As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Bárbara F. Byrro 13/07/2020

Chateada
Jô Soares conseguiu criar um ótimo psicopata, mas não deu pra fazer uma história envolvente.

''As Esganadas é um romance escrito por Jô Soares, lançado em 2011 pela editora brasileira Companhia das Letras.

Quarto romance policial do autor (precedido por O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras), o livro é ambientado no Rio de Janeiro de 1938 - ano em que Jô Soares nasceu[1] -, durante a Era Vargas, e retrata uma série de assassinatos perpetrados contra vítimas gordas. Subvertendo a narrativa policial comum aos suspenses envolvendo detetives, o serial killer é revelado logo no início da obra, bem como sua motivação para os crimes.[1] A trama concentra-se nos detalhes da busca pelo assassino.[2] '' - peguei da Wikipedia, uma vez que não tenho a mínima vontade de detalhar muita coisa aqui (hahahahaha).

A história do vilão, os motivos que o levaram a fazer o que fazia, a forma com que fazia são coisas extremamente bem escritas e que te prendem na leitura, mas a história em si teve um dos piores desenvolvimentos que eu já vi.

O autor chega a passar 10 páginas DESCREVENDO locais ou a vida cotidiana de pessoas que não fazem a mínima diferença, fica contanto algumas histórias sobre o RJ em um monte de páginas - coisas que, pelo menos eu, não queria saber.

Eu fiquei bem brava lendo esse livro, já que ele tinha a faca e o queijo na mão e conseguiu estragar a história.
Um coisa que deveria ser sensacional, ficou bem ruim!
Enfim... achei bem ruim. Dei 3 estrelas, única a exclusivamente por causa do personagem principal que é o psicopata.

Inclusive, tô trocando esse livro hein rsrsrsrs

Adrianne.Cardoso 09/06/2020

Bem, não é bem uma resenha, dei uma nota mais acima do que a média site porque simplesmente foi um livro muito gostoso de ler, li em dois dias, fascinada, pela história não tão original, mas os toques da história real fizeram toda a diferença pra uma leitura, que pra mim, pessoalmente foi extremamente prazeirosa.

JOY 31/05/2020

"Nenhum ser humano é inocente. Tu és um ser humano. Logo, não és inocente; portanto, és culpado."

Sem delongas, Jô nos apresenta o assassino do caso "As esganadas" logo no início. Ao contrário do que possa parecer, o homem é mais misterioso do que pensamos. Suas motivações, embora descritas, não tem um fundo bem explicado. Nos perguntamos de onde surgem suas revoltas, gerando uma verdadeira reflexão sobre a psique humana.

A história é muito bem ambientada, em um Rio de Janeiro, ainda Distrito Federal, em 1938, sendo o ponto forte do livro. O caso a ser desvendado se mescla com citações de personagens conhecidos, citando nomes como os Fernando Pessoa e Assis Chateaubriand; além de fatos historicos, como o começo do Estado Novo, expansão dos partidos nazistas e fascistas, Copa do Mundo de 1938, entre outros.
O time de detetives, no entanto, é muito raso, por vezes se mostram verdadeiros estereótipos.

Apesar de apresentar momentos leves e descontraídos, a história é repleta de cenas fortes de assassinatos, os quais o autor descreve sem papas na língua. Quem tem sensibilidade a cenas fortes, talvez seja melhor desconsiderar a leitura.

Além disso, levanta questionamentos sobre gordofobia, pressão estética e a forma que mulheres obesas são vistas na sociedade.

É uma leitura interessante.

simone 14/05/2020

No começo não imaginei que seria bom, mas no desenrolar da história mostrou como foi bem construída e foi me prendendo me deixando curiosa, me diverti, ri bastante, gostei muito de como foi concluído.

Ogando 01/05/2020

As Esganadas
E quem diria que uma história em que Carontes é dono de uma funerária me prenderia tanto. Jô Soares teve muito a manha de juntar um pouco da história com personagens que só poderiam existir em sua mente magnifica.
Assombrado por sua mãe (ou mais exatamente pela imagem deturpada que tem dela) Carontes se vê a frente da empresa da sua família, a funerária Estige. Se vê também prestes a se permitir extravasar seus mais íntimos e perturbados sentimentos. E é a partir daí que a vida de mulheres gordas da cidade carioca tem seus caminhos assombrados por um homem estranho e magnificamente construído pelo autor.

Jef 30/04/2020

Genial
Esse livro está na minha coleção faz um tempo(2016), ganhei de presente de uma amiga.
Mesmo imaginando que ele fosse magnífico deixei o tempo passar, e não me decepcionei.

Que livro fantástico.

Primeiro ponto, o livro pode ser de suspense se informa o assassino no primeiro capítulo?
Creio que sim

Jô foi genial na forma de levar essa história, mortes pesadas(dignas dos piores livros de terror), toques macabros. Mas por outro lado levou a história com leveza.

Sabia dá genialidade do Jô como autor (li o Xangô) e fiquei em dúvida se esse livro manteria o padrão, posso afirmar que sim.

Super recomendo, alertando sempre para levarem em conta o período que o relato se passa (1938) e o que o mundo dispunha naquela época em relação a tecnologia.
Além disso o Jô da sua forma é um autor que engrandece o Brasil(viveu em outros países e rodou o mundo), saber que temos aurores brasileiros vivos com essa genialidade é reconfortante.

Ana Paula 21/04/2020

Esperava mais.
Lido em 21/04/2020. As Esganadas foi o segundo livro de Jô Soares que li. Conta a história de um homem de mente doentia e perversa que, movido pelos traumas causados por sua mãe, decide matar e torturar mulheres gordas dentro do contexto de suas lembranças. O autor se utiliza da mesma fórmula de O Xangô de Baker Street: escrita leve, pesquisa sobre acontecimentos históricos, personagens reais que se tornam fictícios, uma trama policial sem muito suspense e investigação. Jô não faz pensar, ele tem o hábito de explicar tudo direitinho, como se fosse uma aula. Sua pesquisa é o que mais me atrai. Muitas muitas vezes abusa de clichês. Entregar quem é o serial killer nas primeiras páginas não o livrou desse rótulo e a surpresa não foi bem aproveitada, nos tirou aquele suspense que poderia salvar. De resto, esperava mais.

Neto 12/04/2020

Decrescente
"As esganadas" foi o meu primeiro contato com o Jô Soares no universo literário, este livro por si carrega todas as fórmulas possíveis para agradar o leitor, exceto por uma característica: a história é decrescente. O livro começa com toda a pompa revelando o assassino, bem como sua história e motivação, conhecemos todos os seus passos e o desenvolvimento da sua loucura. Ao mesmo tempo acompanhamos o desdobrar das investigações sobre os desaparecimentos e mortes estranhíssimas de mulheres gordas no Rio de Janeiro do início do século XX, os personagens são carismáticos e o panorama histórico também, as descrições perfeitas da época transportam o leitor à uma outra era, cenários e sabores compõem toda a trama tornando-a palpável a quem a acompanha. O humor cínico e sem vergonha percorre toda a história, hora gerando uma certa repulsa, hora uma risadinha interna, mas sempre despertando algo no leitor. No momento em que a história converge para o encontro dos principais personagens onde se espera o acerto de contas, a história decresce, como se fosse escrita por um aluno brilhante que não teve tempo de terminar o seu trabalho, a sensação que fica é que poderia haver mais, que as resoluções foram tomadas muito rapidamente, que os fins não se comparam aos meios, que a resolução dos fatos infelizmente não faz juz ao resto da obra. Apesar de tudo isso As esganadas vale uma boa leitura, o universo funerário e a Rio de Janeiro noir precisam ser descobertos, esta é uma leitura que eu recomendo com certeza, mas recomendo com uma observação, "leia, mas não espere grandes coisas".

Luiz Fábio 26/03/2020

Um livro divertido
O livro logo de cara revela o assassino, o que é muito diferente das tramas de romance policial, isso pode ter tirado um pouquinho da graça, mas a jornada dos personagens até descobrir o culpado é divertida.

Galvão 23/03/2020

Uma nova história de mistério.
O livro é bem divertido, e a diagramação e a fonte grande tornam a leitura muitíssimo agradável e rápida.
Não é um livro de humor, como aqueles que nunca leram um livro de Jô podem pensar. A história é sobre uma série de assassinatos de mulheres que têm como característica evidente um peso elevado. O interessante e diferente de outros livros de assassinatos é que o assassino é revelado logo no início da trama, mas isso não torna a leitura menos interessante.
Indicado para aqueles que desejam uma leitura despretensiosa e direta.

Neliane 11/03/2020

Embora se trate de um assassinato em série, o livro é muito divertido. Parece contraditório, mas é isso mesmo. Leitura fácil e interessante. Conta a história de um assassino em série que tinha como vítimas mulheres gordas. Logo no início do livro ele revela quem é o assassino e, ainda assim, o livro é instigante.

Wanderson.Pill 20/02/2020

Decepção pura
Esperava muito mais da obra.

Bruno.Lopez 07/01/2020

Esganado de suspense
O suspense é muito interessante, a trama muito bem feita e a vontade de continuar a leitura só aumenta a medida em que os mistérios vão se resolvendo. Uma leitura divertida.

paulorodrigues 04/11/2019

Ruim
A única coisa que salva, são as referências históricas. O livro é mal escrito, começa mal e terminar pior.