Ecos do Futuro

Ecos do Futuro Diana Gabaldon

Resenhas - Ecos do Futuro - 1ª Parte

Déa 07/09/2024

Infelizmente não consigo comentar nos livros de Outlander pq geralmente saio correndo pra ler o próximo e a forma que terminou esse foi de deixar a gente "morto de curiosidade".

Didigo 15/08/2024

Sou viciado nessa série
O final desse livro deixa tantas coisas em aberto que estou tentado a emendar com o próximo. Ian e Rachel, Claire e Lorde John, e tem o Roger, que ninguém sabe onde foi parar... Elogiar essa série é muito fácil para mim, porque eu realmente gosto e já sofro por saber que restam poucos livros para ler."

Ester.Thety 06/08/2024

Entregou tudo como sempre
Diana Gabaldon manteve a sua forma de escrita com o livro longo, as vezes com informações desnecessária mas com últimos capítulos de tirar o fôlego.
Quando cheguei no final dos últimos capítulos parecia que eu tinha entrado em universo paralelo tamanho absurdo das coisas que acontecem no final do livro. Mas gostei muito desse livro, amei eles terem voltado a Escócia mesmo que brevemente, que saudade que eu estava de lallybroch.
No mais sinto que ela manteve a qualidade da escrita, na fidelidade da ficção história já comecei o novo livro e estou ansiosa. Quem for ele se prepare para reviravoltas.

Thamy 02/07/2024

Está acabando e estou depressiva
Eu nem sei o que farei da minha vida quando Outlander acabar. Esse foi o que mais demorei a acabar pois simplesmente não queria que acabasse.

Ana Paula FZ1 27/06/2024

Sempre cheio de emoções e acontecimentos, Outlander me deixa euforica, emocionada, chorosa e mais apaixonada por Jaime e Claire rs

Brianna e Roger ainda me irritam um pouco porque fico de bode com os capitulos deles, mesmo com todos os acontecimentos que eles tem vivido ultimamente

Confesso que me cansei um pouco com o tanto de Willian que tem aqui, mas quando os acontecimentos vao sendo revelados ate que gostei, principalmente quando ele escuta depois de perguntar, afinal o que eu sou e a resposta é ... ¨Voce é um maldito papista e se chama Jaime ¨eu gargalhei apesar de estar emocionada lendo a cena kkkkk

E Lallybroch, ahhhhh Lallybroch sempre me arranca suspiros, e aqui temos Jenny de novo, Ian, e ate a vac@ da Leoghaire reaparece

Ja to contando os minutos pro livro 8

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Joao.Almeida 16/06/2024

Mais um volume de Outlander para a conta! Acredito que seja bem difícil ficar descontente com as obras de Diana. Ela consegue nos ambientar perfeitamente e fazer sentir parte da vida dos personagens. Aqui, a guerra está bem presente e sua atmosfera densa perpassa todos os núcleos.

As situações que envolvem Claire sempre serão as minhas favoritas. Sua personalidade é muito marcante e ela sempre consegue deixar isso bem claro para todos. Temos uma maior introdução de William na história, que vem acompanhada de um mix de sentimentos. Essa ânsia por se provar e querer participar de algo me deixou um pouco nervoso. Outra adição satisfatória foi a de Denzel e Rachel, os irmãos quakers, que se mostraram importantíssimos para a trama.

Pude perceber que foi uma sensação comum achar que o final foi um pouco acelerado. A sucessão de eventos também me deixou bem confuso, logo, tive que reler algumas vezes para poder processar melhor o que estava acontecendo.

helenaslodk 26/05/2024

Esse livro me deixou muito curiosa sobre o que vai acontecer, com várias pontas soltas.

A guerra aqui bem implícita, com um cenário de violência como nunca escrito antes, com muito a se perder. Em algumas partes senti um ritmo mais lento, principalmente nas narrações do Willie que envolviam muita coisa política.

As partes da Brianna e Roger foram poucas, confesso que queria ter lido mais sobre eles, em especial do Jem. To doida pra saber o que vai acontecer.

O Ian teve uma participação bem importante aqui, bom ver os personagens crescendo assim, a história dele é uma das mais lindas. A conversa dele com o pai foi de partir o coração.

Quanto à Claire e Jamie, não sei o que pensar. Aconteceu MUITA coisa que eu não estava esperando, foi uma confusão de desencontros esse final.

Tem bastante coisa de política e guerra aqui, mas as minhas partes favoritas são sobre as pessoas, as famílias. Comparado com o livro 6, esse aqui tem bem menos disso, mais pro final. Queria ter lido mais sobre isso.

Enfim, ainda muita coisa pode rolar, quero saber sobre o Fergus, os Beauchamp, a relação sobre as viagens e a árvore genealógica, o Willie, como o Jamie vai reagir sobre o que aconteceu com o John Gray...

Thaís Almeida 12/05/2024

Outro livro ele eletrizante!
Confesso que o final foi rápido e até um pouco confuso? Outlander geralmente conta suas histórias com calma e até as vezes é um pouco maçante. Aqui temos vários pontos de vistas diferentes, que eu amo massss Willian é insuportável rsrs. Acho que apesar de tudo o que Jamie e Claire passam nesse livro o amor deles é tão real para mim que não tem como não se emocionar, torcer ou rir com eles. Se despedimos e reencontramos personagens antigos e é sempre uma nostalgia esses momentos. Interessante também como Roger e Brianna estão lidando com a mudança de época e com o surgimento de uma pessoa do passado de ambos... Enfim ansiosa pelo próximo livro!!!

annacsfraccaro 01/05/2024

O final me deixou confusa
Mais um livro de Outlander finalizado, e é sempre uma viagem maravilhosa essa história.
São livros longos, com muitos detalhes que às vezes me deixava um pouco confusa, principalmente com a quantidade de personagens, mas é tudo tão lindo incrível que isso passa despercebido.
Em alguns momentos senti a história um pouco estagnada, mas o final foi extremamente eletrizante.
O que me incomodou no final foi que tudo aconteceu muito rápido, o que é estranho para a narrativa de Outlander, já que é tudo muito bem detalhado. Nesse final não entendi muito bem os acontecimentos, principalmente o motivo de Jamie estar fugindo.
Achei estranho também que ficaram várias pontas soltas, o que também não é comum em Outlander.
De qualquer maneira eu amo essa série e não vejo a hora de ler os próximos.
Também quero muito saber como a série de TV vai acabar nesse livro, já que tem várias questões em aberto.

.Adarita. 04/04/2024

Mais um calhamaço finalizado.
Eu curti bastante, gosto demais da série!
Esse livro trouxe muitas reviravoltas, despedidas, revelações..
Senti que teve bastante coisa que poderia ter sido tirada, que senti que ficou maçante, mas num geral eu gostei muito!
Curiosa pra começar o próximo livro e descobrir como tudo terminou.

Daniel de Oliveira 03/03/2024

"Ecos do Futuro" é o sétimo livro da série "Outlander", escrita por Diana Gabaldon, e continua a contar a história épica de Claire Randall, uma enfermeira do século XX que viaja no tempo para a Escócia do século XVIII, onde encontra e se casa com Jamie Fraser. A série mistura elementos de história, romance, aventura, e fantasia de uma maneira única, cativando leitores em todo o mundo.

Neste volume, Gabaldon aprofunda as complexidades dos personagens e suas relações, enquanto tece meticulosamente os fios da trama através de diferentes períodos e locais. A narrativa é rica em detalhes históricos, proporcionando uma imersão autêntica nos ambientes descritos. Os protagonistas enfrentam desafios que testam seu amor e sua lealdade, enquanto tentam influenciar o curso dos eventos históricos e proteger sua família.

A trama se desenrola em várias linhas temporais, focando não apenas em Claire e Jamie, mas também em sua filha Brianna, seu marido Roger MacKenzie e seus filhos no século XX. Eles lidam com as implicações de suas próprias viagens no tempo e as consequências de suas ações tanto no passado quanto no presente.

"Ecos do Futuro" explora temas de sacrifício, lealdade, e o impacto do tempo nas relações humanas. Gabaldon habilmente entrelaça os destinos de seus personagens com eventos históricos reais, criando um enredo envolvente que mantém os leitores presos até a última página. A atenção aos detalhes históricos e a profundidade emocional dos personagens são pontos altos do livro, consolidando-o como uma adição valiosa à saga Outlander.

Como parte de uma série longa, é recomendável que os novos leitores comecem pelo primeiro livro para entender completamente os personagens e a trama. Para os fãs de longa data, "Ecos do Futuro" oferece a continuação esperada das aventuras e desafios enfrentados pelos personagens amados, enquanto prepara o terreno para futuros desenvolvimentos na série.

Nay C 22/02/2024

Passado e futuro se entrelaçam cada vez mais
O sétimo livro da saga Outlander começa emocionante e empolgante, com muitas informações, trazendo e respondendo várias perguntas, com um ar de mistério, bem do jeito que nos entretém e nos faz quebrar a cabeça. Houve cenas em que me senti voltando às origens de Outlander, aos conflitos familiares muito bem construídos, que trazem ânimo ao coração.

Além do ponto de vista de Claire, Jamie, Brianna e Roger, há mais destaque para o querido Ian, e novos pontos de vista: John Grey e William, filho de Jamie. Ter a visão deles na história traz um complemento à trama, é apresentada um olhar mais extenso do lado britânico e todas as implicações da guerra da independência dos EUA. Lorde John já era um personagem amado por mim, então acompanhá-lo não foi nem um pouco desagradável. Já William demorou um pouco para me conquistar e ainda não conquistou por completo... talvez por ele ser uma versão mimada e imatura de Jamie Fraser... como é possível que os dois filhos de Jamie e até seu primeiro neto sejam tão parecidos com Jamie?! Há também a inclusão de novos personagens, Rachel e Dr. Denzel, ótimos, carismáticos e superimportantes para o desenvolvimento de toda a história.

As interações entre Claire e Jamie continuam românticas, engraçadas, emocionantes e muito relevantes, o casal é o cerne da história. A vontade de Jamie em ser suficiente para sua esposa e sempre se preocupar com ela. A demonstração de força de Claire diante de todas as adversidades, mesmo temerosa ela segue em frente. Gostei de ver a fragilidade de Claire, que agora sente mais o peso da idade. Ela aparenta ser mais jovem, tem uma boa saúde, mas não é mais uma jovem moça, tem mais de 50 anos, e uma hora as implicações da idade chegam para todos. A exaustão dela em cuidar dos feridos mostra o quão real é a mulher, quantas fases ela passou e permanece com sua essência, porém evoluída, forte e fraca, obstinada e sábia, carregando consigo toda a alegria e sofrimento.

?- Quando um homem morre, é apenas ele. Sim, uma família precisa de um homem, para alimentá-la, protegê-la. Mas qualquer homem decente pode fazer isso. Uma mulher... - Seus lábios se moveram contra as pontas dos meus dedos, com um leve sorriso. - Uma mulher leva a vida com ela quando morre. Uma mulher é... possibilidade infinita.?

Interessante também ser reapresentado o dilema de Jamie e Claire interferirem ou não nos fatos históricos, ainda mais quando eles estão perto e até interagem com figuras históricas reais, que Claire tem conhecimento sobre. As indagações sobre a possibilidade da viagem do tempo, principalmente vindas de Roger criam muitas teorias na minha cabeça, e adoro ficar pensando sobre elas.

O que eu mais gostei desse livro foi acompanhar Brianna, Roger e as crianças no futuro, as interações entre eles, todos se (re)adaptando à nova realidade e os mistérios que os cercam, que não são poucos. Brianna permanece a mulher forte e prática que sempre foi, e mesmo com certa relutância de Roger, vai atrás de um emprego. Continuo gostando muito de Roger, que para mim é a descrição de um homem real, e mais uma vez penso que talvez Brianna precisasse de um marido que a apoiasse mais, parece que só ela tem a atitude e a responsabilidade de tomar as decisões difíceis e Roger deixa a cargo dela, sendo negligente com isso, focando muitas vezes em si próprio.

Há um foco maior nas batalhas, que muitas vezes são até insignificantes para os livros de história, mas importante para a vida de cada personagem ali, até porque foram batalhas reais. Algumas situações considero dispensáveis e um pouco forçadas para o desenvolvimento da trama, dando a impressão de que a autora não tinha mais assunto para explorar; outras poderiam não existir, mas levam a pensar que, se não estivessem ali, como seria o destino dos personagens? O impacto seria menor ou maior sem aquela situação?

Alguns pontos específicos da última parte do livro foram bem corridos e pouco desenvolvidos, como se estivessem presentes apenas para ter um gancho para o próximo volume. Fiquei curiosa? Sim. Vou continuar a leitura? Sim, porque amo Outlander, mas penso que poderiam ter sido apresentados de uma outra forma, principalmente com mais profundidade.