Tempo de Esperas Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Tempo de Esperas

Lu Reis 06/02/2017

Quem conhece o pe. Fábio de Melo sabe o quanto ele manda bem com as palavras... Achei esse livro fantástico... Tinha um pouco de "preconceito" antes de começar a ler, porque eu achava que era um livro de autoajuda, mas não é... É um livro que trata de filosofia, sem ser chato... Aborda questões do nosso cotidiano de forma leve... Tenho certeza que, todo mundo que lê, se identifica em alguma parte...
Trata-s de uma troca de cartas, entre um jovem que sofre uma desilusão amorosa e seu professor de filosofia, um senhor super conceituado na sua area... Nessa troca de correspondencias o mestre vai mostrando a esse jovem uma nova forma de enxergar a vida, e com simplicidade ele vai sendo conduzido a encontrar o caminho para a paz, a felicidade e a realização pessoal.
Há uma serie de perguntas que vão sendo respondidas nesse texto e que com certeza nós mesmos já fizemos em algum momento da vida...
O final do livro surpreende, encanta, e nos arranca até algumas lágrimas...
Vale a pena essa leitura... Super indico!

Silvana Calvetti 09/01/2017

Ler as palavras desse livro me fez refletir ainda mais sobre o que realmente importa nesse curto caminho que trilhamos: a VIDA! Incrível esse livro! Me emocionei muito!

TÁSSIA ROCHELLI 11/12/2016

Tempo de Esperas
Neste brilhante e conceitual manual, podemos dizer assim, somos instruídos a respeitar o tempo das esperas, tempo esse que nos molda e nos engrandece de sabedoria e inteligência, duas coisas totalmente diferentes. Nas cartas trocadas por Alfredo e Abner, abstraímos que precisamos exercitar o dom de enxergar as coisas simples. As nossas conquistas não depende somente de coisas práticas, de perguntas prontas, precisamos amadurecer e para isso nos tornarmos pequenos para sermos grandes. É no tempo em que estamos esperando que aprendemos e recebemos mais lições. Nem tudo que é almejado é conseguido com inteligência, mas a sabedoria é uma qualidade indispensável para conquistar algo, principalmente se tratando de pessoas. Alfredo entendeu, através de seu amigo e sogro Abner, que o que Clara queria era um florista e não um filósofo em tempo integral.

Marcos5813 04/09/2016

Amor para além da vida!!
Tocante!!! De grande sensibilidade e ternura. A espera no fazer o outro feliz é uma das maiores provas de amor. Como bem frisa Camões, o amor é paciente. Acho que é isso que Jesus faz conosco, coloca a salvação como uma forma de esperança na fé de sua volta. O amor de Cristo não estar para além do mundo, mas para além da vida. Todos nós morremos, e somos salvos pela Graça, não do que fazemos mas do que suportamos como agonia de um amor que não se concretiza no mundo dos fatos, da razão, mas do amor ao outro, criação genuína de Deus, que o fez para amarmos. O Padre Fábio de Melo escreve como já soubesse o que dizer. Livro imperdível!!!

Julia.Bastos 01/09/2016

Apaixonada
Terminei de ler esse livro a cerca de dois anos e os efeitos sobre mim ainda são marcantes.
Ao ser abandonado por Clara o estudante de filosofia Alfredo, procura o professor Abner através de cartas ,para lhe falar a respeito das ilusões que tem sofrido na vida.
Alfredo e Abner trocam algumas correspondências, pois o estudante não tem a intenção de atrapalhar ou até mesmo se intrometer demais na intimidade do professor que leva uma vida afastada das coisas que para Alfredo eram essências.
Em umas das cartas Alfredo conta que sua amada Clara o teria deixado com apenas um bilhete de despedida, pois estaria apaixonada por um florista. O acadêmico explica que não compreende como uma mulher tão linda e inteligente, que entendia de filosofia e outras assuntos, poderia ter deixado-o por um simples florista,pois esse certamente não teria conhecimento o suficiente para debater com Clara.
Em resposta Abner diz a Alfredo que ele também deveria plantar um jardim, e aprender a esperar a beleza das flores que apareceriam com o tempo.
O decorrer da história é surpreendente, do desenrolar aos motivos que levaram Clara a escolher o florista e Abner a responder as cartas do arrogante estudante, isso sem esquecer de citar um dos finais mais bem escritos que já li.
Com amor e paciência que só um pai tem por um filho Padre Fábio explica com cuidado neste livro o poder da simplicidade em nosso cotidiano.
Se você quer ler um livro que fale de Deus de modo sutil e que ainda fortaleça sua fé no amor estre pessoas leia esse livro. Além de que, ele é super curtinho, e por mais de uma vez eu quis que os outro livros fossem assim.
Um final como esse nem William P. Young conseguiu escrever em seus livros

marcelgianni 27/08/2016

Troca de cartas edificante
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para ver minha resenha completa, veja o link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Trata-se de uma leitura bem rápida – o livro possui apenas 160 páginas -, que pode ser lido em um dia. No entanto, o ideal é ir lendo aos poucos, já que ele possui um contexto reflexivo muito forte. O autor nos faz refletir, por meio de um interessante romance, sobre diversas questões filosóficas e existenciais. A trama se passa de uma forma bem singular, sem uma narrativa propriamente dita, mas apenas por meio de uma troca de cartas entre dois personagens.

Vamos sendo apresentados aos pontos de vista dos dois, e conhecemos os seus sofrimentos e dilemas. De um lado, um jovem estudante de filosofia que, após sofrer uma desilusão amorosa, procura entrar em contato com um renomado filósofo e ex-professor, para tentar aprender a lidar com seu sofrimento.

Durante toda a leitura vemos duas personalidades bem diferentes, e à medida que a leitura vai chegando ao fim, vivenciamos um crescente aprendizado e conscientização do jovem estudante, após ser posto para raciocinar sobre diversos temas, para tentar entender e investir no seu tempo de esperas, necessário para o seu adequado florescimento.

Apenas por seu caráter instrutivo, o livro já valeria a leitura, mas somos surpreendidos com um interessante final, em que as pontas soltas são explicadas e temos um encerramento surpreendente – e comovente -, por estarmos, à esta altura, tão ligados a estes personagens.

Boa leitura, recomendada, mas atenção: é um livro de autoajuda! Não vá pensando se tratar de um intricado e complexo romance. Ele cumpre bem o papel a que se propõe, com um plus no final, de natureza contemplativa.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/08/26/tempo-de-esperas-o-itinerario-de-um-florescimento-humano-pe-fabio-de-melo/

Ariane 11/08/2016

Resenha
Resenha

Ganhei esse livro de presente de uma amiga muito querida, e posso dizer que foi um dos melhores presentes. Eu já li vários livros do padre Fábio, e esse é de longe meu preferido. Quem acha que vai encontrar um autoajuda religioso está um pouquinho enganada. Nesse livro o padre nos trás um romance, uma história de amor, uma história linda.

Todas as vezes que leio esse livro ele me toca de uma forma diferente. Porém sempre me toca profundamente. é um livro que sempre indico, acho que todos deveriam ler

Alfredo está sofrendo por Clara seu amor perdido, através de cartas correspondidas com um professor renomado ao qual ele se espelha, começa a se descobrir, se reescrever, a conhecer o melhor da vida e a ver que para ter seu grande amor ele precisa estar pronto. Livre de suas ignorâncias.

Abner é um professor aposentado, o mesmo que aceita se corresponder com Alfredo. Abner é a chave de toda a mudança em Alfredo.

Alfredo é ateu e através de um jardim Abner tenta mostrar para Alfredo que Deus existe.

"Recorda-se das realidades contraditórias? Pois é. O inverno tem suas belezas, mas elas não chegam sozinhas. Quem quiser desfrutar os encantos da estação fria, terá de suportar também suas mazelas."

Mais do que um romance ou uma história de amor, esse livro sempre me leva a pensar em como estou agindo, como melhorar, como ser feliz.

É um livro acima de qualquer religião, mesmo sendo escrito por um padre. Que por sinal sou fã dele, ele é sábio, suas palavras são inspiradoras, fortalecedoras.

"Estamos no que falamos. Ou porque escondidos, ou porque revelados. Mas tbem estamos no que ocultamos. "

Já é a terceira vez que leio esse livro, o que é raro pois não costumo reler meus livros. Porém sei que não será a última. Sempre que estou passando por algum momento que sei q o livro vai me ajudar eu o releio.

Nas minhas leituras já fui Alfredo e já fui Clara. E você é quem nesse momento?

"A felicidade não é lógica, por vezes elas quebram todas as regras que dela conhecemos."

"A crença no sagrado exige muita grandeza humana. Crer em Deus é mto mais sofisticado que não crer. A crença em Deus requer sensibilidade, ao passo que o ateísmo não exige mto esforço."

site: http://arianeeleuterio.blogspot.com.br/2016/08/resenha-tempo-de-esperas-pe-fabio-de.html

Katlen.Karina 17/06/2016

Espetacular
Há sempre um jeito novo de escutar o que é velho... Foi a frase que mais chamou a atenção e me faz refletir o quanto podemos nos renovar e mesmo que se passe o tempo que for sempre há uma nova maneira de se ouvir.

Leela 01/06/2016

Plante o seu jardim
Escrevi o título e me lembrei da frase "Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores" que, na minha opinião, se encaixa bem com o livro.

Te faz ter vontade de começar a plantar um jardim no mesmo instante. Não pelas flores que virão para se admirar com os olhos, mas porque queres ver teu interior florescer.

A história é simplesmente encantadora, e ainda que eu quisesse me demorar mais na leitura, porque sabia que era uma leitura para se refletir sobre, não conseguia parar de consumir aquelas palavras.

Ganhei o livro do meu irmão e sua esposa, e não tenho como ser grata o suficiente por isso.
Para se ler mais uma vez, com certeza.

Ainda que não tenha gostado do final. Detesto manipulação. Não gosto de "os fins justificam os meios".

Geisa Freire 14/04/2016

Tempo de Esperas
É o primeiro livro que eu não sei por onde começar a falar, foi um livro que eu custei a terminar de ler, mas por pena, sabia que iria sentir falta de cada palavra. Em resumo, foi o primeiro livro que li do Padre Fabio de Melo e já tenho maior admiração e respeito pelos seus escritos. Não considero um livro de auto-ajuda, não é um livro cristão é uma historia da essência humana, de como a gente pode crescer humanamente quando nos conhecemos de verdade.
O livro traz a historia de Alfredo, rapaz brilhante, aluno excepcional, dedicado a filosofia, inteligente e de inicio arrogante. Alfredo conhece Clara, se depara com o amor, um amor que só se dar conta com a partida de Clara, o amor lhe dói, lhe frustra não conseguir encontrar respostas na sua inteligência, respostas para todos os sentimentos que lhe ocorrem. Alfredo não sabe que a inteligência não é combustível para o amor.
Alfredo, por motivos acadêmicos, entra em contato por meio de cartas com Abner, autor de prestígio de obras filosóficas que se aposentou e foi morar longe da civilização, quem Alfredo muito admira. Ambos começam a trocar cartas, falam sobre os dissabores da vida, questões em que a filosofia é falha e principalmente do amor.
Nessas cartas vemos a evolução humana de Alfredo, que antes não aceitava perder seu amor para um vendedor de flores, Alfredo tinha o ego ferido, não aceitava que seu discurso inteligente, sua boa conversa não foram mais convincentes que uma rosa vermelha, ofertada em um fim de tarde, quando a vida era outono e os corações estavam desprevenidos. Alfredo começa a plantar o próprio jardim, esperar pela primavera, colher suas flores, compreendeu que há mais encanto nos gestos, nas flores, que nas formulações elegantes que nossas palavras são capazes de produzir.
Então, em meio ao seu jardim Alfredo floresce, naquele encontra todas as respostas que a sua filosofia nunca iria poder lhe dar, transforma o seu amor em único, sem motivos, sem dor, apenas continua amando, compreendeu que não precisa do outro para amar, se conscientiza do porque o seu amor partiu.
É um livro muito bonito, inicio, meio e um final surpreendentemente emocionante e incrível. Acredito ainda não ter visto um final como este, não é nada obvio. Recomendo a todo mundo.

Lelezinha 03/04/2016

Tempo de Esperas...Simplesmente perfeito <3
Este livro é simplesmente impressionante, o final então é surpreendente, recomendo com certeza para qualquer pessoa ler, pois tem uma lição muito bonita de vida. E agradeço ao meu amor por ter me apresentado essa obra espetacular.
Obs: Me deu uma vontade tremenda de construir um jardim tbm, acho q vou levar essa idéia a diante admito que me empolguei bastante.
Simplesmente amei

Gabriela Leite 16/02/2016

Magnifíco!!
Esse é o tipo de obra que deve ser presenteada a todos aqueles que amamos.
Confesso que no inicio achei bobo a ideia de um livro baseado em troca de cartas, mas fui surpreendida com o crescimento humano dos personagens e creio que aprendi lições pra vida. O final é surpreendente e revela que Pe Fabio de Melo além de conhecedor de almas é também um grande escritor de ficção.

Cacau 03/02/2016minha estante
Este livro é uma lição de vida. Fiquei encantada.Como eu desejei plantar meu jardim, mas isto sera uma meta a ser cumprida.

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 18/09/2015

Uma contemplação a Vida!
O livro Tempo de Esperas, O Itinerário de um Florescer Humano é narrado através de cartas, de uma forma fluída e bem casada. Sem pontas ou dúvidas.

Alfredo é um jovem acadêmico de filosofia, desacreditado da vida, e que ainda por cima acaba de sofrer uma decepção amorosa. Fica desolado, e por impulso desabafa com um de seus professores, que resolve lhe apresentar um amigo, que certamente poderá lhe ajudar. Esse amigo é o escritor e professor aposentado, também de Filosofia, Abner, Assim inicia-se uma amizade sólida e enriquecedora, através de cartas, que mudará a vida dos dois completamente.

Alfredo conhecia Abner apenas de nome e sabia de seus grandes feitos. Fica maravilhado com a possibilidade de amizade, justo com um ídolo seu, e sem perder tempo, pede ajuda à Abner, como poderá reconquistar o amor de Clara - que lhe abandonou para viver com um florista.

O professor Abner é um homem tranquilo, feliz e sábio. Busca a felicidade através das simplicidades da vida, como cuidar de um jardim, por exemplo...

Com ensinamentos leves, descontraídos e naturais, vai ensinando seu pupilo a lutar e reconhecer em si mesmo aquilo que mais vale e lhe trará o sucesso que tanto almeja. Em contrapartida, Alfredo que é um tanto metido, não consegue deixar de questionar ao professor o porque dele ter abandonado sua vida de sucessos e realizações, a mesma que quer para ele. O professor leciona em cada carta, singelamente que o sucesso vem da fé, do amor próprio e ao próximo, da contemplação dos milagres da vida. Aquelas coisinhas simples que não damos o devido valor, mas que têm um sentido inestimável, que por vezes só respeitamos e zelamos depois de perdermos.

"O amor não seria isso, meu jovem Alfredo, o conforto da contemplação mística que o outro nos desperta? Sei que não é fácil compreender tudo isso. A contemplação não pertence aos territórios da inteligência. Pertence aos da sabedoria. Eu também já perdi muito tempo correndo atrás de perguntas e respostas. Hoje eu espero que elas me venham naturalmente. Descobri que a contemplação minimiza as ansiedades que antes me roubavam a alegria."

Leitura essencial! Se você quer discorrer sobre a vida, sobre sua beleza e fragilidade, conquistas e perdas imprescindíveis para o crescimento, leia este livro! Garanto que sua visão mudará drasticamente, e a sua vida se tornará mais rica e leve, feliz, feliz!!

"Meu caro Alfredo, não saber perder já é uma forma de perder sempre. E perder sempre é um jeito mesquinho de morrer antes do tempo. Quem não aprende a lidar com as perdas corre o risco de manter a vida estacionada. Multiplica os desafetos e despeja sobre o mundo todas as suas insatisfações."

O padre Fábio de Melo escreve lindamente, com um toque poético e certeiro. Li dele também Quem me roubou de mim?, e pretendo ler suas outras obras em breve.

"[...] Paralelo ao pódio principal existe outro, não concreto, e que só pode ser visto pelos olhos de quem sabe crer que no fracasso há vitória. Nele eu ocupo o lugar mais alto. Sou muito mais homem depois de ter sido derrotado, e essa visão eu devo a você (de Alfredo para Abner)."

Um grande beijo,
Ana M.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2015/09/resenha-30-tempo-de-esperas-padre-fabio.html