The Lean Startup

The Lean Startup Eric Ries

Resenhas - The Lean Startup

MagalhAes12 23/06/2023

Que livro massa!
Muito inspirador. Pra quem tinha a mente forjada num modelo tradicional de administração, ele te abre um universo de possibilidades.

Lu Lu Lu 17/10/2021

Maravilhoso
Pra qualquer profissão, qualquer projeto, o pensamento lean sempre é a melhor escolha. Livro didático e pratico

valteralvees 08/04/2021

Empreender no século XXI
Em um momento da história em que o ciclo de inovação tem de ser cada vez mais rápido, centrado no usuário final e suas respectivas necessidades, ?A Startup Enxuta? serve como praticamente um manifesto de mudança perante à sociedade burocrata do século XX, e ao invés disso, apresentando a nova geração de negócios (chamado ?startup?) focada cada vez mais em entregas de valor e, sobretudo, com alta carga tecnológica. Assim como preconiza o livro, o tempo nunca foi tão escasso, e, por isso, as empresas não podem se dar ao luxo de perder tempo com inovações que ninguém quer. Leitura obrigatória para quem pretende empreender em tecnologia ou deseja modernizar sua empresa.

filipebarretto 14/01/2021

Leitura obrigatória para quem busca empreender
Excelente livro e leitura obrigatória para quem busca empreender e inovar. O autor traz vários exemplos e orientações desde a concepção de uma ideia até a sua execução. Mesmo para quem não busca empreender, o livro traz muitas sugestões e mecanismos para conseguir inovar e se diferenciar no próprio trabalha. Existe muito conteúdo de startups disponível, mas o autor consegue consolidar tudo em uma linha didática que faz muito sentido.

Um ponto que acho que poderia ser melhor é que o autor contantemente se refere às metodologias como uma abordagem científica enquant, na prática, o que traz são varios exemplos e ideias, sem trazer propriamente uma comprovação científica para as abordagens sugeridos. Por conta disso também, e dos ótimos exemplos, o livro acaba se tornando repetitivo em partes para provar os pontos trazidos pelo autor.

Thiago Paiva 23/01/2013

Se você é empreendedor ou trabalha com novos produtos precisa ler esse livro!
O Lean Startup virou a filosofia predominante no mundo das startups, sendo inclusive utilizada por grandes empresas para o desenvolvimento de novos produtos.

A ideia dessa metodologia surgiu enquanto o Eric Ries estava trabalhando na sua startup IMVU e estava com problemas para encontrar clientes e fazer algo que eles realmente quisessem. Para solucionar esses problemas, ele buscou inspiração na metodologia do Lean Manufacture da Toyota, buscando evitar os desperdícios da startup e focar no que é realmente importante para ela, encontrar um modelo de negócios escalável e repetível.

Ele afirma que uma startup ou um lançamento de um novo produto se assemelha a uma viagem de carro na qual você tem um caminho em mente e uma destino definido, porém você não sabe o que vai acontecer durante a viagem. Pode ser que tenha um acidente numa rua e você precise mudar a rota para conseguir chegar no seu objetivo.

Com essa ideia, ele apresenta como grandes empresas como a Kodak e startups como a própria IMVU e a Votizen conseguiram ser ter sucesso ao focar no aprendizado e ir corrigindo o percurso a medida que os obstáculos foram aparecendo.

O principal conceito do livro é o loop Construr-Medir-Aprender que é a forma que o Eric Ries encontrou para minimizar o desperdício e maximizar o aprendizado, dessa forma corrigindo a direção até ser bem sucedido!

A forma como o livro foi escrita tem um bom equilíbrio entre teoria e prática, não tendo uma leitura tão leve quanto a maioria dos livros de negócios, porém não chega a ser pesada como livros acadêmicos. Sendo que o uso de exemplos práticos não apenas valida a teoria mas facilita o entendimento da teoria proposta.

Resumindo, o livro é interessante tanto para empreendedores quanto para gestores de empresas que queiram lançar novos produtos.

#Recomendo

bighi 26/01/2012

O melhor livro para Startups
Já li vários outros livros sobre como é importante, para uma empresa na internet, fugir do modelo tradicional de empresa. Mas este é o primeiro livro que eu vejo se aprofundar a sério no assunto e ainda trazer sistemas diferentes pra você avaliar seus resultados.

Para uma startup, lucro nos primeiros meses não é importante. Construir software no prazo e no orçamento também não é importante, já que não importa se você lançou no prazo se ninguém quer seu produto.

Este livro nos ensina a testar o mercado de uma forma moderna, aprender rápido e ir melhorando seu produto de acordo com o que aprendeu sobre o que seus clientes querem, o que é o mais importante.
mug 13/02/2020minha estante
Leu o inglês mesmo? Em português é difícil achar.