A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

tatimedeiros 25/05/2024

Alguém sai ileso da redoma de vidro?
Esse livro descreve a depressão da sua forma dolorosa, crua e real. Pesquisando a vida da Sylvia, consegui compreender ainda mais o tamanho de sua dor.

meelt 25/05/2024

Impactante e inesperado
Essa história me surpreendeu com uma mudança inesperada e a história da personagem principal mexeu com muitas questões pessoais... Extraordinário saber que está ligado à história da Sylvia e fico pensando o que essa escrita pode ter causado e pode ter significado pra ela!

lua 24/05/2024

Nao sabia muito bem sobre o que era o livro mas me surpreendi positivamente, parecia que estava lendo um diário com meus próprios pensamentos em alguns momentos, foi uma leitura apesar de ser um tema pesado que fluiu rápido

Mar 23/05/2024

Esperava bem mais
Bom em partes, porém confuso e com "sem final".
Infelizmente me decepcionei com o livro, esperava mais intensidade.

Luana1648 23/05/2024

Poético e lindo!
Achei uma leitura muito boa, mas que não me segurou muito, tanto que demorei 2 meses pra ler. Às vezes eu ficava confusa sobre o que estava acontecendo, mas acho que é porque não tava muito acostumada com essa parte poética, mas depois que me acostumei adorei e achei lindo. Gostei mais do livro depois de uns 60%, me senti realmente engajada e não conseguia largar ele kkkkk, mas até então foi bem difícil eu chegar até ali. E claro que simplesmente torna a leitura mais especial saber que a escritora se suicidou depois de escrever o livro ?

frazão 23/05/2024

Não tenho palavras pra descrever o quanto eu amo de paixão esse aqui
redoma de vidro é minha memória inconsolável
meu império romano
todos os dias penso nele

Otavio.Franco 22/05/2024

FINALMENTE LI ESSA OBRA FANTÁSTICA.

Esse livro já estava nas minhas metas de leitura desde 2013, mas só esse ano consegui pegar ele para ler.
Muitos falam para ler A Redoma de Vidro em um momento em que você esteja bem psicologicamente. Mas vamos ser sinceros, quem está 100% bem psicologicamente hoje em dia?
Eu não estava.
Mas consegui ler e tirar algumas coisas dessa leitura.
E, falando sério, eu me identifiquei com a personagem em algumas passagens.
Isso me assusta? Acho que não.

Enfim, foi uma ótima leitura. A escrita da Sylvia Plath é muito gostosa de acompanhar e depois de muitos anos consegui ler essa que foi uma das primeiras obras literárias que chamaram a minha atenção para o mundo literário.

Bella 22/05/2024

Que leitura? A escrita da Sylvia é excelente e de fácil compreensão, o modo como ela narra os acontecimentos e a gente vai de certa forma enxergando a redoma pairando ao redor dela, principalmente quando ela descreve a apatia em alguns momentos, esse livro é um retrato preciso de como os sintomas da depressão vão se instalando, recomendo demais!

Lulucarneiro 22/05/2024

Emocionante
Totalmente necessário, lindo e emocionante! No livro você se conecta com Esther e sofre a medida que ela também sofre. Diferente do que muitos captam na mensagem passada, além da depressão o livro também viaja por temas como o papel da mulher na sociedade
Arthur Abelha 24/05/2024minha estante
Essa questão do papel da mulher é muito evidente, tanto que é algo que gera uma pressão enorme sobre a personagem, que se vê presa a um padrão que não a agracia, que não lhe oferece aquilo que ela esperava receber da vida. Ela se vê limitada, enclausurada e, além da depressão é claro, é mais um dos tipos de areia que foram usados na produção da redoma que a cerca

Arthur Abelha 24/05/2024minha estante
Quando ela o fulaninho pergunta quem vai se casar com ela depois dela ter passado por uma instituição psiquiátrica, isso é escancarado, depois de tudo, essa é mesmo a grande preocupação?

sara 21/05/2024

Achei um livro belo e poético, mas não consegui gostar tanto assim muito menos me envolver na história. De certa forma me deu uma crise de ansiedade (?). Não sei se recomendo

Mariana Orico 20/05/2024

Obra quase autobiográfica?
Me intrigou a leitura desse livro desde que eu soube da história de vida da autora, Sylvia Plath. Sempre gosto de saber o contexto histórico vivido pelos autores, porque há sempre um pouco deles nas escritas. Mas nesse caso há MUITO da Sylvia Plath nessa obra. A forma como a personagem enxerga e vive a depressão e a época em que a autora escreveu.

Sempre quis saber como pensava a pessoa que cometeu suicíd*o asfixiada com gás de cozinha enquanto seus filhos dormiam. A forma como ela fala sobre a maternidade, sobre a vida, sobre a vida doméstica é tudo muito dela e isso é surreal. É uma leitura punk!!!!

Gih 20/05/2024

A redoma de vidro
Uau que livro fantástico.
Não sei bem resumir tudo o que senti com esse livro, mas que obra prima. Realmente é um dos clássicos modernos que valem esse titulo

Silvia Schiefler 20/05/2024

?? Lido! A Redoma de Vidro é um triste relato de uma jovem que tinha tudo para ser feliz e realizada, mas tem depressão e sabota todo tipo de ajuda que oferecem. Mais do que um relato sobre depressão e transtornos mentais; é também um retrato do amadurecimento e do papel da mulher na sociedade. Assim como Esther, a autora, Sylvia Plath, foi uma estudante com um histórico exemplar que sofreu uma grave depressão. Talentosa e promissora, Esther Greenwood sai do subúrbio de Boston para trabalhar em uma prestigiosa revista de moda em Nova York. No momento de transição para uma vida cheia de responsabilidades e novos desafios, Esther entra em colapso. Publicado pela primeira vez em 1963, apenas algumas semanas antes do suicídio da autora. Essa obra é, praticamente uma autobiografia com cores ficcionais. As vivências de Sylvia Plath são transmitidas atráves de Esther, e todas as outras personagens foram inspiradas em pessoas reais. A primeira publicação foi feita sob pseudônimo com o intuito de preservar as pessoas de toda essa veracidade. Interessante, mas angustiante e triste! #leituras2024 #42/2024