O Primeiro-Ministro

Resenhas - As Crônicas da Terra do Lago

1 | 2 | 3 | 4

Pollyanna Reis 28/12/2011

A Terra do Lago
Localizado na península do mar de Rigel, logo após as montanhas Teofal, a Terra do Lago administrado pelo Rei Darel e sua familía, viviam em tempos de paz. Quíron, o primeiro-ministro, braço direito do rei, prevê a morte da rainha, ao dar a luz ao herdeiro do trono, mas o Rei Darel desconfia dele, e o exila do reino.
Tempos depois, toda a corte aguardava a hora em que nasceria o herdeiro do trono, mas para a supresa de todos, a visão de Quíron era verdadeira, e após o nascimento da princesa Diana, a rainha morre, deixando o Rei Darel atônito. Logo após a morte da rainha, O Rei manda chamar Quíron, e o convida para voltar ao conselho.

- Meu rei, minha lealdade e de minha filha sempre estarão contigo.

Passado os dias do luto, a princesa, recebe como de costume o símbolo real, um pequeno lírio entrelaçado em uma espada, tatuado no ombro direito. A Terra do Lago estava com os dias de paz contados, acostumados com a paz e sem possuir um grande exército, o rei Darel não percebia a ameaça que vinha, pois o poderoso exército de Magnus estava preste a atacar o reino. Magnus era forte, alto, de olhos escuros, parecia mais um guerreiro, acostumado a batalhas, sangue e morte. Em dez anos ele já havia dobrado o tamanho de seus domínios, e era conhecido por sua crueldade e desprezo, sendo odiado até mesmo por seus súbitos.
O Rei Darel, sabia que o exército de Magnus era muito mais numeroso, e que não tinha muita chance, mas iria defender e se possível morrer pelo seu reino, mas sua preocupação maior era a herdeira, a princesa Diana, que já tinha 3 anos de idade. O Rei pede a Quíron que leve a princesa do castelo, para um lugar seguro, acreditando que dessa forma um dia ela podesse recuperar o reino. Sem pensar Quíron promente defendê-la com a própria vida, e viaja com a princesa Diana e sua filha Selene.
O exército de Magnus invade a Terra do Lago com toda força, e logo Magnus estava na sala do trono com Darel, os dois estavam frente a frente, o rei já tinha ferimentos mas mantinha-se de pé. Magnus sabia da existencia da princesa, e queria que o rei a entregasse, Darel simplismente respondeu:

- Tens minha vida em suas mãos, mas não terás a de minha fillha.

Nesse momento Augusto, braço direito de Magnus, entra na sala e diz não encontrar a princesa em nenhum local do castelo. Furioso com a situação, Magnus é convidado para uma batalha com Darel, que mesmo sabendo que não tinha chance, não se importava, queria ao menos provocar algum ferimento naquele terrível homem. Darel corta fora a mão de Magnus em um só golpe, vendo seu rei ferido, Augustus corta a cabeça de Darel, finalizando assim a batalha. Magnus não aceita a situação, aquela humilhação de perder a mão, e quer encontrar a princesa a todo custo, para matá-la.
Em uma caverna longe dali, esconderijo de seu antigo mestre gabriel, Quíron acorda assustado já sabendo da morte do rei. Sabia que sua promessa agora teria que dar certo, que a princesa teria que crescer em segurança, pois só ela poderia recuperar o reino.
Com o tempo ali escondidos, Selene começa a ler os pergaminhos deixando pelo mestre na caverna, e acaba descobrindo que tem um dom para magia. Gabriel a convida para ser sua aprendiz, de ínicio ela não aceita, fica irritada e com medo do mestre, mas acaba entedendo que é preciso, que este é seu destino, e que depois de aprender ela voltará para buscar a princesa e combater o exécito de Magnus. Sendo assim, ela e Gabriel viajam para a floresta de Avandir, deixando a princesa Diana e seu pai na caverna.
Selene vai estudar sobre magia, vai aprender a se dominar, para se tornar a Dama da Floresta. Mas será que ela vai conseguir?

Esse livro é pura magia! Me encantei com ele, é uma leitura leve e contagiante. A autora Iracy Araujo conseguiu em poucas páginas fazer um trabalho excelente. Quando o livro chegou pra mim, fiquei muito feliz, adorei a capa, muito linda, chama à atenção da gente. A história termina de um jeito que deixa a gente ansiosa para o próximo volume, isso mesmo, esse livro faz parte de uma trilogia, mas os outros dois livros ainda não foram publicados.
O engraçado do livro é que quando a gente ler a sinopse, a gente pensa que o personagem principal vai ser a princesa Diana, mas com o decorrer da leitura você se supreende, e se apaixona por Selene a filha de Quíron, moça de 15 anos que passava a maior parte do dia estudando na biblioteca real. Mas ela se transforma em uma garota forte, corajosa e determinada.
As Crônicas da Terra do Lago é narrado em terceira pessoa, o livro é bem fino, acredito que a autora poderia ter explorado mais os acontecimentos, mas creio também que por se tratar de uma trilogia, a estória seja mais explorada nos próximos volumes. O que posso dizer pra vocês é que recomendo o livro, pois ele é fabuloso. É uma ótima dica de presente de Natal, até mesmo para você que não vai viajar nessas férias. (Viaje para a Terra do Lago, e se encante com essa estória).

Nelly 14/09/2012

Doce,encantador e surpreendente
Darel governa seu reino com paz e sabedoria ao lado de sua esposa e com os conselhos de seu primeiro-ministro Quíron. Abençoado pelo dom da visão Quíron prevê anos antes da rainha engravidar, que está morreria ao dar a luz. Não acreditando na visão Darel o tira do seu cargo. Passados os anos a rainha engravida e como Quíron havia previsto falece durante o parto,deixando o rei com com uma filha pequena pra criar. Quando o rei percebe que havia errado perante Quíron pede pra este voltar a ocupar seu cargo de primeiro-ministro. E o reino segue em paz por mais três anos,até que o exército do rei Magnus toma a cidade e Quíron é obrigado a fugir com a princesa Diana e sua filha Selene,para garantir ao reino uma promessa de restauração. Durante a fuga sua filha Selene descobre por Gabriel (mestre de Quíron) que seu pai antes de primeiro ministro era um mago,e que a magia também estava em seu sangue, e lhe é dada a oportunidade de aprender mais sobre isso e se tornar senhora de Alvendir. Enquanto Quíron se esconde com a princesa em uma caverna, Selene aceita a proposta vendo que essa é a única forma de algum dia cumprir seu destino e o da princesa: O de retornar e conquistar o reino da Terra do lago.

Palavras que descrevem o livro: Doce,fantástico,cativante e surpreendente. É o tipo de livro que te prende do começo ao fim. Eu estou me encantando a cada dia mais com os novos escritores brasileiros. A autora conseguiu equilibrar o tanto certo de suspense e magia. A estrutura e escrita da história é ótima,tornando o livro uma delícia de se ler. Uma graça! Definitivamente,uma graça.Ela descreve com tanta delicadeza e precisão o reino das Terras do Lago que te dá vontade de largar tudo e ir morar lá.

O único ponto negativo do livro é que quando a gente pensa que o livro está começando ele está acabando! Te deixando com um gostinho de quero-mais. Mas, acaba no ponto certo para começar uma continuação. Eu estou ansiosa pra continuação e tenho certeza que a autora vai manter a qualidade do livro.

Não basta a história ser ótima a capa acompanha sendo linda! Vocês sabem o quanto sou apaixonada por capas e essa não me decepcionou.

Eu aconselho vocês a lerem e prestigiarem nossa literatura

Rafa 17/09/2012

Ótimo
Essa resenha foi postada no blog Sopa de Histórias http://sopa-de-historias.blogspot.com
Primeiramente eu tenho que agradecer a autora Iracy Araújo por ter aceito fazer parceria com o blog e por ter me mandado esse exemplar perfeito do seu livro. O livro é uma leitura rápida tem aproximadamente 140 páginas e é muito fácil lê-lo em algumas horas por que o livro te prende e faz com que você queira saber o final. Eu adorei o jeito que a Iracy escreveu, ela escreveu algumas partes como se fosse nordestino, o que ela é. É legal narrações assim por que combina com as coisas de outro mundo e tal. Uma coisa que eu não gostei foi que a Iracy poderia ter narrado melhor algumas partes, por que você está lendo e está toda emocionante, mas de repente a cena já acaba a narração é muito rápida.
A capa é linda o tom de azul chama muita atenção, as luas combinaram direitinho. Em baixo dá para ver parte do lago e tipo de uns cristais. No título no lugar do T aparece uma espada com lírios em volta, essa é a minha parte favorita da capa. Na verdade essa espada é o simbolo da família real. Ele vai ser muito importante no restante do livro.
Vamos falar dos personagens agora, eu acho que os personagens não foram muito bem desenvolvidos, quero dizer, todos eles tem histórias, mas eu sinto que faltou alguma coisa nos personagens. A Selene que é a filha de Quíron ela é dramática, ela sempre achava que não é suficiente, mas é uma ótima guerreira. Na verdade ela sempre cria problemas onde não tem e isso realmente irrita as vezes.

[...]_Achas mesmo que sou a pessoa certa para isso? Eu, a filha de um ministro exilado pelo rei com uma camponesa! - Não conseguia disfarçar a incredulidade na sua voz. - Nunca irão acreditar em mim. Não sou uma guerreira, não sou nobre, não sou nada! - gritou om raiva [...]

Uma coisa que também me deixou confusa foi um negócio de diferença de idade entre a princesa Diana e Selene. No livro falar que quando Quíron teve que sair do castelo ele saiu com a princesa Diana que tinha 3 anos e com sua filha de 15. 7 anos se passaram e assim a princesa estava com7 anos enquanto Selene ainda estava com 16. Nessa parte eu realmente fiquei confusa li as partes que fala sobre as idades várias vezes para ver se eu não havia cometido um erro, mas eu ainda eu acho que cometi um erro eu devo ter enrolado na hora da leitura e me confundi, mas irei mandar um e-mail para a escritora perguntado direito dessas partes e quando ela me responder direi a vocês.
O livro me deixou muito feliz. Eu amo livros que falam sobre outros mundos, reinos, reis, rainhas, magia. Eu recomendo a todos que queiram um livro gostoso e rápido de se ler :DD

Blog PL 02/02/2013

Postado em : http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-primeiro-ministro-iracy-araujo.html

Um reino próspero e sereno sangrou depois da chegada da tropa de Magnus, um sanguinário homem que ansiava violentamente ter seu poder ampliado. Darel, o generoso rei, ordenou à seu fiel ministro que levasse e escondesse a única herdeira do trono, Diana, – que não passava de uma criança – enquanto aguardava seu inimigo, sem que deixasse a covardia tomar-lhe conta.
O reino da Terra do Lago foi dominado por Magnus, não podendo sequer defender-se. O generoso e leal rei foi morto pelo conquistador, porém a herdeira que inspirava resistência aos nobres vassalos do reino, nunca foi encontrada.
Descontente com o desaparecimento de Diana, última de sua linhagem, Magnus ordenou grandes grupos a fim de procurá-la pela redondeza. Mas os anos se passaram e Diana se mantinha sã e salva, refugiada com o primeiro ministro, Quíron, e sua filha, Selene, em um abrigo simples localizado na floresta. Contudo, os seguidores de Magnus estavam muito mais perto, e o dia em que seriam descobertos estava cada vez mais próximo.
Selene, a filha do ministro, encontrou um velho sábio chamado Gabriel, que prometeu-lhe poderes caso escolhesse torna-se sua aprendiz em magia e defendesse – futuramente – a herdeira da Terra do Lago. Foi por esse motivo que Selene partiu, e concedeu à seu pai a esperança de que, talvez um dia, tudo fosse próspero e sereno novamente.

Esse livro me conquistou desde a primeira vez que o vi na internet. Foi algo em sua capa – que chama muito a atenção – e seu título, que me lembrou histórias medievais, as quais nutro uma grande paixão. Mas sua sinopse revelou uma história fascinante para mim, e por esse motivo, coloquei em minha mente que precisava resenhar tal obra.
O Primeiro-Ministro é um livro sério, com uma narração acessível à todos, porém, culta e bem planejada. Os personagens são únicos e extremamente curiosos, de modo que, prever suas atitudes, é uma tarefa um tanto difícil de realizar.
Repleto de fundamentais clichês – os quais não conseguem incomodar nenhum leitor – e surpresas bem arquitetadas, o livro tem um equilíbrio respeitável. Assim como, uma ordem de acontecimentos bem construída e uma história que segue à risca o estilo de histórias que envolvem reinos, princesas, guerreiros e feiticeiros.
Selene e o mago, Gabriel, são os personagens admiráveis, que não falharam em deixar sua marca nos ansiosos leitores. Quíron, o primeiro-ministro, é um personagem honroso que tem inúmeras virtudes e o poder de passá-las para o próximo. Como esquecer seu discurso sobre o bem e o mau? E as lições que o livro nos trouxe à todo momento?
O livro foi totalmente satisfatório, não deixou, em nenhum momento, à desejar. Achar algum defeito é quase impossível, pois O Primeiro-Ministro não nos incomoda em nenhum sentido. Entretanto, os erros de pontuações e ortográficos são evidentes, erro atribuído, é claro, à editora responsável pela publicação.
Indico à leitura aos que gostam de histórias medievais, que envolvem reinos, mas um pouco de magia. O Primeiro-Ministro tem poucas páginas, mas uma rede de acontecimentos muito extensa, que lhe deixa cada vez mais curioso para saber o que poderá ocorrer à seguir.

Primeiro Parágrafo:
Era um tempo de paz. A lua iniciava seu arco no céu, iluminando o bosque e as águas do lago. Por toda a parte reinava o silêncio – exceto na pequena cabana do velho mestre. Seus olhos cansados e seu coração ansioso aguardavam a tão esperada noticia.

Melhor Quote: [...] Somos nós que permitimos que um ou outro prevaleça.Vai depender de ti se ouvirão de tua boca o canto do pássaro ou o rugido do lobo. Isso é uma escolha somente tua, por isso a necessidade de estares sempre alerta, com teu espírito sempre preparado [...]”

Por Letícia Lançanova / Palácio de Livros

Inst de Leitura 28/11/2013

O primeiro romance de Iracy é narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de vários personagens. Os que predominam são Quiron, o conselheiro do Rei, e Selene, sua filha. Eu diria que, dentro do livro, existem duas histórias principais: a fuga de Quíron e a vida de Selene. Embora ambas coexistam e sejam igualmente importantes para o desfecho principal, cada uma delas me agradou de um modo particular, quase como se fossem contos separados.

O livro é bem pequeno e assim que você o fecha, fica aquele desespero pela continuação, que a autora garantiu que será maior! Uma coisa que me deixou impressionada, foi o quanto a autora conseguiu contar nessas 144 páginas. Acho que eu estou tão acostumada com as fantasias que “enrolam” um pouco de vez em quanto, que me surpreendi com o modo que ela conseguiu criar uma trama criativa e que toma rumos inesperados, em tão poucas páginas.

Apenas duas coisas não me agradaram muito no livro: a falha na revisão — é engraçado como esse descaso é bem mais comum nos livros nacionais, né? — e a Selene. Cada um dos personagens tinha uma personalidade própria e a maioria deles me agradou a seu próprio modo. Mas Selene não conseguiu me convencer de jeito nenhum, o que é um problema já que além de ser principal, é narradora de boa parte do livro. Ela me pareceu muito mimada várias vezes, e esse seu temperamento explosivo me irritou, sem contar o jeito dela de querer tudo a seu modo. Cada vez que ela se irritava com algo, eu tinha vontade de entrar na história e bater nela, explicar que ela não tinha a menor razão e que precisava deixar de ser mimada!

Tirando essas duas coisas, o livro é realmente ótimo e um nacional com muito potencial.

site: http://instintodeleitura.com/2011/12/14/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago-iracy-araujo/

Felipe Miranda 10/01/2014

As Crônicas da Terra do Lago - Iracy Araujo por Oh My Dog estol com Bigods
A Terra do lago era governada pelo rei Darel.
Quíron um de seus ministros de alta confiança tem uma visão.
A Rainha iria morrer.
O Rei não acreditando em seu ministro,o afasta do castelo e de suas funções.
A Rainha morre dando a luz a herdeira do trono,Diana.
Magnus e suas tropas vem se aproximando da Terra do lago,Darel sabe que não tem um exército numeroso e forte o suficiente para salvar seu reino.
Só há uma coisa a se fazer,salvar Diana.A única esperança de conquistar o reino de volta no futuro.

O Rei então,arrependido de não ter acreditado em Quíron,o confia a vida de sua filha,herdeira legítima do trono.
Quíron então,foge com Diana para as montanhas,junto com Selene sua filha e juntos criam Diana como parte da família,a escondendo e protegendo das mãos do terrível Magnus.
O reino da Terra do lago é conquistado por Magnus.
Tropas de soldados buscam Diana por anos.

Quíron era um aprendiz de Gabriel,um velho mago,e largou os treinamentos de magia para trabalhar para o rei.Selene sua filha herda o dom da magia e com isso pode salvar o reino e livrar todos da tirania de Magnus.
Mas para isso ela tem que abandonar o pai e a pequena Diana,para ir até Alvendir com o Mestre Gabriel e começar um longo treinamento,desenvolvendo suas habilidades mágicas.No fim de tudo,Selene se tornaria a Senhora do Castelo de Alvendir,a Dama da floresta,Líder do conselho dos magos.E com a ajuda dos nobres,derrotaria Magnus.

Mas nada disso será fácil,nem para Selene,nem para Quíron e Diana.
Será que Selene consegue completar seu treinamento?
Será que Magnus será derrotado?
Quíron conseguirá manter Diana segura durante tanto tempo sem chamar a atenção?
A Terra do lago retornará aos dias de paz?
Selene tinha uma missão a cumprir.
Desde que vi a capa do livro pela primeira vez,eu sabia que ia adorar.

Fechei parceria com a autora Iracy e ela me enviou um exemplar do livro.Tenho que confessar que achei a capa bem mais linda pessoalmente.
O livro é bem fininho,poucas páginas,mas o que importa é o conteúdo,certo?
O desenrolar da trama é bem interessante,me envolveu bastante.Se tivesse tido mais tempo durante a leitura,teria o terminado em algumas horas.
O livro é detalhado,o que ajuda a imaginar perfeitamente todo o "universo" do livro,bem criativo até.
A autora escreve de maneira rápida e direta,sem muitas enrolações,me prendeu do início ao fim.
Me apeguei profundamente a Madeleine,que cuidava de Selene no castelo.Gente,a Selene se machuca demais.A cada duas páginas do livro,em três a Selene tá machucada,cortada,de cama,com febre,hahaha.
Exagerei.
Impressão minha ou senti um clima de romance no ar entre Selene e Hamal?Me contem nos comentários.
O final do livro deixa um gancho para continuações,e como já sabemos que terão continuações,é só felicidade gente! Obrigado Iracy,parabéns pelo livro e espero ansiosamente pela continuação.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2011/11/as-cronicas-da-terra-do-lago-iracy.html

Ana Crisinah 17/01/2014

Resenha - As Crônicas da Terra do Lago
O livro tem como foco a missão do primeiro-ministro, assim como fica bem claro na sinopse e na capa do livro. Começa contando do nascimento de Diana, onde o primeiro-ministro há algum tempo antes teve uma visão onde assim disse para o rei que sua mulher viria a falecer, assim sendo expulso do castelo, mas devido alguns acontecimento relatados bem no início do livro o primeiro-ministro volta para o castelo.

Com o desenrolar da história, vamos descobrindo coisas que acabam envolvendo magia acabamos conhecendo outras pessoas como, por exemplo, Gabriel que era um mago e foi mestre de Quíron. Selene acaba assim tendo um papel importante na história também...

Acho que não posso estar falando muito porque se não vou acabar revelando toda a história, mas enfim...

Magia, princesa, rei, guerra, bem e mal... Algumas das coisas que mais chamam minha atenção em um livro reunidos assim. Posso dizer que a leitura foi bem fácil e nada cansativa. A autora conseguiu descrever bem partes importantes da história, e o melhor descreveu bem sem precisar ficar enrolando, mas apenas com poucas palavras ela foi direto ao assunto.

Agora eu só vou ficar esperando para ler a continuação da história, afinal eu preciso saber como tudo isso vai acabar. E espero realmente que a continuação seja da mesma maneira está leitura fácil e adorável que eu tive.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/12/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago.html

Vincent Law 03/12/2014

Ainda lendo o livro...
Ainda me perguntando quando será o lançamento do próximo livro.

Van Tourinho 27/11/2015

Quando Quíron, o velho conselheiro do rei, Darel, da Terra do Lago, prevê a morte da rainha, é expulso do reino. Não demora muito até que o rei perceba que o velho conselheiro é um homem fiel ao reino, lhe devolvendo o cargo de primeiro-ministro.
Quando a paz da Terra do Lago é quebrada com a ameaça de uma invasão do reino de Sevaste, Quíron foge com sua filha Selene e com Diana, a única herdeira do reino da Terra do Lago, para tentar manter a salvo a pequena princesa, a única pessoa que poderá livrar o reino do temível invasor.
Narrado em terceira pessoa, o foco principal é mantido no primeiro-ministro, mas que logo vira personagem secundário, cedendo espaço para sua filha, Selene que tem uma parte muito importante na história.
Devo confessar que senti raiva de Selene muitas vezes. Muuuitas vezes, mas aí me lembrava de que ela era apenas uma adolescente e me acalmava.
A descrição dos locais foi perfeita, me fazendo acreditar que tudo ali era real.
O livro é curto, e a passagem dos anos é rápida, mas sempre muito bem explicada.
Quem costuma consumir livros em excesso, como yo, sabe que depois de um tempo fica difícil se surpreender. E difícil encontrar aquele livro que irá ficar em sua cabeça por um tempo.
Fiquei muito feliz pelas “Crônicas da Terra do Lago” me surpreender positivamente, pois esse livro permaneceu ali, em minha cabeça, por um bom tempo.
Me emocionei, ri, senti raiva e me surpreendi a cada página. E sem dúvida é um livro que eu recomendo.

Camis 24/11/2012

As Crônicas da Terra do Lago - O primeiro ministro, escrito pela autora parceira do blog Iracy Araujo, conseguiu reunir em um único enredo um pouco de tudo: magia, guerreiros e realeza. E tudo de forma tão bem elaborada que não te deixa brecha alguma pra dizer: “Não, isso aqui não tinha que estar aqui”.

O reino do rei Darell, a bela Terra do Lago, sempre foi próspera e abençoada com justos e sábios soberanos, e Darell era um desses. Quando tropas inimigas do rei Magnus ameaçam invadir seu território, o governante sabe que não poderá vencê-las, e que só há um jeito de tentar salvar a Terra do Lago: salvando a pequena herdeira do trono, Diana.

Quíron, seu fiel conselheiro, fica encarregado de proteger a princesa que ainda é apenas uma criança. Para isso ele terá de fugir antes que as tropas ataquem o reino, e se esconder junto com sua filha, Selene, e a herdeira Diana, até que, no momento certo, possam voltar, reunir o povo da Terra do Lago e tomar o trono de volta.

Escondidos em uma caverna o mais longe possível do reino, Quíron terá que proteger a inquieta princesa enquanto Selene se decida ao seu aprendizado de magia em Alvendir, a terra dos magos.

Mesmo o livro tendo como o tema principal a fuga da princesa com Quíron, grande parte do enredo se foca em Selene e seus aprendizados em Alvendir. Todo o clima do livro é de Contos de Fadas, longe de serem infantis, mas sim com personagens marcantes.

Por ser fino e leve, As Crônicas da Terra do Lago pode ser lido em poucas horas, mas pra mim esse foi um ponto negativo. Por o livro ser curto a estória se desenrolou rápida demais, o que algumas vezes me fez me perder no tempo em que se passava, com os “vai e volta” do enredo. Mas depois que eu me situei na narrativa, não consegui mais largar do livro até o final. Principalmente devido aos personagens ‘do mal’ que foram muito bem construídos.

O próximo volume da série, O Castelo da Floresta, será lançado em breve, entre o final deste ano e o início do ano que vem, e de forma alguma quero perder a continuação dessa estória depois do final eletrizante de O primeiro-ministro. Recomendo o livro pra todos que gostam de livros leves, rápidos e o principal: bons.

"Não havia nenhum lorde com apoio o bastante para requisitar o trono para si, logo a menina, com o sangue real dos D’Reins, seria a única opção viável para uni-los. (Página 36)"

"Saber julgar o que é certo e errado porque o bem e o mal convivem juntos, dentro de nós. Somos nós que permitimos que um ou o outro prevaleça. Vai depender de ti se ouvirão da tua boca o canto do pássaro ou o rugido do lobo. (Páginas 50/51)"

Vanessa Vieira 27/04/2016

As Crônicas da Terra do Lago - Iracy Araújo
O livro As Crônicas da Terra do Lago, obra de estreia da pernambucana Iracy Araújo, nos traz uma fantasia criativa e envolvente. Mesclando magia, batalhas sangrentas e reinos a serem conquistados, a trama possui um ritmo muito gostoso e eletrizante e mesmo possuindo poucas páginas, consegue prender e cativar o leitor.

O primeiro-ministro da Terra do Lago, Quíron, sempre se mostrou fiel ao seu reino e faz de tudo para mantê-lo em equilíbrio e prosperidade, tendo renunciado até mesmo ao chamado da magia para exercer o seu cargo. Enquanto isso, o rei Darel está emocionado com o nascimento de sua única filha e herdeira, Diana e lamenta profundamente ter perdido sua amada esposa durante o parto.

A paz da Terra do Lago está ameaçada por Magnus, um líder ambicioso e sanguinário que juntamente com o seu exército avança contra o reino, querendo conquistar suas terras, nem que pra isso tenha que derramar muito sangue.

Apavorado e temendo pela segurança da única filha, o rei Darel incumbe Quíron de fugir do palácio com a princesa e com Selene, filha do ministro. Mas proteger Diana da tirania de Magnus se mostra uma tarefa extremamente árdua e perigosa...

As Crônicas da Terra do Lago nos trouxe uma fantasia bem escrita e cativante. A escrita de Iracy Araújo é quase que mágica e pouco a pouco nos vemos envolvidos em sua trama e submersos pelos perigos que a rodeiam. Seus personagens são fortes, corajosos e leais, o que só enriqueceu o enredo ainda mais. Narrado em terceira pessoa, de forma leve e fluída, o livro conseguiu me encantar por dar vazão a magia de modo vigoroso e por trazer protagonistas guerreiros e determinados.

A lealdade de Quíron é indescritível e ele é capaz de ceder a própria vida para manter a promessa feita ao rei Darel. Por ser um homem honrado e de princípios, ele logo conseguiu despertar a minha admiração. Selene, sua filha, herdou as mesmas qualidades do pai e se mostra uma guerreira nata e corajosa. Sua incursão no mundo da magia foi muito especial e rendeu a jovem aprendizado e sabedoria. Magnus, como era de se supor, se mostrou uma figura detestável e impiedosa, movido por cobiça e violência e capaz dos atos mais inescrupulosos para realizar os seus propósitos.

Em síntese, As Crônicas da Terra do Lago se mostrou um livro mágico e muito bem elaborado. Apreciei bastante o universo criado por Iracy Araújo e mal posso esperar para conhecer a continuação desta trama, que terminou repleta de adrenalina. A capa é incrivelmente bonita e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2016/04/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago.html

Lela Tiemi 08/04/2018

O reino da Terra do Lago era um lugar que prosperava: rico em nascentes, com belas florestas e abundante em minérios, como ouro e platina, e que vivia em tranquilidade sob o reinado de Darel. Mas tudo estava prestes a mudar. Magnus era um guerreiro e monarca ambicioso das Terras de Sevaste, que nos últimos dez anos dominara diversos territórios e agora estava prestes a invadir o reino de Darel.
O primeiro-ministro Quíron, que fora conselheiro outrora de o pai de Darel, e que por muitos anos fora também conselheiro do próprio rei tinha o dom da visão. Certa vez previu que a rainha morreria ao dar a luz a um herdeiro, e por isto foi banido do reino por muitos anos. Quando sua visão mostrou-se verdadeira, o rei Darel o perdoou e o aceitou de volta como conselheiro em sua corte.
Agora, com a invasão iminente do exército inimigo, o rei só confia em Quíron para salvar e proteger a única herdeira da Terra do Lago, sua pequena Diana. O primeiro-ministro lhe promete protege-la com sua própria vida, e junto com sua filha Selene de apenas 15 anos, os três fogem do reino da Terra do Lago antes da invasão.
Por anos permanecem escondidos, mas as coisas estão prestes a mudar. E, Selene terá grandes responsabilidades para enfrentar.

Eu me sinto orgulhosa cada vez que tenho a honra de ler uma obra cedida de todo coração por um autor nacional. Eu só descubro mais e mais escritores talentosos e Iracy Araújo é sem dúvida um destes talentos.

“O primeiro-ministro” se trata de uma literatura fantástica cujo maior defeito, em minha opinião, é possuir tão poucas páginas. Contudo, nestas 141 páginas a autora demonstra todo sua capacidade, não há dúvida.
E, por se tratar uma história curta, mas que possui um enredo cativante – especialmente para quem aprecia o gênero -, em apenas algumas horas se finaliza a leitura. Apesar do desfecho previsível, a sensação de ainda há tanto por acontecer quando se termina a leitura, deixou-me instigada pela continuação. Quero mais!
Também gostei do gancho para uma história de amor que a autora deixou nesta primeira trama.

Enfim, este é mais um livro nacional recomendado!

Mayzinha 15/06/2023minha estante
onde tu leu ele?????