Orixás, caboclos e guias

Orixás, caboclos e guias Bispo Edir Macedo

Resenhas - Orixás, caboclos & guias

Bruno Oliveira 09/09/2012

Basicamente é um livro para discriminar a umbanda, as religiões afro-brasileiras, o espiritismo e tudo o mais que couber na visão de mundo estreita do autor.

A premissa é simples: o cristianismo evangélico tem razão e os outros não, logo, eles estão errados e corrompidos, nós não.

Não é um livro que valha muito à pena, mesmo para um cristão de qualquer segmento que seja (católico, batista, etc.), pois não esclarece nada, lê as religiões que critica sem conhecê-las e sem analisá-las, apenas se preocupando em demonizá-las. Serve para fomentar o ódio, criar medo em relação a essas crenças e é só.

Uma pessoa que concorde com o que é afirmado aqui não pode se declarar cristã, tampouco um ser humano.
Fer Kaczynski 06/01/2013minha estante
Lamentável esse tipo de leitura preconceituosa e ignorante, alguém que se autointitula "bispo" só poderia escrever essas coisas, pura intenção de aumentar seus lucros, e alienar mais ainda a população que já vem de educação falha, que acabam se deixando levar por mentes egocêntricas e aproveitadoras. Pessoas com o mínimo de estudo nem perderiam tempo com isso! ¬¬

Awilla 05/08/2015minha estante
O livro teve como base os relatos de uma ex-mãe de santo...
Não foi em todo a visão do Bispo, já que ele mesmo já frequentou Centros Espíritas...
Apenas, pesquisem, antes de falar e ficar como tolos.

Bruno Oliveira 14/08/2016minha estante
Relatos não conferem legitimidade a nada do que o autor afirma. Por favor, antes de apontar tolices nos outros, confira as suas.

Viruga 26/06/2017minha estante
Não sou neopentecostal, sou cristão e acompanho os muitos ataques que nós cristãos realizamos em outras culturas. Como nossas crianças podem vestir camisas estampadas com o Thor (deus nórdico da Marvel) e olhar com medo as crenças africanas? O negro é endemonizado. Esse livro precisa ser lido. Nós cristão precisamos entender o que os lideres de grandes massas andam falando. Essas palavras são perigosas? Geram interpretação errada? Deixa ofensas nas entrelinhas? Devemos combater as raízes de nossos preconceitos e abraçarmos o amor ao próximo. Pois não existe amor ao próximo se eu não consigo respeitar o próximo.

Bruno Oliveira 09/07/2017minha estante
Eu não sou cristão, mas concordo com você, Viruga. Só tenho a impressão de que, de um jeito ou de outro, a discussão sobre tolerância acaba tendo que ser laica e não religiosa, pois dentro da religião as pessoas encontram motivos tanto para o amor como para o ódio, ao passo que no laicismo a discussão se dá em torno da lei e do convívio num espaço comum.

T.deidei 30/07/2020minha estante
Eu li esse livro quando tinha treze anos. Imagina o efeito que ele teve em mim?? Hoje ele é um amontoado de textos, carregados de preconceitos. Não faz mais sentido pra mim.

Jeferson.Lima 05/08/2020minha estante
tudo segundo a direção do único Espírito Santo,e item muitos santos falsos é o que ele o escritor expõe segundo as sagradas escrituras,quer discutir;faça com DeusLevítico 19:4 Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
https://bibliajfa.com.br/app/acf/03O/19/4 quando fores julgado diante de Deus,não somos juízes, Deus sim é o Justo Juiz, vão dizer:Mas Senhor ninguém nos alertou!!!Aí será tarde demais e o que tem reservado para os que rejeitam a verdade será um lugar de tormento é o purgatório que as religiões enganam,pra não falar inferno,e amedrontar os seus coitados fiéis que estão encaminhando elas para um abismo profundo cheio de tormento e dor e fogo e vermes comendo o seu corpo vivo;,chamas eterna que nunca vão se apagar,muitos vão clamar por clemência misericórdia a Deus, como muitos que já estão lá,já estão clamando,mas nada feito,a única chance de arrependimento é em vidas, no inferno já não há mais chances,não há socorro, não há água, não há chuva,não há comida,o novo corpo que a sua alma vai receber será pra se massacrada pelos demônios, vais clamar pela morte e ela já não existirá,serão gritos aterrorizantes da sua alma,e de multidões como a areia da praia que estão lá neste momento,isso não serve só pra mim,pra você,e pra toda humanidade,se não se converterem ao único que deve ser adorado,o único Santo,o resto é invenção humana,mundana,pra vos desviar da verdade a sua alma ênfase preciosa e é a única coisa que nós podemos salvar,esse mundo já está condenado e tudo o que nela há

Bruno Oliveira 13/08/2020minha estante
Jeferson, por detrás dessa verborragia enorme e gramaticalmente errada, é tudo bem simples: você vê deus com os olhos do seu ódio, do seu preconceito, da sua ignorância. Por isso, ele parece abominável e cheio de vontade de machucar. Mas isso não é deus, é só sua perspectiva. Deus é alguma coisa que você não vai alcançar enquanto não conseguir sair disso aí.

orafaelreis 29/10/2020minha estante
Li esse livro na adolescência e hoje tenho tanta vergonha desse passado. O livro é enviesado e tem o propósito de levantar ódio às religiões de matriz africana. É uma verdadeira guerra de narrativas onde o leitor, já amordaçado no cabresto, só conhece um lado dessa história.

Bruno Oliveira 02/11/2020minha estante
Só estando dentro dessas religiões ou tendo pouca referência é possível adotar as coisas que ela diz. Quando a gente amadurece, lê, aprende, vê que estava numa caverna.

Renato.Oliveira 24/07/2021minha estante
A vdd é que ngm que abre a boca pra falar que está errado, tem vida com Deus e experiência espiritual, querem ficar de mimimi mas não sabem de absolutamente nada, quem sabe a realidade das coisas é quem vive e não quem vive de achismo e está com a mente calterizada pelas "religiões" alheias.

Kamilly.joiceane 05/07/2023minha estante
Gente tola de conhecimento espiritual faz esse tipo comentário e leva muita gente nesse embalo. Se leu realmente deve ter percebido o real objetivo do livro muito antes de ler.

Storm8 25/12/2020

Preconceito religioso.
Sinceramente, esse é um dos piores livros que ja li. Além de ter uma premissa desinteressante, ele promove discurso de ódio e preconceito religioso. Os relatos das mães de santo são vagos e sem sentido (Isso eu posso afirmar, pois venho de uma família que pertence as religiões de matriz africana).

Basicamente, esse é um livro para atacar qualquer religião que não seja evangélica cristã. Até mesmo a espirita, que é uma doutrina cristã baseada no amor ao próximo, é tratado como sendo "algo do demônio". A visão do bispo é pequena, sem graça e medíocre. Tendo como ponto principal, renegar qualquer religião que tenha preceitos diferentes e costumes únicos.

Bom, ninguém que seja realmente cristão, deveria ler esse livro. Pois um cristão de verdade, sabe que Jesus apenas pregou o amor. E esse livro vai contra a qualquer idéia dele. Então isso me faz questionar... O bispo Edir Macedo fala realmente através de Deus? Pois o Deus dele não é o mesmo que o meu. O meu é bondoso; ele é gentil; tem compaixão; nos amo imensuravelmente, independente dos nossos erros; ?

Danielle C. 21/06/2012

Quem tiraria aproveito de um grande livro se pegou apenas para ser mais um, na sua quantidade de livros já lido? ou pegar um livro para tentar encontrar nele defeitos para apenas criticar o Bp. Edir Macedo. Tem que ter objetivo ao ler um livro dessa capacidade espiritural, seja ele: libertação/mudança de vida ou apenas aumento de Conhecimento,
“Deuses ou demônios?” qual é o motivo do Bispo Edir Macedo ter lançado essa pergunta? Sim, cada um defende aquilo que quer acreditar, mais não tendo o conhecimento da ‘obra’ por trás de tudo isso, e as artimanhas que o diabo usa para ganhar a alma daqueles daqueles que são adeptos, e vira escravos espitiruais.

Não é um livro de preconceito religioso, leia quem quiser tirando proveito ou não do ensinamentos que segue no livro e tendo assim outra visão.

Bruno Oliveira 24/10/2012minha estante
Nem chega a ser preconceito religioso, é um passo além, é discriminação. As afirmações do livro nem levam em consideração o que essas outras religiões de fato pregam para, a partir daí, então julga-las. Ele apenas as lê pelo prisma desse cristianismo evangélico vulgarizado, que só atinge pessoas tão turronas quanto ele. A diferença é que quem escreve lucra com o livro, quem o lê só é lançado mais a fundo na ignorancia.

Danielle C. 26/10/2012minha estante
Bruno de Olivei ...
Respeito sua opinião, o que você ve como ser turrona eu vejo totalmente ao contrario, diferente de mim, ele tem conhecimento ... não mudo minha opinião como não peço para ninguem mudar através dos meus simples argumentos, e nem deixo de crer no que Deus que Sirvo.
Mas a partir do momento que livros como esses "que lançam fundo na ignorancia com discriminação" leva muitas pessoas que pegam o livro para criticar, reconhecer e ser liberto , deixando de ser um escravo espiritual e conhecer Deus o unico objetivo foi alcançado e criticas não muda.

Bruno Oliveira 27/10/2012minha estante
O problema é que o que o autor considera como sendo reconhecer ser liberto é algo bem baixo, que mais aprisiona a pessoa numa visão bem vulgar do cristianismo - cheia de preconceitos, que escolhe o cristianismo por medo, fomentando ódio aos outros - do que a liberta para uma visão mais clara do que é a religião e do que são essas outras religiões.

Eu não tenho nada contra uma religião recusar a outra, acho natural que façam isso, mas do que sei do cristianismo, ele não pode ser essa religião suja e feia que aparece nesse livro. Não consigo ver Jesus, por exemplo, fazendo o que é feito naquele livro. Libertar é algo bem mais próximo do amor que nessa coisa pregada no livro, que subentende que só um tipo de espiritualidade é correta e que você deve se sentir melhor que os outros por estar nela.

Diofilos 22/06/2013minha estante
Não é um livro de preconceito religioso? o.O
Então, acho que não lemos o mesmo livro!

Raul Neris 13/04/2010

Nesse livro Edir Macedo nos mostra as artimanhas do Diabo para enganar as pessoas e traze-las para o seu lado. Sob disfarce, como se fosse algo bom, esses espíritos as ludibriam, fingindo ajudar, e quando elas se dão conta já estão totalmente envolvidas com espíritos malévolos.
Edir Macedo adverte como espíritos malignos, aproveitando a boa intenção das pessoas, enganam, roubam e destroem.

Suellen 20/02/2013

Livro sem nenhum embasamento teórico-literário, baseado em recortes de jornais do pais sobre crimes brutais e altamente preconceituoso, sem lógica nem fundamento.

Cruz Santos 16/06/2017

Gasto desnecessário de papel .
Um dos piores livros que ja lí, superficial e ignorante.
Rogue Agatha 04/06/2018minha estante
Concordo totalmente. Pior a parte q ele diz que o espiritismo arranca nosso dinheiro sendo q NUNCA me pediram 1 real enquanto ele vende caneta de 100 reais kkk

Lord Mark Stark 26/07/2011

Nem tudo é intolerancia religiosa
Sem esta de intolerancia religiosa.

Quem diz ser cristão (protestante ou católico) crê em um Deus único, mas trino (Pai, Filho e Espírito Santo). Desta forma, segundo a crença cristã, espírito de mortos são nada mais que demônios se passando por entes queridos. Se alguém se diz cristão e crê que os orixás também são deuses deveriam dar uma revisada em sua fé e descobrir no que realmente crê.

Um livro sobre o que antagoniza a fé cristã é apenas isto, um livro que fala "sobre o que antagoniza a fé cristã", nada mais.

Alguma pessoas, politicamente corretas, adoram afirmar que "todos os caminhos nos levam a DEUS, enquanto a Bíblia desmente isto:

Disse-lhe Jesus: Eu sou O caminho, e A verdade e A vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Há apenas um Caminho é o que um verdadeiro cristão crê, mas ninguém é forçado a crê-lo.

Com esta nova onda de que tudo é intolerância religiosa, daqui a algum trempo trechos da Bíblia serão censurados ou ela será proibida.
Ela é visívelmente contra:

Idolatria:

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1º Corintios 6:9-10

E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
Isaias 44:19-20

Homosexualidade:
Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
Levitico 18:22

Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
Levitico 20:13

Feitiçaria:
Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.
1º Levitico 20:27

Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:15

Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
Deuteronomio 32:17

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Quanto ao livro:
Este livro é bom e esclarecedor. O autor não é um mestre das palavras escritas mas nos faz entender como funciona o engodo chamado espiritismo.
Agora, se você é daquele tipo que vai as missas ou aos cultos, diz crer em Nossos Senhor Jesus Cristo, mas quando tem alguém doente que gosta leva em um "Centro" para ser "benzido", deve rever sua fé. Pelo menos você vai parar de enganar a si mesmo.
Filipe Pereira 12/03/2012minha estante
A questão é que este livro é vendido sobre a premissa de que haverá uma discussão, se os orixás são deuses ou demonios, e isso nao acontece em momento nenhum.

Não é um livro que fala "sobre o que antagoniza a fé cristã " com vc tentou passar, é um livro q discrimina as religiões afro.

Na mesma bíblia que você segue diz q Jesus, o "filho" na trindade, não permitiu que uma mulher adultera - q na visao da religiao vigente era uma pecadora - fosse apedrejada, e disse a ela para ir e não pecar mais. O que Edir Macedo faz é apedrejar e depois pedir que não "peque" - o pecar é por conta dele é claro.

E se voce meu amigo, não sabe, não foi Yhwh que escreveu a bíblia com uma caneta de fogo, e sim homens, e quem escolheu os livros para compor a biblia cristãs nao foram os najos, mas homens tbm, de carne e osso.

Entendo sua opinião, mas este é um livro de circulação nacional, não pode ser tratado como simples material didático evangélico se ele está numa prateleira comum.

Silvio Almeida 28/08/2012minha estante
A Bíblia é sim, sim, não, não...e como o colega da resenha bem colocou a Bíblia é clara quanto a certas práticas seculares.

A pergunta do livro a que muitos criticam é para aqueles que ainda tem "dúvidas"..pois existem muitas pessoas que se dizem cristãs e que "acham" que Deus está em todos os lugares e por este motivo a cada dia vão a um lugar diferente, segunda na Universal, terça na Macumba, quarta na Seicho-No-Ie, quinta na Rosacruz, sexta na Umbanda e sábado na Adventista, pois é dia de descanso... horas...rss... Domingo, churrascão e pagode o dia inteiro depois da missa.

Para se conhecer a Deus a quem pretende ser cristão recomendo a leitura e meditação sobre a Palavra de Deus, a Bíblia. Enquanto as pessoas acharem que igreja é pronto-socorro e viverem superficialmente com relação a sua fé, serão manipuladas por práticas religiosas perniciosas de quaisquer religiões cristãs ou não.

BeatrizViana0 06/09/2019

Impressionada!
Estou impressionada com este livro. Como um líder religioso que se diz cristão, pode disseminar o ódio e intolerância desta maneira? Este livro é um perigo e não convém ser lido por qualquer pessoa sem o minimo de esclarecimento e respeito a outras religiões. Considero ele uma verdadeira arma.

Fenix.Pires 30/10/2017

Religioso
Normalmente os textos de Edir Macedo, sobretudo os de assuntos religiosos são sempre fracos e contraditórios. Muito me admira alguém ainda ler e mais que isso, gostar.

Um texto preconceituoso, de baixa qualidade teologica, de pouco respeito, instigador se preconceitos, de baixa intelectualidade, supersticiosa, ...

Há quem goste. E aos que gostam, meus parabéns. Não é fácil gostar de coisa ruim. Não é fácil ter mau gosto.
Rogue Agatha 04/06/2018minha estante
Concordo com gênero, número e grau!!!

Fenix.Pires 10/06/2018minha estante
Finalmente alguém que concorda. A lavagem cerebral é grande. Tem gente que ainda acha que ele é um grande escritor. Só se for de tamanha físico. Kkkk

Rogue Agatha 14/06/2018minha estante
Grande escritor, ops, ladrão que consegue milagrosamente roubar sem ser acusado. Viva o ladrão! ?

Fenix.Pires 16/09/2018minha estante
Concordo em gênero, número e grau kkkk

Rogue Agatha 19/11/2018minha estante
Kkkkkk

BeatrizViana0 19/08/2019minha estante
Que sábias palavras querido amigo Fênix. Pires (me permita chamá -lo assim.
Estou lendo e a cada página fico mais abismada.

Rogue Agatha 28/09/2019minha estante
Eu fico é pasma com tamanho desrespeito desse ser corrupto ante às religiões alheias. Engracado que pra ele, enganar fiel pra roubar que é o certo!

Carolina2149 21/02/2023

NÃO INDICO!! PÉSSIMO LIVRO!!!
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM FORMA DE LIVRO!!!
Vamos começar pelo título, esperamos que as perguntas propostas pelo livro sejam respondidas , porém não tem nada.
É um livro onde o escritor não conhece nada sobre o assunto e inventa aquilo que não sabe.
Ele fala sobre os ritos, entidades, comidas e orixás que o escritor desconhece.
Não sei como esse livro foi publicado, o mesmo é uma afronta a cultura africana, onde o escritor escreve muitas mentiras, denegrindo a imagem de uma religião diferente da dele.
E infelizmente vão ter pessoas que lerão esse livro e vão acreditar em tudo que esse falso bispo escreveu.
Pessoas que acreditam em algo como esse livro não podem ser considerados cristãos, evangélicos ou até católicos.
Ele prega o ódio, a intolerância, a falta de amor contra pessoas que não seguem a mesma religião do mesmo.
Li o livro pesando que seria uma obra positiva, porém quando vi o escritor, logo vi que sairia extremamente decepcionada. Só terminei de ler porque não gosto de deixar livros sem terminar.
Porém o mesmo foi para o lixo, um livro que não vale nem a pena ser lido por outra pessoa.

zuykoihe 17/04/2023

Horrível!
Simplesmente horrível, livro feito para discriminação! Durante todo livro é possível ver nitidamente um enorme preconceito!! Podemos dizer que a grande mensagem desta obra é "Se você é cristão parabéns, se não você irá para o inferno".

Diego campos 28/12/2020

Gostei
Aprendi muito com este livro, mais entendo que pessoas das religiões o qual ele sita devem não ter gostado nenhum pouco, mais precisamos respeitar o ponto de vista de cada um sobre o assunto !

tenael_ 21/09/2021

Parem de Criticar
O livro tem razão em tudo, não venha defender ideias e religiões pagãs. "Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra."
Exôdo 20:3-4
gal 28/12/2022minha estante
nem todo mundo usa a bíblia como forma de estilo de vida. aprenda a respeitar.

Enival Jr. 05/02/2022

Asqueroso
Um dos piores livros que já li. A ignorância, quiçá a má intenção, reina neste livro.
Além de ser de uma superficialidade incrível, tenta-se, a todo tempo, denegrir as religiões afro-brasileiras e não-cristãs (a doutrina espírita, apesar de cristã, também é alvo).

Maria 25/07/2022

Péssimo
Completamente irritada com esse livro, péssima narrativa, só ofende outras religiões e pessoas diferentes do considerado certo, achei extremamente ridículo, me irritou profundamente a falta de conhecimento do autor e a falta de sensibilidade pra falar de assuntos tão importantes.
Tauany 10/01/2023minha estante
no começo do livro ele diz que seu objetivo não é ofender ninguém e sim dizer, com base em anos de experiência, a verdade que muitos se negam a ver por estarem cegos por uma religiosidade!

Maria 10/01/2023minha estante
Sim, mas o que ele faz é somente intolerância religiosa