Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

EduardoCDias 28/06/2020

Vampiros portugueses
História de vampiros é sempre boa, mas essa é fantástica! Dois amigos encontram, num mergulho, uma caravela afundada que esconde um segredo, enviado de Portugal há quase 500 anos. Uma misteriosa caixa, lacrada, que após aberta, vai liberar o mal na pequena cidade de Armação. Muito bem escrita a história deixa um gancho no final para a continuação.
isaabaron 28/06/2020minha estante
Os outros livros dele são ótimos! Super recomendo!

EduardoCDias 28/06/2020minha estante
Obrigado, Isa! Já vou ler O sétimo.

_maaah_ 19/06/2020

História moderna de vampiros
Várias pessoas me indicaram esse livro, quando comecei a leitura estava com uma grande expectativa mas acabei me decepcionando um pouco. Sou uma grande fã de histórias de vampiro mas essa coisa de vampiro com super poderes não me agradou no início.
A leitura foi difícil no começo e só terminei por teimosia mesmo mas no final valeu a pena, o livro ganha uma outra cara quando chega por volta de 70% e até gostei dos personagens e da ironia sutil do autor.
É um bom livro mas não tem nada das histórias de vampiro clássicas, o final do livro valeu toda a leitura.

Susan.Appilt 07/06/2020

Descobrindo André Vianco
Fazia anos que esse livro estava esquecido na minha estante, mas meu medo de ser mais um livro de vampiros clichê se provou ser infundado quando finalmente dei uma chance para essa obra nacional que me surpreendeu, e muito!
A história é sobre a descoberta de uma caravela portuguesa naufragada no litoral do Rio Grande do Sul, e dentro dela é encontrada uma enorme caixa de prata que contém sete vampiros mumificados que acabam retornando a vida, quase 500 anos depois de serem aprisionados. À partir daí, entram pesquisadores, historiadores, e até o exército acaba sendo envolvido nessa trama que teve um ótimo desenrolar.
A leitura é fluída, a história foi bem construída, é um livro fácil de "devorar", o desenrolar das cenas causam apreensão, tem uma boa dose de ação e dá pra dar umas boas risadas com os vampiros redescobrindo o nosso mundo moderno.
E achei maravilhoso ter o meu estado representado dessa forma em um livro de vampiros "tradicionais"!
Essa leitura me surpreendeu muito!

Guilherme Duarte 04/06/2020

Ótima ideia, porém mal executada.
Estive em uma hype imensa para ler os livros de André Vianco até comprar os dois primeiros volumes: "Os Sete" e "Sétimo". Comecei a ler o primeiro assim que chegaram, afinal ouvi maravilhas sobre a história. Infelizmente, nunca fiquei tão decepcionado com uma leitura.
A premissa é sensacional: 7 vampiros, encerrados em uma caixa de prata encontrada em uma caravela portuguesa naufragada, são libertos após 500 anos de aprisionamento na costa do Rio Grande do Sul. Os responsáveis são jovens amigos, ávidos para ganhar dinheiro com a venda das antiguidades achadas no fundo do mar. História original e criativa.
Talvez o ponto positivo que mereça mais destaque no livro são os vampiros: são os personagens mais interessantes, e mantém a essência de matadores demoníacos, como as criaturas foram concebidas desde Bram Stoker. Nada de romantizações: são assassinos, cruéis, egoístas e eugenistas. Não há firulinhas como Crepúsculo (a única semelhança com os vampiros de Meyer é que os vampiros de Vianco também possuem poderes sobrenaturais, o que os torna mais interessantes). Mas os elogios param por aqui.
A história começa interessante nos primeiros capítulos, e o clima de tensão é ótimo até o primeiro vampiro despertar. Após isso, senti que o autor tentou criar suspense de uma forma pouco eficaz, utilizando de descrições longas, repetindo várias vezes, durante a narrativa e até dentro de um mesmo parágrafo, informações que já sabíamos, que já estávamos cansados de ler. O resultado foi que ao tentar criar tensão e mistério, acabou-se por me entediar em diversas passagens.
Os personagens (mesmo os vampiros) não possuem profundidade nenhuma, tendo o autor mais se preocupado em criar forçosamente o mistério e o suspense de forma prolixa do que explorar as nuances das características de cada um deles, que são muitos, iniciando aí o outro erro. A quantidade exacerbada de personagens secundários, que não acrescentam em nada no enredo, e acabam por confundir diversas vezes o leitor. Chega ao ponto de personagens que você julga serem importantes no início da história (como o Prof. Delvechio e o Padre Cantor) simplesmente sumirem durante todo o meio da história para dar espaço a pessoas que não vão durar um capítulo inteiro. A cereja do bolo da confusão: o autor decidiu espalhar a história por três cidades diferentes, Osasco, Porto Alegre e a fictícia Amarração. A técnica de em cada capítulo focar em um personagem, ou em um grupo deles,espalhados pelo Brasil, para tentar cobrir todos os lados da história não tem a mesma eficácia de narrativas semelhantes como de George R. R. Martin em Guerra dos Tronos, ainda mais com capítulos com tamanhos tão discrepantes (um de 50 páginas seguido por um de 2 páginas, por exemplo). Mas o trunfo de Martin em criar uma história com milhares de personagens e tantas localidades, assim como Vianco tentou fazer, residem nas quase 5 mil páginas de seus livros lançados até agora, com apoio de mapas e árvores genealógicas, sem levar em consideração a qualidade da narrativa de Martin que é incomparável, senão aos outros mestres da literatura fantástica.
Ademais, os erros de sintaxe que aparecem diversas vezes no livro são horrendos, fazendo com que várias vezes eu tivesse que reler as frases para tentar entender o que estava sendo escrito. 11 anos após a publicação da primeira edição, esperava uma revisão ortográfica mais rigorosa por parte da Editora Novo Século nessa "nova" que adquiri.
A conclusão é que as 456 páginas do livro são poucas para explorar a história e seus protagonistas. Paradoxalmente, também são páginas demais. Eu já estava tão ansioso para terminar o livro (por estresse, e não por interesse) que lancei mão da leitura dinâmica nas 100 últimas páginas. Captei só o essencial para entender o final que, diga-se de passagem, foi bem café com leite.
Com essa experiência, a sequência "Sétimo" ficará encalhado na minha prateleira por um bom tempo, até que a curiosidade seja maior do que a de ler qualquer outro livro entre as centenas que estão na minha lista de leituras futuras. Uma pena. Ficam as 3 estrelas pela originalidade e a boa intenção.

Avalon 03/06/2020

Redescobrindo Vianco
Lá em meados de 2010 eu tinha lido com muito receio um livro do Vianco, e me apaixonei por ele... fui consumindo um atrás do outro, sempre fascinado com o quão simples e interessante o livro poderia ser.

E assim foi com Os Sete, uma aventura rápida, prazerosa e empolgante. Nela acompanhamos a história dos sete vampiros malditos que foram presos em Portugal e enviados para o Brasil em meados de 1500, e enfim acordando em 2000, e "redescobrindo" o mundo, ao mesmo tempo em que aterrorizam o país.

Leitura e . 29/05/2020minha estante
Oii.. boa tarde, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro no Domingo!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto

Alê Nunes 28/05/2020

Ótimo
Livro maravilhoso, super recomendo. A história é toda contada no Brasil, os personagens são ótimos, este livro te prende do começo ao fim.

Pedro 23/05/2020

Comecei o ano com uma fantasia nacional, comprometido a ler mais livros de autores brasileiros.

Aqui André Vianco traz à Terra Brasilis um tipo de criatura que pouco temos costume. Além disso atualiza o mito sem deixar de lado as regras que regem os monstros: Exposição ao sol, aversão a alho e etc.

A história é envolvente, apesar de sentir que a suspensão da descrença foi muito exigida (de mim pessoalmente, quando tratou de certos aspectos políticos).

Boa leitura.

Julia.Marcondes 22/05/2020

Vale muito a pena!
Um dos melhores livros que já li, e uma das melhores histórias de vampiros que já vi! André Vianco foi muito feliz na escolha dos personagens e na fluidez da história.
É divertido, intenso e te prende MUITO todo o tempo! É daqueles livros que você lê andando na rua, porque não quer parar.
Recomendo mil vezes e estou querendo reler com certeza!

Bárbara 14/05/2020

Viciante!!
É uma leitura viciante, que absorve você cada vez mais. Começa um pouco devagar, plantando a trama com paciência pra depois ser frenético.

Pedro Guimarães 01/05/2020

Livro instigante em algumas partes e tedioso em outras.

Yuri > @yurib19 24/04/2020

Surpreendente
Infelizmente a gente não dá muito crédito ao livros nacionais, principalmente quando são de fantasia ou ficção científica. Mas esse surpreende demais! A trama nos prende do início ao fim, a mitologia é redondinha e o fato de tudo se passar no Brasil deixa tudo mais familiar. E são vampiros de verdade!
Man 24/04/2020minha estante
Esse livro é muito bom. Gosto demais da escrita do autor.

César Augusto 18/04/2020

Envolvente
A descoberta no fundo do mar de uma caravela portuguesa antiga por dois jovens mergulhadores no litoral da pequena cidade gaúcha de Amarração revela uma estranha caixa de prata que, violada por estudiosos, traz também a descoberta de sete cadáveres. A revelação entusiasma pesquisadores, mas logo a animação vai se transformar em terror quando, um a um, os corpos retornam à vida como vampiros, cada um com um poder específico, deixando um rastro de mortes, medo e fenômenos bizarros, como o surgimento de zumbis e controle sobre o tempo. Um grupo de amigos - Tiago, César (descobridores da embarcação), Olavo e Eliana - tenta deter as criaturas que buscam voltar a Portugal, em uma aventura repleta de tensão, até um final angustiante e surpreendente! Livro muito envolvente, apesar de alguns momentos arrastados. É um ótimo exemplo da nossa literatura fantástica.

Luizinho 18/04/2020

Você acredita em vampiros?
Início muito bem desenvolvido e construído de uma maneira que nos deixa cada vez mais imersos na leitura,

A história é empolgante e entretem porém muitas vezes a escrita torna a leitura um pouco cansativa,

Mesmo assim, acompanhar a jornada destes vampiros portugueses que foram presos em uma caixa de prata e encontrados e acordados somente depois de um longo sono de quase 500 anos vale sim a pena.