A República dos Argonautas

A República dos Argonautas Anna Flora

Resenhas - A República dos Argonautas

Didi 21/07/2023

Af que lindinho demorei um teco para pegar o sentido da história de fato.
Achei incrível as analogias uau que livro querido vários momentos de coração quentinho. Adorei a mensagem sobre não parar de lutar!

mari:) 29/12/2022

Ok
A história que passa na Vila Madalena tem uma contextualidade com o mito dos Argonautas. É uma história legal, mas li devagar

lola 05/07/2022

como um livro infantil, vou avaliar como a criança que leu. lembro de não ter gostado do começo mas ter amado o final e engolido por causa da escrita sobre a história de são paulo

littleadipose 01/06/2018

Minha opinião sobre o livro e resenha curta
O livro é muito bom, me impressionou demais. Foi a escola que pediu para lermos ele para a aula de Português, e geralmente as leituras que colégios recomendam não me agradam. Mas esse, ao contrário, me fascinou, me prendeu na história, não conseguia parar de ler. Um livro fácil de ler, simples, mas muito bem escrito. Sempre pus pouca fé em livros brasileiros, por puro preconceito, mas agora, depois de ler esse livro, quero ler mais histórias de autores do Brasil.

o livro é sobre uma garota de 14 anos que vive na Vila Madalena, e se passa em 1979, na ditaduta militar. Ela não se encaixa com os padrões da época, e nem age como as amigas dela. Mas um dia, chegam estudantes no bairro e passam a morar numa república, que chamam de "Republica dos Argonautas", e mudam o jeito de pensar de todos ao redor. A menina, se interessa muito como jeito deles e gosta muito de particularmente um deles, o Magro. A autora os compara com os Argonautas, do conto grego, que se juntam para ir em busca do velocino, história que ela conta junto paralelamente.
Recomendo demais!

Fe 02/09/2013

A republica e a ditadura.
O livro "A republica dos argonautas" da autora Anna Flora foi primeiramente publicado no Brasil em 1998 pela editora Companhia das letras.
A historia do livro "A republica dos argonautas" conta a vida de uma adolescente de 14 anos que mora na Vila Madalena e vive no período da ditadura militar (anos de 1970). E também conta a vida dos argonautas que vivem na Grécia. E durante a historia eles viajam para vários outros lugares.
Esse livro traz um pouco de noção sobre o que foi a ditadura militar e isso nos traz um lado muito bom sobre o livro. E também pelo fato de fazer uma comparação sobre dois fatos (mesmo que um seja um mito). Também foi bem legal o jeito em que a autora conta sobre uma situação que ela esteva "presente", não na historia do livro, mas na historia da ditadura militar.
Mas, por outro lado, a historia ficou um pouco confusa pelo fato de serem duas historias sendo contadas ao mesmo tempo.Outro ponto negativo para esse livro, e o jeito dela ser contada e deixar a leitura mais "gostosa", eu admito que a leitura desse livro foi meio chata.
Ao todo, essa foi uma historia interessante pelo assunto, mas acabou não ficando tao legal pelo jeito que a autora a contou.

isa 02/09/2013

A ditadura na Mitologia
O livro "A República dos Argonautas" foi escrito pela a autora Anna Flora. Esse livro foi primeiramente publicado em 1998 no Brasil pela a Cia das Letras. ( Decima edição de 2012).
A historia começa com uma menina que viveu nos anos 70 e morava na Vila Madalena, adorava enfiar a mão nos sacos de arroz e feijão. Sua avo tinha um livro de mitologia e nele tinha a imagem de um vaso que conta a historia de alguns argonautas da Grécia que estavam atras de um velocino, passam por muitas e diferentes aventuras, e na Vila Madalena no ano de 1997, a ditadura chegou ao seu pais e foi atras de tira-la.
Eu achei a historia bem interessante, mas também achei a historia um pouco confusa. Pelo o titulo, o livro parece ser mais divertida.
Na minha opinião, achava que o livro seria um pouco melhor, pois o titulo realmente me chamou atenção.
Esse livro ("A republica dos argonautas") escrito por uma boa autora, achei que vale apena ler.

Barracudo 18/02/2011

Ditadura e Mitologia: SIM, TEM UMA RELAÇÃO!
Eu li este livro a cerca de um ano, fico impressionado como ele consegue relacionar ditadura e mitologia e deixar tudo interessante e divertido. O melhor livro para se falar de ditadura sem ficar um assunto chato, amo *-*

Raoni 11/05/2010

Ternura ativista
História meiga de mobilização. Foi ótimo lê-la aos 14 anos, e fiz "nhooooom" ao me lembrar do livro há poucos minutos, hahaha.