Bíblia de Jerusalém

Bíblia de Jerusalém Vários

Resenhas - Bíblia de Jerusalém

George Facundo 25/06/2010

Gostei e recomendo!
Logo no texto de apresentação desta "A Bíblia de Jerusalém" li algo que me chamou a atenção:

"Após três anos de árduo e intenso trabalho, realizado por uma equipe de exegetas católicos e protestantes e por um grupo de revisores literários, pudemos entregar ao público a tradução do Novo Testamento. Cinco anos mais tarde, as mesmas equipes tinham ultimado a tradução do Antigo Testamento. Assim os leitores puderam ter acesso à Bíblia de Jerusalém em sua edição integral."

Eu sou um amante confesso das Escrituras, não só como leitor de fé, mas também como um fã literário. Acho importante, principalmente para os aventureiros do campo da teologia, terem pelo menos umas 5 traduções da bíblia, uma vez que a diferença entre linguas ser tão diferentes e, tanto do grego quanto do hebraico, a tradução ser sujeita a tanta controvérsia, uma vez que um termo em grego ou hebraico pode ter uma infinidade de significados na lingua portuguesa.

Gosto da idéia da ação conjunta de estudiosos católicos e protestantes, uma vez que boa parte do grande público pensam que tanto um movimento quanto o outro tem sua propria "tradução". Então uma coisa pode você ter certeza, essa sinergia de estudiosos foram geradas com uma "sinceridade" acadêmica na busca de uma boa tradução.

Ás vezes eles se preocupam tanto com a questão do "sentido exato" que por vezes se perde a poesia que se tem em treduções mais comuns.

As notas de rodapé e as introduções dos livros se preocupam em esclarecer a historicidade e muitas vezes até as dificuldades de tradução em cima de falhas nos fragmentos originais.

Li essa bíblia num período de quase 2 anos. Como todo aventureiro que se coloca a ler a biblia, me cansei algumas vezes, me empolguei outras tantas e hoje finalmente concluí a leitura. E certamente vou adotá-la como bíblia de referência!

Então, para os pretensos candidatos a enfrentar 2206 páginas, ou para aqueles que querem uma bíblia que tenha uma certa "exatidão" ou "aproximação" do original, eis aí o livro!

Boa Leitura!
Flamboyant Literário 19/06/2020minha estante
Tenho um exemplar desta versão. Era de uma tia, e quando ela mudou de cidade em 2002 deixou vários livros na casa dela. Eu herdei todos pois só eu em casa que sempre gostava de ler. Tenho também a Edição Pastoral foi a primeira que comprei com meu próprio dinheiro por já conhecer a tradução, em casa já havia um exemplar, em edição grande, que minha mãe comprou em 2000 quando eu iniciei a catequese para a Crisma. Ambas tem páginas bem fininhas, e lembram folhas de seda. Sempre leio aleatoriamente. Mas nesse ano de 2020 o desejo de ler completa e acompanhando a leitura por cada livro específico está grande. Devo começar pelo novo testamento, seguindo um roteiro sugerido por um padre. Tenho muitos livros iniciados e abandonados mas a Bíblia é leitura frequente, em momentos diversos e sempre com uma atenção às notas de rodapé, leitura das introduções. Gostei bastante de sua resenha.

Adriano 20/07/2009

Já li outras biblias, inclusive protestantes como a Biblia anotada Charles Ryrie e a NVI: biblia de estudo, e realmente esta biblia se encontra entre as melhores. Seu cuidado na tradução, buscando os originais hebraicos, aramaicos e gregos, o time de tradutores renomados e as notas de rodapé são pontos de destaque nesta versão. Uma aquisição fundamental para estudantes da Palavra.

Fran 31/12/2021

Leitura concluída
Leitura concluída em um ano... Tenho muito a compreender a palavra das Sagradas Escrituras. A Bíblia de Jerusalém é sem dúvida uma excelente Bíblia para o aprofundamento do conhecimento da palavra de Deus. As introduções de cada livro e os comentários são enrequecedor. Outro projeto de leitura para 2022 se inicia. A Bíblia do Peregrino, uma excelente Bíblia de estudo

Rafael Mota 18/12/2014

Perfeito!
Provavelmente o item mais importante da minha estante!!!
Lorena Alhadeff 21/12/2014minha estante
Concordo com você!

Wilson 14/03/2021

Maior e melhor livro de todos.
Como não amar fazer a leitura dessa grande biblioteca história. A leitura da Bíblia sempre foi meu sonho de "consumo". E valeu muito a pena ter a coragem, disponibilidade e comprometimento de lê-la até o fim todos os livros do Antigo Testamento e no Novo Testamento.

Tamuia Ateu Ita 02/07/2014

É um livro de mitologia hebráico-cristã. Contem estórias de extrema violência, estupros... o machismo é explícito com trechos onde os próprios pais oferecem as filhas virgens para serem estupradas por marginais e em outro um sacerdote de deus entrega a própria mulher para ser estuprada por marginais até a morte, e depois ele (o próprio marido)a esquarteja. Moisés, que é considerado um homem santo, manda exterminar toda uma tribo inimiga (até os animais) e quando sabe que seus soldados pouparam as crianças e mulheres, ele manda matar todos os meninos e mulheres que não forem virgens, deixando vivas apenas as mulheres (incluindo meninas) virgens. Provavelmente para servirem como escravas sexuais dos hebreus. Neste livro também são descritas leis de "como o homem pode VENDER suas filhas". É um livro que defende a escravidão (tanto no velho como no novo testamento).
Em fim. É um livro que deveria ser proibido para menores de 18 anos e deveria ter o rótulo de MITOLOGIA, assim como qualquer livro de mitologia (grega, romana, egípcia, suméria, etc).
Erikson 17/02/2023minha estante
Ou seja, comentário de um otário...

Roberta 23/07/2014

Minha vida
A bíblia! Não há livro mais perfeito que esse!
É minha vida, minha paixão, meu Tudo!
É a Palavra de Deus, Nosso Senhor!
Acho que para comentar é até difícil, por ser tão rico, tão complexo, e tão Vivo!
É como se fosse... Bom, como se fosse não, é, um alimento!
Necessitamos de alimento todos os dias, não é? Como: Café da manhã, almoço, jantar... Assim vejo a bíblia! Vejo como alimento de todos os meus dias. Aquele alimento que me dá vida, amor, coragem, força...
Sinceramente, não tenho palavras para descrever o que isso significa para mim.
Bom, e falando sobre ela, essa bíblia de Jerusalém é minha preferida, pois sua tradução é a mais próxima da original, e também é toda explicativa. Cada passagem, cada capítulo há explicações no rodapé! Muito boa para estudos...
Escrita pelos apóstolos, profetas, inspirados por Deus.
Nela Deus me mantém forte, me consola, me alegra, me corrige... É onde converso com Deus e Ele conversa comigo.
Enfim, é minha vida!

E vou escrever um trecho que acabei de ler:
“Fidelidade a Iahweh: Lembra-te destas coisas, Jacó, e tu, Israel, pois és o meu servo.
Eu te modelei, tu és para mim um servo, Israel, tu não serás esquecido.
Dissipei tuas transgressões como névoa, e os teus pecados como nuvem;
Volta-te para mim, porque te redimi.
Exultai ó Céus, porque Iahweh o fez!
Erguei altos gritos, ó profundezas da terra!
Daí gritos de alegria, ó montes e florestas e todas as árvores que aí se encontram,
porque Iahweh resgatou Jacó e se glorificou em Israel.” (Is 44, 21-23)

Adoro Isaías! =)

site: http://robertabrandao24.blogspot.com | http://www.twitter.com/xrobertah

Mauricio 25/12/2010

Fidelidade aos Originais
De todas as Bíblias está com certeza é a que chega mais próxima da Verdade em interpretação e tradução dos textos originais (aramaico, hebraico, grego e latim) que estão na Bíblia Judaica e Cristã. (segundo o estudioso da Bíblia: Severino Celestino da Silva - considerado um dos maiores especialistas em estudos sobre a Bíblia no país)

Rodrigo.Peixoto 12/12/2021

Um ótimo livro, uma palavra que se renova a cada manhã. Aponta para Jesus e o relacionamento entre Deus e a humanidade.

rogeriogalves 02/01/2011

A melhor Biblia que ja tive, me permite compreender melhor a palavra de Deus.Excelente tradução.

Ed Carvalho 22/11/2022

Edição Incrível, maravilhosa, interessante, enriquecidora!
Eu me sinto honrado em ter lido pela primeira vez a Bíblia completa por meio desta versão, a tão falada Bíblia de Jerusalém da editora Paulus. Enriquecida por muitas notas, textos introdutórios, mapas e cronologias, agora eu entendo melhor a história do povo judeu e dos cristãos. Eu finalmente pude compreender melhor como tudo se desenvolveu e isto sem dúvida ajudou a aumentar e melhorar a minha fé. Irei reler um dia, sem dúvidas.

Misfro 25/05/2022

Texto fiel.
Pouca gente sabe, e até é compreensível em decorrência do preço desta Bíblia, mas ela foi produzida por católicos E protestantes, o que confere a ela uma maior fidedignidade. No meio teológico é a bíblia de principal referência.
Recomendo a quem puder que adquira este exemplar. É mais caro do que a maioria, mas vale cada centavo. Recomendo!

Vicente Ferreira 26/12/2018

Biblia
Livro de leitura eterna.
Leio todos os dias. Quatro vezes ao ano toda a biblia.

Leostuepp 29/03/2010

Bíblia Ecumênica
Quando acessei a informação sobre a Bíblia de Jerusalém, ela tinha como sub-título: Bíblia Católica.
Fiz a correção, pois a mesma é uma Bíblia Ecumênica, que durante três anos teve o árduo e intenso trabalho de uma equipe de exegetas católicos e protestantes e um grupo de revisores literários, somente para a tradução do Novo Testamento direto dos orignais e mais cinco anos para a tradução do Antigo Testamento também dos originais.
É para mim a melhor Bíblia para estudos, pois apresenta notas e referências marginais ótimas.

Sídnei 03/10/2020

Uma obra completa, cotada como a melhor tradução das sagradas escrituras utilizada em todo o mundo para estudos e pesquisas bíblicas.