O auto da barca do inferno em quadrinhos

O auto da barca do inferno em quadrinhos Laudo Ferreira

Resenhas - O auto da barca do inferno

Vitoria293 24/04/2024

Razoável.
Gosto muito da peça de Auto da Barca do Inferno e quis procurar algo de leitura mais fácil do que o texto original já que não consegui me adaptar durante a leitura com a escrita do Gil Vicente.

A HQ é uma aposta mais lúdica para ler mas eu particularmente não gostei da escrita do Gil Vicente portante não curti tanto assim. Mas os traços do desenhista são maravilhosos e apesar de tudo, eu ainda Aprecio muito a obra, só não fez meu tipo de escrita.

Marcelo Nunes 04/03/2024

A barca que leva os condenados
A obra é uma HQ que retrata o texto do escritor português Gil Vicente. O texto publicado pela primeira vez em 1517 e que, nesta HQ, está presente de forma original, ou seja, é apresentado o português escrito da época. Isso acaba por manter o texto difícil e demandar muita atenção por parte do leitor, porém permite uma imersão maior naquele contexto.
A história se passa em um porto onde há duas barcas: uma que leva os condenados para o inferno e outra para o paraíso. Acompanhamos principalmente o barqueiro da barca do inferno recepcionando os condenados e "convidando-os" para a sua barca. Aqueles que tiveram uma vida voltada para benefício próprio próprio são conduzidos para a barca do inferno. Já aqueles que carregaram algum sofrimento, são permitidos a entrarem na barca do paraíso.

Camila TQR 07/02/2024

Muito bom a forma de apresentar o que cada pessoa fez e porquê irá para a barca do inferno.
A HQ trás fluidez a leitura, e fica mais fácil até de entender a história a, principalmente ela que é um classico.

Recomendo

anee 14/09/2023

Questione-se
Li a versão em quadrinhos durante uma aula de Lingua Portuguesa, me apaixonei pela história, os desenhos são envolventes, dei altas gargalhadas.
O livro me fez pensar bastante nos sete pecados capitais também.

Eu e minha sala gostamos tanto desse Auto que pretendemos transformá-lo novamente em teatro.

moreirae 06/06/2023

Confesso que esse livro me tirou sinceras risadas quando comecei a ler ele. No começo não esperava muita coisa porém as histórias dos personagens vão ficando interessante a cada página que passa

liz 09/04/2023

No fim, todos vão ao inferno
A genialidade está no diabo, onde acaba sendo o personagem mais inteligente, astuto e engraçado, mais humano do que todos que aparecem para embarcar numa viagem ao inferno com suas desculpas e vulgaridades, impurezas e contradições; mas que, porém, acham que irão embarcar no céu por fazerem parte da igreja. através de ironias ácidas, satiriza a religião e suas hipocrisias, tornando-se atemporal.

luíza amaral 22/06/2022

bom
O livro foi muito rápido de ler, em menos de uma hora. O material e as ilustrações são muito boas, isso porque eu nem gosto de ler HQs. Embora a leitura tenha sido muito difícil de entender, por conta das expressões e falas terem sido mantidas no português original de 1517, a história é interessante, irônica e leve.
Com certeza valeu a pena ler, para me contextualizar no período literário do humanismo.

Luan.Andrade 26/05/2022

Resenha o auto da barca do inferno
Leitura super rapida, com linguagem integral complicada de entender certas coisas, porem com o tema muito atual e muito legal de ser abordado

Isabel.Maciel 05/07/2021

uma forma mas lúdica de ler um clássico. comecei achando que seria um saco mas gostei no final. contém uma crítica nítida a sociedade e por ser em quadrinhos, tornou a leitura muito mais fácil.

Mary D. 03/07/2013

Sempre tive receio de ler esse livro, talvez por conta de ser um livro antigo e de linguagem arcaica. Mas quando encontrei ele em HQs em uma biblioteca, decidi deixar o receio de lado e ler ele.
Algo que achei muito interessante é que mesmo mudando o gênero a linguagem continuou a mesma,ou seja, a originalidade do texto de Gil Vicente foi mantida, sendo auxiliada pelas imagens.
Me arrependi de ter ficado tanto tempo fugindo de uma leitura tão rica como O Auto da Barca do Inferno, mas como nunca é tarde para começar...
Mas enfim, é uma leitura que recomendo, tanto o livro quanto o HQ, claro que com o HQ existe uma maior interatividade com a história.

Danilo Barbosa Escritor 24/08/2011

Bem-vindos ao Submundo...
Clássicos são imortais, isso é um fato...
O Auto da barca do inferno é um destes exemplos. Gil Vicente escreveu esta obra fantástica em 1517 e até hoje ela brilha diante dos nossos olhos, por ser um tema atual e extremamente cheio de verdades.

Você ainda não conhece nada dele? Tem medo de que seja chato demais?
Engana-se...

Concordo que o texto não é para muitos, mas se você se dispuser a se adentrar este universo, vai ter uma grata surpresa.

Nesta sua obra famosa, vemos um desfile de figuras diversas adentrando o mundo sombrio da pós-morte, onde em um cais perdido no limbo eles têm de escolher entre dois barcos para terminar sua jornada – o do Paraíso e o do Inferno, guiado pelo satírico Mefistófeles. Ele rouba a cena, julgando cada um com o seu sarcasmo e ironia afinados.

Diante deste desfile de almas bondosas (ou não) passam várias figuras que faziam parte do universo daquela época... Melhor dizendo, até hoje. O catequista inescrupuloso, o inocente, o rico emproado, a cortesã.

E para a alegria dos leitores, a Editora Peirópolis lançou esta pérola da literatura portuguesa em quadrinhos! Isso mesmo, um HQ primoroso dirigido para o público adulto. Ele consegue recriar com perfeição todo o clima da obra, com uma roupagem toda moderna, cheia de referências, pelas mãos talentosas de Omar Viñole e Laudo Ferreira.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça: