A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

BeatrizPoz 30/05/2024

Desgostoso
Esse ano coloquei a meta de ler livros de diversos temas e categorias, dentre elas a literatura brasileira. Confesso que nunca fui fã, mas tomei consciência de que é por que nunca dei uma chance.

Bom, nada melhor que começar com Clarisse Lispector.

Sobre o livro, o início achei muito cansativo e tive a sensação de estar lendo diversas palavras soltas, sem sentido. Mas aos poucos fui pegando o ritmo e o estilo da autora. A escrita é, sem dúvidas, muito rica e excelente. Mas quanto à história, eu confesso que fiquei esperando o ?glow up? de Macabéia, portanto teve uma quebra de expectativa. Acredito que tenha sido o objetivo da autora? nem sempre a vida é uma comédia romântica, muitas vezes a vida é simplesmente trágica. Em geral, gostei. Me fez refletir muito, mas não me trouxe felicidade em nenhum momento.

?Agarrava-se a um fiapo de consciência e repetia mentalmente sem cessar: eu sou, eu sou, eu sou. Quem era, é que não sabia. Fora buscar no próprio profundo e negro âmago de si mesma o sopro de vida que Deus nos dá.?

@mcrcs 30/05/2024

É assim mesmo
Macabeia me deixou angustiada.
Queria abraçá-la.

?Agarrava-se a um fiapo de consciência e repetia mentalmente sem cessar: eu sou, eu sou, eu sou. Quem era, é que não sabia. Fora buscar no próprio profundo e negro âmago de si mesma o sopro de vida que Deus nos dá."

Meab 30/05/2024

Não tem espaço para 13 títulos ou ...
Macabéa uma menina simples, ingênua e pura que não tem conhecimento sobre a própria existência, porém, sinto que ela aprecia as pequenas coisas da vida o "simples e insignificante", no qual ela vê beleza. Sendo apenas uma menina da qual ninguém enxergava e que precisava que os outros a vissem para não se perder nos sucessivos vácuos que havia nela, ela era um pequeno detalhe, um acaso, por isso ela aprecia as pequenas coisas, como a grama de um jardim?

Foi o primeiro livro de Clarice que li, e senti tantas coisas com esse livro, que creio que se ler de novo terei sensações diferentes, por conta das diversas interpretações que se pode ter das situações. Clarice traz questões sociais e existênciais durante o livro, numa sociedade onde pessoas não são vistas e o momento de glória de muitos se trata da morte "na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema"... terminei o livro à três horas e essa frase ainda me faz refletir.

Sem dúvidas quero ler mais livros de Clarice, para que continuem a explodir minha mente.

Lucas 30/05/2024

Macabéa. Macunaíma. Miséria humana na ignorância de personagens tão nossos. O futuro luminoso de Macabéa era o futuro luminoso do Brasil nos anos 1970? Na contra mão atrapalhando o tráfego. ?As vezes só a mentira salva?.

?- Não sei como se faz outra cara. Mas é só na cara que sou triste porque por dentro eu sou até alegre. É tão bom viver, não é??

A Macabéa do cinema é outra obra prima. Uma adaptação que captou a alma do livro e materializou em imagem, sotaque e delicadeza essa personagem de goiabada com queijo.

Rádio Relógio
19 horas e 46 minutos
30 de maio de 2024

ourkinkyiskarma 30/05/2024

Clarice fez de ?a hora da estrela? uma a escrita de sentimentos, e fez de Macabea a expressão mais profunda e simplificada deles.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Clarice, foi o livro responsável por ter tornado a mesma uma das minhas escritoras favoritas.

A vida é um soco no estômago. ??

Leh 30/05/2024

A vida é um soco no estômago.
Obrigada Maca, tem vezes que a gente realmente "aceita tudo porque já beijou a parede."

A hora da estrela é sobre a grandeza de cada um, o quão disposto alguém está a ser?

"Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos
Sim." ???

Sim porque tudo no mundo começou com um sim.

Lelê 30/05/2024

Uma escrita impecável
A forma que Clarice escreve é arrepiante, poética, única, fascinante. Esta é uma história simples, que acontece até rápido demais, sem nos dar tempo de saborear de verdade todas as nuances de Macabéa, personagem que evoca tanta empatia em quem lê. Ela tipicamente representa a ingenuidade, a simplicidade e o primitivismo de alguém sem muitos sentidos na vida, que tanto nos faz refletir sobre desigualdade e símbolos atribuídos ao brasileiro.

"Pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema, é o instante de glória de cada um e é quando como no canto coral se ouvem agudos sibilantes." - A Hora da Estrela, Clarice Lispector.

bunnyinfurs 30/05/2024

Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos
Decidi ler este livro pela terceira vez depois de assistir o filme (também, pela terceira vez) no cinema com minha melhor amiga, me apaixono por novos detalhes sempre apesar das 88 páginas

Juliana 30/05/2024

A hora da estrela
Senti como se eu tivesse num bar bem tarde da noite conversando com um velho mt vivido e sabio
adorei

lilylibrary 30/05/2024

Por mais que o livro seja pequeno e não muito complicado de entender tem certa complexidade em questão de linguajar e li com um dicionário do lado KSKSKK

Lívia 30/05/2024

(Explosão)
Gostei mais do que da primeira vez que li. Dessa vez, em outra edição, me diverti mais com os diálogos e me atentei mais aos detalhes. É incrível notar o fundo de crítica.
Com certeza, entre os fatores que me fizeram gostar mais ao reler, se inclui o fato de eu já saber a narrativa. Não criei a expectativa de uma vida melhor para Macabéa, não me iludi por Olímpico um minuto sequer e, principalmente, entendi o que realmente foi a Hora da Estreia de Macabéa.

YuriiPCS 30/05/2024

O que foi esse livro?
Que livro fantástico, a forma incrível que a Clarice escreve e descreve tudo, com um tom melancólico, mas uma breve esperança, fazendo você gostar e querer o bem da personagem principal, uma das melhores leituras desse ano sem dúvida, mesmo sendo uma história curta é uma história crua e sem medos, dando esperança e te puxando com tudo na hora certa. Incrível e melancólico.
Recomendo e acho que todos deveriam ler.