Tempo de Esperas

Tempo de Esperas Padre Fábio de Melo
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Tempo de Esperas

@jaquepoesia 26/01/2022

Tempo de Esperas O ITINERÁRIO DE UM FLORESCER HUMANO do Pe. Fábio de Melo é um pequeno livro de enormes lições.

❥A construção da história é feita através da troca de correspondências entre o jovem Alfredo, e o senhor sábio Abner. Alfredo busca através das cartas encontrar respostas para como lidar com ausência de seu grande amor, Clara a jovem que o abandonara fugindo de sua vida para viver com um florista. Embora longe de seus olhos, Clara não saiu do coração de Alfredo um instante se quer, o que torna a aceitação de perdê-la praticamente impossível. Aos poucos as palavras de Abner não só servem de companhia para o solitário Alfredo, como também o ensinam sobre a simplicidade do amor, o que faz com que pouco a pouco o faz deixar de se questionar o tempo todo, para se tornar um poeta que convivi melhor com as respostas que possuí.

❥Espremendo suas experiências em envelopes ambos acabam por criar um vínculo demasiadamente especial mesmo sem nunca terem se visto face a face. E a vida abrigada nas palavras de ambos acaba por trazer ao leitor dessa pequena mas gigante obr lindas lições nas entrelinhas. Amor, fé, amizade é o que faz com que germine no solo das esperas de jardins tão lindos.

❥Trechos:

Estamos no que falamos. Ou porque escondidos, ou porque revelados. Mas também estamos no que ocultamos.

Não se preocupe. Sofrer de juventude é destino inevitável à condição humana.

Cristiane 12/01/2022

Abner e Alfredo trocam cartas confidenciando suas angústias e incertezas perante a vida. Aos poucos vão deixando florescer uma linda amizade que faz o leitoe querer participar também das suas questões.

Siliane.Ferrari 14/12/2021

Nota 10/10
Leitura agradável e rápida, gostei muito e recomendo. Durante a leitura pude fazer muitas reflexões.
Sobre o livro "Esta obra apresenta dois personagens, Abner e Alfredo. De um lado, um velho professor que resolveu refugiar-se numa vida simples, abandonando todas as glórias da vida acadêmica, E de outro, um jovem estudante de Filosofia, cujo sonho é alcançar o que professor resolveu abandonar. Num contexto de desilusões e esperanças, estes dois homens estabelecem uma instigante troca de correspondências. Através de confissões eles descobrem que muito mais que estarem em lados opostos do desejo, como se fossem o passado e o futuro de uma mesma existência, eles estão diante de um desafio humano - compreender o tempo das esperas. Entre discussões sobre filosofia, amor, amizade e felicidade, Alfredo e Abner trilham juntos o caminho para o entendimento da condição humana e da busca da felicidade". SINOPSE NA AMAZON

Tamires Lima 25/11/2021

Quando passei por um dos períodos mais difíceis da minha vida, orava a Deus, e quase que diariamente, assistia ao programa "Direção Espiritual" pelo YouTube. Era o que me sustentava. No programa, o Pe Fábio de Melo, sem nunca me conhecer, se tornou um grande amigo! Era com calma, com clareza e carinho que ele abordava cada conflito e indicava a luz no fim do túnel. Com esse livro não é diferente, as trocas de cartas entre um estudante de filosofia e um professor, onde aquele sonhava com toda a glória da futura profissão enquanto este abandonou os aplausos para poder contemplar, levam a um processo de cura, de florescimento humano. O estudante procurava um meio para curar uma desilusão amorosa e o professor sugere o desacelerar, o viver, o sentir e o ir onde encontramos a nós mesmos e a Deus: na simplicidade da vida. Esse livro é um abraço, onde cada palavra está ali por um significado e tudo se entrelaça perfeitamente com doce poesia que o @pefabiodemelo exala.

vannessa 16/11/2021

.....
Os livros do Padre Fábio sempre tem algo para nos ensinar e com esse não foi diferente. Apenas o tempo pode nos mostrar o quanto uma atitude pode mudar tudo.

Luly 27/08/2021

Perfeito!
Não tenho nem palavras pra definir esse livro. Só o que tenho a dizer que ele é maravilhoso em todos e cada detalhe, em cada palavra, em cada frase. Esse livro deveria ser lido por todas as pessoas do mundo. É incrível. Nos permite refletir sobre muita coisa da nossa vida. É maravilhoso. Super recomendo. Super! ????

Finalizado mais uma vez e nem sei o que falar sobre esse livro. Profundo, instigante, lindo e espiritual. Sempre, independente da época que for ler novamente sei que aprenderei coisas novas e me encontrarei em muitos trechos. É uma raridade essa história.
?? ? ? ? ? ? ?? 26/10/23

Takakura 24/07/2021

Tempo de esperas
Um dos livros mais bonitos e cheio de sentido que já li. Como é lindo ver o amor e o cuidado entre pessoas passar para o ambiente que a cerca. Pensei que nao gostaria do livro devido ao formato, mas fico feliz de dar uma chance a ele. Fui conquistada de uma forma tão completa que não queria deixar o livro acabar. Apaixonada!

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

O que realmente importa na vida?
Esta obra apresenta dois personagens incríveis, Alfredo e Abner. De um lado, um velho professor que resolveu refugiar-se numa vida simples, abandonando todas as glórias de uma vida de sucesso após a morte de sua amada esposa. E de outro, um jovem estudante de Filosofia, cujo sonho é alcançar justamente o que professor resolveu abandonar. O livro se desenvolve na troca de correspondências entre eles. Entre discussões sobre amor, desilusão, esperança, passado e futuro, os personagens fazem os leitores trilharem junto deles um verdadeiro itinerário em busca da verdadeira felicidade. O que realmente importa na vida? Eis a grande pergunta que permeia toda a obra e nos faz naturalmente mergulhar em nossas próprias questões. Um livro que marcou profundamente a minha vida e sempre que posso indico aos meus amigos. Leiam!!!

daniel.vasco.716 04/06/2021

Virgínia 22/05/2021

"O que estava morto agora vive."
[Releitura 22/05/2021]

Alfredo é um homem soberbo que se tem em tão alta conta que não aceitou o fato da namorada Clara o deixar e partir com um florista. Na sua concepção, um simples florista não poderia ser igualado a um intelectual com a carreira em ascensão como a dele. Devido a sua arrogância e prepotência eu vive os dias pós abandono de Clara deprimido e em profundo sofrimento. Obviamente ser abandonado por alguém que se ama deve ser decepcionante e doloroso, mas parte da dor de Alfredo foi causada pela incompreensão de ter sido abandonado por alguém que ele considerava inferior a ele.

Alfredo começa a se corresponder por meio de cartas com Abner, um professor universitário aposentado que teve uma prestigiosa carreira e que vive em reclusão. O livro é um romance epistolar e, por meio das cartas trocadas por Alfredo e Abner, acompanhamos o desenvolver da amizade dos dois e o amadurecimento do Alfredo.

Estou meio incerta se gostei ou não da revelação que foi feita no fim, mas a leitura do livro foi enriquecedora.
Tendo como metáfora o cuidado de um jardim para a maneira com que lidamos, tempo de esperas do Pe. Fabio de Melo é um belo livro sobre perdão, leveza, autoconhecimento e recomeços.

“A arrogância não me permitiu encarar as perdas da vida. A minha fragilidade estava coberta de cera, numa tentativa de camuflar inseguranças que possuo. A vida me distanciou de minha mãe, de meu pai. Repudiei tudo o que fazia parte daquele mundo simples em que fui criado. Busquei nos estudos uma forma de diminuir o medo que sentia.
Hoje eu posso ver tudo de um jeito mais claro. Feliz a hora em que resolvi lhe procurar, meu querido amigo. Feliz a hora em que decidi lançar sobre a terra as mazelas do meu coração.
Ao iniciar o plantio de meu jardim, eu tive a oportunidade de reencontrar-me com o rosto de um Deus misericordioso. O mesmo a quem minha mãe me apresentou, mas que a vida me fez repudiar e esquecer.
Obrigado por misturar a palavra santa na terra de minha casa. Foi no meio de sementes, estercos, terras e alegrias que Deus resolveu florescer em minha história.” p.150

Selminha 29/04/2021

Um livro lindo e necessário. Por meio de epístolas o autor nos apresenta o simples e o essencial da/na vida. Se preparem para uma final inesperado e inesquecível...

Raphael.Costa 21/04/2021

Simplicidade
Livro simples e que traz uma mensagem muito bonita que vale para nossas vidas.
Padre Fábio sempre surpreendente e essa é mais uma linda obra deixada por ele.
Valores como amor e família são destacados no livro.

Wlange 15/04/2021

Não é pra mim
Depois de ser largado pela namorada, um jovem estudante de filosofia pede conselhos a um professor que ele idolatra e, na troca de cartas, vai crescendo com o aprendizado.

O livro é bonitinho, mas não é pra mim. A primeira metade parece autoajuda disfarçada de romance, e na segunda metade ele se escancara como livro religioso, cumprindo o que está escrito na orelha: "Padre Fábio de Melo (...) se dedica ao trabalho da evangelização pela arte". Então o livro funciona pra quem é cristão ou pra quem gosta de autoajuda, mas nenhum desses é meu caso.

Tony 05/04/2021

Realmente, como a capa de um livro não mostra sua beleza interior. Muita sabedoria e muito ensinamento consta nesse livro.