O menino que descobriu o vento

Resenhas - O menino que descobriu o vento

1 | 2 | 3 | 4

HeloAsa7 18/05/2024

O menino que descobriu o vento
Desde a primeira página foi uma leitura que me cativou . Meu coração se rasgou toda vez que a narração do livro mostrava as dificuldades enfrentadas pela família . Um dos momentos que mais me marcaram foi quando xingaram o garoto de doido , e a própria família duvidando dele. Quando o moinho deu certo e William finalmente foi reconhecido , pra mim foi tão surreal. Ele conseguiu chegar tão longe!!!!!!! Eu chorei, e chorei até desidratar, ver o menino se dando bem na vida , mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por ele . Agora uma das frases que mais me marcou foi:? se você quiser fazer isso, tudo do que você precisa é tentar?

Sthefanie 16/05/2024

Inspirador
Foi uma ótima leitura, inspiradora de tantas maneiras. Saber que é uma história real deixa tudo ainda melhor. Nos faz conhecer sobre outras realidades.

Tarsila10 11/05/2024

É um livro pequeno, mas que vale muito a leitura. É impressionante e motivador como um menino de 14 anos, pobre e sem ensino superior conseguiu construir um moinho de vento.
O livro também pauta muito sobre a questão da fome e da educação precária de muitos países da África, e como infelizmente esse continente perde muitas mentes brilhantes.

_Gerzilaine 25/04/2024

Comecei a ler sem expectativa mas me surpreendi. A forma como a história é contada é bem leve mesmo nos temas mais delicados. A história é forte e emocionante. A crítica ao governo é muito bem colocada. William é inspirador.

lory! 11/04/2024

Faz meu wstilo nao
Legalzinho ne, so que teve parte que eu pulei mesmo, arrasou guri parabens viu ???????????

Arthur10 23/03/2024

Um livro que precisa ser lido...
O Menino que Descobriu o Vento é um livro que, para mim, é necessário estar presente na atual sociedade para que possamos ler e desfrutar dessa incrível história.

O livro, de forma leve e fluida, conta a dura e real realidade dos habitantes do Malauí. O protagonista é sonhador, mas se encontra em situações desfavoráveis para as realizações desses seus sonhos.

A superação mostrada em cada capítulo serve como motivação para que continuemos na história. O protagonista teve que desenvolver a ação do ACREDITAR, tal ação que caminhou juntamente com sua metas até a realização de seus sonhos.

Agora, ao falar de narrativas, para mim, a do livro é bem leve e traz parte da cultura do Malauí. Apesar de eu acreditar que em determinados momentos há a existência de descrições desnecessárias, o livro me prendeu do início até o fim.

Uma das principais lições que tirei do livro é que, no momento em que você se encontra em situações desfavoráveis, o sonhar e o acreditar devem andar lado a lado para que você alcance o que desejar.

Nana 23/03/2024

Livro nr 64 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Malaui"

Esse é um livro de história real e apesar de ser considerado inspirador para muitos, não funcionou comigo.
Infelizmente não consegui me conectar com nada nele. Confesso que li pulando partes para chegar logo ao final e cumprir minha meta com um autor do país,

Respeito muito as dificuldades que o autor enfrentou em um local onde a fome prevalece , a falta de oportunidades e a luta para sobreviver é uma realidade e ainda assim ele conseguiu se destacar e ajudar a família.
Só não me prendeu por não ser o tipo de leitura que me interessa, apenas isso.

â gigi 19/03/2024

Lição de vida.
Eu confesso que nunca tinha sequer olhado pra esse livro nas lojas da Internet, mas depois de tantas recomendações, me submeti a comprar essa obra-prima.
Eu amei a escrita, os fatos, o jeito que ele conta a história! O livro foi triste no meio mas feliz no fim. Ver os pais deles e os amigos dele orgulhosos foi pra deixar o coração quentinho.
Esse livro passa uma mensagem oculta, mas que deve sempre ser ressaltada.
"Estudar é um privilégio."
5 estrelas pra esse livro! ?

Adriano 20/02/2024

Tecnologia para uma vida melhor
Este livro (que virou filme e também tem uma versão infanto-juvenil) conta a história do William Kamkwamba, por ele mesmo. Um menino da sofrida Maláui, na África (confesso que não sabia desse país).
Kamkwamba ganhou fama em seu país em 2001, após construir uma turbina eólica rudimentar para alimentar vários aparelhos elétricos em sua casa. Após ter que parar de ir à escola por não ter dinheiro para a matrícula e passar por um período de fome extrema, devido à más colheitas em seu pais, ele empresta um livro numa biblioteca sobre física. Aí ele começa a compreender os mecanismos de geração de energia e tenda construir um gerador por si mesmo. Usando eucaliptos, peças de bicicletas e materiais coletados em um ferro-velho local ele constrói.
O legal do livro é a narração em primeira pessoa, mostrando as dificuldades africanas mas ao mesmo tempo com muito otimismo. Ele também critica a visão em magia para resolver todos os problemas em seu país e conta como diversos projetos científicos e tecnológicos podem resolver muitas dificuldades.
Ainda não vi o filme, mas sei que é bastante indicado. Recomendo também apresentar para as crianças a versão para jovens porque é uma história bastante inspiradora e mostra o valor da educação. Após ele ficar conhecido Kamkwamba ganha bolsas de estudos e estudou em Dartmouth College nos EUA.

Mais uma leitura do meu projeto de ler ao menos um livro de cada país do mundo, o 7º da África.
Levi 22/02/2024minha estante
Que massa!! Eu ja vi o filme mas faz tempo...

Adriano 22/02/2024minha estante
Tem que ler o livro. Vai gostar

edamasceno_ 17/02/2024

Uma vida de luta, com muita sede de fazer o bem. Um livro forte, lindo e inspirador. o livro aborda como o problema da fome e das doenças atinge a população africana sob um ponto de vista pessoal. Assim, o autor faz com que o problema seja entendido em sua essência e mostra essa realidade de forma muito mais impactante do que números e porcentagens.

Ster. 13/01/2024

Sonhos
"O Menino Que Descobriu O Vento" é uma emocionante aventura africana que destaca a resiliência de William Kamkwamba. Enfrentando adversidades, ele nos inspira a nunca desistir dos nossos sonhos. A história ressalta a importância da educação e reflete sobre os desafios enfrentados por alguns países africanos atualmente. Uma leitura envolvente que celebra a determinação e o poder transformador do conhecimento.

Já assisti ao filme e, como sempre, me emociono. Uma história linda!!

Iraiane 06/11/2023

"Todos nós rimos, porque é apenas nos bons momentos que podemos falar a verdade sobre os maus."

Sabe aquele livro pelo qual não nutre nenhum tipo de expectativa e ele te surpreende? Esse foi o caso.
O menino que descobriu o vento é uma biografia, - o que o torna ainda mais impactante - leve, bem estruturada e que me fez sentir na pele as dificuldades e alegrias narradas.
Ele situa o leitor no cenário muito bem, repleto de detalhes interessantes.
O foco do livro é a trajetória de William Kamkwamba, malauiano, em busca da melhoria de vida para sua família que viveu na miséria juntamente com muitas famílias africanas durante a fome causada pela seca.
Eles não tinham acesso a luz ou água encanada, saneamento básico e muitas vezes nem comida na mesa. Willian usa e abusa da sua sede por conhecimento e curiosidade e criatividade e constrói simplesmente UM MOINHO DE VENTO. De simples não tem nada.
Willian era só uma criança que diante da situação problemática tentou - e conseguiu.
O livro explica o processo científico de uma forma que pra mim não ficou chata. Na verdade me bateu até vontade de estudar

Recomendoo

"Se você quiser fazer isso, tudo de que precisa é tentar."

Guria dos livros 16/10/2023

Lindo
Impossível ler essa história e não se emocionar.
Você vê o personagem/autor pouco a pouco se apaixonar pela ciência, ao mesmo tempo em que passa por grandes desafios e tristes situações.
Acho que esse livro me fez ver o mundo com outros olhos.

1 | 2 | 3 | 4