Ássia

Ássia Ivan Turguêniev

Resenhas - Ássia

kiki.marino 10/05/2024

Releitura: Um conto de "primeiro amor" de Turgeniev, mais uma vez inspirado em suas memórias e experiência.
Que me lembrou de início "Os sofrimentos do jovem Werther " um jovem aristocrata russo parte em exílio para uma viagem à Alemanha para esquecer um amor. Encontra um casal de irmãos em um relacionamento estranho, com eles vive um idílio alegre inesquecível .
Mas a heroína desse conto é a fascinante e enigmática Acia, se revelando aos poucos e fascinando N e o leitor.
Através dela percebemos não só a complexidade feminina,de um pássaro que quer criar asas, mas sem lugar pra voar, como também a crítica ao modo de viver russo e seu sistema de senhores x servos. Essa inquietude sobre suas origens que leva a sua derrocada emocional e a impossibilidade de um amor realizado

Fernando.Hasil 24/03/2024

Russo a ser lido
Rápido livro de um dos grandes Russos, história de amor correspondido mas não concretizado, e as dores de ambos os lados com a perda.

Assia.Ghattas 09/01/2024

Além de ser linda, tem meu nome e minhas características físicas, rsrs

Novela curta que retrata sobre como o silêncio define destino e como o "deixar para depois" pode ser tarde. Também aborda sobre como não permitimos que a felicidade chegue a nós por preconceitos.

gi 19/12/2023

Consequências
Li essa novelinha em um dia e meu deus que intensidade. Amo a escrita do Turguêniev, mas aqui parece que ele aflora tudo de poético que havia nele. Achei de uma maneira muito bem escrita a forma como vemos o enlace de dois jovens que se veem ?do nada? apaixonados.
Eu amo entrar na história sem saber absolutamente, e a cada livro esse se mostra o melhor método, sério viver essas poucas páginas sem imaginar o que vem a seguir, o autor vai nos conduzindo por meio de diálogos muito bons e diretos. Indico demais a leitura, nos faz refletir em como nos afeta nossas escolhas feitas por preconceitos se não estamos abertos a viver a felicidade que chega em nossa vida.

Icaro 25/11/2023

Clássico
Mais um clássico russo publicado pela Editora 34.

Ássia se passa às margens do Reno, é uma história simples de um amor que não se realiza. Texto profundo sobre um período importante da literatura russa.

Vale a leitura!

Nota 9/10 ???

Pedro.Inocente 16/11/2023

Ássia
Minha segunda experiência lendo uma obra de Turguêniev e foi muito bom, principalmente porque esse livro me lembrou bastante de uma das minhas obras favoritas de Dostoiévski, ?Noites Brancas?, as obras não são exatamente iguais, mas não sei dizer o porque, o ?clima? foi bem parecido!
Ivan Turguêniev é um dos principais nomes da literatura russa e nessa novela, ao meu ver, nos deixa uma importante lição, que é ?nunca deixe as coisas pra depois, porque o depois pode ser tarde?.
Obra excelente, recomendo demais!!!

Luci_books 14/11/2023

Na obra "Ássia" de Ivan Turgueniev, vivemos com o protagonista a esperança de superar um amor que não vingou inicialmente. Depois, torcemos para que ele reconheça seu amor e interesse pela menina Ássia. É cruel para o leitor acompanhar esses sentimentos crescendo, sendo uma felicidade para N., e no final, ele não consegue expressar tais sentimentos. Por outro lado, temos Ássia, que consegue revelar abertamente seus sentimentos, talvez de maneira imatura, mas nos passando a lição de como é importante sermos fiéis a nós mesmos, à nossa essência e, principalmente, aos nossos sentimentos. N., por sua vez, consegue se conectar aos seus sentimentos após se deparar com o sentimento da perda, que, por sinal, irá lhe acompanhar por longos anos.

Essa obra me lembrou muito "Noites Brancas" de Fiódor Dostoiévski, especialmente no que diz respeito aos desfechos não convencionais das relações amorosas. Ao retratar finais não convencionais e desfechos que refletem a ambiguidade da vida real, esses autores oferecem aos leitores uma representação mais autêntica das relações humanas. Embora o "felizes para sempre" seja uma ideia atraente e frequentemente presente em contos de fadas e romances convencionais, a realidade da vida muitas vezes é mais complexa, repleta de desafios e incertezas.

"O que despertou em mim foi uma sede de felicidade. Ainda não ousava chamá-la pelo nome - mas era felicidade, uma felicidade que sacia - era isso o que eu queria, era por isso que eu ansiava..." (p.43)
Diego 14/11/2023minha estante
Parabéns pela bela resenha!

Luci_books 15/11/2023minha estante
Muito obrigadaa! ?

Gabriel.Luck 19/09/2023

Mais uma do tugenev
Até agora só li pouco do autor mas realmente ele é incrivel em fazer uma boa historia, adorei de novo, simples e rapido, algo bom pra ler para passar o tempo com qualidade e diversão

Gabriel.Tesser 22/10/2019

Coisa rara
Ássia é uma novela curta, simples, da história límpida de um primeiro amor. Resumir esse livro só o diminuiria. Seu valor para a literatura é inestimável, escrito pelas mãos sensíveis de um dos grandes mestres da literatura russa: Turguêniev. Lembra-me muito a escrita de Jacobsen, com uma estrutura clara (quase cristalina), em um cenário nostálgico como se fosse uma pintura bucólica.
Ássia é uma bela obra sobre medidas desesperadas, tempos esquecidos e amores impossíveis que nos fariam sonhar com um passado colorido, nostálgico e singular. Um livro raro e necessário para qualquer estante disciplinada.

Raquel 30/03/2012

Ássia - Turguêniev
Escolhi esse texto do Turguêniev porque, junto com Tolstói e Dostoiévski, ele reina entre os grandes prosadores russos do século XIX, mas não recebe tanta atenção aqui no Brasil como os outros dois. Em contraponto com Dostoiévski, Turguêniev é um escritor, podemos dizer, globalizado. Turguêniev viveu muitos anos em países da Europa e foi sempre reconhecido como um gênio por seus colegas ocidentais como Henry James, Zola e, principalmente, Flaubert.

Ássia mostra, em pequenas e rápidas 98 páginas, a essência da literatura de Turguêniev. Mesmo com um enredo que tem como espaço a Alemanha, a Rússia está em cada parágrafo do texto, muitas vezes debaixo de críticas veladas, outras vezes em citações de canções e textos que tocam a alma russa.

O narrador, também protagonista, é o russo N., como ele mesmo se apresenta, preferindo guardar sua identidade. N. viaja à Alemanha com um intento claro em sua mente: esquecer uma paixão avassaladora mas sem futuro que sentiu por uma dama a tempos atrás.

Durante uma festividade em uma pequena cidade Alemã, N. conhece Ássia (apelido carinhoso de Anna) e Gáguin, também russos que estão na Alemanha por algum motivo que N. desconhece, mas que, inevitavelmente terá que entender, se quiser realmente saber quem são esses jovens.

Gáguin, rapaz russo, de grande cultura, formado nas escolas de São Petersburgo, logo se torna um grande amigo de N., enquanto Ássia, cada vez mais misteriosa e escorregadia, cria entre os jovens uma tensão. O jeito com que Ássia se porta diante das pessoas, sua paixão pela leitura, seu desejo de não viver em vão e o mistério de seu passado começam a povoar a mente de N. e a prejudicar sua amizade com Gáguin.

Se for preciso definir, sim, Ássia é uma história de amor. Possui um enredo delicado e poético que nos enlaça nos misterios dos jovens personagens. Porém, essa definição é inútil quando temos na mão uma obra tão cheia de interpretações e rica em significados (como costumam ser as obras de grandes artístas, conhecedores da alma humana). Turguêniev parece querer ser sublinar. Por trás do enredo claro, vemos as mazelas da Rússia, a visão do autor sobre seu pais e a crítica ao sistema de servidão (que ele viria a atacar ainda mais claramente no maravilhoso Pais e filhos (que é de 1860-1862 e a edicão brasileira é da Cosac Naify).

O livrinho de Turguêniev me lembrou muito o livrinho de Goethe, Os sofrimentos do jovem Werther. A inspiração da estética romântica é paupável nos dois casos mas, ao mesmo tempo, essas obras conseguem tocam os leitores contemporâneos, já que não se prendem a um povo, uma época, uma história. Turguêniev e Goethe tratam de ser humano e, claramente, disso eles entendem bem. E, sem qualquer exagero, posso garantir que a genialidade literária, eles têm também, de sobra.

Resumindo: Turguêniev é o russo que você tem que conhecer e Ássia a russa por quem você irá se apaixonar.

(Resenha postada, originalmente, no meu blog: http://blogdaeditora.wordpress.com )
15/07/2016minha estante
Oi, Raquel, tudo bem?
Estou interessada no "Monstros invisíveis", que você abandonou.
Tem ele? Quer trocar?
bjs