A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

LeozinhoF 07/09/2022

Harry Potter versão brasileira
Eu estava com todas as expectativas antes de iniciar esse livro, confesso que o início é meio chato, você não entende muito o contexto, mas conforme vai passando a narrativa, ela fica interessantíssima, o contexto se passa no RJ, mas muito da cultura, frases, vem da vida do brasileiro no geral, ótimas críticas sociais no livro, e a história é cativante, quem é fã de HP tem muito que ler esse 1° livro da Renata Ventura, ansioso para ler a continuação!!!

Mah 26/08/2022

Então?
Quando foi me passado o plot do livro minha cabeça explodiu, fiquei achando que seria incrível e criei muita expectativa acerca desse livro, porém me decepcionei bastante.

A ideia realmente é muito boa, mas não gostei da construção. A forma que o personagem principal simplesmente some por não ter um carisma me deixou triste e a forma da escrita dos sotaques, etc me deixou bem incomodada.

Mas, no geral, pôde-se dizer que é um livro bom!

Raul Guilherme 14/08/2022

Um bom livro
Possui uma história cativante e envolvente, muito bem escrito e com temas pertinentes a nossa sociedade. É muito bom ter o nosso Brasil como pano de fundo de um livro. No entanto, como ponto negativo, observo que existem personagens extremamente esteriotipados como o Eimi, um mineiro retratado com sotaque carregado, muito exagerado.

Rafa.Vital 06/08/2022

isso aqui é HP brasileiro, só q melhor
tem cultura de todos as regiões do Brasil, eu achei meio estranho no começo quando tinha escrito os sotaques dos diferentes lugares, mas dps acostumei e comecei a amar, fala um pouco de cultura africana, europeia, e mais umas coisas aleatórias, Hugo é inconsequente pra 🤬 #$%!& ??? sim, mas é impossível ficar com raiva dele, os Pixies são o grupo de amigos q eu queria fazer parte, e meu crush na Caimana só aumentava a cada página, no começo pode parar meio chatinho e parado, mas dps q tudo começa a acontecer não para mais. Tem MUITAS referências de Harry Potter, q se vc souber assimilar as linhas do tempo, vc pega todas e fica rindo de besta pq é quase como se acontece exatamente no mesmo universo, foi uma das minhas melhoras leituras desse ano, recomendo muito

miquiverso 06/08/2022

Melhor de o bruxinho inglês 110%
Uma história que eu não dava nada, mas
entregou tudo. Personagens cativantes,
interessantes, e cada capítulo com um final que te prendia desejando saber mais, querer mais.

História envolvente sobre o mundo bruxo que
com Harry Potter nunca tive vontade tanta
vontade de ler ou experimentar, já com essa
saga, só quero saber de devora-lá.

Hugo, apesar de você ser irritante, metido a
besta, e completamente sem noção explosivo,
você é real, consigo te ver em pessoas de
verdade, próximas a mim. Você foi um
personagem principal vivo! Caimana, minha
gêmea, o que eu poderia falar de você a não ser que é a melhor que já existiu? Capí, você virou que mais novo crush literário, como não te amar sangue de ouro?

Aos Pixes e toda escola Korcovado, que a magia brasileira ainda reine nesse mundo! Escrita fluída desde a primeira frase, sem nada a tirar ou à acrescentar. Renata Ventura veio com tudo agarrando esse mundo "criado" por você sabe quem é melhorou ele em 100%.

Manu 05/08/2022

Hugo Escarlate, ou Idá, depende de quem está chamando, é um menino que só arruma encrenca pra si mesmo. Orgulhoso, desconfiado, não pede ajuda pra ninguém. Em alguns momentos essa personalidade dele fez com que eu o detestasse, mas no fim eu entendia o garoto. A autora fez um ótimo trabalho, especialmente em transparecer as motivações do Idá, e em fazer com que o leitor se coloque no lugar dele. É impossível não imaginar "ok, isso não foi legal... mas será que eu não faria o mesmo nessa situação?".

Quanto à representação do universo: sensacional!!! Passa a mesma sensação de quando se lê os livros de Harry Potter (claro, pois a autora se inspirou neles). A escola de magia do Rio é um milhão de vezes mais legal do que eu conseguiria imaginar, achei que os costumes e "crenças" representaram muito bem o povo brasileiro. A questão folclórica é bem forte também.

Críticas sociais: 10/10. Aborda assuntos como violência policial, desigualdade, racismo e abuso de poder. Hugo é um menino preto da favela, e é lógico que ele sofre muito com as consequências diretas e indiretas disso. Desde o preconceito de outros alunos da escola, até os efeitos de se precisar entrar para o tráfico pro bem de sua própria família.

De modo geral: espetacular. Amei do início ao fim. A leitura prende muito e é bem fluída, se considerarmos que o livro tem quase 500 páginas.

Caetano.Fernandes 04/08/2022

é sobre o mesmo universo de Harry Potter, muitos paralelos, mas tb mtss diferenças. é massa a contextualização histórica e a relação com a cultura brasileira.
mt bom.
a única coisa que me incomodou (e muito) foi o personagem principal. o hugo é mt problemático, até tento entender o contexto dele, mas me broxou bastante ter que ler sobre a perspectiva dele. fora isso, achei foooda. tb achei foda que n segue os padrões europeus de representação e de construção de personagens.
Isaias Gamma 04/08/2022minha estante
Eu amo essa série. O final do primeiro livro não me agradou muito mas gostei dele com um todo. Mas, o livro 2 e o 4 são os meus preferidos, perfeitos!!!! Espero que você goste das continuações.

Caetano.Fernandes 04/08/2022minha estante
minha amiga disse que melhora bastante (e eu já tava achando bomm). ela só me avisou tb que não tem mt melhora com o hugo ???

livros do jose 23/07/2022

Sensacional
Resenha: A Arma Escarlate ?

?Idá vive no morro de DONA Marta com a mãe e sua avó. Ele é um menino de apenas 13 anos e já vive no crime. Ele tem vontade de trabalhar para o traficante dono do morro, mas como é novo, não consegue algo grande, apenas o cargo de olheiro. Certo dia, diante de um grande tiroteio na favela, Idá recebe carta o convidando pra entrar na escola de magia e bruxaria da Korkovado. Ele fica incrédulo achando que é uma piada.

?Diante da guerra ali e por ter deixado ocorrer os tiroteios sem avisar, ele se torna culpado e acaba fugindo em direção a essa escola como recebeu no convite. Idá estava sem acreditar que era um bruxo e mentiu pra sua mãe falando que ia para outra escola. Ele não podia revelar seu nome, então criou o nome de HUGO ESCARLATE. Chegando diante dos arcos da lapa, não sabia como entrar, mas um estranho bruxo o ajudou.

?Hugo fica encantado com o Saara onde irá comprar seus materiais. Já no primeiro dia de aula, Hugo se mostra um menino ágil e esperto e ao mesmo tempo, um grande bandido e mentiroso. Ele faz de tudo para conquistar suas coisas. Ele se torna membro dos pixies, um grupo de alunos superiores que confrontam com os anjos na escola. Capítulo é o mais velho e também amante e apaixonado pelas criaturas da escola.

?Nas primeiras férias, Hugo se encontra com o traficante da favela que o obriga a vender cocaina na escola ou ele e sua mãe irão morrer. Hugo irá destruir a escola de magia e bruxaria, mas também irá aprender magia o suficiente para destruir seu inimigo do tráfico.

?Um livro envolvente, com personagens cativantes e perfeitos. Hugo é um personagem intrigante e mentiroso, mas você fica do lado dele diante de uma vida tão miserável que vive.

Avaliação 4?
Editora @novoseculoeditora
@renata_ventura_escarlate

#bookstagram #leia #lovebooks #books

Amo Livros s2 15/07/2022

O que dizer desse livro, SIMPLISMENTE MARAVILHOSO.
Retrata vários assuntos que não via em alguns livros, mostrou como Hugo lidou com as coisas ao seus redor, não concordei com ele em alguns momentos, mas me colocando no lugar dele aos 13 anos, talvez faria algo igual.
Para quem gosta de fantasia recomendo a ler!

giordanna 09/07/2022

a arma escarlate
peguei esse livro imaginando que seria uma cópia barata de Harry Potter, mas me impressionou muito a originalidade da história.

a trama é divertida e tem uma escrita bem fluida, mas tiveram várias coisas que me incomodaram, como os personagens que são cheios de esteriótipos.

nana 03/07/2022

Quando comprei, eu enrolei uns 2 a 3 meses pra ler de vez mas quando peguei o ritmo da história foram noites inteiras lendo.
Eu me apaixonei pela história de uma forma inexplicável, passei MUITA raiva com o Hugo e as últimas páginas são simplesmente ?

Silvia.Jaine 08/06/2022

Brasilidade pra quem gosta de Harry Potter
Tem pessoas que dizem que é uma cópia ou fanfic de Harry Potter, posso dizer com propriedade, que consegue ser ainda melhor e mais envolvente, e eu sou potterhead.
Renata é umas das minhas autoras favoritas se não for a favorita. Conheci esse livro através do tiktok e me apaixonei pelo Hugo, pelos Pixies automaticamente ??
Só leiam!

Princesa.Leia 23/05/2022

Li esse livro em 2018 e embora goste mto do plot e de como a história e personagens é desenvolvida, o livro e cheio de estereótipos sem contar com o racismo velado na sinopse. Se poe um lado a autora valoriza a postura negação aos padrões eurocêntricos que as escolas de magia do norte e nordeste adotam, ela trata as mesmas como atrasadas ou preguiçosas, como se em relação as escolas que seguem as normas européias fossem mais evoluídas. Fora os estereótipo ridículos no personagem baiano??.
Fora que não faz sentido o protagonista fazer críticas tão inteligentes e querer entrar na bandidagem pra pegar garotas (kkkkk?)

themayreis 26/04/2022

E se tivesse um universo, tipo Harry Potter, no Brasil?
Pois bem, Renata Ventura foi lá e fez. E como fez, que experiência ao mesmo tempo avassaladora, facinante e viajante.

Hugo Escarlate é um adolescente carioca, morador do morro de Santa Marta que no meio de uma confusão em sua vida ele recebe uma carta que pode mudar tudo.

A construção de mundo desse livro é simplesmente incrível e absolutamente impecavel. Desde a formulação das palavras dos feitiços até a estruturação do mundo e das criaturas que a compõem, tudo é muito bem pensado.

Mas agora vamos a crítica, achei que a história demorou muito pra desenrolar e quando por fim começou a dizer pra que veio ela voou pro desfecho e achei um pouco corrido. Mas o que farei? Lerei o proximo porque sou dessas.

Minha edição desse livro é bem antiga kkkk de 2012, mas é do Novo Século e eu gostei bastante da edição, apesar de achar que a letra ser um pouco clara demais.