No olho da rua Georgina Martins

Resenhas - No olho da rua

Raquel 12/05/2012

Historinhas quase tristes
NO OLHO DA RUA: HISTORINHAS QUASE TRISTES, de Geogina Martins, é um livro que emociona do começo ao fim - e o melhor: sem ser piegas. As cinco historinhas sobre meninos e meninas que perderam suas infâncias pra o trabalho, a violência e o crime tocam fundo no leitor devido à forma delicada como a autora tratou o tema. A realidade cruel a que pertencem essas crianças é o tempo todo entrevista nas narrativas,mas de forma alguma o texto se torna fatalista ou panfletário.

Em cada historinha, uma nova luz é lançada sobre o tema, fazendo com que nós olhemos a situação desses meninos sob outra perspectiva. Conhecemos o ponto de vista deles e, assim, podemos fugir daquela visão lugar-comum, que retira a humanidade dessas crianças e tranforma-as em meros "entulhos urbanos".

A maior contribuição dessa grande contadora de histórias que é Georgina Martins foi ter feito com que nós nos colocássemos no lugar do outro para, dessa forma, reavaliarmos a nossa própria visão de mundo.

Maria Eduarda 18/05/2012minha estante
curti muito!!

Guilherme Peres 19/05/2012minha estante
Eu adorei!!! Eu também gostei muito desse livro, porque ele ensina ao leitor outra perspectiva sobre a realidade dos meninos de rua.

marquinho 07/06/2012minha estante
eu li esse livre e ele abril minha mente comparados aos comportamentos humanos !

Felipe 12/06/2012minha estante
Gostei mt!

Maria Eduarda 18/05/2012

Esse livro relata 5 histórias de crianças de rua, que foram vividas realmente pela a autora(que é Georgina Martins). Talvez você queira saber o porque de "historinhas QUASE tristes",não é? É porque no final de todas os contos sempre há esperança, um final feliz, sendo assim QUASE tristes.
Eu gostei desse livro, pois ele envolve bastante o leitor nas histórias, trazendo mais intimidade entre a autora e o leitor.

Veve 01/05/2012minha estante
Este livro é "quase triste", mas sempre tem uma luz no fim do túnel.

Landresa 26/04/2012

De olho na rua,historinha quse triste.
Este livro conta 5 historias sobre meninos que vivem nas ruas.As historias não tem um final feliz, elas somentes são bem reais no fato de ter muitas crianças moreno nas ruas do Rio de janeiro ou de qualquer outro luagar.Quando eu li este livro vi que nem sempre os meninos e meninas que moram nas ruas são ruim e matam pessoas.Na ultima historia por exemplo o menino poderia ter fugido quando os policias foram baliados, mas não ele quis ficar com eçe ate a ajuda chegar. Achei bacana tambem foi na primeira os meninos não ficam com as coisas que roubaram.A historia da menina e a bala,e uma das mas comuns,crianças que vendem coisas para ajudar os pais a comprar comida,o que eu acho muito errado e os pais baterem nestas crianças só porque eles não conseguem vender todos os doces.A ultima historia que eu vou falar e a do menino e do sinal,esta e uma realidade das pessoas que andam nas ruas anoite ver uma criança nos sinais esperando alguem parar para roupar suas coisas.Mas duvido que a pessoa veja que estes meninos, são seres humanos e que tamvem sentem fome, sede e dor.Eu acho que estas pessoas qu falam mal destes meninos e meninas de varias idades, nuna pensaram como deve ser dificil dormir na rua,viver sem familia e quando tem familia elas sofrem porque apanham todos os dias por coisas que não fizeram. Estas pessoas podiam pensar como eles devem sofer por um pão.

Géssica 28/02/2020

Quase triste
A primeira história me surpreendeu, se fato você não sabe se ri ou chora, são histórias reais, com fins reais

Felipe 18/06/2012

No olho da rua
Esse livro fala de duas pessoas, Maria e Ana, que vivenciam momentos com meninos e meninas de rua. Maria, a narradora, ao inves de criticar as crianças que roubam, ela olha essas crianças de outro ponto de vista, que todos deveriam ter, mas infelizmente nao tem.

Livro muito bom e aconselhavel para qualquer pessoa.
Sandra :-) 18/06/2012minha estante
É bom um livro que nos revela outra perspectiva e nos faz rever os nossos (pre)conceitos.
Qualquer hora vou ler esse!

Raquel 21/06/2012minha estante
Estou gostando muito de sua participação no skoob! Colocou seu nome em alguma lista de espera pra outro livro?

Felipe 23/06/2012minha estante
Nao.

Victor 12/04/2012

O que achei!
Achei o livro muito bom, pois fala sobre o outro lado dos meninos de rua. Daí vem o nome no olho da rua que nos informa sobre crianças que vivem na rua, para se sustentar, ou para ajudar a manter a sua casa.

Brenda 12/04/2012

Esperança
Eu achei esse livro muito interessante, pois a autora fala direto com o leitor, ela passa uma intimidade para quem está lendo. A história conta cinco fatos de crianças que têm sua infância interrompida pelo abandono, violência e falta de oportunidade.

Essas crianças, muitas das vezes, sofrem preconceito, só porque trabalham no sinal e não tem casa, acham que essa criança é ladra entre outras coisas mais. Muitas das crianças acabam roubando e se tornando ladras, como muitas pessoas falam delas, pois ela não tem mais nada para vender nos sinais e acaba roubando para vender novamente. Mas, essa história é diferente. Ela demonstra uma esperança em todas essas histórias.
Raquel 12/05/2012minha estante
Muito bom, Brenda!

juliana 20/06/2012minha estante
gostei muito da sua resenha

Hugo Soares 13/04/2012

19º livro
Particularmente, eu não encaixo este livro na minha "jornada como leitor", pois é apenas um livro paradidático. Mesmo assim é um livro muito interessante, que fala sobre crianças que moram nas ruas.
Raquel 12/05/2012minha estante
"Apenas um livro paradidático?" Não, é literatura mesmo... :)

Aninha 19/04/2012

A realidade
O livro é muito bom ,retrata a realidade de algumas crianças que vivem na rua ,mas o livro por ser lido por crianças , ele transforma a historia em quase tristre.

Ana Carolina 12/04/2012

No olho da rua
É um livro bem interessante,que fala sobre a realidade de meninos e meninas que vivem nas ruas, só que de um jeito não tão trágico.

Amanda Oliveira 15/04/2012

Livro perfeito.
Quando vi esse livro pela primeira vez, achei que seria algo massante, e, que o final seria triste, sem sentido, sem uma conclusão. Não foi assim, eu estava errada.
O que aconteceu foi que eu me apaixonei pelo livro. É perfeito. O tema não influenciou na criatividade da autora, ela soube desenvolve-lo muito bem sem se tornar inapropriado.
Lembro-me que chorei ao terminar de lê-lo, fiquei admirada.
Gostei da forma como Georgina convence os leitores de que meninos de rua tem motivo para estarem ali. Todos eles tem um motivo e acabam sendo excluídos da sociedade, entrando, assim, no mundo obscuro do crime.
Quero agradecer à Georgina por ter me ensinado à não julgar as pessoas, devemos saber o que realmente sente. Ela também tem sentimentos como nós.
Raquel 10/05/2012minha estante
Nossa, Amanda! Fiquei emcionada com sua resenha! Quee bom que eu acertei!

Tom-tom 12/04/2012

LeGaL ! ! !
É um livro interessante q fala de 5 historias,onde todas falam sobre preconceito crianças de rua e até mesmo falando sobre isso quase nenhuma é triste

lise 12/04/2012

Histórias de rua
Ele é muito legal e nos conta da História de crianças
de rua que roubam,não tem família...As histórias não são totalmente tristes porque o final é um pouco feliz.Uma das histórias do livro conta de garotos que iam roubar uma moça e aí ela chama eles para comer uma pizza e eles aceitam.Eles comem a pizza e no fim a moça pede a conta e fala que não tem dinheiro.Um dos meninos diz que paga e assim foi.Tem um problema o garoto pagou a pizza com o dinheiro da moça e não com o dinheiro dele, e devolve o que tinha roubado dela!

Final QUASE feliz!!!!!!

mateus 20/11/2012

O livro No Olho da Rua é uma ótima reflexão sobre a vida de milhares de crianças por esse Brasil a fora.Georgiana Martins fez(como sempre)uma grande obra que meresseria até reconhecimento público para que os atuais gorvenantes podesse tomar providencias para mudar a realidade das atuais crianças nesse estado e as futuras.Na minha opinião é um ótimo livro para qualquer pessoa ler.