O Vendedor de Passados

O Vendedor de Passados José Eduardo Agualusa

Resenhas - O Vendedor de Passados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mari 29/05/2024

Nesse livro, narrado por uma osga (sim, uma espécie de lagartixa), passamos pelos pensamentos do animal que também comenta a vida do grande amigo dono da casa na qual habita, Félix Ventura. Este é um grande entendedor de história e filosofia, que utiliza de seus conhecimentos para reescrever o passado de clientes inusitados. É interessante ver como Agualusa descreve a conexão entre o animal e seu amigo, uma mistura de realidade e onirismo. Eulálio, a osga, nos provoca reflexões interessantes enquanto faz suas divagações. Recomendo a leitura.

Fabrício Franco 28/05/2024

Da fluidez da memória
Do que eu li: nesse romance de José Eduardo Agualusa, o narrador é uma lagartixa que conta a estória de Félix Ventura, um albino angolano que comercializa memória ao traçar para seus clientes uma nova árvore genealógica, num trabalho feito com base em muito estudo e respeitando questões históricas e culturais de países como Angola, Portugal e Brasil. É importante notar o que motiva os clientes de Félix: na maioria das vezes, buscam um passado do qual possam se orgulhar; buscam o esquecimento do acontecido, uma tentativa de apagamento do que se viveu, uma forma de se construir uma nova identidade. No entanto, mesmo quando construída com muita atenção e detalhes, essa nova biografia deixa lacunas. As informações faltam, algumas histórias não possuem explicação satisfatória, pois não foram vivenciadas.

Para além da questão da comercialização da memória, há referências à fotografia, as escritas do corpo e a escrita propriamente dita. O romance apresenta meios de recordar, seja voluntariamente, por meio de fotografias ou leitura de escritos, jornais, revistas e livros, ou involuntariamente, por meio de eventos traumáticos que deixam marcas no corpo, como no caso de cicatrizes.

Mesclando realidade e fantasia, tecendo uma narrativa complexa sobre identidade, memória e a natureza fluida da verdade, o autor explora temas profundos de forma poética, mergulhando o leitor em um universo rico em metáforas e simbolismos. A escrita de Agualusa é fluida e cativante, levando o leitor a refletir sobre questões universais enquanto se envolve com os personagens e suas jornadas. No entanto, a fusão entre realidade e fantasia pode não agradar a todos, especialmente aqueles que preferem uma narrativa mais linear e tradicional.

elisamel 13/05/2024

Como posso explicar que o vestibular da UFGD me propôs conhecer uma reviravolta que eu nem sequer sonhava que correria dessa forma?

kalli2 01/05/2024

Esse é antigo rs
Ótimas reflexões, história muito bem escrita, ótimos personagens e um final surpreendente!

Achei incrível essa profissão de vendedor de passados e fiquei encantada com o nosso narrador observador e atento, spoiler: ele está ilustrado na capa.

Achei intrigante o fato de José Buchmann encontrar relatos de sua família sendo que seu passado é criado por Félix, nosso personagem principal, que criou todo seu passado.

Quando terminei a leitura, além de me surpreender com oq acontece com nosso pequeno narrador fiquei esperançosa em relação ao meu lindo casal, Feliz e Ângela Lúcia... Enfim, leitura com gostinho de quero mais!

Quotes:

"Dói-me na alma um excesso de passado e de vazio."

"Acho que aquilo que faço é uma forma avançada de literatura. (...) Também eu crio enredos, invento personagens, mas em vez de os deixar presos dentro de um livro dou-lhes vida, atiro-os pra realidade."

"Sei hoje, acho que já sabia antes, que todas as vidas são excepcionais."

"Há alguma diferença, pensando bem, entre ter um sonho e fazer um sonho. Eu fiz um sonho."

"Não sei se sonho, ou realidade, se é uma mistura de sonho e vida."

Gabi.Costa 28/04/2024

Bom pra 🤬 #$%!&
Li obrigada pelo lista do vestibular (não meu mas o da minha amiga que quer fazer medicina e não tem lá a melhor interpretação de texto do mundo) QUE LIVRO BOM, acho que com certeza vai tá no top 10 de 2024.
Todas as baratas já chamavam Gregor e agora todas as lagartixas se chamam Eulalio.

nay.gba 15/04/2024

PASSADO ALEGÓRICO
O vendedor de passados foi uma leitura que fiz em decorrência do Oração para desaparecer, neste há um personagem que a Socorro pegou emprestado do autor Agualusa.
O livro tinha bastante potencial, achei muito perspicaz o Félix de Acioli e imaginei que aqui seria o mesmo nível.
E por muitas razões não foi. A principal foi que senti falta daquele homem profundamente complexo e desacreditado pelo amor.

Em seguida, não acho que tenha funcionado a escolha do narrador e nem os sonhos intercalados entre a história principal.
Além disso, eu senti muita dificuldade com o vocabulário, muitas palavras regionais. A diferença entre as línguas foi uma barreira pra mim.

Outra coisa, demorou muito para entrar no contexto sócio-político e a contextualização da época, achei que deveria ter sido explorado com mais calma.
A narrativa ficou em torno de uma situação em específico, gostaria de ter lido mais elementos do período.

Além disso, a participação de personagens femininos foram pífias. A figuração feminina tinha muito potencial, gostaria de ter lido tudo sob a perspectiva de Ângela.

Um livro criativo e provocador, que mostra um ponto de vista muito interessante sobre identidade individual e coletiva através de trechos do período histórico angolano.
Leitura Recomendada.

Beto | @beto_anderson 01/04/2024

Uma osga, um albino e muitas memórias
Essa é a minha primeira experiência com o autor. Gostei muito da escrita dele. As reflexões que faz sobre memória são muito boas. O início da narrativa é cativante. O final me deixou a espera de algo mais, mas foi um tanto surpreendente. Gostei que citou minha cidade. Quero ler outras obras do autor. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Silvia Schiefler 20/03/2024

Conhecer novos autores é uma das coisas que mais aprecio na literatura.  Agualusa é novo pra mim, entretanto, é um aclamado escritor, além de  jornalista e editor angolano de ascendência portuguesa e brasileira. A literatura africana é riquíssima em boas histórias, e o Vendedor de Passados é um exemplo disso.
Narrativa surpreendente, cheia de reviravoltas. O narrador, uma osga, uma espécie de lagartixa, que se diz "um pequeno deus noturno", conta a história de Félix Ventura, um homem que vende passados gloriosos a novos burgueses que não têm muito do que se orgulhar em suas vidas pregressas. Félix só não esperava que alguém fosse crer numa biografia por ele inventada como sendo uma história verdadeira - é o que faz José Buchmann, um cliente de Félix que veste a personagem e muda completamente o seu comportamento, a forma de se vestir, até o sotaque. Vale muito a leitura! #leituras2024 #21/2024

Eloah 08/03/2024

Mentira, verdade e memória
Bom livro. Adorei o contato com o português angolano. Gostei muito da narração feita da perspectiva da osga. O enredo geral do livro é muito bom, mas, para mim, perde um pouco da naturalidade quando se perde por muitos trechos em reflexões filosóficas sobre mentira/verdade e memória. Digo, na minha opinião, o autor não soube dosar tão bem as duas coisas. Por um lado, o livro tem passagens belíssimas e reflexivas! Por outro lado, as "coincidências" me irritaram um pouco.

Paloma 06/03/2024

Adorei adorei adorei este livro.
Meu primeiro do Agualusa é quero já ler outros.

Super bem escrito, criativo e com ótimo contexto.
Vale mesmo a leitura

Lud 25/01/2024

Ano passado li um livro do Agualusa com o Mia Couto e fiquei fascinada pela escrita deles e curiosa em conhecer a escrita individual de cada um também. E neste livro, tive um sentimento muito parecido com o que eu senti lendo o livro dos dois. A escrita de Agualusa é muito cativante, muito divertida também e um tanto inusitada muitas vezes. Os capítulos são bem curtos, então você fica naquelas de "só mais um capítulo" e quando vê já devorou o livro todo. Gostei muito do inusitado da escrita do autor, desde a narração vindo de onde menos se esperaria até a premissa em si da história (um vendedor de passados), que é muito interessante. Já estou fascinada pelo autor, quero ler mais coisa dele.

joanadarkcruz 14/01/2024

Reflexões que nos faz pensar sobre nossa relação com o passado e como ele pode ser manipulado.
Reflexões políticas, pensamentos sobre identidade e o nosso entendimento com o passado tangenciam um grande potencial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6