Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

~_Clarax_mary â¡ 22/07/2023

UMA GRANDE SURPRESA !!!
Esse livro foi uma grande revelação pra mim, eu pensava que não ia gostar, porque eu não tava no clima pra ler fantasia/distopia. Para mim iria ser só mais um livro 3 estrelas. Mas, eu simplesmente gostei muito, por mais que eu ja tenha visto o filme e sabia das coisas que iriam acontecer.

Eu li esse livro super rápido, a escrita é muito fluida, e quando pegava ele pra ler, eu lia umas 100 páginas direto.

Eu acho esse universo bem legal e bem construído, e esse primeiro livro fala e descreve ele muito bem. O livro não teve um final tão grandioso por ser o primeiro de uma trilogia, mas eu fiquei bastante animada pra continuar a série.

Uma coisa que me deixou bastante surpresa foi a autora matando vários personagens sem escrúpulos nenhum kskskk Não sobrou quase nenhum personagem pra morrer nos outros livros ? Eu não sou uma pessoa que chora e fecha o livro quando um personagem morre ou coisa assim. Não entendi a necessidade de matar todos eles, mas eu acho que eu entendi o propósito da Veronica com todas essas mortes.

Eu adorei a forma como a personalidade da Tris mudou, e o jeito como foi escrita. Muitas vezes me identifiquei com ela, e com seus pensamentos; eu achei um pouco preocupante, mas to fingindo que não aconteceu ksksksksksks

Vamos falar sobre o Quatro kkkk
Quando ele estava com a Tris, eu percebi que ele meio que se transformava em outra pessoa. Dá pra entender essa mudança por causa do mundo onde eles vivem, e por causa da Audacia, do treinamento, pelas coisas que ele passou e tudo mais, mas as vezes fiquei incomodada com essa troca de personalidade. MAS, sei que quando ler os próximos livros e o livro dele eu vou entender mais sobre o personagem.
E também, eu achei a construção dos personagens bastante OK pra o primeiro livro de uma série. E estou ansiosa para ler os outros, e saber mais sobre esse universo e sobre os personagens.
( Acho que dá pra perceber que eu gostei do livro só pelo tamanho da resenha jskakksks)

Davi 05/06/2020

Não ruim porém não bom
Livro bem mediano, alguns momentos emocionantes alguns chatos, porém não gostei por causa da autora que descreve muitos detalhes de pensamentos.

walnutpryn 03/10/2022

Divergente - Veronica Roth
O filme é bem parecido com o livro, só algumas cenas que são modificadas e lados dos personagens mais explorados.
O livro é bem grande, não é meu preferido, mas tem várias falas marcantes.
Na minha humilde concepção, o filme é melhor...

? ? Divergente - Veronica Roth
--------- Junho?
? ? ? ? ?
?Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.?

Agatha 23/04/2021

Comfort Book
Eu li essa saga quando estava no sexto ano. Lembro de algumas partes, mais não com tantos detalhes. A leitura é tão fluída! Fácil de ler, fácil de se envolver, e de desenvolver a história. Agora lembro porque gostei tanto.
Nessa distopia há romance, e não é slowburn. É incrível, admirava e admiro a Tris até hoje por ela ser vuneravel e ao mesmo tempo ser forte, ser independente.
A única coisa ruim que percebi agora relendo é que o final é muito corrido, o problema ou o plot não é muito diferente, muito bacana.

Gabriel1994 17/01/2023

Bea Trice
*Livro lido em 2020*

Não ter facção nenhuma não é uma opção.

Numa Chicago futurista o mundo é dividido em 5 facções e acompanhamos a história de Beatrice e sua trajetória na facção de Abnegação.

Todo desenrolar e construção da Distopia feita por Verônica Roth é bem envolvente e cativante.

Romance jovem, luta contra o sistema, totalitarismos e outras chaves mais que são aspectos de uma boa Distopia Jovem.

Livro fluido e muito bom!

Sasah30 18/10/2022

Divergente!!
Acho q a comparação que algumas pessoas fazem com jogos vorazes é sem sentido, claro que divergente nn é tão incrível como Jogos vorazes (até pq é minha saga favorita) mas ela tem um charme próprio.

Além de eu amar cenários distópicos, o final entregou bem isso e me deixou bem envolvida com os acontecimentos..

Ansiosa pra ver o desenrolar no próximo livro

Santos231 23/09/2023

Quatro limdo
MERECEDOR de ser chamado de PERFEITO? não, mas a distopia, as facções é legal e bem bolado. A PERSONAGEM, nossa querida adolescente Tris que não é legal, saber de todos os pensamentos dela, principalmente quando o Quatro está a 6 metros é de entrar em Pânico .

As facções é uma ideia muito legal e a audacia é descolada e corajosa na teoria, observamos várias situações de SUFOCO tipo ficar cego RS.

O fim é O.K e o romance é FOGOOOO? QUERIDOSS KKKK gosto muito.

NAY 02/09/2021

Divergente
Uma Distopia onde o "mundo" e dividido em 4 facções : abnegação , erudição , audacia e amizade , nesse início da história no primeiro livro da saga o objetivo é mostrar como toda a sociedade é dividida e como são as leis que através de testes vc descobre qual a característica que mais transbordam sua personalidade é o que define sua facção, mas o que acontece quando vc tem todas as características bem mixadas ? Para essa sociedade é uma ameaça na qual deve ser guardado como um enorme segredo , entre a escolha da protagonista em qual facção ela vai escolher para viver o resto da vida e a luta pessoal para aprender a sobreviver dentro dessa facção, como histórias de aventuras , lutas, amor e amizade essa Distopia é simplesmente maravilhosa e uma leitura difícil de largar !

diny :)) 17/05/2021

Sempre quis ler o livro pelo motivo de adorar os filmes, mas gente, o livro é muito melhor do que eu imaginei. A escrita é muito envolvente e fluída, a história é muito boa e está sempre acontecendo alguma coisa doida que te deixa cheia de adrenalina. Os personagens são muito mais bem elaborados do que nos filmes, a Tris tem uma personalidade muito forte e que as vezes chega até ser egoísta, mas eu gostei bastante de ver as facções, a política e os personagens pela visão dela, já que no filme é tudo muito razo. O melhor é que o romance entre os personagens é bem leve e não é o foco principal da história.

Letícia Angelina 09/09/2020

INCRIVEL!
Uma escrita que te prende do começo ao fim. É simplesmente incrivel! Não vejo a hora de ler os proximos e descobrir mais desse mundo.

carolina 03/09/2023

Divergente
Um mundo dividido por cinco facções onde aos 16 anos os jovens tem o poder de escolha para em qual delas vão viver.
Beatrice pertence a Abnegação, que tem como principais lemas o altruísmo, bondade e empatia. Mas ela acredita não fazer parte desses princípios por isso ao completar 16 anos ela escolhe a Audácia a qual tem a função de proteger as demais facções. porém no desenrolar Beatrice descobre ser divergente motivo pelo qual pode ser caçada até a morte e tem que fazer de tudo para esconder esse fato.
um história típica de ação que faz você ler as 500 páginas em um piscar de olhos, os personagens são cativantes e a protagonista é muito enigmática e muda muito ao decorrer do livro.

01/05/2021

Simplesmente perfeito
Adorei o livro, a história é muito envolvente, e com um contexto político interessantíssimo.
A ideia de facções faz com que você fique dividido entre os ideais de cada uma, porém a existência de divergentes mostra que quando se trata dos seres humanos, e seus confrontos não podemos ver tudo de uma perspectiva só, é sempre importante estar aberto á outras realidades.
Então nos traz a reflexão de que não precisamos ser pessoas controladas por um só pensamento, e sim ter a mente aberta para explorar a diversidade do mundo.
O livro também nos ensina que a melhor forma de vencermos nossos medos, é enfrentando-os.

florence28 04/07/2021

Divergente??????
Livro viciante, leitura super fluída. Não posso dizer que ler esse livro foi aquela SURPRESA apenas pelo fato de que eu assisti todos os filmes antes de ler, então meio que todos os personagens e cenários já estavam "mastigados" pra mim, não tive que criar um por um na minha imaginação pois eu já sabia como todos eram por causa do filme.

?Mas isso não faz com que o livro não seja surpreendente (creio que a experiência de leitura será ainda melhor e mais imaginativa para quem não tiver assistido nenhum dos filmes) Apesar disso, o livro tem muitos detalhes diferentes dos filmes.

?No filme nós não temos acesso à tudo que se passa na cabeça da Tris e é meio difícil se conectar com algum personagem. Mas pelo livro podemos saber tudo que ela pensa, e isso foi algo que fez com que eu não fosse muito com a cara dela no começo.

?Achei que eu teria um "crush" instantâneo no Quatro (como no filme) mas isso não aconteceu, na verdade comecei a gostar muito mais do AL

??Também notei a grande diferença de que o Quatro nos filmes é retratado como um sujeito super grosso e tals, mas nos livros eu não senti que ele fosse assim, no livro ele só parece ser uma pessoa reservada e calma. Já a Tris nos filmes parece meiga e calma mas no livro nós percebemos pelos pensamentos dela que na verdade ela que é "esquentadinha".

?Sem falar que ainda tem o episódio do Edward e Myra que não existe nos filmes. Fazendo com que o Peter se mostre um sujeito pior do que é retratado no filme. Ou seja, no livro você conhece os personagens de verdade.

?Só fui gostar mais do Quatro lá para as páginas 400 e poucas, quando o relacionamento dele e da Tris ia se desenvolvendo em todas as etapas, nos momentos mais íntimos dos dois que temos acesso aos seus reais sentimentos, e isso fez com que eu gostasse mais dos dois.
Também gostei bastante do desenvolvimento de Will e Christina.

?"--- Talvez você não continue na minha paisagem do medo --- murmuro.
Ele inclina a cabeça para baixo e me beija devagar
--- Aí, todos poderão chamar você de Seis.
--- Quatro e Seis --- digo."

?" --- Nós já memorizamos um ao outro."

Luí 18/12/2020

Um livro que prende, deixa você vidrado na história, te faz querer virar a noite lendo. Tem uma narrativa muito simples que não deixa você parar de ler, super recomendo

-natalia 12/12/2021

Novamente estou surpresa!
Demorei para ler, assim como fiz com Jogos Vorazes, e mais uma vez o livro superou minhas expectativas. Fiquei bastante presa à história, com todas as suas facções e intrigas, e adorei o Tobias. Algumas ações da Tris me fizeram não gostar tanto dela, mas espero ir me apegando mais nos próximos dois livros. Logo lerei o segundo!