Calabar

Calabar Chico Buarque
Ruy Guerra

Resenhas - Calabar

Tamires 21/09/2023

Clássico sobre o Brasil do império e da ditadura
A obra é fruto de extensa pesquisa, absolutamente romanceada pelos autores. Uma pesquisa prévia sobre as personagens pode acrescentar muito à experiência do leitor, assim como conhecer o disco "Calabar", parte integrante da obra.

Desterrorama 28/06/2023

Teatro com uma proposta subversiva
Era a peça "calabar: elogio da traição" escrita por chico buarque com parceria de ruy guerra em 1973 e censurada pela ditadura. por que calabar traiu os portugueses? a noção política "votar no menos pior" já existia desde o século XVII. sobre a experiência holandesa no brasil, oswald de andrade escreveu: "não se tratava somente duma guerra de tipo marxista entre o monopólio e o livre comércio. não se tratava de interesses dinásticos e políticos. tratava-se apenas da primeira luta titânica, no mundo moderno, entre o ÓCIO e o NEGÓCIO. e o ÓCIO venceu."

Barbs 13/05/2023

Cala a boca, Bárbara...
Leitura rápida, envolvente e visível, é como se eu estivesse no teatro assistindo. Imaginando cada ato, cada expressão facial. Essa história só peca por ser curta demais e deixar alguns personagens (como Anna de Amsterdam) pouco exploradas. No mais adorei ter lido o livro com as músicas que eu amo do Chico.

"Terra engraçada, esta. Em nenhuma outra parte verás tantos sorrisos. Tantos sorrisos e tantas trapaças. Muito engraçada, esta guerra. Tantas raças, tantos idiomas, mas só se entendem claramente as palavras da traição."

Tamara Ferraz.As3Artes 26/01/2023

Leitura obrigatória
Calabar com certeza é uma leitura obrigatória. Verdadeiro clássico do teatro brasileiro. A peça vai te fazer refletir sobre a história e se emocionar com músicas famosas de Chico Buarque que foram escritas especialmente para o contexto da peça.

João Gabriel 26/09/2022

Pior trabalho do Chico
Peça com história fraca. Difícil de segurar a atenção do leitor por muito tempo. Personagens pouco marcantes e diálogos forçados. Uma das piores obras do Chico que já li.

Daniel 19/09/2022

Leia escutando o álbum
Escutar as músicas nos momentos que elas surgem no livro é muito mais interessante. Vale demais o trabalho.

Renan 25/02/2022

Não existe pecado ao Sul do Equador!
Ah, Chico Buarque! Desde a década de 1960, sobram pessoas para elogiar a vasta obra desse grande homem, ainda sim, não são suficientes!

Em 1973, Chico Buarque, em parceira com Ruy Guerra, escreveu e compôs a peça/musical Calabar - o Elogio da Traição, em plena Ditadura Militar (1964-1985). A história, baseada em fatos históricos: a vida (e traições) de um luso-brasileiro chamado Calabar, em meio às Guerras do Açúcar, envolvendo Espanha, Holanda e, consequentemente, Portugal.

As mudanças de lados na guerra, as religiões envolvidas, as paixões, tudo isso é abarcado por uma escrita fenomenal, bem como composições excelentes, que acompanham o teatro. Personagens históricos também compõe a obra, como o governador da Nova Holanda (Brasil holandês), Maurício de Nassau.

As metáforas e representações fazem referências sutis à política brasileira contemporânea, especialmente à época dos militares no poder; além de claras provocações sobre os costumes e morais, tão valorizados pelo regime conservador, como a canção "Não Existe Pecado ao Sul do Equador" e a personagem devassa Anna de Amesterdã. Muito provocativo, muito bem executado, com um olhar atento, se percebe claramente onde Chico queria chegar.

De traição em traição, se constrói um país. Não traias a si mesmo e leia essa peça maravilhosa!
lele 25/02/2022minha estante
sensacional como sempre!! chico buarque, um grande homem ??

Tony 08/03/2021

Brasil Holandês
Nunca tinha lido uma peça de teatro, não foi bom como assistir uma, mas o enredo foi bom e as músicas do Chico no contexto sempre ótima.

Everton Vidal 15/01/2021

Não é lá aquelas coisas... Mas algumas das músicas que compõe a peça estão entre as melhores do Chico: Bárbara, Tatuagem, Fado Tropical, Não existe pecado ao sul do Equador, Ana de Amsterdã, Você vai me seguir, Cala a Boca Bárbara, etc. Foi bom vê-las dentro do contexto em que foram escritas (vale a pena ouvir o disco Calabar).
Me deixou com vontade de ler mais sobre o "Brasil Holandês".

Nilton 20/10/2020

Bárbara e Anna
O texto teve problemas com a censura do período militar.
Difícil escolher uma música dentre tantas tão lindas.
Posso falar do pioneirismo da canção q ilumina o amor entre duas mulheres ou da belíssima "Tatuagem".
Mas prefiro cantá-las...

anarontani 25/03/2020

Sensacional!
queria ter nascido pra ver essa peça !
Chico nunca errou !!

eagorarenato 23/03/2020

Aproveitando esse momento imersão em peças do Chico Buarque. Acredito muito no momentum, que nos faz ter experiências específicas em períodos específicos da vida, por mais que você circule tão perto delas por tanto tempo. Janeiro era meu momento pra ler Gota D'água, fevereiro Calabar. Acompanhado disso experiências incríveis, como a primeira peça que assisti no Teatro Oficina, "Roda Viva" também do Chico (Obrigado Victor Gomes Rosa pelos ingressos, Ula Petreca pela companhia e conversas) e logo em seguida "Gota D'água". O momento, combinado com se tornar disponível, expande cada experiência.
Sobre a leitura, Gustavo Steffen recomendou ler enquanto escutava as músicas (que são lindas), melhor dica. O texto histórico fica difícil nuns momentos e as canções ajudam muito. Barbara é a minha personagem favorita, com seu impasse romântico.
Escrevo que a experiência de leitura vai além das páginas dos livros, me acompanha por onde vou e é compartilhada com todas ao meu redor.
É sempre uma vivência integrada e única.

Pepê 26/02/2020

Trair ou não trair, eis a questão.
Este livro aborda a questão da traição em uma perspectiva histórica/teatral. Até que ponto valeria a pena trair a nação e seus conterrâneos? A história retratada de Calabar coloca em dúvida para quem estiver atento as entrelinhas a noção de pertencimento daquele indivíduo na sociedade.

Laura 17/11/2016

Interessante
É uma história interessante, no começo é meio chato, mas depois que você embala, vai querer continuar lendo até o fim.

Joy 01/04/2016

Uma visão muito interessante de uma história real, colocando os detalhes sobre traição, política e ideais de uma maneira romanceada e bastante reflexiva.