Contos de Machado de Assis

Contos de Machado de Assis Machado de Assis
João Cezar de Castro Rocha

Resenhas - Contos de Machado de Assis, volume 5 - política e escravidão

Marcos 13/10/2011

Machado e a política de seu tempo
Alguns críticos literários, influenciados pela formação ideológica das ciências sociais no Brasil, consideram que Machado era um crítico da sociedade de seu tempo, que seus personagens eram instrumentos para construir uma crítica política e social. Acho exatamente o contrário. O assunto de Machado sempre foi a alma humana, suas contradições, a hipocrisia, sua confusão mental, sua capacidade de se superar, a bondade, a queda para o mal. A sociedade e política de seu tempo eram os veículos para a expressão do ser humano pois as grandes questões morais eram eternas e permaneciam as mesmas.

No conjunto de contos que fazem esta edição destaca-se "O Velho Senado" que mostra que homens honrados já exerceram mandatos políticos e são as nuances de comportamento dessas pessoas, figuras históricas reais, que Machado conviveu como jornalista, que interessam ao grande escritor. Em "O Caso da Vara" que alguns vêem como denúncia da escravidão, um observador atento vê que o tema do conto é a parábola do homem que teve suas dívidas perdoadas mas que cobra dos seus devedores.

Machado mostra com todo seu talento que as pessoas que vivem a política, assim como a escravidão, são humanos e podem ser tão ricos e interessantes quanto qualquer um de nós. Seus contos reunidos não são sobre política e escravidão, mas sobre seres humanos.
Diana.Chagas 26/03/2020minha estante
Boa tarde, Marcos!
Sou professora de Língua Portuguesa e estou tendo muita dificuldade para adquirir esse livro em tempo hábil. Se você o tiver, é possível que me envie por e-mail (dchagas1980@gmail.com) o sumário, para que eu posso coletar os contos compilados nele?!
Desde já, agradeço a atenção!
Diana Chagas.