Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

Nat 01/07/2012

Cátia sempre foi uma criança normal. Filha única de um casal que sempre quis ter filhos, criança feliz e aluna exemplar, se transforma em uma pessoa totalmente diferente entrar no mundo das drogas. Sua mãe, sem que o pai desconfie, resolve procurar ajuda de um professor especialista em jovens dependentes químicos. Depois de mais uma briga com seus pais e em um rompante de fúria, ela destrói o próprio quarto. Cansada, cai na cama e é aí que tudo começa a mudar. Seu quarto desaparece e quando Cátia abre os olhos, ela se sente muito bem. Em um novo ambiente, ela percebe que a imagem que contempla no espelho é a de uma jovem desgrenhada, em nada correspondente a ela própria. Ao abrir uma bela caixa dourada, Cátia percebe a fonte da dor que sente desde que acordou. Ela conhece Tadeu, que a leva para passear e fornece as explicações que ela busca sobre seu coração, a Caixa Sagrada e a cidade em que eles se encontram. Cátia vai aprender que os corações das pessoas que vivem neste lugar diferente governam os rumos que suas vidas tomam. Cada coração precisa de um tempo para se adaptar a seu novo ofício. Enquanto isso, ela espera para ver quem ocupará um dos quartos ao lado do seu. Quando a pessoa aparece, Cátia sente que a conhece de uma lembrança antiga. Ela e Lorena se tornam grandes amigas, ambas sentindo que já se conhecem. Um sentimento maior toma conta dela quando o quarto à direita é ocupado e assim, seu coração começa a ser curado. Quando as lembranças voltam e a jovem consegue recordar as escolhas erradas que fez, ela deve tomar uma decisão: continuar no caminho errado, machucando ainda mais seu coração? Ou ela irá finalmente reconhecer seus enganos e tentar encontrar a felicidade?

De quantas formas podemos machucar nossos corações?
Uma história para pensar somada a uma leitura leve resulta em um livro excelente. Através de uma história linda, Fabiane Ribeiro mostra as várias facetas do coração humano. De pedra, com manchas, ardendo em chamas, devorado pelo que existe de pior, assim são os corações mostrados. Um é endurecido, outro é manchado, e ainda outro é devorado por larvas. Existe também um coração que sangra e outro sem forma. Apesar desses defeitos, cada um tem uma missão única. Confesso que só fui entender o título no final... Também devo dizer que as descrições da cidade, do Santuário e de todos os lugares me lembraram muito o filme Nosso Lar (eu quase chorei). Uma história perfeita. Livro muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/07/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Gíh Santos 25/05/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
Após firmar parceria com a autora Fabiane Ribeiro ela me cedeu o E-book de Corações em Fase Terminal.
Corações em Fase Terminal é um livro bem curtinho de leitura fácil e rápida, sua narrativa flui de maneira leve e agradável.
Narrado em terceira-pessoa conhecemos nossa protagonista Cátia, filha única de Andrea e Raimundo que após anos de tentavas vãs de engravidar enfim surge Cátia, como não poderia deixar de ser esta cresce amada e mimada, tendo uma vida perfeita, família amada, educação de qualidade, situação financeira estável, tudo que uma garota quer. Porem a vida perfeita não era o que Cátia desejava e com 20 anos ela começou a fazer escolhas erradas que interferiam em sua vida de uma maneira drástica.
Uma filha viciada em drogas não é bem o que Andreia e Raimundo desejavam, porem eles a amam mais que tudo e em inúmeras tentavas tentam conversar com a filha, porem essas simples conversas viram discussões com Cátia, ela esta impossível, agressiva, nervosa, todos os efeitos negativos que as drogas possuem.
Em um momento o qual ela imaginava ser mais uma detestável discussão com seus pais, porem após momentos de fúria Cátia adormece...

CONFIRA A RESENHA COMPLETA EM LIVROS LOVERS:

E DEIXE SEU COMENTÁRIO ;)

Swan 16/11/2011

Cátia tinha uma vida considerada perfeita. Seus pais, que sempre foram muito amorosos, davam-lhe de tudo. Era boa filha, dedicada e carinhosa, mas começou a fazer as escolhas erradas e se envolveu com o mundo das drogas, afundando-se cada dia mais.
Certo dia, ao chegar em casa depois de passar a noite no beco com seus 'amigos', Cátia tem mais uma das já frequentes discussões com seus pais. Num ataque repentino de fúria, ela destrói seu quarto e, exausta, acaba adormecendo. Ao acordar, ela se vê numa bela cidade com árvores e nuvens em formato de coração, onde todas as pessoas carregam caixas douradas contendo seus próprios corações, que necessitam de cuidados.
Cátia não lembra quem ela é, nem sabe de onde veio ou mesmo como chegou ali, mas, assim como os outros moradores da cidade, ela também carrega a sua caixa dourada e contará com a ajuda de seus novos amigos para descobrir um modo de curar seu coração.

Minha opinião? A estória é um pouco arrastada no início devido à repetição [a meu ver, desnecessária] de alguns termos explicativos, mas logo encontra o seu ritmo ideal e embala o leitor numa narrativa tocante e que provoca reflexão a respeito dos valores e das escolhas que nos é permitido fazer na vida.

Lola 15/12/2011

Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro
“— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado.” – Fabiane Ribeiro, Capítulo 16, Página 92.

Uma história encantadora, original e tocante. Fabiane Ribeiro construiu um romance que não acaba quando termina. Literalmente.
Explicarei por que.
A história da jovem Cátia poderia ser igual a tantas outras, drogada e alcoólica ela passa seus dias com sua amiga Lorena em um beco, noite após noite, injetando drogas e consumindo álcool. Sua vida que antes era dedicada aos estudos se torna vazia, seus pais estão desesperados e não encontram maneiras para mudar o rumo destrutivo que a vida da filha tomou.

“ Os resquícios de vidro que restaram na molduram, refletiam sua própria face. Ela sempre fora dona de uma beleza única. Agora, contudo, estava demasiadamente magra, com ar pálido e enfraquecido. Seus longos e lisos cabelos negros estavam desgrenhados. Tinha uma bela franja que cobria a testa, e olhos negros que, agora, não mais refletiam o brilho da vida, apenas o peso de seus vícios.”

É depois de mais uma noitada no beco que Cátia tem uma feroz discussão com os pais e seu coração chega ao limite da destruição. Seu coração entrou em fase terminal.

“Assim, quando a fumaça se desfez por completo, a moça abriu os olhos, despertando de um sono renovador.
Seu corpo sentia-se bem, estava disposta e cheia de vida. Tudo parecia bem, exceto pelo fato de que ela não se lembrava de quem era.”

O livro em si é emocionante, mas a partir daí tudo fica ainda mais incrível. Cátia acorda na Cidade dos Corações e a partir daí ela tem a última chance para conseguir salvar o seu coração.

Galerê, entendam o verdadeiro sentido da frase “Um romance que vai mudar sua vida” ao lerem este livro. Essa é uma história que permanece viva em sua lembrança, porque ela penetra em seu próprio coração e permite que você se questione que rumo está dando para sua vida. Ainda assim não é um livro que vem para te dar lição de moral.
Passamos anos da nossa vida tentando encontrar um lugar onde sejamos aceitos, porém acabamos esquecendo que antes de querer a aceitação alheia é necessário que cada um aceite a si próprio. Crescer na vida não é levar vantagens sobre os outros, nem roubar, nem trair amizades por mesquinharia, muito menos construir sonhos em cima da infelicidade de outras pessoas.
Viver é muito mais do que eu mesma consigo imaginar. E entristecer aqueles que nos amam tão sinceramente faz seu coração murchar, ele próprio fica sem vontade de seguir batendo e mantendo seu corpo vivo.
Eu li Corações em Fase terminal em algumas horas, porque eu simplesmente não consegui largar a história enquanto não terminou. Emocionei-me em vários trechos acompanhando a evolução de Cátia, Érik, Lucas, Lorena, Tadeu e seus amigos, que aos poucos foram descobrindo que só o amor consegue curar as mágoas, as tristezas, as frustrações amorosas e cada mal que possa haver em seu coração.
E como eu acreditei em cada palavra que li. Cada linha tem vida, ela realmente te faz crer que tudo que está ali é real, que aconteceu em algum lugar do mundo exatamente como está ali descrito.
Amei divisão dos capítulos, bem curtos e com nomes pertinentes, eu acho uma chatice capítulos sem nome. Parece que fica faltando alguma coisa na história, não sei.
Os personagens são carismáticos, bem construídos, cada um com a sua história de vida. As descrições são leves e sucintas, não pesam na história e ao contrário de muitos livros que leio, não consegui pular uma linha sequer porque cada informação está no lugar correto, sem excessos.
Eu poderia elogiar a Fabiane e sua história de mil formas diferentes, contudo deixarei apenas o meu sincero agradecimento, eu amei essa história e já estou relendo.
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho Fabi, espero que seus romances ganhem o mundo.
E a você, caro leitor, deixo uma dica: leia livros que podem mudar você, que podem te fazer crescer. Leia Corações em Fase Terminal.

“Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior.” - Fabi, Carta para você, Página 115.

Resenha Postada no Blog Adventurer Penélope
Link: http://adventurerpenelope.blogspot.com/2011/12/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Polly 16/03/2012

Originalmente postada em entrelivrosepersonagens.blogspot.com
Esta é uma obra intensa, delicada, rápida, sentimental, surpreendente e única. É o tipo de livro que você pega com a certeza de que vai marcá-lo de alguma forma (e de fato marcou).

Neste livro Fabiane apresenta uma metáfora através da história de Cátia – uma universitária que leva uma vida totalmente desregrada. Ela é o que podemos chamar de vítima de si mesma.

Certo dia, Cátia chega em casa cheirando a todo tipo de porcaria. Raimundo e Andréia (os pais da mesma) não vêem outra solução a não ser interná-la. É doloroso demais para eles – principalmente para Andréia – ver a filha se matando aos poucos. (Confesso que senti muita pena da mãe da garota e de certa forma, você consegue sentir a angústia que os pais da mesma carregam.)

Ao comunicarem sua decisão à filha, a mesma reage muito mal, de uma maneira agressiva, ofendendo seus pais e dizendo coisas que os machucaria muito. É no momento da crise de Cátia que ela surge na cidade dos corações.O leitor, junto com a personagem, é levado a refletir.

"Todas as respostas estavam dentro de seu próprio ser, e no fundo de seu coração. Mas levaria um tempo até que ela soubesse tudo isso"

Não há como ler este livro sem repensar em suas próprias atitudes e escolhas. Você pára para pensar em como anda se tratando e como estaria seu coração no momento se você estivesse no lugar de Cátia.

Não vou discorrer mais sobre a história para que você, leitor como eu, possa se surpreender ao longo de sua leitura prazerosa desta obra – que tem um enredo envolvente e uma ótima narrativa – e para que possa ter seus momentos de reflexão. É uma obra que trás em si uma mensagem de escolhas e conseqüências, e recomendo a todos que estiverem abertos a uma leitura reflexiva e tocante.

Anna Gabby 16/05/2012

Uma lição de vida a cada página.
Acredito que só lemos um livro depois que retiramos algo dele para nossas vidas. Em alguns é preciso muita atenção para encontrar algo a ser extraído, mas em outros - como em Corações em Fase Terminal - a cada página há novas aprendizagens para usarmos na vida.
Cátia é uma moça comum que por más escolhas fere o próprio coração. Para que o coração dela não continue em fase terminal foi a uma cidade linda e misteriosa, onde deverá aprender a curar o pobrezinho. Esse busca mostra a ela e a nós leitores como proteger e se necessário curar nossos corações.
Durante a busca de Cátia por uma cura somo apresentados a vários tipos de pessoas que também buscam salvar os próprios corações. São tipos tão variados que é impossivel não nos indentificarmos com um deles. Todos tendo muito a aprender.
É um livro de leitura extremamente fácil e agradável que não exige uma leitura rápida e forçada, mas sim uma leitura calma, relaxante e estimuladora. É também uma lição de vida que não precisa ser encontrada nas sub-sub-sub-linhas, mas que esta bem diante de nossos olhos da forma mais clara possível.
Recomendo a todos, pois todos devemos aprender como não machucar nossos corações e nem o das outras pessoas.

Quer saber mais sobre esse livro e outros?
Acesse: http://anna-gabby.blogspot.com

Paty 29/04/2012

Uma ideia geral do livro:

Cátia, única filha do casal Andreia e Raimundo, sempre teve de tudo e foi criada com todos os cuidados, carinhos e mimos. Vinda de uma família de classe alta sempre estudou nos melhores colégios e foi boa aluna...até entrar para faculdade aos 18 anos.
Os pais descofiavam, mas não queriam acreditar que pelo comportamento temperamental e total rebeldia, sua mudança drástica só podia ser por ela estar envolvida no mundo das drogas.
Um dia pela manhã quando o pai com lágrimas no rosto questiona a filha e ameaça interná-la, Cátia tem um ataque de fúria, vai para seu quarto e começa a quebrar tudo, a tirar as roupas do armário e jogar no chão, quebra o espelho, e em meio ao caos de seu quarto ela deita e acaba adormecendo, e então o inesperado acontece.
Quando Cátia desperta de seu 'sono renovador' ela não se lembra de quem é, e se encontra num quarto diferente num lugar desconhecido, e nesse quarto tem uma caixa dourada e um espelho;ao abrir a caixa dourada ela vê um coração pulsando...o seu coração; e no espelho ela vê uma imagem que julga repugnante e lhe provoca pavor...a sua imagem.
A partir daí o livro tem um desenvolvimento surpreendente, é uma história daquelas que tem uma lição de vida contida , em cada frase um ensinamento.
Cátia então numa viagem espiritual é a recém-chegada a uma cidade diferente, e precisa descobrir como salvar e curar seu coração , e pra isso ela é designada a uma função, assim como todos que chegam ali.
O livro passa uma mensagem sobre a consequência de nossas escolhas, em nossa vida e na vida dos que estão ao nosso redor, o respeito ao próximo, o auto conhecimento, é um livro que nos leva a refletir sobre nossas atitudes. A história é muito bonita , com um final maravilhoso.
A autora abusou de uma criatividade linda de uma forma única, o livro é emocionante.

Eu li o livro em ebook, confesso que não sou nem um pouco fã de livro digital, tanto que demorei pra ler esse livro apesar dele ter poucas páginas e ser uma leitura bem prazerosa e simples. O livro contêm imagens relacionadas a algum fato tratado na página, eu particularmente gosto quando o livro tem algumas ilustrações, ajuda a aguçar a imaginação.

Esse é um daqueles livros pra se ler várias vezes,pra se ter na estante, pra presentear, não se trata de um simples romance, ou drama, é uma lição, um ensinamento.

Leitura altamente recomendada.

Anderson Sampai 11/03/2012

Criativo
Fui apresentando essa obra por meio de uma parceria com a Fabiane Ribeiro. Esse tipo de livro nunca foi um dos meus favoritos, pois, tenho preferência por fantasia\ficção. Mas confesso que gostei da experiência. A Fabiane nos apresenta o mundo de Cátia, adolescente que se envolve com as drogas e, traz sofrimento para seus pais e a si própria. Chegando a casa após uma noitada regada de álcool e drogas, Cátia se depara com sua mãe que tenta a todo o custo salvar sua filha do eminente desastre. Enfurecida pela preocupação da mãe e não disposta a largar seu vício, a adolescente se descontrola e quebra vários objetos em seu quarto, momento em que é transportada para uma realidade paralela. Nesse novo mundo ela acorda com seu coração manchado em uma caixa e, uma sinistra imagem de si mesma presa em um espelho. Confusa de quem é realmente ela, sai em busca de respostas e encontra Tadeu, um rapaz que a ajudará entender sua missão. Com um ritmo rápido e envolvente Fabiane nos apresenta uma dimensão onde pessoas lutam para curar seus corações debilitados e, em fase terminal. Com uma história completamente original, Fabiane nos mostra o valor da vida e, como cada um de nós somos únicos. Uma obra repleta de passagens que nos fazem parar e refletir a respeito de nossa realidade e, dos nossos relacionamentos interpessoais. Os únicos pontos negativos foram os trechos clichês e, a história ser um pouco previsível, porém, nada que possa tirar o brilho dessa grandiosa escritora brasileira.

Zilda Peixoto 19/01/2012

Corações em Fase Terminal
Corações em Fase Terminal fez meu coração literalmente quase parar!A cada parágrafo lido,meu coração oscilava entre dois estados: ora estava gélido ora febril. Depois tornava a pulsar.São muitas as reflexões que somos levados assim que adentramos na narrativa. Somos apresentados a Cátia; uma jovem muito rica e bonita.Apesar de pertencer à uma família de muitas posses e ter tudo o queria,para Cátia nada fazia muito sentido.

É através das drogas que ela tentará preencher esse vazio. No primeiro capítulo,seremos apresentados ao universo das drogas na sua mais nefasta representação.Cátia tem um comportamento muito agressivo e arredio com sua família que já não sabe o que fazer para ajudá-la. É num momento de crise como esse que, ela surgirá na cidade dos Corações. Cátia se vê diante de uma situação um tanto inusitada. A partir desse momento, ela será responsável pela cura de seu coração.

Somos conduzidos a uma linda história de amor,de auto-conhecimento e de perseverança. A autora soube conduzir a narrativa maravilhosamente bem. Apresentando-nos as doenças que cada personagem obtinha em seus corações, sempre com muita sutileza e perspicácia.

Não há como ler esse livro sem que, não haja algum aprendizado. O livro traz muitas reflexões a respeito das escolhas que fazemos no decorrer de nossas vidas. Somos responsáveis não somente pelo bem estar físico mas, como pelo bem estar do nosso coração.Cada um carrega suas mazelas consigo sem que perceba que em algum momento esse coração pede socorro.

Fiquei extremamente tocada com as representações dadas a cada coração doentio.Pude compará-los a todo momento em situações que já vivi.

Apesar de, toda a fragilidade que a situação exigia,Cátia é uma jovem muito forte e determinada. A construção psicológica dados aos personagens faz com que sintamos muito próximos a eles.Fabiane constrói uma singela história de amor,que nos envolve com toda sua delicadeza.

Cada detalhe da narrativa foi criteriosamente bem elaborado. E o resultado é previsível: Preender o leitor a cada parágrafo, a cada descrição minuciosa dos corações doentes dos personagens.

Os elogios são muitos. A escrita de Fabiane é maravilhosa. Sua narrativa flui naturalmente, tornando uma história repleta de dor e emoção,num livro mágico,encantador.
Só tenho um único ponto negativo a ressaltar.Como a história é baseada nos corações doentes,cada um carregando suas particularidades e cicacitrizes,achei desnecessário a ilustração desses corações nas descrições de cada um. Pois,acredito que seria mais interessante se o próprio leitor construísse no seu imaginário, o estado de cada coração. Porém,esse detalhe não prejudica o entendimento da narrativa.

Recomendo muito a leitura desse livro a todos aqueles que em algum momento da sua vida estiveram seus corações doentes, seja por qual for o motivo.Entregue-se à leitura, a fim de conhecer-te a ti mesmo! Não há como não se envolver com essa história. Você já parou para refletir a respeito das suas escolhas? Como você está cuidando do seu coração?

Emocione-se com essa linda história de amor,superação,fé e muita esperança!

Um livro lindo e muito especial!Eleito um dos livros mais lindos e perfeitos que já li! Tenha sempre essa leitura como necessária na sua vida.Pois,através dela temos como medir nossa responsabilidade com a nossa vida.Que possamos refletir sobre nossas atitudes, pois o nosso coração pode pagar um preço muito alto se optarmos por escolhas erradas.

sentilivros 05/02/2012

resenha de Corações em fase terminal
O que dizer a respeito desse livro a não ser uma adorável surpresa!!!
Uma história linda, envolvente e cativante, que você nem se dá conta do tempo passado lendo.
O livro tem uma história original, onde você encontrará todo tipo de coração "ferido". Este é um livro que vamos lendo e refletindo sobre o que fazemos e como nossas escolhas não afetam somente a nós, mas também a quem está à nossa volta.
Cátia é uma jovem que tem tudo, pois os pais, Andréia e Raimundo, demoraram muito para tê-la, então a tratava com muito carinho, mimavam-na muito. Mas, depois do primeiro ano da faculdade ela mudou, começou a usar drogas e Andréia já não mais reconhecia a filha, até que Cátia se descobre em um lugar onde, num primeiro momento não se reconhece, mas no qual vai aprendendo sobre ela mesma e sobre o lugar, além de conhecer "novos" amigos. O primeiro de todos é Tadeu (seu guia), em seguida chegam ao seu convívio Lorena, Lucas, Eric e Marcus.
Neste novo "mundo", há tantos tipos de corações feridos que nos chocamos com suas histórias, mas todas elas levam Cátia a perceber o valor de suas escolhas...

"Cátia percebeu que cada pessoa era única. Por trás de cada olhar havia uma história para ser contada e um coração a ser remendado. A beleza daquele passeio não estava apenas na exuberante paisagem ao redor. A beleza estava também ali, dentro de cada vagão. A beleza estava em cada pessoa, em cada vida, em cada história. Cátia ainda tinha muito a aprender". pg 44

"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever. Eram dois destinos que se uniam; davam as mãos." pg.79
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/02/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Juliana ;* 12/04/2012

Corações em Fase Terminal
Corações em fase terminal é um livro incomum, pois apesar de ter sim uma personagem principal, conta a história de muitos outros personagens e faz com que estes sejam tão importantes quanto a própria principal. Isso de cara já me agradou no livro, porque fala de pessoas, fala da vida. E apesar de usar elementos fictícios, fala da realidade. Os personagens têm grandes defeitos e extremas qualidades como qualquer pessoa comum.

A minha relação com o livro foi tão agradável e surpreendente que decidi não falar muito sobre a história em si, afinal o melhor do livro, assim como na vida,não é saber e sim descobrir. Descobrir de seu próprio modo a sua própria maneira.

Um dos pontos positivos do livro, no meu modo de ver é que a Cátia consegue sair do rótulo de mocinhas frágeis, inseguras e vítimas de determinada situação sem deixar de se encaixar neste grupo. Porque apesar se ser frágil ela e forte, apesar de não saber de tudo, é confiante e sabe que para que as coisas dêem certo precisa apenas ter fé e se empenhar ao máximo. E sabe que tudo aquilo que hoje a faz sofrer é fruto daquilo que plantou no passado. É uma mulher, uma mulher cheia de dúvidas, com momentos de força e fraqueza de medo e de certeza.

O livro é completamente envolvente, talvez por ser realmente real, mesmo que de forma fictícia. Quando lemos, é como se estivéssemos vendo de fato os seus personagens, seus cenários e seus corações. Como se estivéssemos ouvindo a bela música de um ritual e enxergando a sua luz. O livro desperta em cada um, sentimentos diferentes e em momentos diferentes. E durante a leitura vamos nos identificando com cada personagem e nos tornando um pouquinho cada um deles. Como se todos eles formassem uma mesma pessoa.

As histórias contadas, os personagens e os cenários apresentados são emocionantes, provocam leves sorrisos, grandes alegrias. Pequenas lágrimas e grandes angústias. E isso faz com que o livro esteja vivo.

É um livro que fala de amor sim, mas não apenas do amor romântico. Corações em Fase Terminal fala de todas as formas de amor, fala do sentimento em si, puro, sem mais explicações. E apesar de ter romance, o que marca mais é o amor pela vida. E sentimos que em determinado momento a história de Catia se transforma na nossa história.

Eu me emocionei demais em diversos momentos, porque sei que aquele coração é meu também, sei que os corações das pessoas que amo e que me amam me pertencem, e é também minha obrigação fazer com que estejam bem. É lendo livros deste tipo que percebemos o quanto somos responsáveis pelas nossas escolhas e o quanto cada uma delas interfere na vida de outras pessoas.

Se pudesse presentearia todas as pessoas que amo com este livro para que pudessem cuidar de seus corações assim como eu começarei a cuidar do meu.

Recomendo a todas as pessoas. Não importando sexo, idade, religião ou gosto literário. Recomendo a todos aqueles que querem se emocionar, se apaixonar, aprender e se divertir.

Juliana . Oliveira

Nica 12/01/2012

Escolhas e suas Consequências...
"Era mais que amor.
Apenas não havia palavras suficientes para descrever.
Eram dois destinos que se uniam; davam as mãos."

Corações em Fase Terminal conta a linda história de auto-conhecimento, de crescimento, de amor vivida por Cátia, uma estudante de Direito, que vive com seus amorosos e super (até demais) compreensivos pais, numa vida que poderia ser considerada perfeita por muitas pessoas. Sua melhor amiga é também sua vizinha Lorena. No entanto, ambas são infelizes. Por conta dessa infelicidade sem sentido, elas acabam se envolvendo com drogas bem pesadas, acabam vacilando nos estudos e trazendo muito sofrimento para suas famílias.
Em uma manhã, depois de uma baita discussão com seus pais por conta da embriaguez e das drogas usadas na noite anterior, Cátia passa mal e resolve dormir... "E foi assim que tudo aconteceu." Cátia acorda em uma outra dimensão, em um quarto cinza, feio, com um espelho comprido e que reflete a imagem de uma menina, em decadência, meio moribunda, cheia de medo: ela mesma, seu reflexo interior. Nesse mesmo quarto, ela encontra uma caixa dourada com seu nome escrito nela. Dentro, ela encontra seu coração. Um coração cheio de manchas negras.

"Nossos corações não são o único sinal de nossa doença interior.
A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da
doença de nossos corações em nossa alma."

Sem entender aonde está e como foi parar ali, Cátia sai do quarto e conhece Tadeu, um senhor simpático que a acolhe e mostra o lugar, a Cidade dos Corações; ele explica para ela que ao vir parar nessa cidade, a pessoa ganha "uma segunda chance" da vida, tem a oportunidade de descobrir o que causou mal a seus corações e, assim, curar definitivamente seus corações para poder, finalmente, fazer a travessia. Além de Lorena e Tadeu, Cátia (re)conhece também Lucas e Erick, além de conhecer Linda, Mona, Francisco, René, Moisés, Lufindo e Marcus. Ah! E claro, não posso deixar de citar o Sábio... aquele que criou essa dimensão da cura... ;-)

Confesso que no começo fiquei meio em dúvida sobre o que esperar da história, mas a mesma foi me conquistando, me ganhando pouco a pouco, até o ponto em que eu não conseguia mais parar de ler. O livro é cheio de metáforas, sentimento, personagens bastante humanos, facilmente imagináveis, assim como as paisagens que são descritas cheias de detalhes, fazendo com que sintamos como se estivéssemos lá. Fabiane Ribeiro consegue nos encantar e até reconhecer nossos medos e defeitos, por menores que sejam, mas que estão lá...
Corações em Fase Terminal fala também de escolhas e suas consequências. Nos faz refletir sobre segundas chances, que nem sempre a vida nos dá, e sobre e acima de tudo o verdadeiro sentido do AMOR.

"Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor em você. (...) Aprenda com cada pessoa, com cada par de olhos, com cada coração.(...) Viva um segundo em um século. (...)

O Sábio"