Os Arquivos de Sherlock Holmes

Resenhas - Os Arquivos de Sherlock Holmes

Lu 28/12/2012

Banana Pirata, resenha...
Oi,
Confira a resenha lá no blog!

Bjus, lu

sky_polaris 13/03/2023

Sherlock Holmes simplesmente
Desde da minha pré adolescência fui fascinada pelo detetive e seu fiel escudeiro Watson, ler mini contos sobre coisas que se passaram entre um livro e outro me deixa com um quentinho no coração, ainda mais com os capítulos do Sherlock, que John Watson não me entenda mal, mas e interessante ler como o nosso querido Holmes vê as coisas na investigação

Rotina Agridoce 08/10/2012

otimo
Os Arquivos de Sherlock Holmes foi originalmente publicado em 1926, o último compilado por Doyle, é muito diferente dos outros. Os crimes parecem mais horríveis e sensacionalistas, Holmes parece muito mais emocional, e até mesmo o formato padrão das histórias foi mudado um pouco, ao invés de todas as histórias serem contadas por Watson, uma história foi narrada em terceira pessoa, e duas outras foram narrados por Holmes.

“Adeus, pois, a Sherlock Holmes, leitor. Agradeço-lhe a sua constância no passado e espero que tenha recebido algum retorno na forma de distração das preocupações da vida e de mudança estimulante de pensamento, o que só pode ser encontrado no reino maravilhoso do romance." página 12

São 12 contos, cada um com sua particularidade que o faz diferente, e que é resolvido por Holmes de maneira fantástica.
Vou comentar cada um deles:

- A pedra Mazarino : uma história narrada em terceira pessoa, Holmes é contratado pelo governo para recuperar o diamante da coroa roubada.

- O problema da ponte de Thor : Maria Gibson, a esposa de Neil Gibson tem ciúmes do afeto de seu marido para com a governanta Grace Dunbar, e quando Dunbar é acusada de assassinar a esposa de Gibson. O marido de Maria procura Sherlock Holmes para limpar a barra de Dunbar. Apesar das evidências óbvias, Holmes segue para a investigação e pelo poder de dedução, descobre o que realmente aconteceu.

“Conheci minha mulher quando buscava ouro no Brasil. Maria Pinto era filha de um funcionário público em Manaus. Era muito bonita. Naquela época eu era jovem e fogoso, mas ainda hoje, quando me reporto ao passado com espírito mais ponderado e olhos mais críticos, reconheço que a sua beleza era rara e maravilhosa. Tinha uma natureza rica, profunda, e também apaixonada, sincera, tropical, sem equilíbrio, bem diferente das americanas que eu tinha conhecido.” página 45

- O homem que andava de rastros : Essa história envolve elementos de ficção científica. Um cão, de uma hora para outra passa a atacar seu dono. Este homem apaixona-se por uma mulher bem mais jovem e, passa a agir de forma estranha, levando sua filha e seu genro a ficarem preocupados com a sua sanidade.

- O vampiro de Sussex : O Sr. Ferguson suspeita que sua esposa é um vampiro porque a enfermeira de seu filho a pegou sugando o sangue da criança. O marido desesperado, pede ajuda de Holmes para desvendar o mistério.

- Os três Garridebs : Um milionário morre e deixa em seu testamento sua fortuna dividida em três partes. Uma parte para o amigo que o destino lhe trouxera e que tinha o mesmo sobrenome que ele: Garrideb. Mas este amigo só receberia o dinheiro caso encontrasse outros dois homens com sobrenome igual.

- O cliente ilustre: Holmes é contratado para impedir o casamento do assassino Barão Gruner com a Violet de Merville.

- Os três frontões : Uma senhora idosa tenta se recompor após a morte do filho. Ela tem sua casa invadida, mesmo não tendo nada que valesse um assalto, conta com a ajuda de Holmes para decifrar este mistério.

- O soldado pálido: conta narrado pelo Holmes.
Holmes ajuda James M. Dodd a encontrar seu amigo Godfrey Emsworth, que está sendo escondido por sua família.

- A juba do leão: Quando Fizroy McPherson é encontrado quase morto perto de uma praia com vários amarrações causados por chicotadas, Ian Murdoch parece o suspeito natural. Outro relato em primeira pessoa de Holmes.

“Sou um leitor que devora tudo. (...) Eu sabia que tinha lido em alguma parte num contexto inesperado.”

- O fabricante de tintas aposentado: Quando a esposa de Josias Amberley, aparentemente desaparece com sua fortuna e seu amante Dr. Ray Ernest, Holmes é aquele que descobre um assassinato inteligente.

- A inquilina de rosto coberto: Uma inquilina misteriosa de rosto é deformado, pede ajuda de Holmes para revelar um terrível segredo.

- O velho solar de Shoscombe: John Mason é um treinador em um estábulo de corrida chamado Shoscombe Old Place. Ele consulta Holmes, porque ele acha que seu mestre, Sir Robert Norberton está ficando louco.

Os contos....
leia o restante em meu blog

Kianne 03/09/2023

Amoo
"Os Arquivos de Sherlock Holmes" é uma coleção de contos exemplares que mostram a genialidade e astúcia do famoso detetive Sherlock Holmes. Cada história é um mistério intrigante, com resoluções surpreendentes. A dinâmica entre Holmes e Watson, a ambientação vitoriana e a habilidade de Conan Doyle em criar enredos envolventes são pontos fortes da obra. Um livro obrigatório para os amantes de mistério e suspense.

Vanessa Sueroz 09/04/2012

Os Arquivos de Sherlock Holmes
Para quem gosta de Sherlock Holmes esse livro é perfeito, pois ele não conta uma história, ele conta várias.

O livro é formado por vários contos do nosso querido detetive onde toda a sua inteligencia e lógica são colocados a prova. Tem muito mistério e suspense em todos os contos. É muito dificil escolhe um conto para cita-lo aqui.

São muitos conto, uns chegam até a ser irônicos, e devo confessar que alguns você até participa do mistério e acaba descobrindo tudo antes do Watson, mas isso não faz perder a graça do livro.

(...)

ariel.php 25/01/2024

Os arquivos de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle
“Os arquivos de Sherlock Holmes”, coletânea de contos escritos por Sir Arthur Doyle, marca a aposentadoria do detetive mais famoso do mundo. Em doze histórias envolventes, Holmes desvenda desde acidentes a golpes, revelando as causas dos comportamentos mais intrigantes da Inglaterra e, eventualmente, servindo até como conselheiro amoroso.

No entanto, a atratividade da obra não deve-se somente à criatividade dos enigmas, mas também à estrutura padrão das investigações. Isto pois o detetive apresenta uma incrível capacidade de dedução, mas sempre aguarda até o desfecho da narrativa para expor o raciocínio, utilizando a fuga da leviandade como desculpa para sustentar o mistério. Essa abordagem permite que o leitor se aproxime do protagonista ao compreender como esse enxerga o mundo descrito, em geral, pelo fiel Watson.

Diante disso, apesar de ser baseada numa coletânea publicada há quase um século, a leitura de “Os arquivos de Sherlock Holmes” segue cativante e confortável. Recomendo a leitura.

Beatriz 19/03/2024

Apego pessoal
Esse foi o último presente que minha vó me deu, foi difícil terminá-lo, não queria desapegar dele! Andava para todo o lado com ele e lia somente umas 10 páginas por mês. Consegui terminar este ano e os contos são muito bons e intrigantes

Lua 17/08/2012

Misterioso e inteligente.
Bom gente, escolhi alguns dos contos do livro para a "resenha" , por quê é divido em várias histórias, ou casos, do super detetive. Então, eu resolvi fala algumas delas. Aí vai!
Caso 3 - O homem que andava de rastros:
Nesse caso, Sherlock se depara com o caso de difícil de resolução. Difícil sim, mas não impossível para o sagaz detetive.
Depois de receber um bilhete lacônico e urgente, pedindo a sua presença para a resolução de mais um enigma... Uma viagem de 15 dias de um professor, e uma súbita mudança de comportamento desafiam o célebre detetive e nos trás um desfecho inesperado e até engraçado na minha opinião. Vale a pena ler.

Caso 4 - O vampiro de Sussex:
Na sua opinião existem vampiros?
Nesse caso S.H irá se confrontar com esse fato. Todas as pistas e "testemunhas", afirmam que sim, existem. Mas não há nada para Sherlock não seja provado racionalmente. Os maus tratos de uma doce mulher ao seu enteado aleijado, e um suposto ataque vampiresco a seu filho pequeno levam a crer que Vampiros não são apenas uma lenda. Será?

Caso 8 - O soldado pálido:
Contratado por um homem desesperado por notícias de seu amigo, Sherlock Holmes parte em busca de rastros do rapaz que era soldado.
O pai dizia que o rapaz estava viajando, porém o amigo não acreditava nesse fato. Quem melhor para descobrir a verdade?
O que ele fez? desonrou a família? Morreu? O que aconteceu? E depois de seu amigo ver o seu rosto fantasmagoricamente pálido em sua janela, o que pensar?
Achei essa história muito interessante, até porquê no fim você vê um "quê" preconceituoso que existe e naquela época era bastante "comum". O desfecho é mais simples do que se espera, mas o desenrolar da história deixa o leitor curioso...

Caso 9 - A juba do leão:
O caso da Juba de Leão é bastante interessante. Pensei em mil e uma possibilidades e em outros vários suspeitos e jamais cogitaria o(a) cupado(a).
Um Homem é atacado praia, justamente onde Holmes está em seu descanso. Depois de sofrer muitas dores ele diz apenas quatro palavras: a juba do leão. O detetive depara-se marcas de açoites mortais em suas costas ao examiná-lo. Não há nada que se compare às marcas deixadas pelo(a) assassino(a) que não sossega, até que seja descoberto por Sherlock. Impossível de adivinhar de quem é a culpa!!! Desafio lançado!

Lista de Casos nos Arquivos de Sherlock Holmes.

Caso 1 - A Pedra Mazarino
Caso 10 - O fabricante de tintas aposentado
Caso 11 - A inquilina de rosto coberto
Caso 12 - O velho solar de Shoscombe
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Para encerrar, gostaria de dizer que o livro é ótimo e vale muito a pena ler! A Editora Martin Claret trabalha com livros bem confeccionados e fácil manuseio por serem em tamanho pocket. Sou fã de livros de suspense e esse é bem legal de ler por ser divido em contos. Não fica cansativo de jeito nenhum. E ainda estará lendo um clássico da literatura mundial! Espero que tenham gostado e que leiam!
Beijos!!!