A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

jujubar 12/06/2024

Ela brinca com as palavras
O talento de quem sabe usar bem as palavras a ponto de fazer magia com uma história corriqueira

sorte a nossa que, das sete línguas que clarice falava, ela escolheu escrever em português ??

mirianbezerra 12/06/2024

"- A vida é um soco no estômago. "
Que livro incrível! Eu não estava esperando que fosse tão bom, mas preciso reconhecer o talento e a maestria de Clarisse Lispector ao escrever este livro.
A hora da Estrela conta a história de Macabéa. É um relato triste de uma vida sofrida. Demorei um pouco para me acostumar com a escrita, mas aos poucos a leitura foi fluindo, tanto que terminei em apenas um dia. Contudo, em vários momentos senti que o narrador estava enrolando em vez de contar a história de uma vez.
No geral, foi uma boa leitura. Pretendo ler mais livros da autora.
mirianbezerra 12/06/2024minha estante
Esse livro é muito bom!

Tiago 12/06/2024minha estante
Esse livro é sensacional

mirianbezerra 12/06/2024minha estante
Nossa sim!!

Gus 11/06/2024

Lágrimas garantidas.
O tanto que eu chorei com essa narrativa, com a história de Macabéa e com as questões levantadas pelo Rodrigo S.M. não está escrito...
Clarice, minha doce Clarice, hoje eu sei que voce me entenderia.
o que dizer sobre a melancolia direta por trás dessas palavras... eu estou completamente apaixonado por cada página desse livro, e eu grifei todas elas, pois me tocaram de alguma maneira.
isso é poesia para os meus olhos e o consolo para o meu âmago.
amei muito!

nobodyknows2004 11/06/2024

"sabe oque eu queria ser ? eu queria ser artista de cinema."
foi a primeira vez que li algo da Clarice Lispector. Não vou mentir,achei muito difícil de entender, não foi a melhor escolha para começar a ler suas obras.. mas no total até que gostei e até vi o filme ? e oh bichinha sofredora viu

( enfim nos mulheres meio Macabéia)
Luna335 11/06/2024minha estante
sou dilatografa, virgem e gosto de coca cola

Renan Pereira Simões 11/06/2024

Poderia ter enrolado menos
Tive contato pela primeira vez com A Hora da Estrela pelo filme de 1985, e depois de assistir duas vezes resolvi ler o livro.

É um livro bom e com um pouco mais detalhes que o filme (o filme foi muito bem adaptado), porém a autora enrolou muito no começo. Praticamente 1/5 do livro é enrolação da autora falando que está enrolando porque tem medo de começar a contar a história e ela ser desinteressante.

Se não fosse pela enrolação, eu dava 5 estrelas.

emilivros 11/06/2024

"Viver é luxo"
Esse livro me prendeu do início ao fim.
A personagem tão intrigante e sofrida,
mas de alguma forma, encantadora.
Uma história bonita com um final surpreendente.

Sou completamente apaixonada pela escrita da Clarice, são tantos sentimentos e ensinamentos em seus livros que é impossível não se encantar.

manuelacomU 11/06/2024

Não me envolvi tanto
A Clarice fazer indagação que nos fazem pensar
de verdade, faz ser um livro profundo! Acompanhar
a história da pobre Macabea foi o que mais me
envolveu. Eu demorei uma 15 página s até me
envolver. Talvez não seja o tipo de leitura que eu tô
acustumada e por ser meu primeiro livro da Clarice
Talvez mais tarde eu leia novamente e possa ter
outras perspectivas sobre este livro!

Luiza 11/06/2024

Primeiro livro lido de clarice lispector
Fiquei absolutamnete encantada com a escrita da clarice, e através desse livro compreendi por que tanta gente venera esta mulher.

o primeiro de muitos!

Luiza 11/06/2024

Primeiro livro lido de clarice lispector

o primeiro de muitos!

Haury.Silveira 11/06/2024

A vida é um soco no estômago
Macabéa é uma nordestina datilógrafa que gosta de ouvir Rádio Relógio e aprender coisas que mal sabe o que significa. Leva uma vida sofrida e miserável, retrato dos menos favorecidos na sociedade.
Neste enredo realista, através de um ?alter-ego? (Rodrigo SM), Clarice faz explanações sobre o próprio ato de escrever e mostra sua sensibilidade quanto a questões humanas e sociais.

Karliani.Godoi 11/06/2024

Ah, Dona Clarice...
Tal leitura me prendeu de uma forma, que até então não tinha conhecido.
Macabéa traz à tona um misto de sentimentos e vivências...

Sirgubler 11/06/2024

A Hora da Estrela
Primeiro livro da Clarice que leio. Amei a estrutura que desconstrói a ideia de narrador onisciente, usando um autor que ainda não sabe tudo, mas vai inventando a história conforme narra. Me diverti muito, dei boas risadas e pretendo ler mais livros dela