O Livro dos Lobisomens

O Livro dos Lobisomens Sabine Baring-Gould

Resenhas - O Livro dos Lobisomens

Clara 15/04/2012

Livro perturbador esse. =| Não é sobre o mito do lobisomem, não conta a história de como esse mito surgiu como naquele outro livro "O Vampiro Antes de Drácula", da mesma editora (e com a arte de capa bem parecida).
Não, esse livro, escrito no século XIX, é mais sobre a lincantropia enquanto doença mental, pessoas que acreditavam poder se transformar em lobo (ou outros animais) e atacavam e se alimentavam de seres vivos.
Muitos casos de canibalismo, alguns realmente de arrepiar já que na maioria das vezes se tratava de ataques à crianças.
É uma boa leitura, mas acho que eu poderia aproveitar melhor se, antes de ler, tivesse sabido do que se tratava.
Porque uma coisa é ler sobre mitos e lendas que são "mitos" e "lendas"; outra, bem diferente é ler sobre os horrores cometidos por outros seres humanos.
Saber até onde pode ir a deterioração de uma mente ou a maldade e depravação de um ser humano.
Achei terrível.
Nimori.S 07/07/2020minha estante
Agora deu medinho de ler...

OToloDeAmarelo 16/03/2021

Poderia ser bem melhor
Este clássico do escritor inglês Sabine Baring-Gould desvenda os mistérios sobre um dos mitos mais cativantes do ideário europeu: o lobisomem. Em "O Livro dos Lobisomens", o autor lança mão dos anos dedicados ao estudo do folclore bretão para construir um painel rico e detalhado da licantropia. Abordando temas polêmicos e controversos, este é, até hoje, um dos mais completos e essenciais compêndios sobre os lobisomens e sua mitologia. Indispensável para compreender as várias facetas, de terror e atração, existentes por trás da sombria figura que é meio homem, meio animal e surge em noites claras de lua cheia.

Tão sinistra é a impressão que o imortal lobisomem deixa em nossas mentes com todo seu requinte de crueldade e bestialidade, que um investigação metódica foi feita para entendermos melhor a criatura. Sabine recolheu durante anos várias casos, escritas e depoimentos sobre a besta fera, como diversas culturas entendiam sua maldição, como se comportava e como se transformava. Há diversas análises bem legais aqui, como a da pele de lobo, que literalmente cobre o amaldiçoado na hora da transformação. Temos informações de diversos países, o que também é de certa forma, um problema. Faltaram traduções para muitas dessas línguas. Existem muitas passagens nos livros (poesias, relatos, trechos) em línguas como latim, francês, eslovaca, que simplesmente não foram traduzidas e estão jogadas por lá. A leitura deixa de ser fluída, pois muitas vezes não há tradução no rodapé. Você precisa interromper a sua leitura para pesquisar no Google e mesmo assim, como é uma escrita bem antiga, muitas palavras sequer são traduzidas, deixando a compreensão jogada de lado. O engraçado é que aleatoriamente, algumas dessas passagens são traduzidas e outras não. As vezes um texto em latim é traduzido em uma página e logo em seguida, outro trecho latim aparece sem tradução nenhuma. Essa aleatoriedade não faz o menor sentido.

Thiago Gadelha 11/05/2020

Estudo do mito
Esse livro é um otimo estudo de caso sobre a mitologia do monstro. O único ponto negativo é que foram escritos textos em outra lingua sem uma tradução adequada, partindo direto pra interpretação desse texto.

Eduardo.Augusto 23/05/2016

Complicado
O livro é de leitura cansativa e com pouca imersão no universo criativo/pesquisador do escritor.
Me senti perdido lendo-o e não senti vontade de seguir a leitura após a página 50.
Para quem procura saber mais informações sobre a origem do lobisomem, e tem real interesse no assunto, o livro pode ser muito bom. Como este não é o meu caso, avalio o livro como médio-ruim.