Cordeluna

Cordeluna Élia Barceló

Resenhas - Cordeluna

Thais 02/10/2012

Esse é o segundo livro que leio em Booktour, e confesso que valeu super apena participar. Avaliei como BOM (três estrelas), mas não entendam isso como algo ruim, vou explicar melhor durante a resenha.

Imagine você, junto a outras pessoas que você nunca viu na vida, em pleno o século XXI, passando uma temporada em um mosteiro, construído na idade média, e ao mirar os olhos em um garoto, acaba se apaixonando intensamente, e como se isso fosse pouco, durante a noite começa a ter dores, sonhos esquisitos e reveladores, e ao sair do alojamento se depara com espíritos. Parece meio sombrio, concordam?! Pelo menos foi o que eu achei, mas foi tudo isso - e mais um pouco - que aconteceu com Glória, durante um projeto da oficina de teatro que ela participava.

A narração é feita em terceira pessoa e dividida em duas épocas diferentes, sendo elas o século XI e o século XXI, e que a principio são bem paralelas uma da outra. Élia Barceló, intercalou nas páginas de 'Cordeluna', o romance vivido por Guiomar e Sancho na idade média e o de Glória e Sérgio nos tempos atuais. A principio eu até me assustei, como que sem mais nem menos, o livro passava de uma época para outra? Cheguei até a me incomodar, mas do meio para o final as duas histórias ganharam uma forte conexão, e no decorrer da leitura já tinha me acostumado. Esse toque deu ao livro um ar bem misterioso, porém abriu espaço para que eu ficasse meia impaciente com a leitura.

TRECHO DO LIVRO: "- Estou começando a ter a certeza de que há mil anos aconteceu algo crucial nessas duas datas e que agora estamos nos aproximando do momento em que o passado tenta voltar." - Página 147

No outro lado do enredo, temos Sancho Ramires, um jovem guerreiro, guiado e protegido por sua espada magica, Cordeluna. Infelizmente o rapaz acaba despertando o desejo da viúva Brianda, e ao mesmo tempo se apaixonando loucamente por sua enteada Guiomar. Movida pelo ódio e pelas forças das trevas, Dona Brianda se envolve com magia negra, e acaba interrompendo e amaldiçoando a vida do casal. E é ai, mil anos depois, que ambas histórias passam a se encontrar, refletindo em Glória, Sérgio, Barbara, Sibila, Quique e outros dos nossos personagens do século XXI. Os espíritos amaldiçoados, de todos aqueles que estavam envolvidos no romance de Sancho e Guiomar, retornam em busca de uma ultima chance, e a narração passa a fazer bem mais sentido do que antes.

Para continuar lendo acesse: http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2012/10/resenha-cordeluna.html

Jaque 03/12/2012

Resenha do Blog: Meus Livros, Meu Mundo. http://www.estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Confesso que o inicio de leitura deste livro foi complicado, eu estava, digamos assim, de ressaca literária. Mas quando consegui mergulhar na historia de Cordeluna, foi impossível largar.

O livro relata uma história de amor que sobrevive à uma maldição de mil anos e sobre a espada de um guerreiro que pode salvar esse amor. Um amor puro e forte, um poder sobrenatural, um guerreiro, jovem, valente e apaixonado, uma donzela, herdeira da família real no séc. XI. E um feiticeiro com poderes das trevas.

É assim que começa historia...

O livro conta a história de maneira intercalada, saltando do passado para o futuro no atual século XXI. Mas acreditem isso não torna a leitura cansativa, nem nos deixa perdidos.

A leitura é deliciosa, fácil de entender e se deixar levar pela magia que envolve os personagens. Estes por sua vez, são apaixonantes. Tanto os do passado quanto os do presente.

Sancho e Guiomar se apaixonam, mas esse amor é impossível. Sancho é um desertor do reino onde vivia e Guiomar, Condessa, herdeira de um reino. Ainda assim o amor deles os torna fortes e eles lutam contra tudo e todos, quando estão próximos a tão sonhada felicidade, por conta da inveja e do ciúme de sua madrasta, Guiomar sofre ao ver seus sonhos serem destruídos.

Desse ódio, dessa inveja, nasce um pacto, uma maldição. Esta aprisiona as almas envolvidas no ocorrido, eles permanecem ligados por 1000 anos, se reencontrando de tempos em tempos.

Para tentar quebrar a maldição e reparar os erros cometidos. Agora no século XXI eles têm a última chance, ou viverão em sofrimento eterno e Sancho e Guiomar jamais vão poder ser feliz.

A história é repleta de magia, mistério e muita aventura e claro, recheada de romance.

O Mundo descrito pela autora é fantástico, nos faz imaginar como era viver naquela época, de guerreiros, damas, reis e rainhas. Nos leva a fantasiar à cada página que lemos.

O Mosteiro descrito onde se passa toda a historia vivida no século XXI, eu me peguei diversas vezes imaginando cada comodo descrito e ao final do livro senti como se tivesse ido aquele lugar.

Tudo é descrito com riqueza de detalhes. É um livro valioso como um pergaminho, deveria ser eternizado tanto quanto a história que ele conta.

Eu não conhecia a autora, muito menos o livro. O recebi em parceria pela Editora Biruta e agradeço imensamente a oportunidade de ler um livro tão maravilhoso.

Quanto à parte física do livro, é linda, a capa e as primeiras páginas de cada capítulo são em um tom de Azul maravilhoso, acredito ser Azul Real, a numeração das páginas também são neste mesmo tom de azul e ficam na lateral das páginas e não no rodapé como de costume.

Quanto à revisão do texto encontrei alguns pouquíssimos erros que não atrapalham em nada o seguimento da leitura. Acredito que a Editora veja isso numa próxima edição.

É um livro que eu recomendo de coração. Tenho certeza de que, quem o ler, vai amar cada linha lida.

fabianebastos 08/10/2014

Resenha Cordeluna
Lembro vagamente que em algum momento de minha formação escolar, alguma professora mencionou algo sobre a disputas territoriais ente cristãos e muçulmanos na idade média. É exatamente nessa época em que se passa parte da trama de Cordeluna.

Leia a resenha completa no blog...

site: http://porfalarnisso.blogspot.com.br/2014/10/cordeluna.html

Jaqueline 02/12/2012

O começo da leitura desse livro foi bem difícil pra mim, acho que por culpa de uma ressaca literária que resolveu me fazer companhia por esses dias. O livro faz parte do Book Tour que a Gabi organizou *--* Obrigado pela oportunidade, Gabi.

Cordeluna é um livro muito marcante e intenso. Conta à história de um casal do século XI (Sancho e Guiomar), que vê seus planos ser levados por água abaixo por culpa de uma tal Brianda, essa mulher não é gente, sério.

Sancho, um cavaleiro do grupo de El Cid, acaba conhecendo primeiro Brianda, e essa tenta convence-lo a casar-se com ela, pois é viúva e precisa de um homem pra manter o controle de suas terras. Mas o cavaleiro se apaixona perdidamente por Guiomar, sua enteada, e então quando ela descobre que perdeu o “seu homem” pra garota, ela não se da por satisfeita.Brianda recorre à magia negra, e com a ajuda de um feiticeiro acaba jogando uma grande maldição no jovem casal.

Já no século XXI um grupo de jovens vai pra um mosteiro para participar de um grande projeto medieval, e a peça se passa no ano de 1081 data do primeiro desterro de El Cid.

Glória e Sérgio após chegarem ao mosteiro passam a sentir coisas estranhas, sonhos estranhos. Eles em alguns momentos passam a se comportar como se estivessem mesmo no ano de 1081, eles encarnam mesmo os personagens.

A história trágica de Sancho e Guiomar se passou há mil anos atrás, e só agora Glória e Sérgio poderão da um fim na maldição, trazendo assim paz para as almas dos apaixonados.

Como eu falei no início, esse foi um livro que ao começar a ler eu senti um pouco de dificuldade, por causa da ressaca e porque os personagens do século XI têm suas falas bem complicadas, por se passar a mil anos atrás. Isso foi no início, depois que você começa a juntar as coisas você fica louca pra entrar na história e tentar ajudar, você sofre por não poder fazer nada pra ajudar o casal. A história é tão trágica, mas tão bonita.

Esse livro foi uma grande surpresa, eu não esperava tanto, ele conseguiu me prender, me emocionei bastante, eu senti muita raiva, e muita vontade de agir. Infelizmente eu não consigo me expressar tão bem, mas uma coisa eu digo, esse livro vale a pena ser lido.

E por que o livro se chama Cordeluna? No decorrer da história você irá descobrir, mas já adianto que é uma espada, e ela não é uma espada qualquer, ela tem um grande poder de vingança. Só posso falar isso rsrs

Esse foi o primeiro livro com tema medieval que eu li, e confesso que adorei a história. *--*

Leia ,você não irá se arrepender!

Samantha 20/12/2012

"-É Cordeluna- disse Ramiro Láinez com leve tremor na voz-, a espada dos nossos antepassados. Tem esse nome por causa do emblema gravado na lâmina, vês? Um coração e uma lua que se sobrepõe. E a empunhadura tem uma pedra tão especial que parece feita do próprio coração da lua..." Página 17.

Sancho morava em Castela com sua mãe, pai e irmãos, era um cavaleiro de Dom Rodrigo. Certo dia, Dom Rodrigo foi acusado de roubar o rei Afonso e condenado ao exílio. Deu opção à seus cavaleiros: juntarem-se à ele, ou ficarem e cuidarem de suas famílias. Sancho foi com Dom Rodrigo. Antes de partir, Sancho recebeu de seu pai Cordeluna, uma espada muito especial de seus antepassados. Ele não imaginava que em sua viagem, iria se apaixonar por Guiomar, que Cordeluna era uma espada com um passado sombrio e que seriam vítimas de uma maldição...

Glória acabara de pegar o ônibus em Madri, iria participar de uma montagem de uma peça teatral sobre El Cid e a Alta Idade Média. O diretor do projeto, Bernardinho queria que os jovens se sentissem no século XI, por isso eles ensaiariam em um mosteiro. Quando chegam lá, Glória conhece Sérgio e se apaixona por ele, Sérgio também se apaixona por Glória. Mas o romance não será tranquilo, forças do passado os perseguem...

"Tinha sido... Como tinha sido? Como encontrar-se com alguém que só existe na própria imaginação, como ver na vida real a figura de um sonho, como recuperar algo enormemente valioso que se achava perdido para sempre, como... apaixonar-se, simplesmente?" Página 46.

Achei o livro bem interessante, foi a primeira vez que li uma história desse tipo, que altera a narrativa entre o passado e o presente, gostei bastante disso. Durante a leitura a gente começa a perceber a semelhança entre as duas épocas, pequenos detalhes que farão toda a diferença no final!

Das duas narrativas, a que eu mais gostei foi a do presente, talvez porque eu goste de teatro e do lance dos amigos se juntarem para desvendar um mistério, ou viver uma aventura. Mas a narrativa do passado também é legal!

Minha cena preferida foi a hora em que Glória vê a imagem de uma anciã enquanto está no banheiro, sozinha e de noite. Ela lembra do que o pai dela havia lhe dito sobre o medo:

"O pior é ter medo do medo, Glória. O medo é uma reação natural do ser humano diante do que não compreende, não conhece e acredita que pode ser perigoso. (...) Se não há nada, ótimo alarme falso. Se há alguma coisa ou alguém, só poderá vencê-lo sabendo o que é e enfrentando." Página 97.

Recomendo para pessoas que gostam de um romance histórico, adolescente e misterioso!

Veja resenha completa em:

Tatiana 03/01/2013

Desde a primeira que li sua resenha no Bookaholic, eu fiquei curiosa por esse livro. Quando anotei meus comentários ao final de sua leitura no Skoob, eu disse que fazia muito tempo que não lia algo do gênero da fantasia tão bom quanto esse livro. Mas me equivoquei: faz muito tempo que não leio fantasias! Como pude deixar isso acontecer? Só sei que, se eu encontrar livros como esse, com certeza a fantasia entrará à minha lista de gêneros queridinhos.
A empolgação pra começar a ler esse livro era enorme, mas conforme os primeiros personagens foram apresentados, fui pega de surpresa por um grande desânimo: eram TANTOS personagens que eu achei que precisaria montar uma árvore genealógica ou coisa do gênero! Acho que esse foi um dos principais motivos da leitura ter demorado um pouco pra me conquistar de vez. Quer dizer, foi isso e o fato do tempo histórico se alternar. Não me levem a mal logo, mas eu fiquei um pouco confusa no início! Entretanto, conforme a história de Sérgio, Glória, Sancho e Guiomar foram se desenvolvendo, essa narrativa me fez ficar ainda mais louca para chegar ao desfecho da história.
Inicialmente, somos apresentados a Sancho Ramírez, um guerreiro do século X, que acabara de voltar de uma viagem com seu senhor, dom Rodrigo, expulso do reino por causa de uma intriga que eu não vou saber explicar agora. Mas antes de seguir viagem, Sancho ganha de presente de seu pai uma espada mágica chamada Cordeluna, que além de ser muito diferente das espadas comuns, ainda exala uma força muito grande e um brilho azul que ninguém é capaz de explicar a origem.
Anos mais tarde, conhecemos um projeto, no presente, de um grupo de teatro e alguns de seus atores, como Glória e Sérgio, que estão indo para um antigo mosteiro para aprenderem mais sobre a história e a cultura do glorioso El Cid.
Tenho medo de contar muito mais que isso, porque quando li o livro, já não lembrava direito a sinopse do livro e, por ser tudo basicamente desconhecido, a surpresa que tomamos ao longo do desenvolvimento tornam a história ainda mais intrigante. Mas posso dizer que, conforme a história é contada, eu ficava me perguntando se tudo aquilo do passado era realmente no passado – é meio confuso de explicar, mas eu ficava o tempo todo me perguntando se aqueles acontecimentos não eram simultâneos, separados apenas por alguma dimensão, ou coisa assim. Não vou contar se as minhas suspeitas estavam certas ou não, mas posso garantir que aprendi que tudo tem seu tempo e que, apesar de sofrermos com o que acontece, é impossível não se questionar se as coisas são como são porque deveriam mesmo ser assim. E acho que a única conclusão clara que cheguei é que nós somos donos do nosso destino, mas que também podemos contar com muitas outras coisas que aparentemente não estão ao nosso alcance.
Um dos destaques da história, pelo menos na parte medieval, é o papel que a fé tinha na vida dos personagens. Eu já estudei essa parte da História muitas vezes, mas nunca tinha visto “tão na prática” como funcionava a cabeça das pessoas, dos guerreiros, e como a fé era fundamental para quase tudo. Em um momento do livro, percebemos como isso é diferente do nosso presente, e é um barato ficar pensando no que aconteceu desde o século X para que as coisas ficassem como estão.
Também tenho que parabenizar a autora pelas descrições das cenas e dos personagens, porque apesar dela ser clara quanto a algumas características, para quem é muito detalhista algumas descrições ficaram soltas ao ar – o que não chega a ser ruim, porque nos dá a oportunidade de criarmos a nossa própria fantasia!
Foi um prazer ter a oportunidade de ler esse livro! A história de amor é muito bonita e trágica, com aquele gostinho de “me deixem ajudar!”, e com certeza é um livro que será lembrado!

Taaie 03/02/2013

Cordeluna foi uma das mais belas descobertas literárias que tive na vida. Me inscrevi no book tour organizado pela Gabi (fluffy.com.br), totalmente despretensiosa sobre o livro, nunca tinha escutado falar da autora e eu realmente não tinha expectativa nenhuma sobre o romance.

De certa forma isso foi bom, Cordeluna me surpreendeu, a ponto de que eu não conseguia largar o livro. Sou apaixonada por romances históricos, e o, amor de Sancho e Guiomar me fez suspirar até depois de ter concluído a leitura.

Sancho Ramírez, um jovem guerreiro, recebe de seu pai Cordeluna. Uma espada forjada para a vingança. Logo que a pega Sancho, percebe, que esta não é uma espada comum, ela tem uma magia envolvida. Como a história de passa na alta Idade Média, é de se imaginar que, ele não pode comentar nada com ninguém. Afinal, nesta época da história tudo era considerado bruxaria ou até mesmo arte do próprio diabo. Com Cordeluna, Sancho se transforma no mais incrível guerreiro, invencível.

Quando Sancho conhece Guiomar o sentimento é único, rápido e voraz. Amor a primeira vista, daqueles que faz o coração bater mais forte e você tem a certeza que, não importa o que acontecer você sempre vai estar ao lado dessa pessoa.

Mas o amor de Sancho e Guiomar é proibido. E nele bate uma maldição, que dura mil anos.

De volta ao século XXI, a história de El Cid, será recontada.
Um grupo de adolescentes está indo passar as férias de verão em um monsteiro da Idade média, afim de trazer, mais realidade a peça.
Neste cenário, dois jovens atores, se sobressaem por causa do seu talento e química entre eles. Glória e Sergio. O romance dos dois, também acontece rápido, tanto quanto os mistérios que cercam o monsteiro.

A partir daí Élia Barceló, nos entretem em uma história de amor, intercalada entre a idade Média e os dias atuais. Cheia de reviravoltas, suspense e magia. Um livro lindo, que, nos faz imaginar sobre uma historia de amor que sobrevive por mil anos.

Camila 18/03/2013

Resenha postada em: http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

Como fiquei feliz por ter tido a oportunidade de ler esse livro. Ele é um daqueles livros pouco divulgados e que encantam qualquer leitor.
Cordeluna conta a história de um amor intenso que atravessou os séculos. É uma história de amor e maldição.
Sancho Ramírez, um guerreiro de El Cid (D. Rodrigo de Vivar) ganha de seu pai uma espada muito especial: Cordeluna. Essa espada dá a Sancho inúmeras vitórias em nome de seu senhor El Cid, porém ela carrega consigo uma maldição que mudará para sempre a vida dos personagens desse livro.
Em uma das missões ordenadas pelo seu senhor, Sancho conhece Guiomar e entre os dois logo nasce uma amor intenso. O que eles não esperam é que a madrasta de Guiomar, Brianda, esteja apaixonada por Sancho e planeja tê-lo a tudo custo.
Paralelo a essa narrativa conhecemos Sérgio e Glória, dois jovens atores que dedicam suas férias a um projeto para recriar a história de El Cid. Quando eles se encontram pela primeira vez, de cara se apaixonam. Surge entre os dois uma ligação muito forte, como se eles se conhecessem a muito tempo, de uma outra época. Para infelicidade do casal, a professora e uma das coordenadoras do projeto, Bárbara, está atraída por Sérgio e fará de tudo para separar o jovem casal. Coincidência? De forma alguma, há uma grande ligação entre as histórias.
O livro alterna as narrativas das histórias, mas com muita clareza, sem deixar furos. Os personargens são muito bem construídos, a vilã faz jus ao seu papel, o mocinho é um guerreiro forte e corajoso, e a mocinha uma legítima donzela em perigo. Apesar desses clichês a história é super criativa, tem bastante de História Medieval, o que adoro.
O livro em si é lindo, me apaixonei por ele sem nem começar a leitura. A arte é bem bacana, com várias xilogravuras, lindo!
Valeu a leitura... Dana (Blog Bookaholic), obrigada pela oportunidade de ler essa preciosidade.

Lizianesg 16/04/2013

Cordeluna
O romance tratado no livro Cordeluna é muito envolvente, pois mesmo depois de mil anos os protagonistas deste romance se reencontraram para poder finalmente viver todo o seu amor.
Sancho ganha de seu pai uma espada chamada Cordeluna, o que ele ainda não sabe é o quanto essa espada é especial e com ela ele será um guerreiro temido por todos.

“Tem esse nome por causa deste emblema gravado na lâmina, vês? Um coração e uma lua que se sobrepõem. E a empunhadura tem uma pedra tão especial que parece feita do próprio coração da lua.” Pág. 17

O amor existente entre Sancho e Guiomar, não pôde ser vivido por eles, devido à época em que se encontraram ser em que as mulheres não escolhiam com quem gostariam de ter um relacionamento amoroso, isso era feito pelos pais, o pensamento daquele tempo era que as mulheres serviam para dar filhos aos homens com os quais casassem e passavam horas bordando, tomando chá e conversando.

“- O matrimônio se realiza para fazer prosperar. O homem te dá uma posição, proteção, segurança e respeito. A mulher lhe dá filhos que possam manter suas terras e engrandecer seu nome. Nada além disso.” Pág. 66

Mas o amor entre Sancho e Guiomar nasceu assim que ele a viu, eles resolveram casar-se em segredo, pois sua madrasta não aceitaria esse romance. O que Guiomar jamais imaginou era que sua madrasta também alimentava uma paixão por seu amor Sancho.
A madrasta de Guiomar estava determinada a fazer tudo que podia para os dois ficarem separados e para Sancho voltar para ela, incluindo um pacto com um feiticeiro de magia obscura.

“Atarei suas almas ao tormento que não cessa e as entregarei aos meus amos para que as desgarrem. Estais disposta a pagar o preço?” Pág. 180

Guiomar não conseguiu resistir às torturas de sua madrasta, mas ela tinha algo especial pelo que lutar que já não era somente o amor de Sancho, mas sim um filho que ela conseguiu salvar com a ajuda de um padre amigo.

Mil anos depois, um grupo de jovens estudantes de teatro foram para o mosteiro, lá coisas começam a acontecer e então os jovens acabam descobrindo que estão ligados aos fatos que ocorreram naquele local mil anos atrás.

“Todos pareciam dormir bem, menos Glória, que se levantava com uma dor forte na cintura, que ia desaparecendo durante o dia; Sérgio, que começara a ter sonhos angustiantes de que não se lembrava ao despertar; Sibila, que continuava com seus pesadelos e tinha decidido não contar nada mais a ninguém até que conseguisse explica-los a si mesma.” Pág. 124

Os jovens entenderam que tudo poderia ser resolvido se eles encontrassem a espada e também as pedras da lua que Sancho havia retirado e uma delas ele deu a Guiomar e a outra ele carregava consigo.

“Soube, naquele instante, que para eles era a última possibilidade, que depois de mil anos de sofrimento vagando sobre a terra, seus espíritos seriam por fim libertados, se conseguissem reunir-se. E só poderiam se reunir se a espada voltasse a ser uma.” Pág. 191

Adriana 05/04/2012

Impecável!

Com uma escrita fluida, poética e misteriosa a autora espanhola Élia Barceló me cativou e fez com que desejasse ardentemente viver uma história de amor no passado, presente e futuro *-*

Cordeluna é um livro do qual, admito, nunca havia ouvido falar embora tenha ganhado um importante prêmio da literatura, o Edebé. A editora Biruta não é muito conhecida no meio, mas possui diversas publicações legais, além de fazer um trabalho incrível na edição de seus livros infantis e infanto-juvenis (farei um post sobre isso em outro momento, pois achei tão maravilhoso o catálogo que eles mandara que quero dividir com vocês)!

Adorei ter a oportunidade de ler esta obra porque ela é bem diferente do que estou acostumada e, mesmo assim, trata de um tema universal: o amor. Sim, há sobrenatural envolvido, mas é daquele tipo com bruxas e duendes maléficos. Um livro em que o passado de um jovem casal se mistura ao presente de Sérgio e Glória.

Ambos são estudantes de filologia, e foram escolhidos entre poucos para fazer parte de um projeto ambicioso. Um grupo de jovens é levado a um mosteiro em Burgos para gravar um documentário e ensaiar uma peça de âmbito nacional. O lugar é rico em história e logo Sérgio e Glória sentem uma química que parece inexplicável.

Entretanto, antes de tudo isso o leitor já pode entender o que se passa com eles porque é apresentado a Sancho Ramírez e Guiomar, um filho de fidalgo e uma nobre dama que tiveram suas vidas entrelaçadas mil anos atrás e que foram separados por forças desconhecidas.

Ao longo do livro vamos conhecendo tanto a história de Sérgio e Glória quanto a de Sancho e Guiomar. Nos apaixonamos por cada casal e torcemos por eles, vibrando por eles, chorando por eles. A autora entrelaçou a trama de forma magnífica, é raro achar um livro em que temos dois tempos distintos narrados e minha ansiedade por cada um seja a mesma. Geralmente o passado é a parte mais “chatinha” e eu fico torcendo para chegar de volta ao presente, mas em Cordeluna isso não acontece de jeito nenhum!

Alias, falando em Cordeluna, vocês devem estar se perguntando que nome é este. Simples: este é o nome da espada de Sancho, que é indispensável para a história e que tem um papel tão fundamental que eu não posso contar aqui (sou anti spoilers gente)!

O importante mesmo é vocês visualizarem esta leitura tão rica, que tem juventude e modernidade aliadas a nobres damas com seus vestidos suntuosos, cavaleiros lutando pelo amor destas donzelas e muita magia enriquecendo tudo isso. O livro é incrível e acho que estava mesmo precisando de um livro “com cara de livro” se vocês conseguem me entender. Uma obra que, além de ter início, meio e fim não fique só enrolando nas divagações de uma adolescente, mas sim te conte um enredo lindo e bem estruturado.

Isso é uma das coisas que às vezes sinto falta nas publicações atuais: boa estrutura. Inúmeros são os casos de obras que tem tudo para serem fantásticas, mas não conseguem manter um rumo e se perdem por falta de um componente básico como este.

E voltando a falar de Cordeluna, nada mais posso dizer além de leiam este livro. Além de um enredo que vale a pena, a edição, revisão e projeto gráfico da obra são impecáveis. Mostrei as ilustrações para vocês no vídeo deste post, mas ao vivo são ainda mais lindas! E minha nota final não podia ser outra né… 5 estrelinhas!!!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=3343

Caroline Curi 18/01/2014

Por Caroline Curi.
ESPANHA, IDADE MÉDIA.
Sancho Ramírez é um guerreiro de Dom Rodrigo (mais conhecido como El Cid), que decide seguir seu senhor ao desterro, após o mesmo ser acusado injustamente de roubo pelo Rei Alfonso. Ao se despedir de sua família, Sancho ganha de seu pai uma espada que passou por várias gerações. A espada chama-se Cordeluna e ele não sabe o que ela possui de especial nem de onde ou por que surgiu, mas aceita e parte rumo às batalhas.

Depois de muitas lutas, ele retorna para o reino. E, na noite de um baile, Dona Brianda, viúva do conde, procura por ele para lhe fazer uma proposta. Ele aceita encontrá-la, mas antes disso acontecer, ele tem a visão mais perfeita de todas e nada mais tem importância para ele, a não ser aquela jovem dama, linda, doce. Basta apenas uma troca de olhar entre eles, para terem a certeza de que encontraram o amor de suas vidas e que irão se amar além da vida. Mas ela pertence à alta nobreza e é enteada de Dona Brianda, enquanto Sancho é apenas um guerreiro e objeto de desejo da madrasta de sua jovem donzela. Mesmo assim, farão de tudo para ficarem juntos. Sancho e Guiomar juram amor eterno sobre a espada Cordeluna e carregam no peito a prova desse amor para sempre. Dona Brianda, alimentada pelo ódio de ser desprezada por um simples cavaleiro e trocada por sua enteada, decide amaldiçoar o casal para que não possam ficar juntos jamais.

ESPANHA, ATUALMENTE.
Glória, Tina, Sérgio, Quique e vários outros jovens são selecionados para fazerem parte de um grupo de atores que interpretará a vida de Dom Rodrigo/El Cid. Todo o grupo viaja para um mosteiro antigo e ficam praticamente isolados do mundo, já que todos os dispositivos eletrônicos foram confiscados, a fim de fazerem com que os jovens entrem no “clima” da época. Sérgio e Glória sentem algo muito forte e inexplicável assim que se veem pela primeira vez. A princípio, eles ficam confusos, pois nunca sentiram isso antes e não acreditavam que pudesse realmente existir esse tal de “amor à primeira vista”, mas conforme o tempo vai passando, eles se aproximam e o que sentem um pelo outro se torna cada vez mais forte. Para complicar tudo, surge Bárbara, a monitora do grupo com quem Sérgio já havia se relacionado antes. Ela sente-se estranha e intensamente obcecada por ele e não aceitará, de forma alguma, ser trocada por Glória.

Descrevo esse livro com quatro palavras: mágico, sensível, encantador e surpreendente. Noventa e cinco porcento da sensibilidade presente nessa obra são resultado da narrativa maravilhosa da Élia Barceló, que conseguiu transmitir a intensidade e a beleza desse amor de forma perfeita e conquistadora. É impossível não se apaixonar pelos protagonistas, principalmente Sancho e Guiomar, e não torcer pelo amor dos dois casais.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos ajuda a conhecer um pouco de cada personagem, através de “nossa” própria visão. Além disso, os capítulos são intercalados com acontecimentos do passado e os dias atuais. Com isso, a autora consegue prender a atenção do leitor até a última linha. Como eu lia mais antes de dormir, decidia que ia ler, no máximo, cinco capítulos, já que estes são bem curtos, mas ao fim dos cinco capítulos, eu já me via indo para o sexto e assim por diante, até que olhava o relógio e era obrigada a parar de qualquer jeito. E mesmo assim, dormia com aquela vontade de chegar a hora de reiniciar a leitura.

Uma coisa que me chamou muita atenção na leitura, foi a diferença perceptível nas diferentes narrativas. Nos capítulos que mostram os tempos antigos, os diálogos são mais formais, assim como era na época realmente, enquanto que nos capítulos de Sérgio e Glória, era notável a mudança na maneira como eles conversam, a linguagem mais atual, bem diferente de antigamente. Élia conseguiu exprimir essa mudança de forma equilibrada, sem deixar que ficasse forçado.

A única ressalva que faço aqui, e por isso não dou nota máxima ao livro, é que gostaria que a história de Glória e Sérgio tivesse sido mais explorada. A história dos jovens da época medieval é muito bem detalhada e por isso apaixonante. Foi muito fácil eu me apaixonar pela história deles. Mas na história atual, eu senti falta de algo mais. O amor à primeira vista já é algo repentino e o fato de não ter tido mais narrativas dos dois juntos, fez com que tudo se tornasse mais repentino ainda. Fora isso, o livro é excelente para todos, principalmente para aqueles que são amantes dos contos de fadas.

site: carolinecuri.blogspot.com.br