O Amor do Soldado

O Amor do Soldado Jorge Amado

Resenhas - O Amor do Soldado

Literatura 06/02/2024

Amor X Interesses Pessoais
Um romance entre um abolicionista e uma atriz, conflito entre liberdade e teatro... É isto que encontramos neste livro! Jorge Amado escreveu sobre a vida de Castro Alves, o poeta! Ele defendia a libertação dos escravos e até os ajudava a fugir de seus senhores na época da escravidão! Um soldado em prol da liberdade! Esse livro retrata sobre seu amor (eis a questão, a liberdade ou Eugênia Câmara?). O livro é narrado em formato de teatro e confesso que achei genial! Nunca tinha lido nada do tipo e gostei muito da experiência! A história em si não é difícil de ler, pelo contrário, é de fácil compreensão! Recomendo bastante, especialmente se você procura algo diferente para ler! ??

"Mas a liberdade custa, por vezes, mais que a própria vida. Custa também o amor..."

Giovana823 05/11/2023

O amor do soldado
Esta peça teatral do Jorge Amado me fez ficar mais interessada ainda pelas obras do Castro Alves, após conhece um pouco mais sobre a vida dele. Como passei a leitura torcendo para ele não se separar de sua amada e ao msm tempo continuar lutando pela liberdade.

Layla.Ribeiro 16/08/2023

O Autor deixa essa dúvida ao leitor: quem foi o amor do soldado? Eugênia ou a Liberdade? Uma narrativa envolvente, muito boa para conhecer sobre o maior romance de Castro Alves, ele funciona muito bem também para instigar a conhecer e saber mais sobre a vida dele, uma coisa que gostei muito nessa peça é que Amado coloca em vários atos de forma encaixada com o enredo os próprios poemas de Castro recitados pelo personagem, o leitor consegue sentir a admiração que o escritor tinha com o poeta, a peça é uma grande homenagem a figura de Castro Alves.
Foi muito interessante conhecer a única peça escrita por Jorge Amado, além de um bom romancista ele se mostrou um ótimo dramaturgo, fiquei me perguntando o porquê dessa peça não ter sido encenada e a resposta para o questionamento vem com o excelente posfácio do livro escrito pelo diretor de teatro Aderbal Filho, Jorge estava a frente do seu tempo com os recursos que ele utilizou, como a quebra da quarta parede. Achei o final bonito e digno de uma peça de drama.
rodrigo963 16/08/2023minha estante
????

@injoyce_ 02/06/2023

O amor do soldado
Uma peça de teatro.
Nunca imaginei que ficaria tão encantada, curiosa e intrigada, como fiquei com esse livro. Livro retrata seu amor por Eugênia Câmara e eu fiquei muito encantada com a leitura.

Rodrigo 24/05/2023

Um amor teatral
Uma história de amor que prende do início ao fim. Já quero assistir a essa peça teatral encenada nos palcos.
Jorge Amado soube muito bem destacar a vida de Castro Alves e seu grande amor.

Mari 10/01/2023

complexidade humana
Eugênia e Castro Alves são amantes, porém a relação profunda de Castro com a busca da liberdade perante a escravidão brasileira leva sua amada pra um caminho de desilusão e tristeza.
Por ter ignorado os conselhos de Furtado Coelho, Eugênia sofreu com o ciúme e a sensação de abandono. Ao perceber que nunca teria o coração de Castro por completo, ela vai embora.

Sendo esse o resumo da história do livro, não tenho muito a acrescentar. Gostaria de dizer que apenas compreendo os dois lados, pois Eugênia tinha expectativas quanto ao relacionamento e apoiava a luta abolicionista do Castro Alves. Porém, isso não impediu que ela se sentisse mal toda vez que era deixada de canto. Óbvio que essa luta é absurdamente importante, mas, em um momento da discussão íntima dos dois, senti que Castro tinha uma visão meio egoísta a respeito da Eugênia. Algo que, para mim, ele "consertou" no fim.

Rodolfo Vilar 17/04/2022

Você sabia que Jorge Amado havia criado uma peça de Teatro? Pois é, e "O amor do Soldado" é essa peça. Criada em 1944 exclusivamente para a companhia de teatro de Bibi Ferreira, a peça não chegou a ser apresentada em decorrência da dissolução da companhia, sendo publicada em 1947 pela editora de Jorge Amado. No livro mais uma vez o autor traz um dos seus grandes heróis que marcou sua vida, Castro Alves, dessa vez num grande dilema entre escolher o amor ou a liberdade.
Usando como pano de fundo a própria história de Castro Alves, Jorge Amado recria o romance que o herói teve com a famosa atriz Eugênia Câmara, mulher que arrebatou o coração do poeta e o dividiu entre escolher a ela ou aos atos de liberdade praticados por Castro. Enquanto o poeta movimenta-se em cena declamando seus famosos poemas e participando dos movimentos abolicionistas da época, Castro Alves também se vê preso a paixão de Eugênia Câmara, que cobra seu amor e pede dedicação total ao romance. Mas como ela pode prender o homem que ama se sabe que ele também ama a liberdade e a prática desta? É entre esse duelo de paixões e revoluções que vemos boa parte da paixão e vida do poeta, um jovem que desde cedo lutou pelos seus ideiais e deu nome a causa, lutar pela liberdade dos outros e pela sua liberdade de expressão.
Do ponto de vista estético a peça de teatro é um tanto moderna para a época, já que é construída com várias movimentações de cenários e inclusive com a narração de um narrador onipresente, que intromete-se diversas vezes na cena. Há momentos em que personagens juntam-se a plateia, mesclam-se com o movimento e fazem da peça algo vivo e dinâmico, algo que até então eu não havia lido para uma obra dessa época. É um livro interessante para se conhecer mais sobre uma personalidade, de outro ponto de vista, aumentando ainda mais a curiosidade que Jorge tinha pelo seu poeta favorito. Vale a leitura.

Lululove 24/01/2022

achei diferente a leitura porque é a proposta de uma peça de teatro o que torna o livro mais focado em representar o ambiente

Japson 07/10/2021

Foi uma leitura super rápida e consideravelmente simples. Foi a primeira peça q eu li, por conta da escola, mas gostei mais do que eu esperava, recomendo pra quem gosta desse tipo de narrativa.

Jessie / @livrosmeusmimos 02/09/2021

O amor a liberdade prevalece.

Em 1944 Jorge Amado escreveu a peça de teatro O amor do Soldado sobre o poeta Castro Alves.
A peça foi encomendada por Bibi Ferreira, contudo não foi encenada na época pois sua companhia de teatro se dissolveu no mesmo ano.
E após 3 anos, Jorge publicou a peça em homenagem ao centenário do poeta.
Há muitos anos eu não lia uma peça teatral, e foi uma delícia ler mais uma obra escrita pelo Jorge. O autor não disfarça a sua admiração ao poeta, e toda a história da peça é encantadora e apaixonante.
Fiquei muito envolvida, e confesso que não me recordo de já ter lido algum poema do Castro Alves. Contudo, esse livro me deixou interessada na vida do abolicionista e também em suas obras.
Super indico esse livro, principalmente se você está procurando uma leitura diferente.

site: https://www.instagram.com/p/CSoWzQNrRYx/

Levi_Motta 19/08/2021

Jorge Amado sendo fabuloso como sempre
Sou suspeito para falar porque sou fã dele, mas até a peça de teatro que ele escreveu ficou incrível(como a maioria das coisas que ele escreve), confesso que não sabia dessa obra, mas ainda bem que eu li neste momento.

O dilema do Castro Alves entre os seus 2 amores e a Eugênia tentando lidar com isso. Achei sensacional, não sei como esse livro dele não é muito conhecido.

Raquel | @booksecafe 30/04/2021

Mais um clássico
A cada livro que leio do Jorge eu me apaixono cada vez mais pela escrita desse homem. Simplesmente fantástico! Mergulhei de cabeça nesse teatro e no final ainda deixou aquele gostinho de quero mais.

Mario Miranda 14/03/2020

?O Amor do Soldado? é mais uma prova da capacidade multiliterária de Jorge Amado: consagrado como Romancista, já havia a época escrito biografias, Roteiros, escreveria ainda autobiografia, literatura infantil... E em O Amor do Soldado, temos sua única peça teatral.

A obra é única por diversos motivos: por ser sua única peça, por ser uma rara obra com cenário fora do nordeste, por ter sido uma obra escrita para ser representada, enquanto outras obras puramente literárias foram representadas - ou televisionadas - diversas vezes.

A obra narra a história do amor do poeta Castro Alves com a atriz Eugênia Câmara. O relacionamento é fadado ao fracasso desde o início, em razão do amor - e compromissos - que o poeta assume com a Liberdade.

Escrito em um período onde o mundo conhecida o horror da 2ª Guerra mundial, e o Brasil era governado pela ditadura de Vargas, Jorge Amado usa da luta de pela liberdade como um eufemismo pela luta pela liberdade em seu tempo, algo que também Jean Paul Sartre o fará em sua obra ?As Moscas?