A Filosofia entre a Religião e a Ciência

A Filosofia entre a Religião e a Ciência Bertrand Russell

Resenhas - A Filosofia entre a Religião e a Ciência

Marcio440 30/01/2024

Artigo
Um pequeno artigo que mostra a evolução do pensamento filosófico dentro da religião e ciências. E como esse pensamento formou a sociedade ocidental.

Elisabete53 12/12/2023

É um resumo muuuito resumido sobre a filosofia da religião, fala inclusive sobre os dogmas.
Achei interessante ler antes de pegar um livro que aprofunde mais sobre filosofia.

Maria2140 06/11/2023

Interessante, mas raso
Leitura rápida, de fácil compreensão e objetiva. mas cai naquela situação q deixa o leitor "tá, mas e daí?" pensei q eu q tava sendo muito tapada por achar raso demais e pouco explicativo, mas lendo outras resenhas vi que muitas outras pessoas pensaram o mesmo, fala um pouco de cada coisa e não explica nada de maneira profunda. achei "histórico" demais, esperava mais filosofia e mais contexto sobre o papel da filosofia entre os dois temas

giogio 24/08/2023

LIBERAL N É GENTE
Passei metade da leitura me perguntando o q estava acontecendo pra no final descobrir q o cara é liberal então, logo, por conseguinte, tudo o que ele disse antes está automaticamente anulado. tá, não é pra tanto, mas assim, achei as informações muito jogadas, mesmo que o autor tente fazer uma conexão, me pareceu mais um mapa mental do que um texto corrido. ou sei lá, parecia as anotações de alguém. obrigada por nada russell.

Bianca1148 15/03/2023

A filosofia entre a religião e a ciência
Achei fraco, tem uma leitura simples, de fácil compreensão, porém, não se aprofunda em nenhum tópico, os conteúdos são bem rasos. A proposta é boa, mas poderia ser melhor desenvolvido

Rayane.Kevina 17/11/2022

Fácil de compreender, não aborda o assunto de uma forma aprofundada, mas conta um pouco sobre os três pontos: filosofia, religião e ciência de uma maneira didática.

Patrick 27/08/2022

Curto e simples
Nunca tinha lido nada de Bertrand Russell, então acreditei que o livro falaria mais sobre o embate entre as práticas religiosas e as descobertas da ciência, e o impacto disso na filosofia. Na realidade, é sobre religião e as formas de governo. Ciência, aqui, é tratado mais no sentido político do que qualquer outra coisa. Ao menos Russell comenta sobre o fato da filosofia se situar entre o conhecimento religioso e o conhecimento científico, como uma forma de analisar as coisas do mundo real que nenhum desses dois tipos de conhecimento conseguiu explicar muito bem.

Ainda assim, recomendo a leitura para quem se interessar, pois é um livro curtinho que dá pra ler em meia horinha. Mas se eu quiser saber o mínimo sobre o que pensava Russell, esse livro está bem longe de ser o suficiente.

Leonardy.Negrini 06/05/2022

Dose Homeopática de Bertrand Russell
Este discurso ou fragmento de discurso faz uma síntese interessante do trânsito da Filosofia frente à Ciência e a Religião dos tempos socráticos aos tempos do Liberalismo. É uma pena a sua brevidade, pois esta parece acelerar a análise e assim ficamos com vontade de conhecer mais do autor e imaginar se as suas teses foram por nós compreendidas.
Thaíssa Pereira 06/05/2022minha estante
Olá,estou começando um IG literário e ficaria muito feliz em ter vc por lá para falarmos sobre nossas leituras , se puder seguir ficarei agradecida! @livros.por.thai Obrigada ??

@PinkLemonade 16/02/2022

Meio meh
Tendo lido "história da filosofia ocidental" do autor estava com expectativas razoavelmente altas.

Que a obra não fosse "super profunda" mas pelo menos fosse bem escrita.
Fiquei decepcionada :(

O livro é curto e sem muito conteúdo (as in conclusões boas ou material para debate).
Parece mais um mini ensaio do autor só que sem a linguagem agradável...
Não sei se estou sendo injusta com o cara mas essa foi a minha impressão rsrs

Inlectus 25/01/2022

Típico.
Leitura clássica e edificante intelectualmente para quem gosta de ciências humanas, Bertrand Russel para mim já na época dele tinha esse condão, de simplicar e tornar agradável, não complicar e fazer ficar chato.

Santos 18/01/2022

A fonte do conhecimento
O autor nos conduz de forma simples e didática a refletir sobre essas três fontes de conhecimento. A leitura é agradável e cativante, as reflexões se articulam tornando o texto de fácil compreensão...

Andréa Almendros 09/11/2021

Superficial
Confesso que eu esperava um texto maia aprofundado, considerando o título do livro.
Houve um resumo histórico da religião, mas não um comparativo com a ciência, apenas algumas poucas citações de filósofos.

Rafael.Dardes 20/07/2021

Sucinto e elucidativo
Apesar de não discorrer filosoficamente sobre o assunto, como parece prometer o título da obra, Bertrand Russel nos elucida sobre como os poderes religiosos se encontram junto ao crescente conhecimento humano, seja empírico ou científico e como estes encontros mudam o rumo da humanidade de uma maneira geral.
Uma leitura rápida e importante.
Alan Santana 20/07/2021minha estante
Até que enfim alguém que não está lendo sagas adolescentes!

Rafael.Dardes 20/07/2021minha estante
Pois é... uma tristeza sem fim o nível de leitura da galera.