Diálogos I

Diálogos I Platão

Resenhas - Diálogos I

JM_ 07/04/2024

O filósofo é um parteiro
É muito interessante ver como é a ideia de um filósofo partindo do seu berço, o filósofo deve ser um sábio em vários sentidos, esses primeiros diálogos relacionando o verdadeiro conhecimento, o afastamento dos sofismas e das frases bonitinhas. A princípio a metafísica é menos importante nesse primeiro diálogo, mas é uma das minhas partes favoritas dessa coletânea.

Guga 30/05/2023

Minha primeira leitura de filosofia
No começo não entendi nada, no meio continuei sem entender. Terminei ainda mais confuso.
Teeteto foi bem interessante, Sofista bem chato e o ultimo dialogo: Protágoras, foi o mais legal e de leitura mais fácil.
Vitor922 10/01/2024minha estante
Normal, começa por Apologia, é melhor, compra a edição da pocket lm

Bruno 26/03/2023

Os sofistas de hoje se denominam influencers e coaches.
É o que se pode tirar do primeiro livro da série de diálogos platônicos.
Ainda na juventude platônica, com o Sócrates histórico figurando os três diálogos deste volume, a sofística é assunto de destaque em todos os três.
Buscando respostas para as questões do conhecimento, da ontologia e das virtudes, Sócrates dialoga com seus interlocutores sobre e com os sofistas.
Há 2500 já conviviam sábios e especialistas no diálogo pelo diálogo (a erística). Em tempos de internet, ganha a fama quem é capaz de comentar sobre tudo, sem de fato conhecer nada.
O primeiro volume da série dos clássicos da Edipro justifica porque, após todos esses séculos, a filosofia socrática é mais necessária do que nunca.

Jess.Carmo 03/07/2022

O filósofo é amigo da sabedoria
Em Teeteto, Sócrates procura definir o que é conhecimento. Ele elenca três definições possíveis, a saber, conhecimento é percepção, conhecimento é opinião verdadeira ou conhecimento é opinião verdadeira acompanhada de explicação racional. Apesar de se aproximar mais da última definição, Sócrates e Teeteto não conseguem acordar se de fato essa é a definição mais adequada e o diálogo acaba em aporia.

O problema da assertiva "percepção é conhecimento" é que se o conhecimento depende da percepção, quando não estamos mais em contato com a coisa conhecida, deixaríamos de conhecer o que ela é. Para ele, não é possível apreender o ser e a verdade pelas sensações, mas pelo raciocínio. Nesse sentido, o conhecimento está no raciocinar sobre as sensações que temos das coisas, não na sensação em si.

Em Protágoras, podemos encontrar um diálogo que põe em questão o velho problema de a virtude ser ou não ensinada. Protágoras se coloca como aquele que ensina a virtude aos jovens.

É curiosa as definições que Sócrates dá ao filósofo e ao sofista. Para ele, o filósofo é o amigo da sabedoria, enquanto o sofista é apontado como o sábio, ou seja, aquele que encarna o próprio saber. Essa parece ser uma distinção importante. Sócrates insiste sempre na ideia de que não possui nenhuma sabedoria e que ele é apenas um parteiro. Penso que isso acontece porque a sabedoria só pode surgir através desse método dialético, através do diálogo. Portanto, o saber não está em ninguém. Só se pode conceder a arte da dialética "a alguém que busca o amor à sabedoria com pureza e justiça" (p. 234).

No diálogo percebemos que Protágoras fica extremamente desconcertado quando Sócrates o destitui desse lugar do saber; fazendo com que ele pense em desistir da discussão. Ser retirado desse lugar é extremamente perigoso para ele, já que ele recebe pagamentos por seu serviço, ou seja, é pago justamente por ocupar esse lugar de saber e vender seus ensinamentos. Se o que o sofista tem a ensinar é desmontado pelo método dialético, não há mais o que possa ser vendido.

O sofista também é aquele que dá respostas por vezes apressadas e bastante dogmáticas, tentando, a partir da arte do convencimento, impor sua opinião particular. Além disso, o sofista sempre foge da razão se refugiando no conhecimento empírico.

site: https://www.instagram.com/carmojess/

Ni 30/03/2022

Protágoras
Nesse diálogo, temos o debate entre Sócrates e o sofista Protágoras onde o tema central é a virtude! Ela é passível de ser ensinada?

Jack 20/03/2020

FANTÁSTICO