Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell
Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens de Almas - A História de São Lucas

Ezequiel.Cesar 20/05/2024

Não tinha muita expectativa?
? mas quando comecei a ler foi uma alegria atrás da outra a cada página lida!

Quero deixar bem claro: não é um livro religioso! É a fantástica biografia de Lucano (futuramente São Lucas).

Recomendo-o, quer seja religioso ou não, a todos interessados em uma história incrível!

Gabriel.Ayres 14/05/2024

São Lucas
Poderia passar o dia inteiro falando sobre este livro e ainda não seria o suficiente.

Assim como Jesus não teve pressa de se mostrar a Lucano, esta história não tem pressa para fazer sentido.

Até por volta da página 200, se retrata por meio de sinais indiretos e contextualização do meio no qual Lucano foi criado. A leitura chega a ser bastante difícil e cansativa até esse ponto.

Após isso, as linhas começam aos poucos a se amarrarem. A história e o própiro Lucano passam por diversas fases diferentes, mas sempre em direção à mesma mensagem. Vários personagens conhecidos de seu evangelho começam a surgir em sua vida aos poucos.

E, ao final das contas, quem é o Lucano? Somos nós, que independente do momento em que estamos passando, temos Jesus conosco, vigiando e tocando tudo que fazemos, mesmo sem merecer. Temos a fé abalada por diversas ocasiões, mas Ele sempre estará lá.

Lucano se torna São Lucas quando atinge um estado de graça pelo amor Ágape, no qual devemos buscar e não desviar desse caminho.

Uma história na qual eu comecei com certa desconfiança se tornou (demorou, mas aconteceu) a de maior significância na qual já tive contato. Cada leitura trará uma experiência particular.
Marina.Dantas 14/05/2024minha estante
Análise perfeita!!! Deve ter sido incrível ler este livro ??????

Vanessa2114 10/05/2024

Um afago ao coração
"Médico de Homens e Almas", uma obra-prima literária de Taylor Caldwell, é um relato envolvente e brilhante sobre a vida de São Lucas, o médico que se tornou um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Caldwell mergulha profundamente na psique e na jornada espiritual de Lucas, oferecendo aos leitores uma narrativa rica em detalhes históricos e emocionais. A habilidade da autora em tecer fatos históricos com ficção cria uma tapeçaria vibrante que captura a essência da época e a complexidade do protagonista. Este livro não é apenas uma leitura; é uma experiência que envolve completamente, transportando o leitor para um mundo repleto de desafios, fé e busca incessante por conhecimento e compreensão.

Além de ser uma obra literária excepcional, "Médico de Homens e Almas" é um farol de esperança, gratidão e luz. A jornada de Lucas, marcada por sua incansável dedicação à medicina e ao espiritual, inspira uma profunda apreciação pela vida e pelo potencial humano de fazer o bem. Caldwell, com sua narrativa magistral, não apenas conta a história de um homem que dedicou sua vida a curar e a espalhar uma mensagem de amor e compaixão, mas também nos convida a refletir sobre nossos próprios caminhos e o impacto que podemos ter no mundo. Este livro é um tesouro que ressoa com um sentimento de gratidão e nos encoraja a buscar nossa própria luz interior e a compartilhá-la com os outros.

Jess 17/03/2024

O livro mais incrível que poderia ler na minha existência.
Um belo dia vi esse livro na livraria do Shopping e não acreditei no que estava vendo... Como assim um livro sobre meu amado São Lucas? Eu fiquei em êxtase. Não podia comprar no momento e salvei aqui no Skoob para ler futuramente. Porém, meu namorado estava junto e prontamente viu meu encantamento... No Natal lá estava esse presente lindo!

Já no Prefácio a autora vem com a seguinte frase, que tal como resume a ela, resume a mim: "Desde a minha primeira infância, Lucano, ou Lucas, o grande apóstolo, obcecou minha mente."

Eu sempre tive uma conexão inexplicável com São Lucas e o Evangelho de São Lucas é o que mais me prende e mais me encanta, principalmente pela sua intensa relação com Maria e o foco em detalhes e em diversos milagres de Jesus que não aparecem em outros Evangelhos.

Esse livro só serviu para aumentar ainda mais essa conexão e eu não sei explicar e nem escrever, palavras não são suficientes, o quanto eu estou maravilhada. Jamais vou esquecer. Jamais algum livro vai significar tanto para mim.

Maria.Barreto 09/02/2024

Médico de homens e de almas
Um livro magnífico!
Nos traz reflexões sobre saúde (principalmente mental),perdão, amor e muita fé.

Silvia Schiefler 08/02/2024

Uma história maravilhosa...
Um livro que levou 46 anos para ser escrito... A autora, Taylor Caldwell, com muita pesquisa história foi relatando a história de um dos mais importantes apóstolos de Cristo... Lucas, ou Lucano, o médico... o homem que foi aos poucos se rendendo ao amor de Deus... depois de muitas provas e tragédias em sua vida! Lucano foi o único apóstolo que não viu Jesus, entretanto, lhe dedicou todo amor que podia sentir... Confesso que não conhecia a fundo a história de Lucano... Arrebatadora é a minha palavra para essa história. Um livro impactante, onde Taylor nos remete a uma verdadeira imersão dos acontecimentos antes e depois da crucificação de Jesus Cristo.

Tati 16/01/2024

Gigante
Um livro gigante em dois sentidos: pela quantidade de páginas e pelo conteúdo de qualidade. História bonita, cativante e inspiradora.

Maria Evelyn Ramos 15/01/2024

Um buscador?
Começo essa resenha deixando claro que concluir esse livro se tornou desafiador, sua densidade para mim foi o primeiro dos desafios, não por seu número de páginas, mas devido a sua linguagem romantizada, a demasiada riqueza de detalhes em alguns momentos foram pessoalmente interpretadas como desnecessárias e, além disso, compreender a profundidade da escrita de Taylor Caldwell me deixou um tanto reflexiva, não por seu significado, a linguagem é clara, mas em entender sua profundidade diante da vida de Lucano, inclusive de seus próprios pensamentos, fazendo, portanto, o caminho até o fim desse little calhamaço ser mergulhado em persistência. Contudo, ler sobre Lucano, sua história familiar e fraternal, seus caminhos, seus ensinamentos e práticas na medicina, seu olhar aos paciente que o encontraram e, principalmente, sua trajetória até o reconhecimento do Superior sempre mantiveram vivos um grande carinho pelo livro e em conhecer mais sua história. Mesmo diante da riqueza de palavras, as vezes particularmente não consideradas tão importantes, houveram momentos de grande beleza, como sua contemplação à Estrela surgida aos céus, seu encontro com os Reis Magos, suas vivências como médico em Alexandria e em diversos outros lugares por onde passou, e indubitavelmente, seu encontro com a Sabedoria Divina, seu reconhecimento a Jesus com Sua misericórdia e justiça o fazendo se apaziguar das mazelas que vivenciou entre familiares e amigos. No decorrer do livro, iniciou seu Evangelho, tornando-se um buscador da Palavra e dos acontecimentos vivenciados por Jesus e Seus discípulos, sendo o momento de maior emoção o encontro com Maria, a Divina Mãe, que com a tamanha simplicidade descrita, foi para mim o de maior beleza e emoção. Assim, deixo essa resenha como símbolo de conclusão dessa leitura que, por mais que tenha sido desafiadora, as belezas lidas e emoções despertadas, somente com seu cumprimento seriam possíveis de serem vivenciadas e valeu a pena conhecer um pouco da história desse médico que tornou-se tomado de devoção ao Cristo o conhecendo apenas em seu coração.
Carolina 15/01/2024minha estante
Comecei a ler e já tô amando ?

Julio.Jose 24/11/2023

Mudanças históricas que comprometem
Confesso que esperava mais do livro que apesar de ser um romance de ficção, a mudança drástica em fatos históricos quando se compara aos atos dos apóstolos e outras fontes (Paulo e Estevão - Chico Xavier/Emmanuel) me incomodou um pouco, principalmente a exclusão de Paulo que pode ser considerado mentor de Lucas e que o conclamou á feitura do evangelho e a conversar com Maria de Nazaré, pois Paulo estava preso e não conseguiria completar a tarefa.

Mas de todo modo em alguns momentos a narrativa emociona com um destaque para o final do livro.

Junior 20/11/2023

Um calhamaço digno
Que livro fantástico, ele tem cenários bons, ele tem personagens incríveis que aliás fizeram-me chorar, pelo amor de Deus, que escrita linda, suave, não é tão religioso assim, ainda bem, o final é aberto pq obviamente a autora se cansou e deu um fim pra história assim...
Não superei o que fizeram com o amigão do Lucas gente, o pessoal cascou o pau encima dele, eu chorei... é, eu chorei.
Livro excelente, vale a pena a leitura.

Marcely24 14/09/2023

Eu não sou particularmente religiosa. Não costumo ler livros sobre religiões já que não me identifico com uma em específico. Porém , decidi tentar mudar um pouco meu nicho de leitura e li esse por indicação.
Esse livro é ricamente detalhado (em alguns momentos , o achei maçante) a linguagem em que foi escrito é muito antiga porém, de forma geral , é um bom livro para se ler se você gosta das histórias dos Apóstolos da Bíblia Cristã.
É interessante notar que a vida de Lucano (o apóstolo e personagem principal da história) tem sua vida contada desde os princípios realmente.Você o acompanha durante cada uma das fases de sua vida , desde a mais ingênua a menos ingênua, o que considerei o verdadeiro ponto chave dessa história. Seu amadurecimento a medida que crescia (e como foi descrito pelo autor) fez com que eu me sentisse acompanhar a evolução de um homem que antes Cético (com motivos explicados ao longo do enredo) , pôde encontrar em Deus sua verdadeira fé e amor.

Jenner Azevedo 12/06/2023

Uma jornada emocionante e cativante
?Médico de Homens e de Almas? é um livro magnífico que me envolveu desde as primeiras páginas. A narrativa envolvente e profunda da autora Taylor Caldwell transportou-me para um cenário fascinante e repleto de emoções. É impossível não se encantar com a habilidade de Caldwell de criar personagens cativantes e de explorar temas profundos com tanta sensibilidade.

A história gira em torno de Lucano, aquele que depois passou a ser conhecido como São Lucas, um médico brilhante, cujo compromisso com a profissão vai além do diagnóstico e do tratamento de doenças físicas. Ele se dedica a entender as almas de seus pacientes, buscando oferecer cuidados holísticos e acolhimento em tempos difíceis. Ao longo da história ele vai obtendo informações sobre o nascimento de Jesus, e de vez em quando surge alguma informação do que vem acontecendo na sua vida. E vai mudando suas opiniões ao longo do tempo até se tornar um dos primeiros cristãos. A maneira como Caldwell retrata as lutas internas e as jornadas de transformação dos personagens é surpreendente, criando uma conexão profunda entre o leitor e a história.

Uma das coisas que mais me impressionou em ?Médico de Homens e de Almas? foi a semelhança com a escrita de Eduardo Spohr, um autor renomado que também se destaca por suas narrativas envolventes e personagens complexos. Ambos os escritores têm a capacidade única de combinar elementos históricos e fantásticos com temas humanos universais, resultando em histórias que nos fazem refletir sobre nossa própria existência e os desafios que enfrentamos.

Além da escrita envolvente, a pesquisa meticulosa de Caldwell é evidente em cada página. A forma como ela retrata a época e os eventos históricos é rica em detalhes, proporcionando uma imersão completa no período em que a história se passa. Essa atenção aos detalhes contribui para a autenticidade da trama e enriquece ainda mais a experiência de leitura.

Recomendo ?Médico de Homens e de Almas? a todos que apreciam uma boa história, com personagens complexos e uma narrativa envolvente. Se você é fã de Eduardo Spohr ou está em busca de uma leitura que o transporte para diferentes épocas e lugares, este livro certamente irá satisfazer sua sede por aventura literária.

Em resumo, ?Médico de Homens e de Almas? é uma obra-prima da literatura que mescla habilmente elementos históricos, humanos e fantásticos. A escrita de Caldwell, semelhante à de Eduardo Spohr, conquistou meu coração, e a história permanecerá comigo por muito tempo. Uma leitura altamente recomendada para todos os amantes da literatura que desejam ser tocados por uma jornada emocionante e cativante.

Sylvia 23/04/2023

Não sou religiosa, nunca li a Bíblia, mas esse livro me emocionou bastante!

Até que ponto tudo é real, até que ponto vai a fé do ser humano. Isso não vem a questão?um livro maravilhoso que deve ser lido por todos!!

Sel 19/04/2023

O início da leitura foi desafiador. A primeira parte da história não foi cativante, porém foi indispensável para entender o resto da história. A evolução da fé de Lucas é um testemunho maravilhoso. Recomendo a leitura.

gi 24/01/2023

eu não sou religiosa, mas pra ler esse livro nem precisa ser. é encantador, a história de São Lucas é uma das mais bonitas e cativantes que eu ja li. recomendo pra qualquer um, não importa a religião.