La Canción de Annie

Resenhas - La Canción de Annie

1 | 2 | 3 | 4

Lizzy 26/12/2011

Lindo e comovente!
A canção de Annie é uma história terna e comovente, que fala do poder do amor como forma de superação das debilidades físicas. Annie é uma jovem que ficou surda aos seis anos de idade e apesar de ser filha de uma família instruída e com recursos, sempre foi tratada como doente mental. Seus pais ignoram que a Annie é inteligente e que suas limitações decorrem apenas da surdez, e o tratamento egoísta que ofertam a ela é revoltante. A falta de instrução adequada e o seu isolamento social fizeram com que Annie criasse um mundo próprio, porém revestido de músicas e dos sons que ainda retinha em sua memória.
Annie se torna uma uma mulher bonita e inconsciente de seus atrativos. Durante um de seus passeios, ela se viu acuada e vítima da violência sexual. O irmão do estuprador, Alex, se vê diante da necessidade de acolher aquela menina mulher, linda e vulnerável, cuja vida fora irremediavelmente modificada pelos atos de seu irmão quando uma gravidez inesperada ocorre. Alex rompe vínculos com seu irmão, casa com Annie para proteger a criança e a jovem, mas nada o poderia preparar para intensidade do amor que ele passou a nutrir por ela.
A autora nos inebria com a história de amor entre duas pessoas com necessidades diferentes, mas que se completam com a mesma intensidade. O casamento se transforma em uma união de descobertas dando um novo rumo à vida de ambos. O herói faz tudo para que sua amada possa viver da melhor forma possível com as limitações próprias da surdez, ao mesmo tempo em que mostra a beleza existente nos caminhos do desejo e da paixão entre um homem e uma mulher. Ele oferece a Ennie um amor incondicional, onde cada toque, cada gesto, cada som, faz com que Ennie se sinta protegida, amada e capaz de sonhar pela primeira vez com a possibilidade de se sentir normal e feliz. É um livro lindo, em vários momentos me senti reprimindo um aperto no peito que a autora sutilmente desperta com sua narrativa emotiva, tocante, sempre enfocando a fragilidade das emoções humanas. Super recomendado.
Eliz 27/12/2011minha estante
Lizzy, que livro fantástico sua resenha como sempre impecável.A leitura desse livro me proporcionou um resgate da minha fé na humanidade.A grandeza de alma desse homem e sua sensibilidade em perceber o que ninguém foi capaz de enxergar na Annie, me comoveu como há muito tempo não acontecia. Essa Autora é maravilhosa, cada vez que eu leio um livro dela tiro uma lição de vida que tento seguir. Esse me fez acreditar que o ser humano ainda possui beleza na sua alma e assim poderemos acreditar que dias melhores virão.O romance é encantador, o encontro de almas entre o casal é divino e mágico. O Alex é simplismente o mocinho mais encantador de muitos que li.Paciente,amoroso,apaixonado e também muito carente de afeto.Annie na sua vida foi como abri a caixa de Pandora para sentimentos que até então ele achava que não precisava ou não merecia.É uma leitura que vai deixar você MA-RA-VI-LHA-DA, hiper recomendado.

Lizzy 27/12/2011minha estante
Querida amiga Eliz, esse livro é a sua cara, com certeza, cheio de emoção, faço as suas palavras as minhas, é uma leitura maravilhosa e o herói da estória, Alex, é encantador, que entra para o rol dos inesquecíveis. Bjs

Dri 27/12/2011minha estante
Nossa, amiga, eu quero ler esse livro!!!
Eita, Lizzy, só vc mesmo hein, para absorver e passar com maestria a essência de um livro. Parabéns, amiga. *_* Bjs

Lizzy 28/12/2011minha estante
Dri, vc deve ler esse livro! Catherine Anderson exala inspiração e motivação em suas belíssimas estórias. Bjs

Lizzy 09/02/2012minha estante
Tem razão Bia, esse livro é maravilhoso. Amei. Bjs

Carolina2647 08/08/2012

Annie Trimble é uma garota que aos 6 anos de idade sofre um febre muito alta e acaba perdendo a audição, porém seus pais pensam que essa febre pode ter levado Annie a sofrer uma deficiência mental. E é assim que ela passa sua vida sendo tratada. Ela cresce sendo toda hora limitada pela família, seus pais não lhe fornecem estudo, roupas decentes, calçados e etc. Eles pensam que como ela é uma "idiota" não poderia querer essas coisas. E essa falta de instrução adequada e o seu isolamento social fizeram com que Annie criasse um mundo próprio, ela é como uma criança que nunca cresceu e só conhece aquilo que seus pais permitiram que ela conhecesse.
Durante toda a vida, Annie sofreu maus tratos das crianças da vizinhança e dos pais. Toda vez que Annie tentava falar algo sua mãe não deixava, ela não podia fazer nada, nem tomar banho sozinha, ou sua mãe batia nela e seu pai vinha com um chicote de pele.

"Annie queria que lhe permitissem lavar as orelhas sem ajuda de ninguém, mas por alguma razão sua mãe não acreditava que pudesse fazê-lo bem. Annie tinha aprendido há muito tempo a não opor resistência. Isto só servia para ganhar um bofetão e ao final, sua mãe lhe colocava a toalhinha na orelha de todos os modos."

Mas Annie consegue achar dois lugares em que ela pode ser ela mesma: no sótão e entre as árvores. Lugares em que ela criou um mundo em que ela pode ser normal. Lugares em que ela poderia conversar, dançar e fazer amizades. Claro, que essas amizades só eram feitas com os animais da floresta ou com os ratos do sótão.

"Quando subia ao sobrado para brincar em seu canto secreto, podia fazer tudo o que quisesse. Além de seus ratos, ali acima não havia ninguém que pudesse vê-la nem acusa-la de nada. No sobrado podia vestir-se tão elegantemente como uma dama, com as roupas velhas que tirava dos baús. Podia fazer reuniões para tomar o chá, tal e como o fazia sua mãe, e fingir que podia falar. Algumas vezes inclusive dançava. E, quando se aborrecia de fazer tudo isto, podia desenhar com os lápis e os papéis que tinha pegado às escondidas do estúdio de seu pai. Divertia-se muito no sobrado, e poder fazer ali todas as coisas proibidas compensava o infortúnio de não poder fazê-las o resto do tempo."

E é em um dia em que ela está na cascata, aproveitando a sua pequena liberdade que ela tem junto à natureza, que acontece uma tragédia.

Douglas Montgomery é um jovem arrogante e mimado, acostumado a fazer tudo o que quer. E quando ele vai até a cascata nadar se depara com uma jovem na beira d'água: Annie, a idiota. Ele resolve se divertir um pouco e acaba estuprando-a. Afinal, ela não iria falar para ninguém.
Annie que é muito inocente e pura não entende o que aconteceu, ela apenas sabe que sofreu mais uma violência como tantas outras só que esta bem mais grave.

Meses depois, a mãe de Annie descobre que a filha está grávida. E o pai vai atrás do irmão mais velho de Douglas, Alex Montgomery, um homem que não liga para convenções sociais e que prefere ficar trabalhando com os seus cavalos na companhia de seus empregados do que estar na companhia de outros da mesma classe social.
E para reparar o erro Alex se casa com Annie. Entretanto, Annie é tão inexperiente que ela não percebe que está se casando nem que está grávida, ela ainda acredita que são as fadas que trazem os bebês ao mundo.
Pensando que seus pais não a querem mais porque está engordando, ela não entende porque aquele estranho a está levando embora. Com medo e magoada por seus pais a estarem enganando dizendo que ela apenas vai passear quando na verdade ela está sendo levada para a casa desse estranho.

"O coração deu um salto de terror, e olhou ao redor dele, procurando uma maneira de escapar. Passasse o que passasse, não podia entrar naquela casa."

Chegando lá, ela continuou a ser tratada como antes, até que Alex notou detalhes que antes ninguém havia visto e tentou entender o que Annie tentava dizer ao seu modo. Ela tentava dizer que por estar engordando os pais não a queriam mais, e ela teria que emagrece para voltar para casa. Foi então que ele percebeu que Annie não tinha nenhum problema mental e sim que ela é surda. Ele lhe explica porque ela está engordando e que agora ela está casada.
Annie aceita a ideia de ter o seu bebê mas ainda quer voltar para casa, com medo que ficar morando com aquele homem. Só que Alex começa a ensiná-la e a ajuda a se adaptar a sua surdez sendo uma pessoa normal, ele abre novas portas e faz tudo o que está ao seu alcance para que Annie tenha tudo o que lhe faltou todos esse anos.
Alex a faz se sentir pela primeira vez na vida uma pessoa capaz e amada pelo o que é.

"Inclinou-se para beijá-la. No instante mesmo em que os lábios se tocaram, ela se derreteu em seus braços, fazendo com que Alex pensasse em todas as vezes que tinham começado desta maneira e tinham terminado fechando as portas da sala de jantar com chave para poder fazer amor.
— Amo você. Deus santo!"

Esse livro é lindo demais. Depois que li a resenha de Lizzy* no Skoob não pensei duas vezes, baixei e comecei a ler imediatamente.
E não me arrependi. Não consegui para de ler até acabar.
A Canção de Annie é o tipo que livro que enquanto lê você se emociona, fica indignada, chora e se apaixona cada vez mais pelo amor entre Alex e Annie.
Super recomendado!

>>> Mais resenha: http://cantinhocarolina.blogspot.com.br/

* Perfil da Lizzy: http://www.skoob.com.br/usuario/155553/
Lizzy 02/05/2012minha estante
Que lindo Carol! Parabéns. Fico feliz por vc ter sido motivada a ler esse livro e melhor ainda por ter se deleitado com a escrita de Catherine Anderson. Ela é uma das minhas autoras favoritas, escreve com uma profundidade de sentimentos, sempre conferindo uma lição de vida em seus livros. Nessa história em particular, fiquei encantada com a grandeza de alma do Alex e o amor incondicional que ele oferta a Annie. Lindo mesmo. Bjs

Carolina2647 04/05/2012minha estante
Lizzy, suas resenha são ótimas. Já peguei várias dicas de livros para ler!
Beijos

Faby 01/08/2021

Que leitura
Essa é, ao mesmo tempo, uma bela e triste leitura. A história de uma pessoa com necessidades especiais que só precisa ser compreendida.

Cientes da época é fácil entender o que Annie passou e como isso afetou a sua vida. Triste também, é pensar que tantas outras pessoas com necessidades especiais são tratadas até hoje como incompetentes, incapazes, "idiotas"... (usei essa palavra por sua relação com a história).

Meu coração doeu pela Annie e por tantas (os) outras (os) "Annies" espalhadas (os) por aí.

No final, a história teve um "happy end" e nós pudemos ter esperança de que finais assim, também são possíveis na vida real.

bmimits 06/12/2023

Um dos melhores livros
Eu simplesmente não lembro quando comecei a ler, só sei que foi um dos livros que mais impactou, acho que um dos primeiros livros de época que eu li, com alguns temas bem sensíveis, mas um livro perfeito.

Larissa.Castro 10/06/2020

Até surda, podia ouvir a canção em seu coração...
Que livro sublime e tocante. Alex é perfeito e eu tô muito apaixonada pela Annie, por esse livro. A escrita e como tudo foi abordado de uma maneira singular. Olha, sinceramente entrou pra lista dos favoritos. E apesar de ter gatilho (estupro) e eu ter ficado muito incomodada com o descaso e abusos que a Annie passou na vida ainda senti uma felicidade pela forma como ela encontra realização, como o crescimento durante o livro foi aparente, como o amor do Alex por ela foi singelo. Livros como esse que são achados é o que me mantém uma leitora ávida.

Semiramis 20/05/2012

Que livro mais lindo e arrebatador é esse!
uma linda história de amor, permeada por acontecimentos bons e maus, mas em que sempre o amor se supera e mostra o caminho a ser seguido.
Alex é um herói como poucos: sensível, batalhador e humano, capaz de enxergar além do que os olhos podem ver, e superou todas as minhas expectativas...
Annie, apesar da aparente fragilidade, é uma moça q, devido à ignorancia dos pais, cedo precisou aprender a camuflar sua real personalidade, mas q, apesar das limitações impostas tanto pela doença, como pela criação, conseguiu superar muitos obstáculos e, junto de Alex, encontrou o caminho para a felicidade.
Considero esse livro completo, pois teve momentos de angustia, mas tb de superação, de riso e lágrimas e, a maior lição que podemos tirar é que o amor supera todas as limitações e que os piores erros são cometidos com boas intenções.
Sensacional.
Lizzy 21/05/2012minha estante
Eu não tenho nem mais palavras para descrever minha paixão pessoal pela autora Catherine Anderson. Amo. Esse livro em particular, é lindo. Vivenciei cada detalhe, cada gesto do casal, a grandeza de alma do Alex é inspiradora...que coisa linda. Bjs

Gabriela.Bitencour 22/05/2020

Nunca tinha lido uma história parecida... Muito interessante e com um lindo desenrolar...

karol 25/05/2021

A história é muito linda, acho que tem momentos incríveis que você chora e depois você morre de rir. O amor que crescer entre os personagens é maravilhoso, e acho que a personagem principal é o maior charme de todos

Ueidi 08/04/2021

Maravilhoso!
Um livro surpreendente! Cheio de aprendizado, muito fofo e cativante. Não tenho palavras para descrever o quanto gostei!

Eu 05/08/2012

O que eu posso dizer a vocês é: amei amei amei!
O livro já começa com um início forte e sofrido para Annie, a mocinha. Mostra Douglas Montgomery um homem sem senso de honra estuprando Annie com o pretexto de que já que ela é uma "boba" não vai se lembrar do que ele fizer e melhor ainda: como não fala, não poderá contar a ninguém. Isso é só no prólogo.
Então conhecemos Alex Montgomery (meio-irmão de Douglas) que criou Douglas e como é um homem muito rico sempre poupou seu irmão das consequências de suas maldades. Mas quando fica sabendo o que o irmão fez a Annie, uma moça que todos acreditam ser incapaz de pensar sozinha, fica revoltado e expulsa o irmão de casa quebrando assim qualquer vínculo com o maldoso homem.
A mocinha é linda e está acostumada a sofrer pois é excluída socialmente e seus pais têm vergonha dela pois acham que ela é louca.
Quatro meses depois do estupro os pais de Annie procuram Alex para lhe dizer que ela está grávida. Alex teve uma doença e acredita ser estério por isso quando vê que Annie terá um filho com seu sangue resolve imediatamente que quer o bebê para ser seu herdeiro(a).
Ele quer muito o bebê e a solução mais prática para cuidar de Annie sem fazer escândalo sobre seu estado é que ele se case com ela e a devolva aos pais quando tiver o bebê em seus braços.
Mas o que ele não esperava é que Annie que sempre foi considerada idiota por todos na verdade parece ser racional, nada se encaixa pois os pais afirmam que ela é louca e caso isso venha a vazar pode atrapalhar a carreira política de seu pai. Mas Alex descobre qual é realmente o problema de dela.
"Annie Trimble, a idiota do povoado. Mas não era nenhuma idiota. Era surda. Surda como uma parede. E ele, que Deus o perdoasse, tinha estado completamente cego."
Ele fica disposto a fazer com que o casamento dos dois seja de verdade e a dar uma vida boa a sua esposa, dar a ela a vida que ela nunca pôde desfrutar.
Annie se torna uma mulher bonita e inconsciente disso por causa de sua inocência. O casamento se torna um vínculo forte entre ela e Alex e faz com que os dois preencham suas carências e esperanças, que façam descobertas sobre o que são. Um neutraliza a deficiência um do outro, a dela, física e a dele, espiritual.
"A emoção fez com que se fizesse um nó na garganta. Engoliu saliva e afastou o olhar por um momento. Que curioso! Antes de conhecer Annie, não sentia mais vontade de chorar. Na realidade, desde que era uma criança. Agora parecia que tinha que piscar para tentar conter as lágrimas ou engolir saliva para desfazer um nó na garganta com muita frequência. Ao olhá-la... Ao entender como foi sua vida... Alex pensou que precisaria ter um coração de pedra para não se deixar comover e quando daquela garota se tratava, era evidente que seu coração não era feito de pedra."
Alex vê uma forma de se aproximar dela e acha uma maneira no mínimo cômica de encantar uma surda: a música.
"A canção de Annie e agora também a sua, mágicas notas que só eles podiam ouvir."
Um livro lindo e encantador que me fez sentir aquele aperto no peito causado pela ansiedade de descobrir o que vem a seguir. Uma narrativa forte, tocante, sensual, frágil e emotiva.
Super recomendado.

Quer ver mais resenhas e ler esse e muitos outros livros online? Acesse:
Blog meuslivrosmeumundo.blogspot.com

Dene 03/01/2016minha estante
Oh gente, tudo foi dito mesmo,
mas quando ele tenta vê-la no trem.
Parei de ler, porque simplesmente não enxergava as letras,
através das lágrimas.
Perfeito.

Luana.Bona 31/05/2021

Sinopse
Alex Montgomery ficou horrorizado ao descobrir que seu irmão forçou uma moça indefesa.
Atormentado pela culpa, Alex se casa com ela e pretende criar o filho que leva em seu ventre.
A pouco tempo do casamento, Alex descobre que Annie Trimble, a filha “boba” de um juiz
local, não sofre nenhuma incapacidade mental, mas sim padece de surdez.
Enquanto Alex aprende a comunicar-se com Annie, desperta uma parte inexplorada da moça e
lhe mostra um mundo do amor.

LuOli ;) 05/06/2013

Simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
A canção de Annie conta a história de Annie Trimble e Alex Montgomery. Annie é uma moça que é tida como doente mental, e se aproveitando de sua condição o irmão de Alex abusa da moça deixando-a grávida. Alex ao saber do acontecido sente-se responsável e se casa com a moça, a partir daí o livro fala da convivência do casal, com o ponto alto de quando Alex descobre que Annie na verdade é surda em vez de deficiente mental.

O amor de Alex por Annie é incondicional, ao ponto que se for necessário ele abre mão do amor de sua vida se for pelo bem de Annie. O livro é apaixonante, Catherine Anderson nunca erra a mão, é um livro mais lindo que o outro e "A canção de Annie" não fica atrás.

Leia sem medo!!

Nathalia Cristovão 06/08/2021

Simplesmente lindo e tocante
Com certeza é um marco na minha experiência como leitora. Acho a escrita da autora muito fluida e transparece com facilidade e com naturalidade o que os personagens estão sentindo de uma maneira que é impossível não se compadecer e sentir o mesmo que os personagens.

É impressionante como esse livro expõe perfeitamente como a empatia pelo outro é transformadora na vida de uma pessoa. Um livro verdadeiro que desperta muita reflexão e nos ensina muito sobre superação, de como ser humano, dar valor as pessoas e a vida a nossa volta.

1 | 2 | 3 | 4