O casaco de Pupa

O casaco de Pupa Elena Ferrándiz

Resenhas - O Casaco de Pupa

Karol 03/01/2024

Quando abrimos espeço para o medo ele nos envolve como um grande e grosso casaco e fica difícil andar com ele, pois ele se torna mais pesado do que conseguimos carregar.

@jaquepoesia 18/09/2023

Que eu amo livros infantis, acho que a maioria das pessoas sabe, mas o que acredito nunca ter contado por aqui é a razão.

Assim como a maioria, tive contato com os livros voltados para crianças na pré escola, e desde então sigo apaixonada por eles. E a principal razão são as ilustrações e as suas mensagens, mas gosto especialmente quando o autor(a) trabalha a mensagem de forma que ela seja transmitida para o nível de compreensão da criança, mas que passe também uma mensagem de igual importância para o adulto (como o clássico O Pequeno Príncipe, por exemplo). E é justamente isso que Elena Ferrándiz, conseguiu neste belíssimo trabalho.

Aqui acompanhos Pupa, uma menina que usa um casaco desde pequenina. O casaco é uma analogia ao medo, e vai crescendo com ela.
Dentre os medos da menina estão a solidão, a rejeição, medo de voar, medo de se afogar, o medo da mudança e até mesmo da mesmice.
Mas de uma linda maneira, Pupa encontra uma maneira de renascer, de se desprender dos medos que tanto a oprimiam.

Com uma linguagem simples, mas extremamente sensível e imagens primorosas, este livro encanta não apenas crianças, mas também adultos.Por isso não posso deixar de dizer, que a obra já entrou para minha lista de livros infantojuvenis favoritos da vida.

Gleiciane.Leal 12/05/2023

Livro infantil, que todo adulto deveria ler.
Ele conta a história de uma menina que vivia carregando um casaco pesado, que levava todos os seus medos. Também mostra o despertar mental que ela teve e a grande transformação que ocorreu através desse despertar.
Um livro de poucas palavras, e reflexões profundas.
Ilustrações bem expressivas.
Super indicado.

Tavares 20/09/2021

Muito tempo guardado
Encontrei esse livro na escola a muito tempo e nunca devolvi. Ficou anos guardado, depois li e reli várias vezes. Sou apaixonado mas ilustrações e na delicadeza dele. Espero que mais gente possa conhecê-lo, é lindo.

Paulascrap 11/05/2021

Para refletir!..
.Categoria - Livro escrito , ilustrado e publicado por mulheres : O CASACO DE PUPA escrito e ilustrado por Elena Fettamdiz publicado por @jujubaeditora_ . . .”Aquilo que a lagarta chama de fim do mundo, o resto do mundo chama de borboleta” LAO TSE . . . . A obra poderia ser considerada um livro imagem, face que as lindas ilustrações seguidas de poucas palavras nos fazem um convite a interpretar sua mensagem . . .Pupa tinha uma rotina , todos dias vestia seu casaco e nesse a singro acessório agregava todos os seus medos . . .Esses medos eram diversos : rejeição , solidão ,de se perder , de se encontrar , de errar , de crescer , de seguir em frente , de si mesma !... . . . Um dia esse casaco ficou pesado demais e não a permitia ir a lugar nenhum, havia chegado a hora de se transformar , de virar borboleta , de voar e continuar e vivendo , se livrando dele, se livrando do seu peso , das suas amarras e seguir sozinha 💕. . . . 📝Sim vamos conseguir concluir o desafio da cigarra desse ano organizado pela Daisy do @acigarraeaformiga , o desafio de novembro está concluído 🥰 vamos escolher a última leitora agora ✌️. . . .#desafioliterario #bibliotecadapi #livroparacrianças #livroskids #bibliotecainfantil #ocasacodepupa #pequenosleitores #contaçãodehistórias #leitoresmirins #livreirinhos #livroilustrado #leituraparainfancia

Silmara 16/10/2018

Incrível
Este livro fala não apenas as crianças, mas aos corações dos adultos.
Simples, porém profundo e muito significativo.
Recomendo!

brizah.feitosa 21/08/2017

Ouvi em uma aula
Tive o prazer de ouvir essa história contada por uma professora incrível chamada Erica Montenegro num momento muito oportuno na minha vida. Essa história me marcou muito.

Raquel.Chiaradia 25/07/2016

Livro de criança, mas útil aos adultos
Pupa guarda todos os seus medos junto ao casaco que está sempre em seu corpo. O casaco pesa, como quando a lagarta percebe que já é hora de se encasular para passar por uma verdadeira transformação. Pupa sabe o que deve fazer também. As imagens do livro são maravilhosas! Material muito bonito!

Fernanda 15/07/2015

Um casaco muito pesado
Quando somos crianças é comum temos medos: medo do escuro, medo de algum animal, medo de fantasmas, medo de ficar só...
O fato de crescemos não anula essa incômoda sensação. Alguns medos são frutos da nossa imaginação, outros são possíveis de ser afetivos ou emocionais. Mas como lidar com os nossos medos? É sobre o tema MEDO que a autora Elena Ferrándiz trata na delicada obra 'O casaco de Pupa'.
Pupa é uma menina cheia de medos. Desde pequena carrega um casaco e dentro do casaco seus medos. Esse casaco lhe acompanha em todos os lugares. Em textos curtos, com uma linguagem sensível e poética, a história da menina Pupa é contada.
Na capa da obra nota-se que Pupa está numa redoma e tem nas mãos um casulo.
O título do livro é uma analogia a primeira fase da metamorfose de uma borboleta, a pupa. Nessa perspectiva, a personagem Pupa representa a mudança, a silenciosa transformação necessária para sair do casulo e enfim libertar a borboleta.
A obra pode ser lida tanto por crianças ou adultos, o que permite diferentes olhares, leituras e interpretações. 'O casaco de Pupa' é um convite à reflexão, fazendo-nos repensar como lidamos com os nossos medos diariamente.
Ivoneide.Zaror 30/09/2015minha estante
Lindo, de uma pureza incrível!