Nêmesis

Nêmesis Philip Roth

Resenhas - Nêmesis

Clara Vellozo 23/04/2024

Protagonista adorável, escrita fluida e envolvente
Meu primeiro contato com o polêmico Philip Roth neste que foi o seu último romance publicado em vida. Eu gostei muito deste livro, principalmente por causa do protagonista Bucky Cantor, um personagem adorável, e da escrita fluida e envolvente do autor.

Nêmesis retrata a eclosão da epidemia de poliomielite nos Estados Unidos, especificamente em Newark, onde vive o jovem Bucky, um professor de Educação Física muito amado e idolatrado por todos ao seu redor. Aqui acompanharemos os conflitos pelos quais o personagem passa, sejam eles pessoais ou comunitários, diante de um vírus irredutível e devastador.

Não sabia o que esperar dessa leitura que estava na fila dos livros que recebo da TAG e como é bom quando somos surpreendidos com algo tão agradável, personagens maravilhosos e uma forma de contar histórias tão sutil e carinhosa - mesmo tratando-se de um tema de morte e doença - o que revela ainda mais sobre o grande talento de Philip Roth.

É impossível não lembrar da pandemia de COVID e não pensar sobre porque as tragédias acontecem com certas pessoas e outras não, o porquê de tanta devastação e quem é o culpado de tudo isso. É um livro que vai além da narração dos fatos, propõe reflexões cabíveis a qualquer personagem, fictício ou não. Um dos preferidos de 2024, até agora.

Camila1856 03/04/2024

" Jamais aceita seus limites porque, sobrecarrregado com uma severa bondade natural que não lhe permite resignar-se ao sofrimento dos outros, nunca admitirá, sem se sentir culpado, que possa estar sujeito a alguma limitação."

Supresa com essa leitura! Embora o começo seja um pouco lento, é possivel sentir a angústia e a impotência do personagem principal, Bucky Cantor, frente aos números crescentes de poliomelite no seu bairro e cidade

valmir 21/03/2024

" Algumas pessoas têm sorte,outras não. Toda biografia é uma questão de chance e, a partir do momento da concepção, a sorte --- tirania da contingência -- comanda tudo."

Última obra de Roth e o debate sobre morte e a vida se faz presente.
Angustiante, perturbador.

Ivana M. 02/03/2024

Emocionate
"Nemesis" é uma obra literária que merece ser elogiada por várias razões. Escrita pelo renomado autor Philip Roth, esta obra destaca-se por sua narrativa envolvente e perspicaz, que mergulha profundamente na psique humana e nas complexidades das relações interpessoais.

Uma das características mais impressionantes de "Nemesis" é a habilidade de Roth em criar personagens multifacetados e realistas, que ressoam com os leitores em um nível emocional profundo. O protagonista, Bucky Cantor, é particularmente cativante por sua luta interna entre o dever moral e as circunstâncias adversas que o cercam. Sua jornada é retratada de forma tão autêntica que os leitores são levados a refletir sobre suas próprias lutas e dilemas.

Além disso, Roth apresenta um retrato vívido da década de 1940 em Newark, Nova Jersey, durante um período marcado pela Segunda Guerra Mundial e pela epidemia de poliomielite. Sua atenção aos detalhes históricos e sociais enriquece a narrativa, oferecendo aos leitores uma experiência imersiva que os transporta para esse momento crucial da história americana.

A prosa de Roth é magistral, combinando uma linguagem rica com uma narrativa fluida que mantém os leitores envolvidos do início ao fim. Sua habilidade em explorar temas universais, como culpa, redenção e o peso das circunstâncias, eleva "Nemesis" além de uma simples história, transformando-a em uma reflexão profunda sobre a condição humana.

DêlaMartins 27/02/2024

Culpa
Li "Complexo de Portnoy" do mesmo autor há algum tempo e, agora, "Nêmesis". Embora os dois tratem da complexidade humana, são muito diferentes. Ambos têm protagonistas homens judeus, mas o do primeiro livro era um canalha e, embora não tenha gostado dele, ri muito durante a leitura por conta dos absurdos que ele vivia. Em "Nêmesis", Eugene Cantor (Bucky), um professor de educação física que, durante as férias de verão de 1944 atua como monitor de um centro comunitário de férias em Newark, é cheio de culpa, angústia, dúvida.

O narrador, desvendado mais ou menos no meio do livro, conta a história de Bucky, órfão criado pelos avós maternos, que tentou ir para a guerra, mas por conta da forte miopia, não conseguiu. Então, imbuído de seus valores e de sua força pessoal, nos seus 23 anos e ainda recém-formado, se envolve com as crianças em férias, num calor escaldante durante a epidemia de poliomielite que toma conta de Newark, principalmente do bairro judeu. O grupo de crianças adora o professor, considera Bucky como exemplo. Crianças doentes, crianças mortas, muitas dúvidas sobre como agir, mas Bucky segue em frente. Num momento crítico da epidemia, ele resolve ir para um acampamento de férias como professor de natação para ficar perto de sua namorada e aí, suas dúvidas e culpa só aumentam. O tempo todo, Bucky se questiona sobre o que deve fazer, se questiona sobre sua fé e sobre a existência de Deus, sempre carregado de culpa (que, definitivamente não é dele!).

A história chega a um ponto chocante e até triste, ainda no acampamento, e o livro acaba de forma angustiante. Philip Roth mostra desde o início, a preocupação exagerada do protagonista, o envolvimento enorme e também exagerado com tudo. E, claramente já mostra que isso não vai acabar bem. Um final inesperado, mas avaliando tudo, é o único final possível para Bucky, sua culpa e sua moral absurda.

Paola.Fico 16/02/2024

Resenha
Durante uma epidemia de poliomielite entre as décadas de 40 e 50 observamos a historia do treinador de um pátio do colégio de um subúrbio americano pela ótica de um antigo aluno. A historia cheia de melancolia, julgamentos e culpa deste professor entrega um final surpreendente ao leitor.

Kamilly75 25/01/2024

Um livro sobre uma pandemia
Esse livro trata de uma maneira muito interessante um período da história caracterizado pela poliomielite e pela segunda guerra mundial,com um protagonista muito bem construído e repleto de camadas, cheio de conceitos filosóficos,sem dúvidas é um livro que a maioria das pessoas deveria ler.

Geovani.Moreno 20/01/2024

A questão da culpa
Nêmesis de Philip Roth foi o último romance escrito pelo celebrado autor americano. A história se passa no escaldante verão de 1944, antes do final da segunda guerra, em Newark, quando aconteceu um surto de poliomielite. O personagem central é Eugene ?Bucky?, um professor de Educação Física de 23 anos que não pode ir para a guerra por conta de sua miopia. É um romance curto mas com muita profundidade em reflexões sobre o comportamento humano. Através do drama pessoal de Bucky, Roth examina questões como culpa, fé, angústia, felicidade, altruísmo e egoísmo. Com um tom melancólico que percorre todo o texto e um caminhar que vai nos trazendo uma certa angústia, mais uma vez o autor examina a condição humana e seu propósito existencial. Obviamente, não há como não relacionar o que se lê, com o que vivemos no enfrentamento da pandemia da COVID e por isso, a leitura é mais marcante. Recomendada a leitura.

Letícia 14/01/2024

Um bom livro
Pra mim, foi uma leitura densa e meio arrastada.
O cenário é em meio à epidemia de poliomielite da década de 40 e a segunda guerra mundial. Retrata a vida de um jovem educador físico, que comandava a recreação de crianças em um pátio escolar e que viu a doença se espalhar rapidamente, acometendo seus alunos.
É um livro que nos faz lembrar perfeitamente da época mais sombria da covid e que nos faz refletir quando nos deparamos com a angústia do protagonista diante de tantos auto questionamentos e de um cenário que ele não pode controlar.

Leitorconvicto 12/01/2024

Retrato de época
Interessante perceber q algumas atitudes lembram a pandemia recente, não tem como não comparar. Os valores de uma época e de uma cultura são também pontos interessantes da contrução do protagonista

Naira41 26/12/2023

Leia!
"Algumas pessoas têm sorte, outras não. Toda biografia é uma questão de chance."

Caramba! Que livro!
Epidemia de poliomielite nos anos 1940, um professor e seu senso de responsabilidade. Como professora, acompanhar os dilemas de Bucky Cantor me remeteu ao auge da pandemia de COVID-19, quando ficamos na linha de frente e nos sentimos responsáveis por nossos estudantes.
Tão atual, tão intenso. Recomendo a leitura!

myhtuck 11/12/2023

Nêmesis
"Aos 23 anos, Eugene "Bucky" Cantor, professor de educação física e inspetor de pátio de uma escola judaica de Newark, vive uma vida pacata, porém é atormentado pelo fato de não poder lutar na guerra ao lado de seus contemporâneos, em razão de sua miopia fortíssima. Tudo muda num dia de verão de 1944, quando um grupo de adolescentes encrenqueiros de ascendência italiana aparece no colégio e cospe no chão, ameaçando a todos com uma doença terrível. Logo depois do incidente, vários alunos contraem poliomielite, para desespero do professor."

Desafio Bookster 2023

Nota: 4,5/5

Guilherme k 10/09/2023

Retrata os impactos da epidemia de pólio em 1944?e bem interessante e o foco é nas relações e forma como essa epidemia afetou a vida do personagem principal?