Os Arquivos de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Os Arquivos de Sherlock Holmes

DeniseSC 17/08/2023

As últimas histórias
Esse livro foi a raspa do tacho sobre Sherlock Holmes, um compilado com contos de diferentes épocas e com temas muito diferentes para mostrar toda a perspicácia de Holmes.
Percebi que fui lendo devagar para não me despedir dessa dupla, depois de 9 livros e centenas de contos não estou pronta para dizer a deus.
Imagino que o mesmo aconteceu com os leitores que acompanharam o lançamento na época, principalmente pela apreensão de não saber qual seria o último.
Nesta coletânea final temos pela primeira vez 2 contos contados pela pena de Sherlock Holmes, que nos permite ter um vislumbre mais profundo dos seus métodos, mas sem perder o mistério final.
Outra coisa que permeou os livros e me era interessante, eram as pistas sobre a vida dos dois além dos casos, os anos que Watson estava casado, em que voltou a exercer a medicina, a aposentadoria de Holmes e as visitas de Watson.
Além disso os contos no começo dos anos 1900 temos a presença de fotografias, telefone e carros.
Dei 3,5 de nota porque infelizmente alguns contos foram muito curtos e poderiam ter sido melhor desenvolvidos.
Levarei Watson e Holmes como bons amigos e com histórias ótimas para distrair, recomendo a todos que gostem de literatura clássica e uma boa investigação
Pedro 18/08/2023minha estante
Comprei o box da obra completa. Já estou salivando...kkkkkk

Thatiane.Andrade 04/02/2022

Bait
A quem interessar, são os mesmo contos da coletânea "Histórias de Sherlock Holmes", portanto se já tiver lido um, não precisa ler o outro, apesar dos títulos de alguns contos serem diferentes.

Stella.Arndt 17/05/2021

Gostei bastante do livro. A divisão das histórias é maravilhosa e a leitura é bastante rápida.
Nunca havia lido nada do autor e confesso que curti bastante a narrativa por ele empregada.

Dominic nic nic 25/01/2022

Não vai ser fácil se despedir de Sherlock e John depois de quase seis anos de leitura do canônico... Mas terminamos com chave de ouro. Mesmo que todos concordem (eu inclusa) que o conto relatando a aposentadoria de Holmes no "Memórias de Sherlock Holmes" combinaria melhor no fim aqui dos arquivos, não dá para se ignorar também a ordem dos contos publicados (e de como o pobre Conan Doyle tentou se despedir de Holmes umas mil vezes kk). Os contos continuam com a mesma fórmula, onde para muitos pode ser um defeito, mas eu creio que é o charme de todos eles, tal como um episódio de Chaves que rimos sempre das mesmas piadas, aqui nos surpreendemos com os novos mistérios resolvidos. Se não pelo apego a essa saga que me fez favoritar, os dois contos do ponto de vista de Sherlock valeram pelo livro inteiro e são sensacionais! Enfim, eu diria adeus Holmes, mas com toda certeza ainda teremos releituras das melhores aventuras por aí...
Obs: johnlock totalmente canônico platonicamente

Débora Borba 30/11/2011

Melhor arquivo!
O conto que eu mais gostei (difícil escolher) foi: O homem que andava de rastros.
Como esses foram os últimos contos que Sir Arthur escreveu sobre o engenhoso Sherlock e seu fiel companheiro Dr. Watson, vale admitir que esse livro, reúne os melhores casos que eu poderia ter lido em ficção policial. A cada caso desvendado, eu ficava totalmente boquiaberta pelo o que eu tinha lido. A mente de Sir Arthur é um mar de idéias mirabolantes.

Devo salientar que li esse livro de madrugada, pois a curiosidade era imensa. Li em apenas 02:30 hr, praticamente devorei o livro. O bom de Sherlock é que ele nunca envelhece. O ruim é que esse foi o último livro de contos que foi escrito.

No conto: "O homem que andava de rastros", Sherlock é totalmente irônico. Ele fica totalmente concentrada, na mais pura meditação. Esse é um dos poucos casos que li, que ele relata que vai morrer, tão grande se apressa o perigo. O silêncio que Sherlock perpetua nesse conto é desconciliador. Até mesmo com a calma que Watson tem com seu amigo, eu não teria. Eis um dos benefícios de ser amigo de Watson: ele sabe quando se calar.

Enfim, eu não sei mais o que dizer, dentre as 72 histórias que Sir Arthur escreveu sobre esse mais ilustre investigador, as melhores estão nesse livro. Vale muito a pena conferir.

Carol 15/03/2021minha estante
Como faço pra ler?

sousasnandas 24/12/2023

Sherlock holmes
Eu acho que eu não daria conta de ser detetive kkkk pq na primeira pista difícil eu com certeza iria desistir,

Deh 18/05/2022

Finalmente o fim
Acabei o nono e último livro de SH e não tenho muito a acrescentar ao que já disse sobre os outros livros, é maravilhoso! Esse último volume tem uma espécie de carta de Arthur Conan Doyle no começo noticiando o fim do personagem pra valer dessa vez, admito que fiquei meio emocionada, li SH por anos e agora tenho a coleção completa de contos, acabou, terminei.
Esses últimos contos valorizaram demais (como sempre) o intelecto de Holmes, foi um ótimo final pra essa era. Holmes é, e sempre vai ser, um dos meus personagens favoritos da vida.

leaoliterario 28/06/2022

?Sou cérebro, Watson. O resto de mim é mero apêndice do meu cérebro. Portanto, é o cérebro que devo considerar.?

Aurea31 27/12/2016

Os arquivos de Sherlock Holmes escritos por Sir Arthur Conan Doyle é um livro contado como várias crônicas. Investigações vividas por Sherlock e seu melhor amigo Dr. Watson. As crônicas são narradas por este último e uma única é narrada por seu personagem principal, o famoso detetive. Juntos, eles desvendam curiosos, grandes e perigosos mistérios, em sua maioria crimes e assassinatos. Eu achei um livro muito bem escrito, interessante e que nos faz trabalhar bastante o raciocínio lógico, para juntar os fatos e achar o culpado dos crimes. Super recomendo a leitura.

meninaloris 23/03/2021

Depois de tantas histórias é difícil inovar, principalmente quando o modelo que você criou faz tanto sucesso assim. Acho que quase todos os contos desse livro seguem a mesma fórmula que o autor usa nos outros livros e não é que sejam ruins, só não me empolgaram e não trazem nada de novo pro Sherlock Holmes que já conhecemos.
Os melhores contos pra mim foram aqueles narrados pelo próprio Holmes, os quais trazem uma voz diferente e um tipo de narração distinta da do Watson. Penso que se você gostou dos outros livros de contos, não se decepcionará com este, se não se importar com o mesmo padrão de história sendo repetido de conto em conto.

Denise.Ritti 09/06/2022

Ótima seleção de contos
Contos intrigantes, menos conhecidos mas não menos interessantes. Para quem gosta do famoso detetive, não vai se decepcionar

hdnlin 28/03/2024

Elementar...
"Os Arquivos de Sherlock Holmes" é uma coleção de contos de mistério escritos por Sir Arthur Conan Doyle, que foram originalmente publicados entre 1921 e 1927. Este livro é uma adição valiosa à série de histórias protagonizadas pelo famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro Dr. Watson.

Uma das principais qualidades deste livro é a habilidade de Conan Doyle em criar tramas intricadas e cativantes que desafiam tanto os personagens quanto os leitores a resolverem os enigmas apresentados. Cada conto é uma pequena peça de quebra-cabeça que gradualmente se encaixa até revelar a solução, mantendo o leitor intrigado e envolvido até o final.

Além disso, a relação entre Sherlock Holmes e Dr. Watson continua sendo um dos pontos mais fortes da série. A dinâmica entre o detetive brilhante e analítico e seu amigo leal e narrador das histórias adiciona uma camada de profundidade emocional e humanidade às narrativas, tornando os personagens mais próximos e realistas para o leitor.

No entanto, é importante notar que, por ser uma coleção de contos, a qualidade das histórias pode variar. Alguns contos podem ser mais envolventes e emocionantes do que outros, o que pode levar a uma experiência de leitura um tanto desigual em termos de intensidade e impacto emocional.

Apesar disso, "Os Arquivos de Sherlock Holmes" é uma leitura recomendada para fãs de mistério e suspense, bem como para aqueles que apreciam a inteligência afiada e a astúcia do detetive mais famoso da literatura. É uma obra que continua a encantar e intrigar leitores de todas as idades, mantendo viva a lenda de Sherlock Holmes como um dos grandes ícones da literatura detectivesca.

Moura 03/11/2013

“... era brasileira de nascimento... Filha do sol e da paixão. Ela o amou como só essas mulheres podem amar.” (O problema da ponte Thor)

Assim Arthur Conan Doyle, um escritor e médico nascido em Edimburgo (Escócia) no ano de 1859, descreve a única personagem brasileira da obra que resenhamos. A fama desse autor deve-se, certamente, por suas obras cujo personagem principal é o detetive Sherlock Holmes; embora, além da literatura criminal, também tenha escrito peças de teatro, poesias e obras de não-ficção; entre outros gêneros.

“Os arquivos de Sherlock Holmes”, publicado pela editora Martin Claret, é uma tradução de Casemiro Linarth da obra de título original “The Case-Book of Sherlock Holmes”, uma coleção de contos publicados pela primeira vez entre 1921 e 1927 em revistas da Inglaterra e dos EUA. Foi a derradeira obra do autor sobre Sherlock Holmes, personagem o qual ele já havia “matado” em 1893, mas que decidira “ressuscitar” em 1903, após uma enxurrada de apelos de seus fiéis leitores.

Como nos quatro romances e nos outros quatro contos que formam o chamado cânone do personagem, ficamos em grande expectativa durante o desenvolvimento da narrativa, tentando, nós mesmos, encontrar as pistas e desvendar os mistérios; mas o grande detetive sempre nos surpreende. Sherlock Holmes é sempre procurado por seus clientes devido a sua fama e reconhecimento. No conto “Os três Garriders”, o personagem seu amigo, dr. Watson, narra que Holmes teria recusado o título de cavaleiro em 1902. Uma brincadeira perspicaz, pois foi exatamente o ano em que o autor do conto foi condecorado com tal título, passando a ser chamado de Sir Arthur Conan Doyle.

Chama-nos atenção, como casos, digamos, excepcionais, que dois contos são narrados pelo próprio protagonista, Sherlock Holmes: “O soldado pálido” e “A juba do leão”. O ritmo da narrativa é bem diferente dos casos narrados pelo seu (quase) inseparável amigo, Watson. Também damos destaque, neste último conto citado, ao trecho em que o sisudo celibatário Sherlock Holmes se encanta por mulher:

“Não se podia negar que ela embelezaria qualquer reunião no mundo. (...) Raras as vezes senti atração por mulheres, pois o cérebro sempre governou o meu coração, mas me bastou olhar aquele rosto perfeitamente delineado, delicadamente colorido pelo frescor suave das terras baixas, para compreender que nenhum jovem poderia atravessar-se no seu caminho e sair ileso”.

As mulheres ibero-americanas por sinal, com suas personalidades fortes, ganham destaque do autor em três contos: A brasileira citada no início, uma peruana (O vampiro de Sussex) e uma outra espanhola cuja família “governou Pernambuco durante gerações” (Os três frontões).

“A inquilina do rosto coberto” é um conto muito perspicaz, que foge de qualquer padrão pelo seu desfecho; pois nele Holmes age de forma diferente. No mesmo conto, e num outro (O velho solar de Shoscombe), alguns crimes não são necessariamente punidos.

Holmes, como conhecemos de outras obras, não se importa em receber os créditos por decifrar os mistérios, mas trabalha mesmo pelo desafio mental do método da lógica dedutiva. No ótimo conto “Cliente Ilustre”, o que o motiva é o desafio:

“Se é mais perigoso que o Prof. Moriarty vale a pena conhecê-lo”.

Não é a toa que CSI é a série mais vista em todo o mundo nos dias de hoje. Tal qual Batman, o famoso herói dos quadrinhos e do cinema, tiveram no personagem Sherlock Holmes sua referência; e conquistam mais fãs a cada dia.

Perto da estréia de mais um filme sobre Sherlock Holmes no cinema, recomendamos a leitura da obra do Sir Arthur Conan Doyle. Sempre, sempre o livro será melhor. O hábito de leitura nunca deve ser deixado de lado, preterido pela televisão ou pela tela grande. O personagem Sherlock Holmes, inclusive, valoriza a cultura geral... De tudo se dever ler um pouco. Em vários contos, ele encontra nos livros as chaves para desvendar os mais intrincados mistérios:

“Sou um leitor que devora tudo. (...) Eu sabia que tinha lido em alguma parte num contexto inesperado.” (A juba do leão).

Assim também o é em nossas vidas. O livro muda as pessoas porque as ajuda a decifrar o mundo.

Em 28-XII-2011. A.M.

site: http://tinyurl.com/kzev4cy

DouglasNickson 05/06/2016

A Genialidade do Mito
Nesse grande livro são narrado 12 contos de sherlock holmes, em grande maioria, narrado por seu fiel companheiro o Dr.Watson. Sir Arthur não poupou esforços e caprichou em todos os contos, usando e abusando de sua genialidade para trazer o nosso Sherlock Holmes e que tanto amamos e admiramos.

Muito mistério, emoção, ação e como sempre o jeito peculiar de solucionar os casos que só o Sherlock Holmes tem, faz desse livro uma obra imperdível para todos os fãs do peculiar detetive e ao mesmo tempo é uma ótima
porta de entrada para quem nunca leu nada do Holmes.

Temos um livro fácil de ler, interessante a todo momento e que prende o leitor a cada linha, quanto mais você ler, mais você quer, você simplesmente não consegue parar de ler o conto até que ele seja solucionado, ponto que faz a leitura ser interessante do começo ao fim.

Caso você seja um fã de carteirinha do grandioso detetive ou um jovem gafanhoto em busca de algo interessante e divertido de ler, esse aqui é o seu livro e tenho certeza que você não irá se arrepender.

Lua 17/08/2012

Misterioso e inteligente.
Bom gente, escolhi alguns dos contos do livro para a "resenha" , por quê é divido em várias histórias, ou casos, do super detetive. Então, eu resolvi fala algumas delas. Aí vai!
Caso 3 - O homem que andava de rastros:
Nesse caso, Sherlock se depara com o caso de difícil de resolução. Difícil sim, mas não impossível para o sagaz detetive.
Depois de receber um bilhete lacônico e urgente, pedindo a sua presença para a resolução de mais um enigma... Uma viagem de 15 dias de um professor, e uma súbita mudança de comportamento desafiam o célebre detetive e nos trás um desfecho inesperado e até engraçado na minha opinião. Vale a pena ler.

Caso 4 - O vampiro de Sussex:
Na sua opinião existem vampiros?
Nesse caso S.H irá se confrontar com esse fato. Todas as pistas e "testemunhas", afirmam que sim, existem. Mas não há nada para Sherlock não seja provado racionalmente. Os maus tratos de uma doce mulher ao seu enteado aleijado, e um suposto ataque vampiresco a seu filho pequeno levam a crer que Vampiros não são apenas uma lenda. Será?

Caso 8 - O soldado pálido:
Contratado por um homem desesperado por notícias de seu amigo, Sherlock Holmes parte em busca de rastros do rapaz que era soldado.
O pai dizia que o rapaz estava viajando, porém o amigo não acreditava nesse fato. Quem melhor para descobrir a verdade?
O que ele fez? desonrou a família? Morreu? O que aconteceu? E depois de seu amigo ver o seu rosto fantasmagoricamente pálido em sua janela, o que pensar?
Achei essa história muito interessante, até porquê no fim você vê um "quê" preconceituoso que existe e naquela época era bastante "comum". O desfecho é mais simples do que se espera, mas o desenrolar da história deixa o leitor curioso...

Caso 9 - A juba do leão:
O caso da Juba de Leão é bastante interessante. Pensei em mil e uma possibilidades e em outros vários suspeitos e jamais cogitaria o(a) cupado(a).
Um Homem é atacado praia, justamente onde Holmes está em seu descanso. Depois de sofrer muitas dores ele diz apenas quatro palavras: a juba do leão. O detetive depara-se marcas de açoites mortais em suas costas ao examiná-lo. Não há nada que se compare às marcas deixadas pelo(a) assassino(a) que não sossega, até que seja descoberto por Sherlock. Impossível de adivinhar de quem é a culpa!!! Desafio lançado!

Lista de Casos nos Arquivos de Sherlock Holmes.

Caso 1 - A Pedra Mazarino
Caso 10 - O fabricante de tintas aposentado
Caso 11 - A inquilina de rosto coberto
Caso 12 - O velho solar de Shoscombe
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Para encerrar, gostaria de dizer que o livro é ótimo e vale muito a pena ler! A Editora Martin Claret trabalha com livros bem confeccionados e fácil manuseio por serem em tamanho pocket. Sou fã de livros de suspense e esse é bem legal de ler por ser divido em contos. Não fica cansativo de jeito nenhum. E ainda estará lendo um clássico da literatura mundial! Espero que tenham gostado e que leiam!
Beijos!!!