Miss Brontë

Miss Brontë Juliet Gael

Resenhas - Miss Brontë

nathaliavirginia.meirelles 25/02/2023

Dor e sofrimento.
Miss Bronte é um livro muito bom, com uma história que prende o leitor e nos deixa curiosos com relação à como era a vida das irmãs Bronte e como elas conseguiram escrever os livros que as tornaram famosas, mesmo passando por todas as dificuldades. Vale a pena ler, porque é baseado em histórias reais, com poucas coisas romanceadas no sentido fictício. A partir daqui, vou falar como me senti ao ler esse livro. Não sei se é justamente por ser baseado na realidade das irmãs e principalmente da Charlotte, se é pq elas realmente sofreram tudo aquilo, eu me senti mal lendo. Não tô falando que essa leitura gera gatilhos, mas é um livro que trás uma energia muito pesada, triste, melancólica. Em vários momentos, me senti pra baixo enquanto lia. Me animava bastante ver a forma como as irmãs bronte desenvolviam seus livros e como lidavam com a vida. Também me animou muito o romance entre Charlotte e Arthur. Mas sempre que eu começava a ficar tranquila com relação à algo que acontecia na história, algo pesado, implacável, acontecia e me derrubava de novo. Não sei se é o momento em que li esse livro, talvez se um dia eu reler, não me sinta assim. Mas nesse momento, Miss Bronte me remete a dor e sofrimento, a emoções negativas.

Coelho 21/02/2023

Irei levar muitos meses para perder a sensação de ?casa? que esse livro me trouxe. Nossa protagonista era sem duvidas frágil de corpo, mas tinha um coração forte, e enfrenou a vida com muita coragem. Charlotte superou a vida e nunca recusou a chance de amá-la. Quanto à Arthur, me apaixonei pelo amor que ele tinha por Charlotte, o quanto ele sabia amar, não só a esposa, mas o mundo a sua volta. Era um homem gentil.
Depois desse livro maravilhoso, nunca irei deixar de olhar com carinho os membros da família Brontë, fico feliz de não ter tido preguiça de ler. De qualquer forma, me prendeu no primeiro capítulo.

laurinha lero 10/01/2023

Esse livro foi uma grata surpresa!
Minha irmã me obrigou a ler e disse que não tinha como eu não gostar e de fato, ela acertou em cheio.
Miss brontë tem uma dose de biografia e uma dose de romance, uma biografia romanceada Kkkkk
E você percebe pela escrita da Juliet, o quanto amor ela tem pela família brontë, em especial pelas irmãs.
Esse livro me emocionou muito e me levou a olhar as irmãs com outros olhos (graças a generosidade e respeito da autora) principalmente a Emily.
Finalizando, leia quando puder, compre pra ter em casa, principalmente você que é fã das obras das geniais irmãs brontë.
E para quem não conhece, esse livro aqui é uma boa introdução :)
Mauro.Santos 11/01/2023minha estante
Entrou para metas de 2023

Miria80 16/02/2018

Amiga de Charlotte
O que dizer sobre estas 400 páginas sobre as quais fiquei debruçada por 30 dias? Confesso que em minha mente tem muito mais do que conseguiria escrever!
Trata-se de uma biografia sobre a vida inteira das irmãs Brontë, focando principalmente em Charlotte, mas não é uma biografia comum. Para mim, o que li foi um romance muito bem escrito.
A autora conseguiu me transportar totalmente a época e desde a primeira página me peguei totalmente imersa na vida pessoal das irmãs. Senti-me plenamente inserida em seus lares e intimidade e o melhor, sinto-me como uma amiga ou até mesmo parte da família Brontë. E esse sentimento só existe porque a autora conseguiu me levar a isso por meio de seus diálogos simples e sua retratação profunda da alma de Charlotte. Foram 30 dias em que não consegui ir muito longe do livro; fiquei presa a história e como já disse, imaginei-me vivendo-a e sendo parte dela, ou seja, o mundo de Charlotte foi o meu por 30 dias. Essa leitura já valeu meu ano!
Gostei muito de conhecer a vida de cada irmã: Charlotte, Emily e Anne e como nasceram seus livros. Sempre fui apaixonada pelo "O morro dos ventos uivantes" e tinha uma curiosidade enorme por Emily, sua autora. Anne, apesar de possuir menos destaque, também foi brilhante e especial a sua maneira.
A única coisa que me aborrece é o fato de saber que elas não viveram bem e intensamente em suas curtas vidas. O final da vida de cada uma delas foi algo que me abalou e eu desejei muito que Charlotte tivesse tido uma vida longa e feliz como verdadeiramente merecia, principalmente depois de ter se casado e encontrado alegria no matrimônio. Queria que tivesse tido filhos, escrito mais livros e viajado mais. Se eu pudesse, como consolo, escreveria um final diferente para ela!
O fato é que agora só me resta procurar ler tudo o que conseguir encontrar das/sobre as irmãs e continuar a conhecê-las e apreciar seus trabalhos.
Tom 22/07/2018minha estante
posso ler sem ter lido nenhum livro delas?

Miria80 25/07/2018minha estante
Pode sim, Tom! Essa é uma biografia, para conhecê-las e entender melhor como surgiram suas obras.

Raquel Lima 19/12/2016

Minha segunda biografia da familia
Mais uma vez, li uma biografia da Familia Bronte. Mais que um livro da vida de grandes escritoras. É uma história do papel da mulher na sociedade da época que desperdiçou uma grande inteligência simplesmente por ser mulher. Fui apresentada por uma amiga as irmãs e junto com Jane Austen e Simone de Beauvoir, minha representação feminina da literatura, cada uma em seu mundo. E todas no meu mundo da leitura.

Tatielle 29/03/2016

Charlotte é minha heroína
Este livro, decerto assumiu uma postura um tanto pessoal na minha vida, pois não posso falar dele sem dizer algo sobre eu mesma e como estou me sentindo ao fim dessa leitura.
O livro é uma biografia escrita por Juliet Gael, que conta a historia da escritora inglesa Charlote Bronte, que escreveu o famoso romance Jane Eyre. Foi lançado em 2011 pela editora Larousse. E é narrado numa linguagem impessoal, porém não se trata de uma biografia comum, com um enredo encantador.
Charlote era uma criatura miúda, frágil e tímida, assim como suas outras irmãs e irmão, também famosos por seus livros. Desde criança eles construíram mundos imaginários onde encontravam refugio da vida difícil. O pai era um pastor em um pequeno vilarejo, viúvo, um tanto grosseiro, mas amava os filhos e só queria o bem para eles. O irmão mais velho, Branwell, teve sérios problemas emocionais por conta de uma paixão, e isso afetou toda a família, principalmente Charlote que o via como um exemplo e seu herói.

Eles vivem de forma simples, solitária e rustica, até que as meninas, Anne, Emily e Charlote criam coragem para publicarem algumas poesias, mas usando pseudônimos masculinos. Infelizmente o livro foi um fracasso, depois publicaram outros livros, que foram duramente criticados, principalmente o livro de Emily O Morro dos Ventos Uivantes, mas Jane Eyre foi aclamado por muitos que o adoraram e isso deu fama e prestigio a Charlote, porém ela continuou humilde preservando o nome falso por um tempo.

Elas finalmente sentiram uma felicidade plena em suas vidas chatas e monótonas, e Charlote saboreava tudo aquilo como um ardor no coração. Durante meses elas três esconderam do mundo a sua volta sobre terem publicado livros. Depois tragédias foram acontecendo progressivamente, e um ar sombrio tomou conta da historia.

A não tão jovem Charlote, desprovida de atrativos físicos, mas com grande coração, tinha muitos amigos, mas era solteira. Escreveu mais alguns romances, mas que não agradou tão quanto seu romance anterior. Então ela se viu só, triste e mórbida, até que o destino lhe sorriu e deu um leve brilho em sua vida ao presenteá-la com um amor verdadeiro, ao qual ela não conseguia retribuir no inicio.

Pude entender os processos que levaram Charlote a escrever seus livros, e como ela escrevia com sinceridade sobre aquilo que viveu, sempre misturando ficção com a própria realidade.

A historia se passa na Inglaterra de 1800, e como amo romances clássicos, ainda mais aqueles que tem traços reais, esse livro logo entrou na minha lista. Porém nunca poderia imaginar que eu me veria em Charlote Bronte. A personalidade dela, o caráter, a rotina, as paixões, os hobbies, eram muito parecidos com aquilo que há em mim, e certos relatos parecem terem sido baseados na minha própria vida, o que me deu um nó na garganta.

Quando terminei o livro senti algo morrer em mim, fiquei petrificada e muito triste, com os olhos marejados de lágrimas, e talvez um dia irei relê-lo. Eu acredito em algo fantasioso chamado Irmã de alma, eu já havia encontrado duas e agora achei mais outra.

site: http://www.elajafoiverao.ga/2015/11/miss-bronte.html

Mabu 31/10/2023

Muito bem, vamos lá.
confesso que poderia sinceramente passar a tarde inteira e mais umas horas da noite só escrevendo sobre como ler esse livro é uma experiência engrandecedora, que a vida das irmãs Brontë é objeto de estudo muito reflexivo e inspirador, especialmente se tratando da época em que essas irmãs viveram e as coisas que sacrificaram para existir como bem eram, do jeito que eram, lutando por um espaço tão predominantemente masculino que era e ainda é o romance.

mas quero começar e finalizar com uma crítica.

quando li "Miss Brontë", em nenhum momento consegui desvincular o fato de que essas pessoas de fato existiram, de fato foram reais. Que as dores que passaram foram dores verdadeiras, que os sonhos que tiveram foram sonhos de mulheres que vieram da pobreza, que tiveram a vida das irmãs arrancadas e morreram prematuramente antes mesmo de desfrutarem a beleza das coisas da vida ? principalmente Charlotte, que mal havia redescoberto a felicidade e faleceu de forma tão triste.
o livro não quer que você pense nessas pessoas como personagens fictícios, e, na minha opinião, é exatamente aí onde peca e acerta.

na maior parte das vezes, a verossimilhança com as verdadeiras Brontë foi algo que auxiliou na construção de identificação com as personagens, bem como no impacto quando as tragédias passaram a acontecer. mas eu não consegui me sentir em nenhum momento confortável quando a autora ? tantas vezes brilhante na hora da escrita ? começou a relatar os momentos de maior intimidade entre Arthur e Charlotte.

ver ao longo de todo o livro a forma como Arthur e Charlotte tinham grande importância em serem reservados e de repente começar a receber informações sobre como deve ter sido suas primeiras relações sexuais foi bem chocante para mim, não pelo ato em si mas sim porque essas pessoas não são criação de alguém; elas foram reais.
Acredito que houve uma certa falta de tato na hora de retratar as coisas, o que me deu um certo desconforto nessa parte da leitura, mas, de resto, o livro é impecável.

Literatura 22/04/2013

A contadora de histórias
Ler: exercício diário que milhões de pessoas no mundo fazem por prazer ou por obrigação. Bom, existem vários tipos de pessoas; aquelas que são ávidas por leitura, que necessitam de um ou mais textos para entreter a sua vida cotidiana e transpassar os mundos imaginários; aquelas que leem porque precisam ler, pois precisam estudar e precisam de uma nota – veja bem, eu disse nota, não conhecimento – para passar em algum curso ou matéria qualquer; e aquelas que, além de ler, nos ensinam sobre a Literatura ou o algo referente ao texto escrito. O mundo é literário, quer queira ou não.

O livro que falarei hoje é um livro que me inspirou. Eis então Miss Brontë – Juliet Gael (Editora Larousse, 399 páginas, tradução de Cristina S. Boa.) Um livro com uma escrita deliciosa e delicada, algo que não via há muito tempo.

De antemão eu tenho que confessar: nunca chorei tanto em uma obra. Não eram lágrimas superficiais, mas lágrimas de tristeza, de agonia. Eu senti o que o livro queria me passar e junto com essa mensagem eu entrei em pranto.

Algumas pessoas devem estar se mordendo agora e soltando jargões diversos para mim, mas não me importo. Pois estou para falar da minha melhor leitura do ano de 2013. Importam-se se eu for sentimental em demasia?

Miss Brontë, merece todas as portas abertas e todas as oportunidades do nosso mundo Literário.
O livro nos conta da pacata vida da Família Brontë, mais especificamente de Charlotte Brontë (Autora de Jane Eyre), Emily Brontë (Autora de O Morro dos Ventos Uivantes.) e Anne Brontë (Autora da Inquilina de Wildfell Hall) e como vivem – viveram - dentro dos moldes “machistas” de sua época.

Veja resenha completa no site:

jacdeoliveira 03/12/2011

Este livro não é apenas um romance comum, é uma biografia emocionante.

Charlotte, Anna, Emily e Branwell moram com seu pai que é reverendo, eles perderam a mãe quando criança e acabaram encontrando um lugar maravilhoso na escrita. Charlotte e Branwell eram bem próximos, enquanto Emily era a mais tímida das quatro.
Charlotte e Branwell escreviam poesias, mas depois que Branwell sofreu uma desilusão amorosa parou de escreve-las e somente as irmãs continuavam escrevendo.
Charlotte era a responsável pela casa agora, já que seu pai não podia lidar com essas coisas e não tinha sua mãe. Ao ver que tinha que arranjar um modo para sobreviverem ela começou a pensar em escrever um livro de poemas, já que todos escreviam.
Como pai das meninas estava muito doente, ele decidiu chamar para ajudar na paróquia Arthur, um homem que no inicio se mostrou bem rude e fechado, mas que depois de um tempo foi se mostrando ser um bom homem.
Logo Emily escreveu seu primeiro livro, o "O Morro dos Ventos Uivantes" (uma obra fascinante) e acabou sofrendo muitas críticas e preconceito. A sociedade daquela época era extremamente machista e por causa disso não conseguiam aceitar o fato de que as mulheres podiam sim ser ótimas escritoras.
Charlotte foi mostrando a todos sua inteligencia, e acabou sofrendo preconceito também. Sofrendo com a doença de seu pai e o sofrimento de ter perdido seu irmão, ela publica o livro "Jane Eyre" ( uma obra maravilhosa).

Não posso dizer que amei este livro... Infelizmente.
No inicio achei a história bem parada, não conseguia conseguir gostar, mas não deixei que a primeira impressão fosse a mais forte e continuei minha leitura com a esperança de que a história iria melhorar e posso dizer que ela melhorou, não da forma como eu esperava.
Como esse livro era uma biografia da história das irmãs Bronte a história é bem complicada, bem emocionante. A autora do livro colocou suas idéias no mesmo, mas mesmo assim a história das irmãs foi ainda maior.
Mesmo com um início que me decepcionou, o meio me emocionou. O decorrer de como as coisas aconteceram foi diferente. Adoro histórias de época, principalmente quando há um romance no meio da mesma.
Fiquei um pouco triste pois Anna não conseguiu se destacar como suas irmãs.
Charlotte me surpreendeu MUITO. Muito mesmo. E Emily também, mas não como a Charlotte.
Adoro a obra que ambas escreveram e após ler esse livro acho que comecei a gostar ainda mais das obras, pois pude saber o porque que cada uma escreveu e como foi a reação do público (mesmo já sabendo que as duas haviam sofrido muito preconceito).
Dei 4 estrelas para esse livro, pois não gosto muito de biografias e o final me decepcionou um pouquinho, mas isso não conta tanto, pois o decorrer da história foi bem melhor que um final desses,
Livro recomendado para quem gosta de biografias, mas ainda mais para quem é fã das "Bronte".

Li 18/12/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - DEZEMBRO - LANÇAMENTOS DO ANO *LIVRO 2*
Sinopse: Charlotte Brontë passou a infância em pequena vila em Yorkshire, Inglaterra, criando com os irmãos histórias de um mundo imaginário. Anos mais tarde, usou a mesma inspiração para escrever célebres obras, entre elas a primorosa Jane Eyre. Mas, apesar do crescente sucesso e da aclamação da crítica, Charlotte almejava algo mais. Integrar-se à glamourosa Londres e conhecer celebridades do mundo literário não era suficiente para preencher o vazio que corroia sua alma.
Miss Brontë: Um Romance é uma história envolvente e reveladora, que mostra o outro lado da família Brontë.

Depois do morro dos ventos uivantes, sempre procurei ler coisas das irmãs Brontë. Quando vi o lançamento deste livro, pensei em como adoraria lê-lo!

O livro é bom, segue bem o estilo mesmo dos livros das Brontë. Agora sei por que as histórias são tão cheias de lições religiosas, obscuros e sinistros, é bom saber mais sobre os autores para entender melhor seus trabalhos. Que vida triste os Brontë tiveram... Eu queria um livrinho leve para ler, achei que este seria uma boa pedida, mas é tão depressivo...
Mas como dizem, “ostra feliz não produz pérola”, talvez por isso elas tenham nomes tão importantes para a literatura mundial. O engraçado é que o mais famoso dos trabalhos das irmãs na época foi “Jane Eyre”, de Charlotte, e hoje o mais conhecido é “O morro dos ventos uivantes”, de Emily. Achei um fato bem curioso!
A autora usa uma vasta pesquisa para romancear uma bibliografia de Charlotte, englobando, óbvio, toda sua família. Este trecho é uma explicação sobre como foi feito o livro:

“Milhares de leitores, escritores e estudiosos foram cativados pelo encantamento das Brontë, como também ocorreu comigo durante um seminário de graduação, há mais de quinze anos. (...) No entanto, o que considerei tão interessante foi a verdadeira história da luta pessoal de Charlotte, a determinação em superar as circunstancias, até mesmo seu temperamento e sua natureza, para poder experimentar apenas alguns poucos esplendores da vida, suas emoções e beleza.”

É um bom livro para fãs das irmãs escritoras, mas se preparem para uma boa dose de tristeza!

NessaCoutinho 09/07/2020

Interessante
Gostei muito, apesar de demorar a realmente me envolver e ficar presa a história.
Já coloquei os livros das irmãs Brontë na lista de desejados.

Mika 16/06/2015

Amor fiel
Terminei este romance que ganhei em 2011 e somente agora tive o prazer de ler. Uma biografia da vida das irmãs Bronte, nunca li nenhum romance das três, contudo depois desse belíssimo livro quero ler, pelo menos alguns.
É muito SHOW saber como tudo se deu e, infelizmente, como foi sofrida a vida delas. Para quem ama ler sabe como nos envolvemos com as histórias, imaginem essas sendo verdadeiras, o coração fica triste ao final de cada livro, ainda mais quando esse não tem um final esperado. Para os fãs de "O Morro dos Ventos Uivantes", "Jane Eyre", "Emma" e outros, fica minha SUPER DICA. E para aqueles que não são fãs, após este romance irá desejar ler os livros citados ❤

"Escreve sobre um 'Amor fiel que se recusou a abandonar seu objeto, amor que o desastre não abalou, amor que, na calamidade, uniu, na pobreza, aproximou...'"

Nathália 14/01/2015

As irmãs Bronte são perfeitas. Foi ótimo conhecer um pouco da personalidade de cada uma. Agora passei a compreender melhor " O morro dos ventos uivantes" e se antes "Jane Eyre" já era um dos meus livros favoritos , hoje, é o melhor. Me apaixonei pela narrativa, personagens e o enredo. Chorei,ri e torci bastante por Charlotte. Um livro inesquecível com uma história cativante.

Maria Tereza 17/04/2014

Emocionante, envolvente, romântico. A doce história de Charlotte Bronte nos faz querer ler mais e mais!!!

Psychobooks 12/11/2011

Comovente. Sou grande apreciadora das obras Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes, mas até então, não fazia ideia de como tinha sido a vida dessas irmãs, nem como foi penoso para conseguir publicar um livro na sociedade machista daquela época, onde os homens acreditavam seres superiores às mulheres, ninguém admitia que uma mulher poderia ser tão inteligente - ou mais - que eles.

Charlotte, Anna, Emily e Branwell perdem a mãe quando crianças e ao crescerem na pequena Haworth com o pai pastor - que vive de maneira bem espartana - encontram na escrita um mundo de fantasia onde passam a infância. Charlotte e Branwell são mais próximos e sempre se incentivaram a escrever poesias. Devido a uma desilusão amorosa, Branwell deixa de ter paixão pela vida e seus peomas, antes publicados em jornais de prestígio, já não são mais os mesmos. Com o pai muito doente, Charlotte é responsável pelo bom andamento da vida cotidiana da casa e vê na possibilidade de publicarem um livro de poemas, um meio de conseguir mais dinheiro.

Emily sempre foi a irmã mais tímida, prefere seus cães como companhia, longas caminhadas pela charneca, só concorda com a publicação desde que as três usem pseudônimos para que ninguém saiba suas identidades. E em meio a tudo isso, um novo assistente para o pastor, Arthur, chega à Haworth, a princípio muito severo e reservado, aos poucos vai ganhando a confiança e conquistando a simpatia de todos os moradores da vila.

Continue Lendo: http://www.psychobooks.com.br/2011/09/resenha-miss-bronte-um-romance.html