Gênero, patriarcado, violência

Gênero, patriarcado, violência Heleieth Saffioti
Heleieth Saffioti

Resenhas - Gênero, Patriarcado, Violência

Rafaela Fernandes 07/05/2024

Achei um pouco confuso já que repete a mesma coisa várias vezes mas auxilia na compreensão do funcionamento racismo-patriarcado-capitalismo como formas de exploração e dominação. Os dados são antigos então muita coisa mudou desde então.

Clariar 28/04/2024

Livro maravilhoso!
Críticas e conceitos ainda muito atuais para se fazer uma análise da sociedade brasileira a partir de aspectos de gênero e raça.
A leitura me acrescentou muito e fiz várias marcações para consultar depois.
Só não dei 5 estrelas porque o finalzinho do livro achei bem cansativo.

Aline.Armond 12/04/2024

Teoria muito bem fundamentada, que vai advogar contra o uso exclusivo do termo ?gênero? por ser muito genérico, defendendo o termo ?patriarcado?. Apesar de apresentar dados e contextos históricos superados, a carga teórica é rica e importante.

Ailauany 28/03/2024

?Neste regime, as mulheres são objetos de satisfação sexual dos homens, reprodutoras de herdeiros, de força de trabalho e de novas reprodutoras. Diferentemente dos homens como categoria social, a sujeição das mulheres, também como grupo, envolve prestação de serviços sexuais a seus dominadores.?

Nanda 19/01/2024

Adorei a leitura, a autora é uma gênia. O jeito que ela aborda os assuntos e explica de uma forma que possa ser compreendida

yas :) 25/07/2023

Gênero é uma construção social
Saffioti é genial! Esse livro traz um debate riquíssimo e cheio de referências que concordam e discordam com as várias teses apresentadas e pontos defendidos pela autora. Sua delicadeza em trazer dados que sustentem sua teoria enriquecem ainda mais o texto, mostrando que aquilo que se vê na teoria apenas reflete a realidade brasileira (sofrida, por sinal).

Em especial queria destacar o debate que ela traz sobre abuso e violência e da onde surgem essas questões. Como o cerne do problema mora na socialização do masculino e feminino e nas esferas da potência/impotência. Sério! Que discussão incrível!

Mas honestamente falando eu detestei o último capítulo...Não por ser ruim, é muitíssimo importante, mas as palavras vão para um outro patamar e o texto ganha um aspecto meio acadêmico e difícil de entender, sabe? Provavelmente é algo pessoal meu (eu que não tive capacidade de acompanhar o raciocínio), mas de qualquer forma deixou a leitura beeem chatinha!

Emily 17/04/2023

Comecei a ler devido a um artigo que estou desenvolvendo, pensei que seria uma leitura relentada, porém foi bem produtiva tanto para que eu precisava, quanto para desenvolvimento próprio.
Apesar de recebermos muitas informações diariamente, a contextos que passam despercebidos em nosso cotidiano. Ha acontecimentos atuais, que por vezes nem imaginamos como surgiram, assim como conceitos e teses, é bom receber uma informação por completo

21/02/2023

Gênero, patriarcado, violência
Uma boa leitura para quem quer uma leitura crítica sobre a temática. A autora constrói bem sua linha de raciocínio fazendo divisões dentro dos próprios capítulos.
Seu foco é discorrer sobre como a mulher está submetida a um sistema de opressão e como este gera violência.

Branquinho 24/01/2023

Livro com incrível desenvolvimento sobre a sociedade brasileira, tratando de assuntos como a mulher como perpetradora de violência, violência doméstica e como o capitalismo influência na vivência feminina no Brasil. Indico fortemente a leitura do livro.

Mama 14/02/2022

Leitura interessante
Saffioti, assim como Lerner, procura esclarecer um pouco sobre a história da mulher na sociedade e como esta foi, e é, controlada pelo patriarcado e a violência advinda dele. A linguagem é fluida e acessível, vale a pena ler.

Maria14065 13/02/2022

O livro é bem estruturado e a divisão dos tópicos dentro dos capítulos proporciona um desenvolvimento mais fluido. Saffioti é cirúrgica ao trazer a relação de gênero e patriarcado bem como sua diferenciação. O livro conta com muitos exemplos de casos reais do Brasil e com valorosas citações de outros estudiosos. Não fechei com 5 estrelas porque particularmente tive um pouco de dificuldade com a didática da autora.

esquadroz 31/10/2021

Estou em processo de escrita do meu TCC e esse livro me deu uma boa base. Traz alguns dados já ultrapassados, mas, de modo geral, ainda é um livro atual.

Debyh 20/09/2021

Gênero, patriarcado, violência é um livro de não-ficção onde temos várias questões relacionadas ao patriarcado e questões de gêneros passando por várias abordagens para entendermos mais a sociedade e o que a envolve em relação de gênero. Foi uma leitura densa e por muitas vezes difícil, mas a qual apreciei ao aprender mais sobre o assunto.
Partindo desde um pouco desde a parte de o que o gênero até o cotidiano de algumas pessoas, a autora explora através de dados e pesquisa o quanto o patriarcado está relacionado a violência e ao machismo.
continua: https://euinsisto.com.br/genero-patriarcado-violencia-heleieth-saffioti/

site: https://euinsisto.com.br/genero-patriarcado-violencia-heleieth-saffioti/