Cinder

Cinder Marissa Meyer

Resenhas - Cinder

L 25/05/2021

Fiquei surpreendida
Quando comecei este livro, não estava a espera de gostar tanto. Penso que o facto de ter ouvido o audiobook enquanto lia, também favoreceu ter-me apegado tão rápido.

A Cinder é uma personagem que gostei desde muito cedo: é sarcástica, independente, inteligente... Entre muitos outros atributos, inclusivamente defeitos, que a fazem ser uma personagem completa.

O romance foi balançado, apesar de desde o início sabermos quem seria o par romântico, a relação deles começou com uma amizade e foi evoluindo. Gostei do ritmo que levou o seu relacionamento.

O Kai e o Dr. Erland foram outras personagens que também achei bem construídas e que adorei ler.

A única parte que realmente não gostei, foi a parte do baile. A Cinder não reagiu da forma que eu estava à espera e senti um pouco de vergonha alheia naquele momento.

Karen.Heloise 27/08/2021

Cinder
Aquele tipo de livro que vc só gosta no final quando a coisa pega fogo KKK, aiai tudo pra mim a mocinha. Vou ir correndo ler a continuação.

Graci 25/09/2013

Um conto de fadas moderno!
Sabe quando você ler, ler e ler um livro, e não acontece nada de interessante até que chega o final e aí de repente algo SURPREENDENTEMENTE bom acontece fazendo você esquecer toda a raiva e frustação que ele te fez passar?!! Pois é, em Cinder aconteceu exatamente o contrario; o livro é lindo, a capa é linda, a narrativa é ótima, a história é perfeita, mas... O FINAL me deixou enraivecida. (mas só o final!)

O livro é uma distópia que se passa em um futuro bem distante, onde a tecnologia está avançada o suficiente para que seres humanos possam ter partes do corpo substituídas por membros sintéticos de aço, chamados de ciborgues, e a nossa protagonista é uma ciborgue.

A história é sobre Cinder – uma garota órfã de dezesseis anos que mora com a madrasta malvada e duas meia irmãs, e que sonha em ir ao baile e dançar com o príncipe-, isso não nos lembra outra história??? Siiiiiim! CINDERELA.

A história é uma releitura do conto de fadas mais adorado e querido das meninas apaixonadas dos últimos tempos! Uma mistura de ficção científica, distopia e contos de fada que me surpreendeu, a autora realmente ousou e conseguiu me deixar completamente apaixonada por sua versão moderna de Cinderela.

Como a nossa Cinderela vive no futuro, os problemas pelo qual a ela passa são bem diferentes; guerra, epidemia, política e até relações espaciais e isso é só o começo. Ela também sofre preconceito por ser ciborgue, além dos maus tratos da madrasta.

O livro tem personagens fofíssimos, como a irmã mais nova de Cinder, Peony e a Androide Iko. Também tem o príncipe (gostaria de uma participação maior dele) que é um lindo, mas está longe ser convencional. Ele cresceu cercado de cuidados e não conhece muito o mundo por trás dos muros do palácio, mas ele é corajoso, inteligente, e se compadece da situação pela qual o mundo vem passando.
Uma guerra é iminente e tudo que ele quer é proteger seu país e seus súditos.

Como eu disse no começo, gostei do livro inteiro, cada capitulo, a leitura é pratica, bem explicativa, não tive dificuldades em imaginar os cenários distópicos e os personagens, a única coisa que me deixou frustrada foi o final, mas enfim... espero que o próximo; Scarlat, continue tão bom quanto Cinder, só que com um final melhor! (risos).

Sophia1502 11/03/2023

Tá bom, mas pode melhorar!
Eu particularmente não tenho do que reclamar sobre esse livro ou sobre o enredo, só achei que ele poderia ter entregado muito mais. O livro em si te deixa de coração quentinho na maioria das cenas, e em outras você só quer esganar a Cinder, ou dar um sacode no Kai pra ver se ele cai na real. Agora falando da personalidade dos personagens, eu achei muito fraca, na maioria das vezes eles agem como N.P.C.S (talvez seja pq eles estavam sobre o controle da rainha Levana?!) E não pensam direito na hora de fazer escolhas importantes e eu confesso que isso me deu uma raiva. Eu acho que não posso cobrar muito dos personagens até pq é só o primeiro livro e geralmente isso é muito comum, mas por algum motivo fiquei meio decepcionada pela falta de racionalidade dos personagens principalmente dos principais. Já sobre o enredo do livro, eu amei eu não tinha lido a sinopse antes de começar a ler ele, então foi algo que me pegou desprevenida, e pra falar a verdade no início eu não entendi nada KKKKKK, mais depois eu fui pegando o jeito. E é por isso eu acho importante SEMPRE ler a sinopse de um livro.

kiss 24/07/2022

recomendo mto
uau
cinder filha de hefesto
kai errou mto mas passo pano pois é um gostoso
recomendo muito gente leiam!!

Wanessa.Caldeira 04/10/2020

Surpreendente
Já tinha visto várias pessoas falando sobre esse livro mas por algum motivo não achava que era tão incrível. Erro meu. O livro me prendeu do início ao fim e a leitura foi tão rápida porque não queria parar de ler. Adorei o universo criado, amei a personagem principal e o romance e estou feliz porque esse livro de fantasia não negligencia as tramas políticas/sociais que se propõe a comentar. Estou ansiosa demais pelos próximos livros e espero que sejam tão ou mais incríveis quanto esse.

Lily 04/08/2016

Amei!
Esse livro é de 2012.
Me peguei perguntando no final dele: como não li essa série antes???
Muito bom!

Parixxx 25/01/2024

Impressionada.
O livro surpreendeu-me muito. Confesso que fiquei um pouco triste quando descubri que o livro têm como público alvo jovens de 14/16 anos (tornou o desenvolvimento para mim um pouco suave demais), mas mesmo assim deu para imaginar o livro todo de uma forma bem matura e caótica. Ansiosa para que os restantes da saga sejam traduzidos. Definitivamente um dos melhores que li em meses.
E a Cinder tem um humor que me fez rir o tempo todo. A personagem mais #slay que li em tempos.

Tarumim.Villanueva 03/12/2023

Cinder - Crônica Lunares.
Primeiramente vamos começar com o fato de que eu (uma desinformada) achava que cada livro dessa saga seria uma história independente só que no mesmo universo. Então, sendo assim pensava que esse livro teria um final feliz, que tudo ia se resolver, os personagens iam se casar....mas conforme as páginas iam literalmente acabando e o problema não tava sendo resolvido eu fiquei assim: ?
O que me deixou meio chocada e talvez um pouco decepcionada?
Mas o erro foi inteiramente meu em não pesquisar e interpretar errado a proposta (rs)

Esse é o segundo livro que eu leio dessa autora e vou dizer: ela sabe criar universos inteiramente ÚNICOS e INCRÍVEIS.
E a escrita é impecável.

Vamos falar dos personagens?

Cinder... só o fato de ela ser mecânica e uma ciborgue me conquistou. Achei a história de fundo dela bem característica da Cinderela (o que obviamente ja é esperado) e bem diferente ao mesmo tempo. Ela como protagonista é muito inteligente e leve. Ela teve umas escolhas sonsas? SIM. Mas simpatizei muito com ela.

Kai... que personagem cativante sério. Eu amei muito nosso príncipe e amei o sarcasmo dele também. Apesar dele ser um pouco ingênuo, a posição que ele mostra perante as políticas é responsável, mesmo sendo jovem. O que me deixou animada para ver suas decisões futuras como imperador.

Levana... uma ótima vilã. É aquela personagem que você fica feliz em sentir um ódio genuíno por ela. Achei que as vezes ela tomava algumas escolhas aleatórias, como se ela mesma não soubesse o que quer exatamente.

O romance aqui é ricos em migalhas.
Cinder e Kai têm uma química giganteeeee e eu amei o fato de que romance deles não foi forçado.Foi simples, natural e genuíno. Só queria que eles tivessem tido mais tempo para resolver as coisas. (?)

O plot foi bem previsível mas causou um alvoroço que Meu deus, mesmo eu já sabendo eu tava quase infartando.
A história é bem trabalhada em todos os pontos, desde a fantasia á tecnologia e a parte científica.
Minha única crítica é em relação aos Lunares. Eles foram apresentados muito rasamente mesmo tendo um peso gigante para a história,e isso me incomodou um pouco.Espero que nos próximos livros eu possa saber mais deles e como eles funcionam.

Estou muito curiosa para saber como o restante dos livros vai funcionar como a continuação do primeiro... então sim, vou ler a saga inteira.
RECOMENDO! ??

Duda 19/05/2022

Eu gosto muito do estilo da autora com essas histórias bem malucas e personagens bem construídos, mas tenho que admitir que esse livro foi MUITO lento. Só não abandonei pq conhecia a escrita dela e sabia que os primeiros 50% eram só introdução, depois disso vale muito a pena.
O Kai e a Cinder tem muita química, fiquei com medo de ser um plot de amor a primeira vista (e eu prefiro slow burn), mad acabou entregando bastante desenvolvimento.
A intriga política foi muito bem colocada, me lembrou bastante Príncipe Cruel com as barganhas, amei as interações entre a Levana e o Kai (O SARCASMO DO KAI AAAAA).
A distopia também foi bem construída, com um toque de ficção científica que deixou perfeito, essa coisa dos continentes virarem
países e de ter gente morando na lua é tão ??!! eu amei.
Agora um ponto negativo é que é muito previsível, com Renegados eu percebi que a Marissa gosta de dar pistas para os plot twists, mas ela deixava alguns de surpresa. Mas nesse livro eu simplesmente consegui adivinhar quase tudo. E já tenho várias teorias pros próximos que são bem óbvias.
No geral eu gostei muito do livro, a leitura é bem fluida e espero que depois dessa introdução os próximos sejam ainda melhores.

Alice 11/04/2020

Surpreendentemente
Cinder reconta a historia de Cinderela, porém com um toque magico proporcionado por Marissa Meyer. Em um mundo futurístico Cinder se tornou uma ciborgue após um acidente e sofre com a rejeição. Mora com mais três pessoas, sua madrasta ou guardiã legal que a despreza e a trata como uma empregada, obrigando-a a trabalhar para sustentar toda sua família, e suas duas meia-irmãs, Pearl e Peony. Com todos os acontecimentos que a cercam, Cinder ainda faz descobertas inimagináveis que mudam a vida dela e a colocam em grande perigo.
Comecei a ler o livro sem muita expectativa, achando que era só mais um conto de fadas, porém me enganei, as partes que recordam o conto que o livro se baseia, são mínimas, apenas detalhes para tornar a história mais completa. O que realmente te surpreende são as voltas que o livro faz e os personagens, que te trazem para dentro da historia.

reyywifi 28/02/2024

Prêmio de melhor releitura de Cinderela vai para...
Li esse livro pela primeira vez quando eu tinha 14 ou 15 anos, e na época eu me apaixonei pela saga, pelas personagens e por todo esse universo. Por algum motivo, fiquei com vontade de reler Cinder uns dias atrás, e eu tava esperando que fosse detestar ele agora mas, surpreendendo a mim mesma, a experiência foi tão boa quanto na primeira vez.

Apesar do plot ser meio óbvio, a história é, sim, super divertida de acompanhar, além do universo ser muito bem escrito, na minha opinião. Gosto muito do worldbuilding que a Marissa Meyer fez aqui (sou fã de geopolítica fictícia).

E mesmo sendo uma fã de slow burn, o fato dos protagonistas se apaixonarem rápido não me irrita aqui. Acho a Cinder uma protagonista legal: uma adolescente insegura que não se encaixa em lugar nenhum mas que é persistente e resiliente em vez de se fazer de coitada. Também adoro o Kai, ele ainda é apaixonante.

Dou 5 estrelas desta vez, acho que na primeira foram 4. Não sei se vou reler os outros também, talvez sim.

fpires 06/04/2024

??????
A Marissa definitivamente é uma das minhas autoras favoritas?? a escrita dela é maravilhosa, os livros dela são ótimos, as história são super cativantes, os personagens são muito bem escritos, a história e o enredo é muito bem elaborado. Amo ela.
Obviamente, comecei esse livro sem ter lido a sinopse. Tudo oq eu sabia era q era um "reconto de Cinderela". Eu já tinha lido heartless, então esperava uma releitura nessa vibe. Mas esqueça tudo sobre Cinderela para ler Cinder. Eu não sei nem oq falar sobre esse livro, só sei que recomendo muito!
Tivemos alguns plot twist que eu amei, e eu ainda adivinhei o pior final kkkkkkkkkkkk, que pra mim tava bem na cara. Achei as migalhas do romance maravilhosas!
Cinder é um livro bem diferenciado, nunca imaginaria ler algo do tipo kkkkkkkk. Amei muito, ansiosa pelas continuações .

Laura 16/02/2020

A diferença que reler faz.
Quando primeiro li este livro, amei logo de cara, mas com o tempo fui esquecendo o que acontece, detalhes perdidos que fazia a história não fazer tanto sentido.
Reler e dessa fez em inglês, tornou a experiência ainda melhor e me possibilitou absorver ainda mais cada detalhe.