Berenice Detetive

Berenice Detetive João Carlos Marinho

Resenhas - Berenice Detetive

Isabella 13/05/2024

Quando uma escritora morre durante uma entrevista em uma escola, a Turma do Gordo suspeita que possa não ter sido apenas um acidente. Ao comprovarem o envenenamento, eles partem para a investigação. Quem teria motivos para matar tia Rosinha?
Um verdadeiro livro de investigação, com todos os clichês possíveis e inimagináveis: um guru de uma seita, um fadre justiceiro, uma possível guerra fria, um mordomo muito louco, um grupo de crianças muito curiosas, espertas e enxeridas. O melhor: após essa mistureba de eventos extraordinários, o final pode ser mais extraordinário ainda.
O tipo de livro que você não dá nada, mas que te prende até o final. Vale a pena, mesmo sendo confuso de tão absurdo.

Mutante X 19/11/2023

Trapalhadas e diversão
Ganhei este livro de presente do amigo Davi Paiva (também é skoober, sigam!) e já tinha programado para leitura no próximo ano. Mas, como queria uma leitura leve e rápida depois do chatérrimo livro anterior, decidi furar a fila e antecipá-lo. Como sempre, o autor João Carlos Marinho traz uma aventura cheia de mistério com Gordo e seus amigos.
Uma escritora famosa morre durante uma palestra na escola e é enterrada sem autópsia. A turma do Gordo acredita que a autora tenha sido assassinada e decide investigar por conta própria, desenterrando a defunta e realizando, eles mesmos, a autópsia do corpo, encontrando evidências e entrevistando suspeitos.
Uma aventura nonsense e cheia de momentos aleatórios que não fariam a menor diferença para a trama se não estivessem ali, mas fariam diferença na diversão da leitura, pois são eles que tornam tudo mais engraçado. Berenice, a namorada do Gordo, nem tem tanto protagonismo como o título faz parecer, mas é personagem importante na trama e coloca os meninos para agir, atrás do (s) criminoso (s). A vida classe média alta do protagonista é uma diversão à parte, com vários "momentos ostentação" na piscina, mansão ou restaurantes de luxo. Tudo isso considerando um grupo de crianças é que fazem a obra ser muito cômica.
Não tem tantas cenas politicamente incorretas como Sangue Fresco, o livro anterior, mas mesmo assim, garante muitos bons momentos. De um tempo em que leitura era lazer e não policiamento ou panfletagem.

site: http://mutantexis.wordpress.com

apenas.sarah 05/12/2022

Uma chatice. Foi até melhor que Sangue Fresco, então não me incomodou tanto mas, ainda assim, uma chatice, uma luta conseguir terminar. Tive que ler os três últimos capítulos mais de uma vez por não estar encontrando lógica no modo como tudo foi solucionado e como descobriram quem havia encomendado a morte da escritora, muitas coisas absurdas juntas que ganharam apenas uma careta de desgosto de minha parte.
Acho zoado os propósitos da Berenice geralmente girarem em torno de quem ela escolherá como seu namorado dessa vez, mas não vou problematizar um livro que não foi feito para uma cabeça como a minha.

ashlynx 18/11/2022

eu acho incrível as piadas que eles fazem num livro infantojuvenil com assuntos que os mais velhos tem alguma noção para entender e poder rir de verdade, como reforma agrária ou escritor é pobre porque ganha pouco vendendo livro. bueno, bueno.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2022

Nessa aventura da Turma do Gordo, os amigos precisam descobrir quem deu uma maçã envenenada para uma escritora famosa que foi à escola falar de seu novo livro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526011700

Flofis 09/09/2021

Entendo que para um livro infanto-juvenil, é recomendável que seja curto e rápido, mas senti que isso acabou prejudicado. Muitos personagens que, às vezes, nem tem importância. No final, nem entendi o que aconteceu. Talvez seja por não ter lido alguns dos outros livros da série, mas tinha uns enredos meio ????

Cristina Huang 09/05/2021

INCRÍVEL!!!!!!!
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Já tinha lido outro livro do autor e gostei bastante.
A narrativa super fluida, faz você sentir bem. Nada muito enrolado e dá as informações de forma bem detalhada sem ficar exaustivo.
Não entendi do porque o título do livro, não sei como a turma consegue fazer essas coisas porque são inimagináveis!!
Recomendo muito os livros do autor, e claro esse livro.

Francisco.RoberlAnio 16/08/2020

Foi um dos livros que me despertou desejo por contos policiais

tenorio_dg 08/08/2020

Berenice Detetive
O autor realiza aqui também um antigo sonho seu: colocar a energia, a vida e a alegria da turma dentro da estrutura rígida de uma história policial clássica que exige rigoroso realismo e perfeito desdobramento lógico dos fatos, dando condições ao leitor de penetrar no mistério e na grande surpresa final. Este livro ganhou o mais importante prêmio já oferecido no Brasil destinado especificamente a obras infantojuvenis já publicadas: o Prêmio Mercedes-Benz de 1988.

O tema é o assassinato de uma escritora que vai fazer uma palestra em classe e come uma maçã envenenada entregue por um dos alunos. Mas muitos alunos deram maçãs. Há que investigar a vida particular da escritora e a vida de cada aluno para saber quem tinha interesse no crime. A vida íntima da escritora se desvenda, personagens curiosos vão aparecendo, um guru que fundou uma seita fazendo uma salada de budismo e coisas da cabeça dele, numa réplica do sempre atual Tartufo, e por aí afora.

Laura 14/10/2013

A turma do Gordo investigando o crime
Olha, sinceramente, não gostei tanto do livro. A diagramação é ruim, a história meio enrolada, e não consegui entender o caso! Tipo como eles chegaram a aquela conclusão, não sei se não foi culpa minha, se não fui lerda. De todo jeito, não curti a história.

bel.haegler 04/12/2012

Crianças Curiosas
O livro é sobre a turma do gordo em uma aventura de assasinato. Para quem não sabe, a turma do Gordo é umas serie de livros que são sobre alguns amigos que tentam resolver crimes. Nessa aventura, quem está encarregada de dirigir a investigação é Berenice! A história é sobre uma escritora chamada Rosinha que é assasinada no começo de uma aula! As crianças ficam super preocopadas com a professora e querem descobrir o que que aconteceu com ela. Eles perguntam aos médicos mas os médicos falaram que não tinha feito o teste para ver o que matou a escritora! As crianças ficam revoltadas! Elas vão até o cemitério, desenterram a escritora, pegam partes dos corpos, e fogem. Ai começa a busca deles de descobrir quem matou a escritora! Para saber mais, leia o livro!

Ana 04/02/2012

Não é genial, mas segue na lista dos melhores da Saga
Não é segredo que Berenice é a musa do Gordo, não? Desde o primeiro momento, o bochechudo percebeu o quanto a morena era bonita. E, por tabela, é óbvio que pra João Carlos Marinho a morena é uma das personagens prediletas. Por ele, nesse caso.
Depois de O Livro da Berenice, ele traz Berenice Detetive. Nesse livro temos mais cenas de ação, mistérios que se embolam ao invés de desenrolar e um Frade João que sempre vem pra colorir as páginas dessa galerinha animada.
Como sempre, não espere o óbvio. E muito menos uma obra de mistério complicadíssima e elaboradíssima. Mas garanto que pra quem procura uma boa leitura leve... ah, esse livro não irá decepcionar.