia.

Após a primeira tarefa bem sucedida de Rilley como Apanhadora de Almas, ela ganha a chance de tirar umas "férias". Acredito que a ideia do Conselho na verdade era fazer com que ela e Bodhi se conhecessem melhor e que ele pudesse treiná-la. Mas Riley quer mesmo é manter distância de seu "chefe chato" e vai com Buttercup para uma praia se distrair.

E embora ela devesse se manter longe de confusões, esses planos não se mantém por muito tempo não. Afinal Buttercup e Riley são assustados por um cachorro fantasma em uma praia, que aparece junto com uma espessa névoa, e apesar de Bodhi a advertir de que não deveriam correr atrás deste fantasma, Riley é teimosa e faz exatamente o contrário!

E embora o guardião da garota tente demovê-la de sua ideia, a garota faz questão de tirar a história do espectro fantasma a limpo e isso a leva a outra menina, Rebecca, uma garota fantasma que não quer deixar a Terra para trás e por trás de um rosto angelical, guarda uma amargura profunda.

Rebecca quer que todos sofram pela dor de ela ter morrido e não está medindo esforços para se vingar de todos os que julga culpados, sejam os escravos de seu falecido pai ou outros fantasma intrometidos que cruzarem seu caminho.

A garota é tão poderosa que consegue descobrir a maior dor interior de suas vítimas e deixá-las presas a seus sofrimentos em sua própria mente, sem chance para escapar.

Mais Riley consegue, e agora está nas mãos dela liberar seu cachorro, seu guia e todas as outras almas que Rebecca mantém presas sob seu poder, até mesmo a dela mesma.

Como o livro anterior da série, eu gostei bastante da forma como a autora se comunica com seu público infanto-juvenil. Ela criou toda uma trama que usa um pouco de espiritismo e elementos de outras religiões que acreditam na vida após a morte.

Por se tratar de uma leitura direcionada para crianças, às vezes você acha as atitudes da protagonista meio deslocadas e sem sentido, mas quando se percebe que isso é o que a fará continuar crescendo e que servirá para que ela deixe para trás suas atitudes herdadas de sua vida, você começa a perceber o progresso que ela está conseguindo fazer e fica muito feliz por isso.

site: http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/2015/11/livro-luminoso-de-alyson-noel.html

Larissa 14/12/2015

Luminoso
O livro em si pode parecer infantil ou talvez bobinho a 1ª vista... Mas gostei das lições que podemos tirar do livro, que fala sobre amizade, compaixão, esperança, amor e perdão.

1 | 2 | 3 | 4