Divergente

Divergente Veronica Roth




Resenhas - Divergente


3484 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Emilly_Ss 07/05/2024

??
- "Não podemos sobrviver sozinhos e, mesmo que pudéssemos, não desejaríamos tal destino."

-Veronica Roth
comentários(0)comente



Yazz73 06/05/2024

18 do ano.
gostei da leitura, mas acho que minhas expectativas estavam bem altas. esperava um livro tão excelente quanto o 1 de Jogos Vorazes, mas apenas posso culpar a mim nessa.
comentários(0)comente



BrnXvr13 06/05/2024

Ser DIVERGENTE
A crítica social desse livro é muito forte. Só a questão de um futuro utópico que nos mostra que o ser humano entrou em uma confusão mental e teve que transformar a sociedade em facções com nossas emoções.
Somos forçados a escolher uma facção, forçados a se transferir para tal facção e devemos abandonar nossa família por uma facção (FACÇÃO ANTES DO SANGUE). E só de imaginar que as facções são apenas emoções que devem ser controladas, uma única emoção, sendo que o ser humano tem várias emoções a serem tratatadas, sabemos que depois de ler o livro vamos precisar fazer terapia.
A abordagem seguida que temos é que a divergência dos personagens são feitas na seguinte questão, divergente são pessoas que não podem ser controladas, que as emoções estão agindo em tudo, nao apenas a da sua facção.

ABNEGAÇÃO: Ser altruísta, empático, prestativo
AMIZADE: Amigos, coloridos, alegres
AUDÁCIA: Corajoso, forte, leal
ERUDIÇÃO: Inteligência, lógica, preparados
FRANQUEZA: Verdade, recepção, lealdade
comentários(0)comente



Caíque 05/05/2024

Parabéns ??????
Quem não sabe fazer copia mesmo, né?
Só que tu copiou e ficou uma merda, né?
comentários(0)comente



ywgabrielly 05/05/2024

"É fácil ser corajosa quando os medos não são meus"
MUITO BOM!!!
Muito rápido de ler, apesar de ser umas 500 páginas.
Me apaixonei pelo universo que esse livro se passa, é muito bem ambientado. ?
comentários(0)comente



Roberta873 04/05/2024

Perfeito
Eu li esse livro em 2021 quando tinha 13 anos (atualmente tenho 16 anos) e minha visão sobre esse livro não mudou!
Ele é simplesmente perfeito, por mais que seja um livro considerado "antigo" e a modinha de distopias já tenha passado a um tempo ( e a maioria dos leitores já leu) vale muito a pena ler atualmente! , é um ótimo livro e suas questões abordadas são muito atuais!

A escrita, os personagens, as cenas de ação (as minhas cenas preferidas), reflexões, o plot Twist (a cada livro) é surreal, temos até romance entre Tris e quatro.
Amo muito como o universo é bem construído, e a várias conexões e mistérios envolvidos fazendo você querer ler mais a cada capítulo, Além de ser contado em "primeira pessoa" pela Tris.

Mesmo sendo uma Triologia o livro não fica preso somente a um assunto, como eu falei a cada livro é uma reviravolta (principalmente no final), traições e mortes que vão te deixar de boca aberta.
E Tris é simplesmente uma adolescente de 16 anos cheia de medos, sonhos, erros e dúvidas tentando achar o seu caminho, ela não é uma protagonista "perfeita", ela tem vários erros o que torna o livro super real!

O final do último livro só é ruim para quem gosta de finais "felizes" (quem leu sabe) e quem não leu, leia até o final e descubra! Vale muito a pena!

?Seja corajosa, Tris. (Frase dita pelo Quatro em Divergente)
comentários(0)comente



VitAria1235 04/05/2024

Relendo
Foi tão bom reler essa série, quando eu li tinha 10/11 anos e hoje em dia muitos dos comportamentos da Tris eu consegui entender de uma forma que naquela época eu jamais entenderia.
comentários(0)comente



Ãrica ð«¶ð» 03/05/2024

Uma escolha pode te transformar
Eu adorei esse livro, a história é muito interessante e é muito legal de ler, o final é meio incompleto mas ainda tem a continuação que eu tenho que ler.

"Você quase morreu hoje - diz ele. - Quase atirei em você. Por que você não atirou em mim, Tris?"

"Eu não conseguiria. Seria como atirar em mim mesma."
Duda.maravilhosa 03/05/2024minha estante
Sou completamente apaixonada por esse ??




Lyanzocaa 03/05/2024

Seja bem-vinda, à Audácia.
Um livro que "devorei", não me prendeu tanto quanto minha saga favorita (pjo) mas ainda gostei muito.
O livro se trata de uma sociedade dividida em 5 facções (amizade, audácia, abnegação, erudção e franqueza), cada facção tem sua função na sociedade.
Com 16 anos, podem escolher sua facção, podendo ficar na facção que nasceu ou indo para outra mas para isso é feito antes um teste de aptidão.
O "problema" começa quando Beatrice, personagens principal faz o teste e recebe um resultado raro de 3 facções, ela é divergente, no desenrolar do livro, vemos a adaptação de Beatrice e suas escolhas.
Sofi <3 03/05/2024minha estante
Nunca li, só sei que o filme é péssimo demaiiis




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
eveyyy 28/04/2024minha estante
é só o começo ?




Malu Melo 26/04/2024

LIVRO x filme
Depois de anos que li os livros, e muito tempo sem revisitar os filmes, decidi voltar a essa distopia.
Minhas primeiras considerações ao iniciar pelo livro foram: história com uma ideia interessante, mas que poderia ter sido melhor executada.
Pra mim, existe uma grande falha na narrativa, um erro bem crasso mesmo, já que todo o processo de iniciação da Audácia gira em torno de superar covardias, como é que a Tris ser descoberta como divergente não aparece nas suas paisagens do medo? Sendo que é uma de suas maiores preocupações em quase 100% da história, sendo inclusive o plot principal... não tem lógica.
Agora, comparando a adaptação cinematográfica com a narrativa original, tenho muitas críticas (quando transformam livros em filmes, acredito que seja importante considerar as diferenças tanto necessárias para concretizar a adaptação, como as injustificáveis e sem sentido que sempre fazem). Então, nessa lógica, existem muitos diálogos deturpados, desaparecimento de personagens (como os "amigos" de Tris da Abnegação que no início do livro ela considera que seria o fim amoroso dela, e do irmão também), além de muitas informações serem passadas por pessoas, as quais nem deveriam saber delas (como o Will simplesmente soltar que o Quatro foi quem ficou em primeiro lugar na iniciação dele, assim que todos chegam na Audácia, fato o qual não tem muito sentido, mesmo que ele fosse da Erudição antes, não teria como saber disso), mudanças que considero até ok para o progresso do filme, apesar de serem transformações que afetam a história em algum grau.
Mas tiveram muitas mudanças de características de personagens que de fato me incomodaram, a exemplo da mãe da Beatrice, nos filmes, não permitir que ela se observe no espelho antes da grande escolha da vida dela, o que no livro é retratado quase como um presente da mãe para a filha permitir que ela se olhe num dia tão importante (quebrando com a característica de sua mãe deixar as regras de lado para mostrar que a filha vale mais), ou então como nos filmes simplesmente apagaram a inveja e o egoísmo, tantas vezes, mostrado pela Christina em relação a Tris (como assim mudaram a cena da captura da bandeira pra ela cedendo para a Beatrice a glória de uma coisa que no livro, ela diz, inclusive, que a Tris já tinha tido a ideia, então era justo que ela pudesse ter essa vitória), e pior ainda... o que fizeram com o Caleb, na adaptação quem não leu o livro sente até raiva dele por acreditar na Erudição ao invés da integridade da própria família, e tiveram traços de personalidade um pouco menos relevantes que também foram tiradas, mas que pra mim quebraram um pouco o impacto de ações relevantes de personagens (como o Al gostar da Tris, amorosamente falando, e depois trair ela, coisa que foi parcialmente retratada nos filmes, fazendo o peso da trairagem se apagar).
Também considero algumas cenas dos filmes completamente descartáveis, que foram inventadas para dar um ar de superação pra Tris, mas que na minha opinião só tomaram tempo de coisas realmente importantes (por exemplo, criarem momentos dela indo treinar antes dos outros, de forma separada pra mostrar que ela se esforçava mais que os adversários dela, coisa que nunca foi retratado nos livros, inclusive, ela era claramente mais fraca do que seus oponentes na parte física da iniciação o que foi feito para ter um contraste maior quando mostrassem a capacidade mental dela, ou então, o momento que também não acontece no livro, do Eric impedindo a Tris de participar da captura da bandeira -totalmente aleatório- pra ter aquela cena dela correndo atrás do trem como uma guerreira disposta a quebrar ordens; e colocaram isso no filme ao invés das cenas dela ter sido muito machucada pelos 3 meninos que tentaram matá-la, tiraram as cenas de importunação sexual que sofreu tanto do Peter como da Molly, que pra mim foram muito impactantes e conferiram um ar mais fidedigno do que realmente acontece em disputas por um prêmio na vida real), também não entendi a cena inicial de quando eles chegam na Audácia e o Quatro diz que o banheiro das mulheres é o mesmo dos homens, tipo? Que coisa nada a ver eles terem o vaso sanitário um do lado do outro e os chuveiros também, não sei de onde tiraram isso... Além de cortarem as primeiras lutas e só colocarem as da Tris com a Molly e o Peter, tirando a dor do Al em machucar seus colegas de iniciação e o quão forte ele era e não usava dessa vantagem porque não achava justo. Não mostraram o quanto o Peter era bom em lutar e cortaram a cena dele se livrando do primeiro lugar enfiando uma faca no olho dele (o que achei que tirou o impacto da crueldade dele em relação aos demais competidores, ficou quase como se ele fosse um cara inconveniente metido a engraçado do que o ser humano terrível que ele realmente era). Além disso, apagaram totalmente a relação antiga do Eric com a Erudição, não mostraram a cena dele interrogando a Tris sobre ter visitado outra facção e a situação constrangedora/ inteligente do Quatro cobrindo a Tris, tendo ela supostamente fugido por conta de um beijo, ao invés de falar com o irmão a pedido da mãe dela (outra cena modificada de uma forma sem sentido nenhum, acharam por bem cancelar o dia de visitas e tudo de complexo que girava em torno dele sobre ser negado pela própria família por uma cena aleatória da mãe dela se infiltrando num trabalho da Audácia junto a Amizade -coisa sem pé nem cabeça- pra contar a ela que era Divergente, também retirando o pedido da mãe pra falar com Caleb sobre o que eles queriam injetar nas pessoas da Audácia, sem contar que não mostraram que a Tris ficou em primeiro lugar na iniciação da Audácia, assim como o Quatro, que era um momento importante na história).
Outra coisa que me incomodou foi a carência em mostrar a dificuldade que a Tris teve em se livrar das suas roupas da Abnegação (simbolizando o quão difícil foi pra ela manter a escolha que ela tinha feito, de deixar a família pra trás - também cortando o quanto a Christina foi importante em ajudá-la a se sentir confortável com sua aparência, usando maquiagem e vestimentas que mostravam mais do corpo dela), e tudo isso ao mesmo tempo que ela se sentia segura em ter saído da antiga facção a qual ela desde sempre sabia que não pertencia.
E por último, o que acredito que foi um dos principais erros do filme em relação ao livro foi a importância que deram a Janine, a qual definitivamente ela não tinha nos livros. Parece que tudo foi centrado nela, já que aparece em tantas cenas na adaptação, sendo que no livro o leitor só a conhece no final. Também me irritou como ela é falsa e dissimulada nos filmes, sendo que na história original ela é uma personagem marcada pela nudez de sua crueldade e até quase robotizada como se tudo fosse um experimento e ela só tivesse que executar. Realmente foi uma das personagens que mais perdeu seus traços originais, o que considero lamentável.
comentários(0)comente



Sara 25/04/2024

Perfeição
Personagens:?????
História:?????
Fluidez:?????
Plot:?????

Eu simplesmente estou surtando com esse livro, sério é muito bom mesmo.
Eu me identifiquei muito com a protagonista principalmente na parte da insegurança dela, não muito da coragem porque eu sou meio sensível kkkkk mas no geral eu amei muito a Tris, foi a protagonista que eu mais amei na vida. E adorei o Tobias............que homem perfeito. E os amigos da Tris também eu adorei eles, a Marlene o Uria e principalmente a Christina.
Maria 25/04/2024minha estante
Meu Deus eu li isso quando eu era tão nova, e amo a tris até hoje




Biemoraes 24/04/2024

Amo muito
Relendo esse livro depois de anos, relembrei muito da história e continuo apaixonada! Divergente foi um dos meus livros favoritos da adolescência e segue sendo ótimo pra mim ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



3484 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR